Nokia: Suporte ao Symbian até 2016

Apesar das declarações iniciais pouco favoráveis, em sua última entrevista o CEO da Nokia, Stephen Elop informou que a empresa planeja apoiar o sistema operacional Symbian até pelo menos 2016.

Com certeza não teremos o mesmo foco do passado quando o Windows Phone 7 não estava na casa, mas para quem gosta do sistema a notícia é muito melhor do que as anteriores que indicavam pouco tempo de vida para o bom e velho Symbian.

41 comentários em “Nokia: Suporte ao Symbian até 2016

  1. Uso o Milestone 2 com android 2.2. Mas estou de saco cheio do aparelho, que era ótimo, mas agora vive dando problema.
    Estou pensando em trocá-lo por um Nokia E7. Saber que ainda haverá atualizações para o Symbian me deixa satisfeito.
    Continuarei usando o android no meu Galaxy Tab, mas acho que o Symbian ainda pode ser um sistema bem satisfatório.

  2. Bela neguinho assim o sistema q vc usa e adora vai crescer muito. Meus parabens…

    Mais uma otima noticia para meu n8. Alem claro da atualizacai da ovistore e a anna q estao chegando.

  3. Bom sou dono de um atrix, mas fico feliz com a noticia ja tive varios nokias e lembro do e71 um smart muito produtivo só ficava devendo na camera, mas pra mim nao era fundamental,podem me chamar de louco mas se fosse pra sair do atrix para qualquer outro nokia ia de e71, quem teve sabe doque estou falando, lembrando que nao estou comparando e72 com o Atrix !

  4. Não é o que parece…rs . Pelas polêmicas que ele gera, pelo interesse que desperta e pela legião de admiradores e usuários, eu diria, que ao contrário da torcida me muitos, ele está bem vivo!

  5. pq mesmo o symbian morreu? Se eh pq abandonaram ele n eh.. pq ele recebe aplicativos e atualizações. Se eh por falta de jogo tudo bem , mais ai o android tbm estaria capengando. Se vc considera ele morto pq n usa e n gosta. Então temos muitos sistemas mortos.

    As vezes acho q querem q ele morra pq escolheram outro sistema e n querem se arrepender.

    Mais infelizmente para vcs. Ele esta ai. Deve ser mesmo um fantasma nas suas vidas… Mais aqui ele esta em carne e osso. Fazendo e acontecendo.

  6. O mais estranho nessa “polêmica” chamada Symbian é que os que dizem que Symbian já era, “está morto”, “nunca mais”, “mais do mesmo” etc, possuem o mesmo perfil psicológico dos que odeiam novela, mas conhecem todos os atores e capítulos de novela; não querem ouvir nem falar o nome de tal pessoa, mas vivem rastreando a vida dessa mesma pessoa; não suportam tal música, mas volta e meia são surpreendidos cantarolando a música que dizem não suportar; odeiam a Nokia, mas vivem nos blogs que falam da Nokia/Symbian …Estranho, muitíssimo estranho. Como diria o mano Caetano: “Nosso Estranho Amor”

  7. Só quero chamar atenção para o termo “ao menos”. Ou seja, o mínimo que a NOKIA dará suporte ao Symbian é até 2016, mas não está descartado a possibilidade desse suporte ir mais adiante.

  8. kkkkk belas palavras Wander, meu desejo e que todo mundo fosse vendedor de celular por um mes e testasse todos os aparelhos por um mes, Nokia responde muito bem muito bem mesmo, se compararmos E7 e N8 temos celulares de ponta q concorrem com Atrix, Iphone e Arc tranquilamente, e o melhor sao diferentes, o unico q ganha e o iphonepq o sistema e unico assim como o da nokia agora pega um atrix um arc e ate um galaxy S2 todos = com roupas diferentes, usem nokia um mes, entrem na loja ovi baixem programas e dai vao ver q Android nao e a melhor coisa de mundo e q o defunto na verdade e um espertinho q se faz de morto e ta comendo o ceveiro a muito tempo, usuarios android voltem a usa symbian e se dediquem como fazem com o android e vcs verao como e bom ainda ter o velho e experiente.

