Como anda o seu iPad?

Nesta semana um amigo fez exatamente esta pergunta, pois estava interessado em comprar um tablet e queria saber se o aparelho seria realmente útil, e após mais de 6 meses de uso eu posso responder contando um pouco de minha experiência, que pode ser útil para quem pensa em comprar o equipamento.

Eu comprei o iPad pensando somente em testar o equipamento, mas com o tempo comecei a usar com uma frequência um pouco maior e percebi que o tablet poderia substituir alguns equipamentos portáteis e ter seu uso ampliado. A primeira vítima foi o PSP da Sony, que após a chegada do iPad ficou encostado na gaveta, pois apesar de ter excelentes controles físicos e grandes games, a quantidade de opções, o baixo custo dos jogos e facilidade de download e instalação, bem como a tela gigante acabaram fazendo uma grande diferença.

Outro ponto fundamental para o meu perfil de usuário foi a música e as inúmeras opções de aplicativos com a assinatura de “gente grande” como a Fender, Korg e Roland usados em conjunto com acessórios como o iRig para ligar baixos e guitarras e o microfone iRig Mic. É muito legal poder compor e gravar minhas músicas e trilhas de áudio em qualquer hora e lugar.

Na medida do possível tenho substituído os livros e revistas pelas versões digitais para leitura no iPad, e a troca valeu muito a pena e deixou minha casa mais limpa sem os livros e revistas de papel. Acabei acostumando com a leitura na tela e os livros e revistas de papel tiveram o mesmo destino dos meus CD’s, sendo substituídos pelas versões digitais e doados.

Utilizo o iPad sempre no início e final do meu dia de trabalho para a leitura de feeds RSS, emails, Twitter e Facebook, e levo sempre o tablet na mochila quando sei que não vou precisar trabalhar pesado, e posso dizer que o tablet já quebrou muitos galhos em situações de emergência.

Uma brincadeira interessante que faço com uma certa frequência até hoje é tentar trabalhar somente com o iPad por um dia inteiro, e na maior parte das ocasiões é totalmente possível, mas dependendo do tipo de trabalho executado existe uma perda de produtividade considerável, que no meu caso girou em torno de 40%, e tornou inviável o uso do tablet para o trabalho mais sério e pesado.

Apesar de usar para as mais diversas situações, o iPad acabou encontrando seu lugar para trabalhar com música e no entretenimento com games, livros, revistas, feeds e a navegação ocasional na web.

A verdade é que com o Notebook me sinto mais veloz e produtivo, executando qualquer tipo de tarefa sem precisar contar com versões reduzidas e adaptadas de aplicativos, com um peso pouco maior na mochila e uma autonomia de aproximadamente 7:30 hs de trabalho, o que certamente é mais do que o suficiente para um dia de trabalho fora de casa.

Eu ainda recomendo o uso de tablets como o iPad e o Xoom, mas nunca para substituir um notebook, principalmente para quem precisa de aplicativos mais completos para desempenhar um bom trabalho e não tem tempo a perder com limitações de hardware ou software. Com o tempo estas diferenças devem desaparecer, mas por hora ela ainda existe e deve ser sempre considerada.

17 comentários em “Como anda o seu iPad?

  1. Olá Rodrigo
    Comprei um Xoom essa semana ja tem alguns apps interessantes porém muito poucos ainda, na sua opinião você acredita que as coisas podem melhorar ja que estão vindo por ai mais tablets com o honeycomb. será que vai surgir bastantes apps!?

  2. amigo sem sombra de duvidas vai ter milhares de apps..vc ta falando da google neh..rss..olha pro android e sua loja d aplicativos..logo logo vai ter milhares pra nova versão..

  3. Sou prof. universitário e para minha atuação (dando aulas usando projetor) o ipad juntamente com o vga tv-out é um kit matador.

    Vantagens:
    – caminho alguns metros da minha sala até a sala de aula e antes do ipad levava um laptop pesado, com o ipad isso acabou já que ele é bem leve;
    – bateria durando de 7-8hs, também é outra vantagem
    – tempo de boot inexistente, antes antes de sair da minha sala tinha que dar o boot no laptop, com o ipad isso não é mais preciso;
    – poder dar zoom facilmente em algumas figs.

  4. É isso que falo, pra que gastar dinheiro com um aparelho limitado, sendo que com o mesmo valor compro um notebook e realizado todas as minhas atividades.

    Pra extra, tenho um milestone 2, que lê texto e roda até jogos dos playstation 1, com carregador veicular e gps e tem teclado.

    Quem tem dinheiro pode gastar com moda.

  5. WALTER,
    DESCULPE A PERGUNTA DE UM LEIGO,,,O QUE SERIA ESSE TEMPO DE BOOT.??.TAMBEM TENHO IPAD..SOU UNIVERSITARIO E USAVA MEU NET EM SALA…DEPOIS QUE COMPREI O IPAD..MEU NET NAO SAI MAS DE CASA…RSRRS

  6. Como designer e ilustrador comprei um iPad principalmente pelo q havia pesquisado e visto sobre o sketchbook e brushes.
    Realmente me deixaram impressionados, logo no início de uso do iPad já fui encontrando novas utilizações e agora ele se tornou um grande aliado.
    Na minha opinião ainda não posso substituir minha tablet Wacom e meu note por um tablet iPad ou android, mas concerteza eles são uma verdadeira mão na roda, seja para fazer um estudo rápido de cores, uma apresentação ou até mesmo lazer.
    Hj se fosse para escolher um tablet ficaria com o iPad por dois motivos, os aplicativos q eu uso e acessórios. Aqui no Canadá toda loja de eletrônicos esta repleta de acessórios para iPad.
    As vezes fico imaginando se tivesse um equipamento desses antes qdo apresentava projetos para prefeituras, teria sido show de bola!!

