Nokia e o tablet com uma perspectiva única

Hoje uma notícia foi muito comentada na internet, o futuro tablet da Nokia, que segundo o CEO da empresa, Stephen Elop, quer tempo para fazer a escolha certa: “nós podemos tirar vantagem da tecnologia e software da Microsoft e criar um tablet focado em Windows, ou podemos fazer algo novo com alguns de nossos softwares próprios. Neste momento, nossa equipe está decidindo qual a estratégia certa para a Nokia para tablets”.

De acordo com o Gizmodo, Elop adiciona que “há mais de 200 tablets no mercado atualmente, e apenas um deles está se saindo bem. E o desafio que eu propus para nossa equipe era de não criar o 201º tablet que mal se diferencia dos concorrentes. Nós temos que ter a perspectiva única da Nokia”.

Eu gosto muito desta forma de pensamento, e venho comentando com alguns amigos há algum tempo como o Android, apesar de ser um grande sistema operacional, tornou todos os aparelhos do mercado iguais, e tenho a mesma sensação com os tablets, com praticamente o mesmo hardware, design e poucas novidades e diferenças em seu software.

Hoje quem realmente faz a diferença é o iPad, e para conseguir ao menos uma fatia deste grande mercado as empresas precisarão apresentar algo realmente novo para se destacar e chamar a atenção dos consumidores.

Um tablet com o conhecido e durável hardware da Nokia com uma versão mais esperta e otimizada para tablets do Windows não seria uma máquina realmente interessante e forte o bastante para suportar mesmo o trabalho mais pesado? Vamos torcer para ver um tablet com estas características chegar o quanto antes!!

25 comentários em “Nokia e o tablet com uma perspectiva única

  1. Eu compraria um tablet da nokia com android
    eles tem que entender uma coisa
    o hardware da nokia sempre foi o melhor
    o que faltou foi eles colocarem um bom software

    um tablet da nokia com android não seria apenas + um tablet com android
    mais sim O tablet da nokia, o ótimo hardware da nokia com a eficiência do software da google
    acho que eles não pensam assim :/ infelizmente

  2. Eu não comprarei, um tablet com Android, enquanto não ficar bem claro de como serão os updates.
    Eu, como usuario, acho que um tablet com Windows 7, seria uma possível compra (para mim), desde que fosse multi-touch e com duração de bateria, proxima do iPad.

  3. Realmente esperava um tablet Nokia; era uma questão mesmo de tempo. Seja qual for o SO, talvez seja a única vez em que eu compraria um tablet com base única e exclusivamente na marca Nokia, pelo histórico de excelentes (resistência incluída) aparelhos que tive. Espero que a melhor opção dos engenheiros seja a melhor opção para o usuário.

  4. Acho q o Rodrigo resumiu um ponto. Com o Android tah tudo igual.
    De fato é bizarro é como viver em um onde todos tem a mesma cara mas usam roupas diferentes. É uma pena o que aconteceu com o Simbyam, é sempre bom saber q se tem boas opções no mercado. Hj tenho um android, não to muito feliz, tb não quero ir para IOS e W7 não tem apps, o q fazer? Mas isso no caso de smarts, em tablets até agora nada bate o iPad, excelentes apps e acessórios, mas em um futuro próximo seria legal ver uma opção da Nokia vindo forte no mercado.

  5. Eu não entendo pq ele considera o iPad isso tudo, pois já tem tablet bem superior no mercado. A Nokia quer hype? Isso ela tem tanto quanto a Apple. Só fazer e acontecer…

  6. Começaram a desenvolver o tablet agora, quanta agilidade! E ainda não sabem se vai rodar Windows ou “algo novo com alguns de nossos softwares próprios” (Symbian?). Isso é uma notícia ou uma ameaça?

  7. Meu, a 5 anos que os caras da Nokia nao conseguem desenvolver um Smartphone decente….agora vem com essa de Tablet…..tão de sacanagem né;..

  8. Como assim começaram a desenvolver tablet agora? Tablet Nokia existe desde 2005 com o N770, depois o N800, N810 e N900, esse último, aliás, fantástico, mal classificado como celular, e mal compreendido. Apenas a Apple decretou que o Ipodão seria o padrão da indústria e a mídia especializada foi atrás. Uma mentira contada várias vezes vira uma verdade…

  9. Tijolo não é tablet. E quando esse tablet chegar o iPad já estará na quarta versão e o Honeycomb em sua terceira atualização, com quase quase 30 mil aplicativos otimizados. Conta outra piada, Nokia.

  10. Tijolo… quero ver vc colocar um Ipodão no bolso… seria engraçado. Mas tudo bem, com criança é difícil de falar sério mesmo. Engraçado essa raiva que alguns tem da Nokia. Parece caso de abuso… sei lá… Mas tudo bem. Tenho auto-estima alta o suficiente para contunuar vivendo com meus tijolos. a propósito, meu filho de 16 anos tem um Ipodão e acha o máximo, e o de 10 anos morre de vontade de ter um. Devo estar ficando velho…

  11. “há mais de 200 tablets no mercado atualmente, e apenas um deles está se saindo bem. E o desafio que eu propus para nossa equipe era de não criar o 201º tablet que mal se diferencia dos concorrentes. Nós temos que ter a perspectiva única da Nokia”.