    PS os clientes, pessoas q tem personalidade definida hegam na loja e compram o que gostam nao o q as pessoas dizem que e bom, pessoas com personalidade fazem sua moda e nao seguem tendencias (usuarios symbian sabem usar, agora quem nao sabe vai ra android mesmo, qq um consegue!!!) exclusividade e tudo!!!

  9. Sinceramente eu já pensei em pegar outro aparelho e abandonar a Nokia, mas recentemente tive um Sony x10 e usei ele ao máximo e mesmo com os atrativos posso dizer que não deixo meu N8, Symbian ainda prevalece!
    Se a Nokia realmente investir no Symbian que foi o pioneiro no avanço do SO para smartphones ele vai muito longe e vai chegar cada vez mais alto.
    E outra, tem tempo até 2016, até lá muita coisa pode mudar, a Nokia poderá voltar a fortalecer seu sistema “falido” e competir forte com android e IOS.
    Se parar pra ver a quantidade de aparelhos Symbian que temos no Brasil, é imensa!
    O Symbian não morreu, apenas está como a tartaruga e a lebre, esta indo devagar, mas que no fim ainda pode ganhar essa jogada.
    E viva ao Symbian!

  10. Feliz Noticia. Adoro a Nokia. Tenho um Nokia N8 e num me arrependo de ter comprado. O sistema é muito fluido e rápido. A unica coisa que acho que deve melhorar é a experiência do browser de internet. Mas mesmo assim ainda dá pra navegar legal.

    Com o Symbian Belle chegando até o fim do ano teremos concerteza um sistema mais bonito e como o Elizeu disse: até 2016 tem muita coisa a se fazer. Quem sabe a Nokia não desiste de desistir do Symbian.

    Parabéns a Nokia e que venham mais desenvolvedores e jogos em HD. Abraços!!!!

    Infelizes os que não gostam do Symbian OS.

  11. Soh para por um pouco de lenha nesta fogueira aos amantes de nokia algum de vcs ja teve um n97? Obs. Hj tenho android porem ja tive varios symbians. E gostava muito deles porem o hadware da nokia esta esta defasado lembro com muito pavor do meu ex n97.

  12. @Anderson damasio amigo, a conversa aqui é sobre Symbian e não Nokia ou hardware!

    Creio que como tudo o mundo, não dá pra agradar todo mundo, até porque software é uma coisa meio pessoal. Do mesmo jeito que serviu muito bem pra mim e pra muitos outros, para várias pessoas pode não ser a mesma coisa.
    Eu relutei por alguns aparelhos antes de conhecer o sistema e depois que conheci o Symbian não quis mais outro. Hoje tenho um N900 mas tenho saudade do Symbian. Seria bom se a Nokia nos surpreendesse e nos desse a opção de trocar o sistema do n900 pelo Anna. Por melhor que seja o Maemo, a falta de aplicativos desanima. No meu N95 eu tinha tudo o que precisava num celular.
    E para aqueles que pensam que o Symbian morreu, pensem melhor e percebam que o suporte o qual a notícia cita é pela Nokia, não significa que depois de 2016 ele vai simplesmente desaparecer. Lembrem que a Nokia o vendeu para a Accenture, o que quer dizer que talvez por questão de contrato, após 2016 o suporte passa para as mãos da Accenture.

  13. @anderson damasio

    Como assim hardware defasado?

    Tenho um n8 que tem camera de 12 mpx , flash de xenon e o maior sensor que existe p fotografia no celular. Qual outro tem algo tao superior assim???? Ah e tem saida hdmi coisa q nem o primeiro galaxy tem.

    Vc ta falando de hardware ou soh do processador e memoria? Mais vc esquece q n eh a nokia q n aumenta isso… O symbian que n precisa. Ao contrario de outros sitemas. Como o windows mobile. Que com cerreza quando a nokia lancar o seu vai ter processador e memoria de invejar qualquer android por ai. Mais isso eh o sistema que pede isso tudo.

