Apple publica resposta oficial sobre o grave problema de segurança do iPhone

Depois de muitos comentários negativos da mídia especializada e usuários do mundo todo a Apple resolveu publicar uma resposta oficial sobre a polêmica do registro de informações referentes aos locais por onde o aparelho passou. Veja a íntegra do comunicado:

A Apple gostaria de responder às perguntas que temos recebido recentemente sobre ao recolhimento e utilização de informações de localização dos nossos dispositivos.

1. Por que a Apple rastreia a localização do meu iPhone?
A Apple não está monitorando o local do seu iPhone. A Apple nunca fez isso e não tem planos para nunca fazê-lo.

2. Então por que todo mundo está tão preocupado com isso?
Fornecer aos usuários informações rápidas e precisas de localização, preservando a sua segurança e privacidade, levantou algumas questões técnicas muito complexas que são difíceis de se comunicar em uma frase de efeito. Usuários estão confusos, em parte porque os criadores desta nova tecnologia (incluindo Apple) não forneceram uma educação suficiente sobre estas questões até hoje.

3. Por que o meu iPhone registra a minha posição?
O iPhone não está registrando a sua localização. Pelo contrário, ele mantém um banco de dados de hotspots Wi-Fi e torres de celular em torno de sua localização atual, alguns dos quais podem estar localizados a mais de cem milhas longe de seu iPhone, para ajudar o seu iPhone de forma rápida e calcular com precisão a sua localização quando é preciso. Calculando a localização de um telefone usando apenas dados de satélites GPS pode demorar vários minutos. O iPhone pode reduzir esse tempo para apenas alguns segundos usando hotspot Wi-Fi e dados de torre de celular para localizar rapidamente os satélites GPS, e até mesmo sua localização triangular utilizando apenas hotspot Wi-Fi e dados de torre de celular quando o GPS não está disponível (como no interior ou nos porões). Estes cálculos são realizados ao vivo no iPhone usando um banco de dados de hotspot Wi-Fi e dados de torre de celular que é gerado por dezenas de milhões de iPhones que enviam as localizações geográficas nas proximidades de hotspots Wi-Fi e torres de celular de uma forma anônima e criptografada para a Apple.

4. Este banco de dados está armazenado no iPhone?
O banco de dados inteiro é muito grande para ser armazenado em um iPhone, por isso o download de um subconjunto apropriado (cache) em cada iPhone. Este cache está protegido, mas não criptografado, e é guardado no iTunes quando você faz backup de seu iPhone. O backup pode ser criptografado ou não, dependendo das configurações do usuário no iTunes. Os dados de localização que pesquisadores estão vendo no iPhone não é o local atual ou por onde passou o iPhone, mas a localização de hotspots Wi-Fi e torres de celular em torno de localização do iPhone, que pode ser mais de cem milhas de distância do iPhone . Nós pretendemos parar de realizar o backup deste cache em uma atualização de software em breve (veja a seção Software Update abaixo).

5. A Apple pode encontrar-me com base no meu hotspot Wi-Fi  ou os dados de torre de celular?
Não. Esses dados são enviados para a Apple de uma forma anônima e criptografada. A Apple não consegue identificar a fonte destes dados.

6. As pessoas têm identificado dados de localização de até um ano armazenados no iPhone. Por que o meu iPhone necessita de tantos dados, só para encontrar o meu local de hoje?
Estes dados não são de localização de dadosdo iPhone — são um subconjunto (cache) da base de dados dos hotspots Wi-Fi e torres de celular que é enviado à Apple para ajudar na rapidez e precisão do cálculo de localização do sistema. A razão pela qual o iPhone guarda tanta informação é um bug que descobrimos e temos plano de corrigi-lo em breve (veja a seção Software Update abaixo). Nós não pensamos que o iPhone precise armazenar mais de sete dias de dados.

7. Quando eu desligo o Serviço de Localização, por que meu iPhone continua a atualizar a base de dados da Apple?
Não deveria. Este é um bug, que pretendemos corrigir em breve (veja a seção Software Update abaixo).

8. Quais tipos de dados de localização são enviados para a Apple?
A Apple está recolhendo dados de tráfego anonimamente para construir um banco de dados de tráfego, com o objetivo de proporcionar aos usuários do iPhone um serviço de tráfego melhorou nos próximos anos.