    Pra mim isso é desculpa de quem perdeu o bonde e não quer admitir. A Nokia tinha 2 ótimos sistemas, Symbian e Maemo. Em vez de evolui-los resolveu apostar no WP7 e agora fica com esse papinho de que não tem nada porque quer se diferenciar. Esse Elop vai enterrar o que foi (um dia) uma grande empresa.

  12. Já ouvi tanto que a Motorola morreu, que perdeu o bonde, que iria ser vendida ou sucateada. E muitos dos que falaram tanto da Motorola sonham com um Xoom e um Atrix.
    Gigantes como a Motorola, LG, Samsung, Sony e HTC recorreram a SO de terceiros para poder Competir/Sobreviver no Mundo dos Smartphones …e agora Tablets.
    O Mercado vive de lucro e no momento o lucro “certo” para a Nokia foi uma “Joint Venture” com a Microsoft.

  13. Vai ser a mesma coisa de sempre, em se tratando da Nokia pós n95 :

    1 – A Nokia fica dizendo que o produto vai ser incrível, e fica soltando vídeos supostamente do produto pronto, rodando liso e incrivelmente rápido

    2 – Começam a sair os fakes na internet, com especificações técnicas espetaculares, muito superiores a qualquer produto existente

    3 – Os fanboys dizem que não vêem a hora de comprar, que vai ser o melhor produto do mundo, que é o próximo ipad killer (quem lembra do ‘tube, o iphone killer’ , que não fez nem cosquinha no iphone)

    4 – O produto demora MUITO tempo pra sair. Começam as desculpas da Nokia, culpando o terremoto no Japão, que fez com que um fornecedor de porcas e parafusos não desse conta de suprir a demanda

    5 – O produto finalmente sai, um ano depois do primeiro vídeo promocional. A especificação técnica é defasada até pra um ano atrás, o produto real não se parece em nada com os fakes que circulavam e é um fiasco na prática. Só os fanboys acham qualidades para defendê-lo, ainda que seja impossível.

    Numa boa, alguém que realmente gosta de tecnologia, ainda espera algo high-end da Nokia ? Eu como ex-usuário e ex-fã da marca, já pulei do marco há muito tempo e acho que MUITO improvável que volte nos próximos 5 anos.

    Reality hurts.

  14. O melhor é, falou bem da nokia é fan boy, falou bem do android é fan boy, falou bem da apple é fan boy q ainda por cima vendeu a alma.
    Fica difícil assim, logo o primeiro comentário aqui já diz “… eles (nokia) tem que entender uma coisa …”
    Quem tem que entender ou deixar de entender é o comprador, como se vê pelas várias respostas em outros post neste mesmo blog, é que, varia muito da utilização.
    Eu uso um smart android, um iPad e meu note é Windows, os três fazem o q eu preciso, em menor escala o android mas os outros fazem, e é simples assim.
    Volto a dizer uma opção de hardware com um outro SO é excelente e estimula a criatividade e principalmente a concorrência.

  15. O único tablet que podia revolucionar o mercado era o Courier da Microsoft. Mas sabe-se lá porque razão ela abandonou o projeto. O resto é tudo igual, iPad, Honeycombs, etc. Não acredito que a Nokia possa surgir com um produto realmente inovador…..mas espero estar enganado.

  16. Concordo categorigamente com Daniel Teixeira, a Nokia foi pioneira em criar tablets, não como esses da atualidade, mas a frente dos concorrentes à época, mas a proposta em lançar algo surpreendemente novo pra ‘bater’ cara com o Ipad requer muito planejamento e estratégia corporativa, pois trata-se de milhões em investimentos. Entretanto, os avanços tecnológicos e o tempo em que se lançam tantos tabs e smarts já mostra claramente que a Nokia também já pode e deve lançar algo que muitos usuários aqui querem, inovação! E quem é que não gostaria de ter algo novo em matéria de tecnologia móvel e com as mais variadas aplicações? Boa sorte a NOKIA. Usuário nokia desde 2006. (atualmente 5800xm)

  17. Sou um daqueles que se sente velho tambem, eu usava um “tijolão” chamado N800. Abandonei meu computador por um tempo por causa dele, claro não era lá extremamente rapido, mas fazia de tudo com ele, ate escutar musicas no carro via bluetooth, e em muitos casos um videos no carro tambem, o que deixava meus amigos que tinham dvd com uma certa inveja, e depois ainda ficava como uma especie de porta retratos oa lado da cama,, aquele suporte pra deixar de pé era bem util. Enfim era um equipamento incrivel, dai tem gente que acredita que a Apple lançou o primeiro tablet, lançou apenas o primeiro com tela grande, pq na função de navegar na internet o meu tijolão na deve em nada para um ipad, 1 mesmo. Não sei em que ponto a Nokia se perdeu, mas espero que ela se encontre novamente, e não sei pq tenho medo de ser com Meego esse proximo tablet.