    E quanto a apps… N sinto falta no meu n8 a ovistore tem apps p tudo que eh coisa. Ios tem loja de apps dom bilhoes de apps. Mais quantos vc tem no seu iphone?

    Bem n quero que ninguem deixe de usar android ou ios p usar symbian. Apenas quero que parem com essa de tirar o sistema. Po devemos tando por ele. Sem ele estariamos ate hoje com aqueles windows mobile zuados de antes.

    Eu acho errado do pessoal do android de querer o mesmo sistema em todos os celulares. Que venha androids novos, ios novos(pq esse eh igual ja faz anos) symbians, windows, badas…. Des de que melhores a cada versao….

    Ah… Eu tenho um n8 e um ipod touch. Ainda vou procurar um segundo celular. Android ou windows. Assim que um dos tops de hoje estiverem mais baratos.

  14. Se nós, usuários de Symbian, estamos satisfeitos com o sistema, acabou, não tem mais o que discutir. Vejam a quantidade de proprietários de N8 (e eu sou um deles) que frequentam o blog e elogiam o aparelho. São muitos! Seremos todos burros? Cegos? Não entendemos nada de tecnologia? Ou simplesmente estamos satisfeitos? Essa briguinha tá enchendo o saco. Parece quando eu era moleque e a gente ficava discutindo entre Santana e Monza, GM e VW. Quem sou eu pra dizer para um cara que gosta do seu smartphone que o aparelho dele é uma droga?

  15. Como tem gente que se dá ao trabalho de criticar tudo o que se refere ao Symbian e Nokia….não gosta, compra o que te agrade..deixem as escolhas dos outros…cada um na sua e vamos que vamos!!!

  16. @Anderson damasio, o N97 foi justamente o aparelho que acabou de enterrar a Nokia em mercados high-end. Eu mesmo fui um fanboy da marca, já tive praticamente todos os Symbians tops e depois de ser enganado e pagar 2399 reais na bomba que era o N97, nunca mais. Hoje sou muito mais feliz !

  17. Bom se observarem naum sou um fan boy… em um post anterior eu elogiei o e71 gosto do symbian e fico contente pela noticia meu ultimo celular foi um n900, mas pra mim para o meu uso” hard user” a nokia esta defasada com relacao ao hardware e nao acredito ke a nokia va investir em hardware bom para o symbian… uma pena

  18. Obs: todos os posts por mim.postados aki foram feitos pelo atrix. Fora o n900 que nao era symbian nao lembro de outro aparelho nokia que fosse capaz de oferecer esta experiencia.

    Abraço. A todos

  19. Boa Daniel !! o meu atrix travou o seu n8 nao ? to brincando se pra vc esta o n8 esta suprindo todas as necessidades é isto oque conta !

    Abraço !

  20. Anderson desculpe a provocação, é que qdo vi seu post estava com o N8 na mão … não leve a mal. Tenho Nokias desde que me conheço por gente, e eles nunca me deixaram na mão. Mas é claro que é um gosto pessoal. Passei pelo N900 e achava ele o máximo, porém ele era muito computador e pouco celular, por isso o substitui pelo N8 que até agora tem sido 100%. Ao mesmo tempo que eu aposentei meu N900 e troquei pelo N8, meu irmão aposentou o dele e comprou um Iphone 4 e tb está adorando. Testei o Iphone e não me acostumei. Nem por isso deixei de falar com o meu irmão… rsrs. Android? Nunca passei muito tempo com ele, mas acredito q seja muito bom tb. repito, pura questão de gosto pessoal. Abraço.

  21. Anderson desculpe a provocação, é que qdo vi seu post estava com o N8 na mão … não leve a mal. Tenho Nokias desde que me conheço por gente, e eles nunca me deixaram na mão

  22. Como diria um amigo de um amigo meu o importante nao eh como chegar la… mas sim como se chega la mas se para o seu uso o 5530 atende esta necessidade nao tem porque ter um telefone mais caro independente da marca ou SO.