9. A Apple fornece atualmente os dados recolhidos a partir de iPhones a terceiros?
Nós fornecemos logs de travamento [de aplicativos] anônimos de usuários que tenham optado por desenvolvedores de terceiros para os ajudar a depurar seus aplicativos. Nosso sistema de publicidade iAds pode usar o local como um fator de segmentação de anúncios. A localização não é compartilhada com ninguém mais a menos que o usuário explicitamente aprove isso, dando a localização atual para o anúncio (por exemplo, para localizar a loja Target mais próximo deles).

10. A Apple acredita que a segurança das informações pessoais e a privacidade são importantes?
Sim, nós acreditamos fortemente nisso. Por exemplo, o iPhone foi o primeiro a pedir aos utilizadores para dar a sua permissão para cada aplicativo que queria usar a localização. A Apple vai continuar a ser um dos líderes no cuidado da segurança das informações pessoais e da privacidade.

Atualização de Software

Dentro de poucas semanas, a Apple irá lançar uma atualização do sistema iOS que:

– reduzirá o tamanho do banco de dados de Wi-Fi e torres de celular em cache no iPhone,
– não fará mais backup deste cache,
– excluirá esse cache completamente quando os Serviços de Localização foram desligados,
– o cache presentes no iPhone passarão a ser criptografados.

Em breve teremos mais uma atualização de sistema iOS que anda apresentando uma grande quantidade de problemas e pequenos bugs em suas últimas versões.

Via Blog do iPhone.

13 comentários em “Apple publica resposta oficial sobre o grave problema de segurança do iPhone

  1. Muito cômoda a resposta da Apple, eles simplesmente afirmam que é tudo causado por bugs que vão ser corrigidos, mas nada era intencional. kkkkk

  2. Agora estamos esperando a resposta da Google, que alem do cache envia os dados com um identificador único (o que permite rastrear posições e ações do smartphone).

  3. A Apple é do mal, foi a fruta da perdição do paraíso e está vinculada aos Iluminati.
    “Teoria da conspiração”

  4. Para se eximir da culpa e voltá-la aos “erros de programação”, seria melhor se calar.

    Infelizmente continuo achando que para utilizar Apple temos que vender a Alma.

  5. Bom agora teremos os trolls e haters de uma lado e outro da barricada a digladiarem-se por que guarda mais dados, quem rastreia mais quem… As empresas sempre acharão formas de nos controlarem, por isso como dira a Marta Suplicy: “Relaxem e gozem” 🙂

  6. Concordo com o Ciro.
    Se briga muita para saber quem é melhor ou pior.Fala-se em vender alma sobre o simples fato de usar um telefone ou outro? Francamente gente, acho que existem coisas mais importantes para se preocupar e dar atenção.

    Ainda tem gente que se ilude que não estamos sendo rastreados . Estamos sim de toda as formas, seja por telefone, operadoras de telefonia, operadora de cartão de crédito, bancos etc? Estamos num mundo cada vez mais conectado onde o perfil de usuário é uma informação valiosa.

    Mês passado fiz uma previdência privada no um dos meus bancos que tenho conta e hoje recebo um mala direta em casa de um outro banco que também tenho conta para fazer seguro de vida. É coincidência?

    Eu vi o cache do meu iPhone e existem ponto que eu nunca tive e bem longes de onde eu passo!

    Para de sensacionalismo e colocar Diabo, Deus, Alma, certo, errado, pior ou melhor em um simples telefone.

    Abs

    Abs

  7. @Hercules Pitta,
    Acredito que tentar esclarecer que “vender a alma”, é a sintese de ter um equipamento onde temos de:

    – utilizar JailBreak;
    – se submeter a decisão imperativa da proibição de Flash Player
    – ou o assunto referente ao tópico em questão,

    decisões essas que deveriam ficar entre desenvolvedor e proprietário do aparelho, não irá lhe satisfazer.

    Logo vi em seu comentário que você é um simpatizador da Apple e sente prazer na felicidade que ela lhe proporciona.