  18. Concordo com muitas das opiniões.

    Uma delas me chamou a atenção, realmente a Nokia já tem seu tablet a tempos isso nos remete ao N770, ótimo equipamento.

    Contudo, não podemos viver de passado. Quem é o dono da bola neste momento é o Ipad, sem dúvida muito bem desenvolvido e com o software surpreendentemente sincronizado com a capacidade do Hardware.

    No caso do HoneyComb android ainda tem de amadurecer um pouco mais para fazer frente a Apple.

    Já a Nokia, nesse momento, não tem nada e está em processo de terceirização de seu OS junto a Accenture. Para competir com o mercado atual não adianta a Nokia utilizar Maemo ou Meego uma vez que já foi rejeitado pelo mercado.

    Acredito que por volta de 2014 a Nokia teria um OS competitivo e que o mercado possa aceitar, antes disso impossível.

  19. Cada um tem um determinado uso com um determinado equipamento! e cada equipamento tem um ponto forte em relaçao aos outros! uma das coisas que mais uso hoje é navegação (70% do tempo), e nisso eu posso dizer que a nokia tem um produto que é imbatível, quem já usou o ipad, qualquer android 2.x que há e pelos videos até o android 3.0 sabe que o microB mesmo sendo de um ano e meio de vida ainda bate qualquer navegador móvel! Como o Meego é baseado no Maemo eu adoraria se esse tablet da nokia viesse com o Meego, além de tambem ainda possuir o melhor multi tarefa do mercado!
    Espero que venha um tablet com o Meego…

  20. Então está tudo resolvido. Se todo mundo que gosta da Nokia comprar seus produtos compra-los, a empresa está salva. Infelizmente no mundo real não é isso que acontece. Tenho um Nokia 5800, que comprei na esperança de ser uma alternativa ao iPhone. Ledo engano. Depois de resistir 2 anos estou disposto a aposenta-lo em favor de um iPhone ou o Galaxy S2. Felicito quem apoia a Nokia ate ao fim (sem trocadilho), mas para mim já era. Relativamente ao tablet, creio quemo pensamento é correto, só duvido que a execução seja eficiente. No inicio de Dezembro de 2010 quando comprei o iPad, este era imbativel, hoje em dia a situação está mais próxima, e creio que o Playbook, que já tive a oportunidade de testar ( de um amigo que trouxe dos EUA) é um excelente aparelho. Já o Tab 2, que tb tive a oportunidade de mexer em um evento da Vodafone Portugal, me decepcionou um pouco. Nem tanto o equipamento em si, mas o Honeycomb. Esperava algo realmente revolucionário, mas é apenas uma evolução do Android, sem nenhuma vantagem clara sobre o iPhone, nem mesmo o Flash, que corre muito “engasgado”. Hoje em dia não teria dúvidas em comprar o iPad 2 para minha utilização, mas não deixo de recomendar o Playbook para quem quiser focar mais no trabalho.

  21. A Nokia pode ter sido a primeira a lançar um tablet, entretanto, pioneirismo não é só o que importa, o que Apple fez, e também fez no mercado de celulares, foi revolucionar o modo como as pessoas interagem com os aparelhos. Não basta ter somente o hardware melhor ou o software melhor, a experiência que o conjunto da obra proporciona para o usuário é o que realmente conta, e isso, é algo que nenhum fabricante conseguiu superar, podem até ter chegado próximo em alguns aspectos, mas nem igualar conseguiram. As pessoas não querem ter trabalho, nem ter que fazer uma pesquisa sobre como fazer algo com seu aparelho, tablet ou celular, (lógico sempre tem algumas poucas pessoas que gostam, mas estou falando da maioria da população), elas querem algo rápido e simples, que não seja necessário aprender nenhum conceito novo para utilizar. Por esses motivos a Apple ainda lidera, com folga, a preferência popular.

  22. esta briguinha entre usuarios ta chata adoro o blog mas todas as materias relacionadas a Nokia sempre a pessoas que tratam a Nokia com desdem, tipo a Nokia ainda resiste no mercado mesmo, li uma coisa interessante, no mundo dos celulares hoje quem usa android vive num mundo onde todos tem a mesma cara so mudam a roupa, todos tem os mesmos jogos mesmos programas, acabou a exclusividade do seu celular, qualquer um pode ter um celular = o seu, eu ainda prefiro a Nokia pq me resolve bem e prefiro milhoes de vezes do que o Android, o que sinto toda vez que leio esses posts de criticas e que no fundo todos querem que a Nokia volte ao mercado como lider, se ela se reerguer como a Motorola fez nos ultimos anos o android estara com os dias contados, nem tudo e perfeito e an vivo so de sistema operacional, Nokia ainda ganha quando se treta de bateria, durabilidade do aparelho, entre outros, e se vc souber melcher no sistema operacional o q ano e dificil tem um otimo celular, mas tem gente q tem preguiça de tudo ate de aprender entao nao falo nada, a Nokia pode perder mercado e nao ser a mesma de antes, mas ainda faz bons aparelhos pena que nem todos gostem eu gosto!!! e tem milhoes que gostam!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.