  7. Como designer e ilustrador comprei um iPad principalmente pelo q havia pesquisado e visto sobre o sketchbook e brushes.
    Realmente me deixaram impressionados, logo no início de uso do iPad já fui encontrando novas utilizações e agora ele se tornou um grande aliado.
    Na minha opinião ainda não posso substituir minha tablet Wacom e meu note por um tablet iPad ou android, mas concerteza eles são uma verdadeira mão na roda, seja para fazer um estudo rápido de cores, uma apresentação ou até mesmo lazer.
    Hj se fosse para escolher um tablet ficaria com o iPad por dois motivos, os aplicativos q eu uso e acessórios. Aqui no Canadá toda loja de eletrônicos esta repleta de acessórios para iPad.
    As vezes fico imaginando se tivesse um equipamento desses antes qdo apresentava projetos para prefeituras, teria sido show de bola!!

  8. Ganhei, um iPad, do meu socio e comecei a brincar com ele. Nunca consegui usa-lo realmente para trabalhar. Pois meu trabalho é muito pesado (exige muita capacidade de armazenamento e processamento). Mas, minha esposa, praticamente me tomou o iPad. Ela é medica e seu notebook esta praticamente encostado. Ela me disse que não tem a menor chance de me devolver o iPad e vai querer o iPad 2. Já o notebook dela, me disse que posso fazer o que eu quiser, com ele.

  9. Olá a todos,
    O iPad é daqueles raros casos em que um equipamento cria novas utilidades e não é criado para suprir as que já existem. Eu uso-o para inúmeras situações onde o smartphone é curto e o notebook e excessivo. Exemplos:
    1) Leitura. Livros, quadrinhos e revistas já faziam parte dos meus hábitos, mas o iPad permitiu um otimização destes, com centenas (isso mesmo) de títulos diferentes em um pequeno dispositivo.
    2) Email, Twitter, Facebook e navegação na web. Tudo isso dá pra fazer em outros aparelhos, mas no iPad é mais prático e rápido.
    3) Trabalho. Sou médico e uso-o como uma prancheta interativa, onde levo fotos, radiografias, exames e prontuários dos pacientes. Além de atlas médicos, DEF, livros e artigos científicos. Sem falar que posso editar documentos, usa-lo como disco externo, ler pendrives
    4) Lazer. Uso-o como leitor de mp3 e vídeo, rádio pela net, voltei a jogar, com o N.O.V.A. 2, Real Racing HD 2 e Infinity Blade.
    É um brinquedo, não é barato, não substitui um smart nem um note. Mas permite fazer muitas coisas que eu não fazia antes, de uma forma melhor, mais prazerosa e mais prática. Se eu recomendo? Para aqueles que vejo que tirarão partido do aparelho, recomendo vivamente. Para quem não saberá tirar partido dele, não vale a pena. Há também aqueles que buscam um brinquedo caro para se exibirem. Desse não posso falar, pois não costumo ter gente deste tipo entre os meus amigos e conhecidos.

  10. Oi Washington, o tempo de boot que me refiro é o tempo para ligar o notebook.

    Meu notebook atual é um dell até bem rápido, mas dependendo se tem muita coisa instalada e etc. pode demorar bastante para ligar no windows.

  11. Agora entend Walter Bishop…rsrs…por algum acaso alguem por ai sabe quanto dura a bateria do ipad, ligado porem em pausa? stanby?

  12. fala rodrigão, blza??
    sempre vejo vc falando dos aplicativos musicais que vc usa para compor… posta aí um de seus trabalhos para nós vermos como é seu tino musical rsrsrs
    abs!

  13. Uma pergunta besta. Fiz o jailbreak no meu iPad q esta na versão 3 ponto qualquer coisa, se eu fizer a atualização para a versão mais atual eu perco o jailbreak? tenho q fazer tudo de novo? reinstalar todos os softwares?
    Desculpem a minha ignorância no assunto 😀
    Obraços

  14. @anônimo,
    Vc tem primeiramente que fazer um backup do conteúdo do iPad (pelo iTunes) e das Apps do Cydia também. Depois tem que atualizar o iPad para a versão atual, a 4.3.2, tb através do iTunes. Aí é só procurar na net a nova versão do redsn0w e fazer o jailbreak. Depois vc tem reinstalar as Apps do Cydia, mas as que vc comprou na App Store estarão lá. Mas há tutoriais detalhados em blogs dedicados a isso.

  15. Rodrigo, estou esperando o lançamento do Ipad 2 e já tenho um iphone4 que servirá como hotspot, o que gostaria de saber é como é a leitura….satisfatória.. é que apesar de acha-lo “mágico” achei uma resolução baixa e com imagens granuladas. Obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.