Problemas com o acesso pessoal no iPhone 4

Eu não sou um usuário que defende de forma radical nenhum sistema operacional nos celulares, e passeio entre o Symbian, Android e o iOS do iPhone com grande tranquilidade aproveitando o que cada plataforma tem de melhor. Gosto do acabamento, construção e câmera do Nokia N8, do Android e seu excelente sistema de notificações e do bom e estável conjunto do iPhone 4, mas nesta semana enfrentei um estranho problema com o aparelho.

Ontem foi meu dia de fazer algumas palestras na escola, e sempre acabo ficando um bom tempo fora de casa, trabalhando nas horas vagas com o notebook ou iPad e a conexão via WiFi da rede 3G por meio da funcionalidade chamada “acesso pessoal” do iPhone, que ajuda a criar uma pequena rede com o aparelho.

Tudo perfeito e estável como sempre no iPhone, até que notei que o menu para ativação do acesso pessoal havia desaparecido, e a conexão via bluetooth também deixou de funcionar, e sem o cabo do aparelho na mochila, acabei perdendo um dia inteiro de trabalho.

Chegando em casa após muito trabalho descobri que o culpado era um aplicativo chamado Onavo, usado para ajudar a reduzir o consumo da rede 3G, e disponível para download na App Store era o causador do problema. Meu iPhone não tem Jailbreak, então pela primeira vez enfrentei um problema com um aplicativo aprovado pela Apple, e para resolver a questão precisei fazer uma restauração completa e ainda não pude usar nenhum backup.

Não existe nada mais chato do que organizar os ícones de 177 aplicativos e games instalados!! Um trabalho lento, chato e que acaba com toda a bela usabilidade do iOS. Precisei criar e separar pasta por pasta, separando cada um dos aplicativos, e ainda não consegui deixar com a mesma organização.

Contei este pequeno caso para mostrar mais uma vez que não existe um sistema ou aparelho perfeito, todos tem pontos positivos e negativos, e por este motivo eu respeito muito o gosto pessoal de cada usuário, pois de certo modo, todos tem sua parcela de razão na escolha do aparelho preferido!!

 

29 comentários em “Problemas com o acesso pessoal no iPhone 4

  1. Complicado hein… Realmente não era de se esperar que mesmo após passar pelo crivo da Apple esse cara conseguiu causar tantos problemas.
    E com essas que podemos perceber que a coisa não é infalível.

  2. Eu tive o mesmo problema, porém, ao ler as instruções do programa, descobri que bastava desinstalar o profile que ele adiciona e tudo voltou como antes, sem necessidade de restauração. O programa e a Apple falharam em não alertar da desativação do acesso pessoal ao instalar esse programa.

  3. Bom dia Rodrigo. Fico realmente surpreso por um bug desses…….meu amigo teve um problema de sincronização em um 3gs que fez sumir o ícone de Ferramentas…. A respeito do uso do 3G com jailbreak existe aplicativos que aciona o 3G por demanda…..nunca testei, mas….!!!! Outra boa dica que torna na minha opnião a vida bem legal para quem tem +- 200apps é a linha Infini, Infiniboard, infinidock,infinifolder…dica jailbreak também. Outra coisa que faço é manter o aparelho com apenas a EDGE ligada, apesar de lento é o suficiente para receber notificações e até mesmo navegar com um pouco de paciência, porem a bateria rende muito mais e é estável um coisa que a rede 3g da nossa bem dita TIM não da conta na minha região. Mas a culpa é minha moro em uma região que quase não tem antena e é um favor ter sinal digital(centro de São Paulo).

  4. Olá Rodrigo, bom dia. E o tal do ONAVO ? Eu tinha instalado pra testar junto contigo, na duvida já extirpei !!!! rs…. Depois me fala. Abraços

  5. Parabéns, Rodrigo. Post de uma maturidade mais que bem vinda hoje em dia, frente à passionalidade desmedida de tantas opiniões por aí! Obrigado!

  6. Parabéns, Rodrigo. Post de uma maturidade mais que bem vinda, hoje em dia, frente à passionalidade desmedida de tantas opiniões por aí! Obrigado!

  7. Rodrigo, em minha opinião, o crivo da Apple falhou com este aplicativo. O aplicativo, não deveria ser permitido sem algo para habilitar ou desabilitar. De qualquer maneira, todo crivo pode falhar, mas evita muitos problemas do tipo que tenho com o Android.

  8. “Não existe nada mais chato do que organizar os ícones de 177 aplicativos e games instalados!! Um trabalho lento, chato e que acaba com toda a bela usabilidade do iOS. Precisei criar e separar pasta por pasta, separando cada um dos aplicativos, e ainda não consegui deixar com a mesma organização.” a Apple falha em não ter um “backup” para a organização dos ícones! Muito chato mesmo!

  9. Putz, que chato isso.

    E sobre todo sistema ter problemas, concordo totalmente. Sou adepto do Android, uso um Milestone 2 e um Galaxy Tab enquanto minha mulher usa um Motorola Spice. Mas há coisas irritantes: Quase nunca consigo ligar o 3G no Milestone, sempre tenho que resetar o aparelho para fazer funcionar. Quando vou colocar o ícone de um app na tela de meu Tab, leva vários minutos para aparecer o ícone, e frequentemente trava o aparelho. Já com minha esposa ocorre o pior, as vezes quando vai atender o celular ele congela total e é preciso tirar a bateria.