  23. daniel teixeira somos dois. Também escrevo este comentário através do meu nokia n8. Sem problemas ou travadas. O symbian ^3 e o nokia n8 estão de parabéns. Até hj não me deixaram na mão. Abraçossss

  24. Não sou mais usuário do Symbian, mas sei com dar um vida longa a ele. É só porta-lo para um Atrix ou Galaxy S2 e comparar com o Android, tanto no desempenho quanto na duração da bateria.

  25. Pessoal gostaria de deixar um depoimento aqui. Sou usuário do iOS deste 2007, tive o Classic e o iPhone 4, que vendi para comprar a mobília do meu bebê e porque fiquei meio desgostoso com o iOS e suas travas. Mas como não consigo ficar sem um smartphone acabei encontrando no ML o N8 pela metade do preço que tinha vendido o meu iPhone, antes de comprar li muito a respeito do aparelho e do sistema, fique com muito medo de não gostar. Acabei comprando com a desculpa de dar para minha esposa, pois o que eu quero é o Galaxy S2, bem queria… até que peguei está maravilha de aparelho da Nokia.
    Sinceramente não sei onda a Nokia está com a cabeça de abandonar este sistema, o Symbian ^3 está muito bom, tem muita possibilidade que não existe no iOS. Como sou iniciante, tive algumas dificuldades no inicio, mas agora, depois de três dias usando-o, caracas, que aparelho/sistema formidável, tive a mesma sensação quando adquiri o iPhone Classic. Agora, nem sei se irei dar para minha esposa o meu N8, foi paixão na segunda vista, pois a navegação pela WEB e o gerenciador de e-mail são péssimos, de resto não tenho o que reclamar. Quando tive dificuldade com o sistema liguei para o 0800 da Nokia e o pessoal é sensacional, retirou todas minhas dúvidas.
    Para o meu uso, não tenho o que reclamar do Symbian ^3, bom que teremos atualizações até 2016 mesmo sabendo que no N8 não deva receber todas elas. Depois que conheci o sistema fiquei perguntado porque está comoção da Nokia em abraçar o WM7 assim, tomará que o seu CEO esteja certo.

  26. Tenho um N97, e gosto dele. Mas infelizmente ele já nasceu natimorto. Em pouco tempo a Nokia lançou o Symbian^3 e esqueceu do Symbian V60 que não recebe uma atualização a mais de 1 ano.
    Infelizmente apos vários Nokias (todos os meus celulares) o meu proximo será um Samsung Galaxy S II.

  27. Eu só digo uma coisa: a Nokia vai padecer como aconteceu com todos que se aliaram à Microsoft, como as grandes perdas da Novell, Palm, Apple (quando Jobs tentou fazer um acordo com Gates e se deu mal, muito mal), Yahoo! (que tem visto suas buscas caírem cada vez mais com o uso do motor do Bing) e outras tantas, em sua maioria, arruinadas. Agora é a vez do Skype, o próximo será a Nokia. A Microsoft é a maior empresa de software do mundo, presente em 80% dos computadores pessoais, tudo o que ela quer é se manter presente, independente de quantas empresas terão de pagar para a sua eternidade. O CEO da Nokia vindo da Microsoft sabe muito bem o que veio fazer… Elop fazia na Microsoft o que Balmer tem feito hoje. Vão acabar com a Nokia, usarão seu hardware bem aceito para promover seu software ainda inacado e no final, quem precisará do hardware? É o que Gates sempre disse: “Não importa o hardware, desde o software seja o Windows”. Samsung, LG, HTC, Sony sabem muito bem que ter vários SOs é o que as deixa forte, ficar na mão de uma empresa só, e ainda por cima abandonar o próprio trabalho é a pior estratégia, e é justamente o que a Nokia esta fazendo… Adeus maior multinacional finlandesa. Que pena…

  28. O Symbian sempre foi um OS estável e de excelente usabilidade seu único agravante foi não acompanhar a modernidade. A exemplo disso temos a demora para adaptação do touch ao Symbian.

    O Symbian infelizmente pereceu. Podemos observar isso pelo impacto negativo nas vendas da Nokia no mundo todo.

    Contudo, não desprezo esse OS, que por sinal é o que a Nokia tem feito com frequência, pois o utilizei muito no passado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.