    Sendo assim, respeito sua opinião, como não poderia ser de outra forma mantenho a minha até que alguém com alguma informação ou visão coerente e consistente acrescente algo ao tópico lançado neste Blog, pois a sua não acrescentou, apenas criticou meu comentário de uma forma desvairada em defesa a Apple.

    Não poderia deixar de fazer a observação de que nossas opiniões são muito divergentes e assim continuaram, enquanto você defende uma empresa eu defendo o meu bolso, reivindico e exijo o que me é de direito que é qualidade, privacidade, segurança e suporte de quem me vende algum produto.

    Um abraço.

  8. Caramba anônimo… Bom case!

    Acho que um bom advogado ou melhor dois, um para sua causa conta a Apple e outro de Família pra sua separação. hehehe

    Entuba na Apple!

  9. Anonimo, a informação que esta aberta no iPhone, não permite saber que vc esteve em um determinado lugar. Não da para ter certeza nem do bairro. Só da para ter certeza da cidade. Agora se ela jogou “verde” e colheu “maduro” (ou seja vc se entregou), bom vc pode tentar mandar a conta do divórcio para o “tio” Jobs

  10. Nel@

    De forma alguma eu fiz uma crítica direta a você, se fiz peço desculpas pois não foi um ataque direto. Meu comentário se deu no sentido de salientar que fazemos muito estardalhaço de algo que se pode facilmente resolver.

    Existe tanta opção no mercado… Longe de mim ser agressivo, mas apenas sendo prático, quem não quer ser monitorado deve pensar seriamente em deixar de usar celular ou pelo menos minimizar com a aquisição de um celular sem acesso internet, mas continuaremos sendo monitorados por outros meios…

    Ontem ocorreu um exemplo interessante para quem acompanha futebol. Qual foi o gol mais bonito da rodada? Do Willians ou do Messi? A mídia vai falar que é do Messi, Flamenguista fanático vai dizer que é do Willians e o resto vai se dividir. A questão é vale a pena ficar debatendo este tipo de assunto? É isto que me incomoda nestas discussões, entendeu?

    Eu gosto da Apple sim, pelo acabamento de seus produtos, durabilidade, suporte e respeito com os usuários. Acho que eles tem como foco o cliente justamente por desenvolver e vender o produto como um todo (hardware e software). A Google e a Microsoft justamente por só desenvolver o SO não dá a total atenção aos usuários, deixando na mão dos fabricantes, e não falo só de celular.

    Apesar de tudo não deixaria de comprar um gadget Android, Windows, QNX, WebOS ou Blackberry por gostar da Apple e procuro aquilo que me agrada, tanto que tenho um Blackberry e quero adquirir um Honeycomb ou um Playbook (É complicado parar um amante por tecnologia).

    Respeito seu comentário, mas afirmar que donos de iPhone precisam fazer Jailbreak e se submeter a regras da Apple eu discordo por justamente existir concorrência. Ninguém é obrigado a comprar IOS, Android, WebOS etc,não é?

    No meu iPhone hoje com minha mulher nunca teve Jailbreak e tem mais de $ 300 de aplicativos mesmo sabendo que posso adquirir todos no submundo. Meu iPad sim tem Jailbreak apenas por 1 motivo, a desagradável ausência do Hotspot. Eu queria utilizar o iPad como modem e não podia, então tive que me submeter o Jailbreak. Do resto gosto da integração com iTunes, da política de software e o Flash na prática se fez falta foi uma vez que tentei fazer a compra de um lanche do Girafa e não rolou…

    Mais uma vez desculpe pela praticidade.

    Hercules Pitta

  11. Accho que foi a resposta possivel, diante da burrada, mas espero igual resposta da Nokia, Google, RIM, etc. Acho que a Apple foi pega pra Judas nessa história, quando todas usam os dados do cliente para oferecer produtos adequados aos seus gostos naquela localização específica. Quem acompanha este blog sabe que sou um usuário Android (Galaxy Tab e Ace), mas não tem ódio particular pela Apple, apenas não acho que seus produtos encaixem nas minhas necessidades. Sei perfeitamente que sou monitorado pelo Google e sabem o que mais? Isso não me incomoda nem um pouco. Ter meus contatos do Google e do smart sincronizados, meu vídeos do You Tube, entre outras funcionalidades me dão mais conforto que um provável rastreamento me chateiam.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.