    Como podem ver, há muito o que evoluir nessa área ainda.

  10. Gostei do post… tenho um Android(SGS) e um Maemo (n900).. nunca tive um iOS… mas, minha visão é… que isso tudo seria muito pior se fosse problema causado pelo S.O., mas como foi gerado por uma aplicação de terceiro… dizer o que, né?

  11. Olá Rodrigo, aconteceu a mesma coisa comigo, só não precisava restaurar o sistema. Ele cria um perfil para o Onavo mas depois de remover volta tudo ao normal.

    Abs

  12. “Precisei criar e separar pasta por pasta, separando cada um dos aplicativos, e ainda não consegui deixar com a mesma organização.”

    Mas isto eu faço no tão mal falado Symbian! Nunca entendi as críticas contra o sistema de menus do Symbian. Basta que o usuário crie pastas e organize seus ícones, exatamente como no iPhone…

  13. Muito chato mesmo ter que ficar organizando os apps. Já tive que fazer isso algumas vezes e tudo porque cada vez que atualizava o iTunes ele perdia a biblioteca.

    A solução: nao atualizo mais o iTunes.

  14. Rodrigo,

    Hoje pouco antes do horário do almoço me deparei com o mesmo problema que você, o Acesso Pessoal simplesmente sumiu das Configurações. Porém, o que me preocupa é que diferente de vc não tenho este aplicativo Onavo.
    Estou achando estranho pois o ícone 3G está ativado na tela inicial, como se a conexão estivesse funcionando, mas, quando tento acessar qualquer conteúdo usando o 3G aparece a mensagem “Não pode acessar a rede de dados do celular”.

    Já reiniciei o aparelho e nada…alguma sugestão?
    Não acredito que a única solução é restaurando o sistema…complicado…

    Abs

  15. Cara, blz? Eu também tava com um problema quase igual. O ícone
    acesso pessoal não aparecia em rede no meu iphone 4, porém eu não tinha esse aplicativo. Como eu já tive um outro iphone com problema de fábrica com relação à rede wi-fi, tentei fazer um procedimento de teste solicitado pela própria apple, REDEFINIR AJUSTES DE REDE (vai em GERAL/REDEFINIR/REDEFINIR AJUSTES DE REDE). Desta forma o iphone vai reparar sem apagar seus dados.Depois disso a opção ACESSO PESSOAL voltou. Qualquer coisa mande um email pra mim….abrax!!!!

  16. Boa dica do Tiago. Obrigado! Meu acesso pessoal voltou de novo. Mas estava dentro de GERAL — REDE e lá ativar o acesso pessoal. Do depois ele voltou a aparecer no local original.

  17. Galera, pra quem tem o ONAVO INSTALADO, pode perceber que o ACESSO PESSOAL sumiu. Para consertar isso, basta ir em:
    AJUSTES > GERAL > PERFIL e deletar o perfil do ONAVO.

    Depois, volte em:
    AJUSTES > GERAL > REDE E veja que o ACESSO PESSOAL voltou 🙂

    Desculpem a expressão: Mas que programa FDP o Onavo. Sacanagem isso….

  18. Nossa!! Que bom que falaram sobre isso, estava toda chateada que eu não tinha o acesso pessoal. Instalei esse programa que um conhecido disse que era bom e tal e esse mesmo conhecido, disse que o meu Iphone era bichado pq ele nao conseguia ativar meu acesso pessoal, é mole??!! Ele é que não sabe de nada!
    Obrigada gente!!

  19. Tenho um iPhone 4 com as seguintes configurações:

    Ele tem desbloqueio por GEVEY.
    Firmware do Modem: 04.10.1
    Versão: 4.3.5(8L1)

    E ele não aparece a opção de “Acesso Pessoal”, já fiz a restauração/redefinição dos “Ajustes de Rede” e não adiantou, continua não aparecendo a opção “Acesso Pessoal”. O que faço para permitir essa função?

    Grato

  20. Apaguei o perfil do onavo, redefini ajustes de rede, dei três pulinhos mas tive que fazer a restauração do iPhone do mesmo jeito 😦

  21. Aqui tb estou com o mesmo problema iPhone 4 com gevey IOS 4.3.5 e não apareçe a aba “acesso pessoal” na opção de configurações.
    Ja fiz a reatauração da rede mas continua na mesma.
    O que pode está acontecendo.
    Abs.

  22. Valeu a dica! Meu iPhone deixou de ter a opção Acesso Pessoal e nunca que eu ia desconfoar do “Sr. Onavo”… Só desinstalando o Perfil já resolveu o problema.

  23. Fiz isso:
    AJUSTES > GERAL > PERFIL e deletar o perfil do ONAVO.

    Depois, voltei em:
    AJUSTES > GERAL > REDE e o ACESSO PESSOAL não voltou!

    aí, fui em AJUSTES > GERAL e vi que o ACESSO PESSOAL AINDA ESTAVA LA, POREM INATIVO… FOI SO ATIVAR. Observem isso antes de restaurar! ab.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.