Nokia anuncia próximos passos em sua transformação

Acabei de receber um texto com o posicionamento oficial da empresa Nokia sobre o anúncio de hoje, que vale a pena ler. Em resumo, nas palavras da própria empresa. “Nenhum país da América Latina, incluindo o Brasil, será afetado pela reestruturação anunciada hoje.”.

Veja o texto na íntegra:

“Não há indústria no mundo hoje que se movimente tão rápido como a da tecnologia móvel. E, em um mercado tão dinâmico, é necessário fazer reflexões para manter-se competitivo e atrativo para seus milhares de consumidores. A Nokia refletiu e entendeu que deveria promover uma grande mudança. E esse foi apenas o primeiro passo de sua transformação.

O segundo passo foi criar uma clara estratégia de longo prazo para garantir um crescimento lucrativo. Na área de smartphones, a Nokia optou por construir um ecossistema atraente e inovador, junto com a Microsoft, usando o alcance global das duas empresas, seus produtos icônicos e serviços baseados em localização. Para os celulares, a Nokia vai realinhar e aumentar seus investimentos, buscando conectar o próximo bilhão de pessoas à internet, além de trazer grandes produtos e serviços interessantes ao mercado global de forma mais ágil. E, mais do que grandes produtos, a Nokia continuará a inovar e investir em futuras rupturas, novas formas de tecnologias que irão definir a indústria pelos anos a seguir.

Hoje é hora de a Nokia anunciar seus próximos passos nessa transformação.

A Nokia fez planos para alinhar sua força de trabalho global e moldar suas operações de acordo com nova estratégia, além de suportar as economias de custos projetadas, divulgadas na última semana. A Nokia planeja, até o fim de 2012, ter uma redução de 4 mil funcionários globalmente, de um total aproximado de 65 mil – não incluindo Nokia Siemens Network. Isso contempla cerca de 1.400 pessoas na Finlândia.

As reduções devem acontecer em fases até o fim de 2012, relacionadas com o portfólio planejado de produtos e serviços. As áreas que terão maior impacto serão as de P&D para Symbian e MeeGo. Adicionalmente, aproximadamente 3 mil funcionários estão planejados para se transferirem para a Accenture, empresa de consultoria, serviços de tecnologia e terceirização global, para dar suporte ao contínuo desenvolvimento do Symbian e outros serviços. Essa colaboração também inclui planos para a Accenture fornecer softwares móveis, serviços operacionais e de negócios para a plataforma do Windows Phone na Nokia, além de outros ecossistemas participantes. Seguindo as providências legais cabíveis em cada país, as conversas com os funcionários começaram hoje.

A Nokia também planeja consolidar suas unidades de pesquisa e desenvolvimento, para que cada uma delas tenha papeis e missões estratégicas e claras. A consolidação de locações e atividades aumentará a eficiência e velocidade da Nokia para desenvolver capacidades e competências em cada local.

“Na Nokia, temos agora mais claro nosso caminho a seguir, que foca em nossa liderança na área de smartphones, celulares e futuras rupturas de tecnologia”, afirma Stephen Elop, presidente e CEO da Nokia. “No entanto, com esse novo foco, também temos que enfrentar uma redução em nossa força de trabalho. É uma realidade difícil. Estamos trabalhando de forma bastante próxima com nossos funcionários e parceiros para identificar programas de recolocação no mercado de trabalho de longo prazo para as pessoas talentosas da Nokia”.

A transformação na Nokia também está em crescimento. Estamos incrementando nossa capacidade para desenvolver smartphones Nokia baseados na plataforma do Windows Phone, assim como aumentando nosso investimento geral em celulares, além de construir um time com foco em futuras tecnologias.

Agora, a Nokia vai criar um completo e abrangente programa de responsabilidade social para funcionários e para as comunidades que provavelmente serão afetadas pelas reduções em nosso quadro de funcionários. A Nokia investirá tempo, dinheiro e conhecimento em um programa de recolocação profissional em todos os lugares nos quais o impacto será sentido.

Nenhum país da América Latina, incluindo o Brasil, será afetado pela reestruturação anunciada hoje.”

 

8 comentários em “Nokia anuncia próximos passos em sua transformação

  1. Resumindo… LASCOU!!

    É Nokia, já foi uma gigante, mas nos últimos tempos… só cagada!
    Depois de muitos e muitos anos com celulares Nokia, sendo o último um N900, fui para o Android com o Atrix. O aparelho é rápido, bonito e tal… mas sinceramente o Maemo ganha de longe desse Android!!! Uma pena a Nokia ter abandonado aquele que poderia ser o campeãos dos sistemas operacionais!

    Mas torço muito que ela volte com toda força em um futuro não muito distante!!!

  2. É, por isso mudei de um nokia 5800XM para um HTC HD2 com Android e WP7. A Nokia realmente tem q rever suas estrategias.

  3. Se tivesse se voltado ao Android não precisaria demitir, mas sim e apenas voltar seu foco ao desenvolvimento de aplicativos e complementos ao sistema.
    Que ela recebeu milhoes da MS todo mundo já sabe, mas tem algo a mais ae. É muito difícil acreditar que o Google não permitiria uma empresa gigante como a Nokia participar e dar seus pitacos no Android. Seria ainda mais perfeito se, junto com a Intel, formassem um time e de forma colaborativa, levassem ao Android o que o Maemo/Meego tem de melhor.
    Sonhar não custa nada. Uma pena ver aquela que foi a rainha do hardware em telefonia móvel se acabar dessa forma. Triste! Que acordem antes que seja tarde.

  4. Há muito já havia percebido que Symbian e outras vertentes da Nokia já não atendiam minhas expectativas. Daí então abandonei a plataforma.

    Pelo visto milhões de outras pessoas compartilharam a mesma percepção e por fim a mesma decepção que tive.

    Eis a resposta demissões em massa e a passagem de milhares de funcionários para uma empresa sem histórico em desenvolvimento de OS, pois sobre a Accenture me sinto à vontade para efetivar comentários por ter ligação passada profissional junto a ela.

    Por outro lado, mostrou total centralização no OS WP7 o que me deixa feliz, pois mostra a troca do obsoleto e rejeitado pelo mercado por um OS moderno e que está renascendo.

    Por fim acredito que por volta de 2014, como sempre disse, a Nokia voltará a se projetar no mercado móvel, então com um OS já amadurecido e pronto para encarar o IOS e Android.

    No mais, para quem gosta da Nokia e eu me incluo nessa lista basta esperar que a Finlandesa crie juízo e aguardar um SmartPhone de porte com Android, pois IOS é impossível.

  5. @Guilherme comentei em outra materia aqui ja, a Intel ja esta metendo o dedo no Android, esta “portando” o Honeycomb para a arquitetura X86. não tenho mais o link da noticia, mas foi no site notebookcheck que li.

  6. No passado a Nokia já tinha trocado uma plataforma bem estabelecida por uma incipiente e de futuro incerto; todos sr lembram do Maemo/MeeGo.
    Agora ela faz a mesma coisa anunciando o abandono do Symbian por um OS (WP7) cujo sucesso futuro ainda não está garantido.
    Se o WP7 não for capaz de abocanhar pelo menos a mesma fatia de mercado que o atual Symbian o futuro da Nokia será medonho.
    Sinceramente acho que é uma repetição de erros do passado.
    Vou torcer para estar errado.

  7. Eu discordo, um pouco, das opiniões acima. No meu modo de ver, o maior (e principal) erro da Nokia, não foi optar pela M$ ou não optar pelo Android ou MeeGo. O maior erro é a LERDEZA em tudo que ela faz. Notei isto, bem claramente no lançamento do N8. Ela ficou vazando videos por mais de 8 meses, e nos consumidores, esperando, esperando, até que um smartphone que parecia bom, ficou ultrapassado.
    A decisão de usar o Windows Phone, segue a mesma logica errada. Sabemos qual o caminho, mas não temos o produto para comprar. Ou seja todos os produtos que a Nokia vende hoje, NÃO estão na direção que ela anunciou.
    Resumindo, a gicantesca Nokia do presente (foi somente agora ultrapassada pela Apple em faturamento com celulares) é a maior inimiga da Nokia do futuro. Virou um “dinossauro” enorme que se move muito, mas muito, lentamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.