Android está perdendo desenvolvedores?

Foi divulgado pela empresa especializada em análise móvel Flurry, que acompanha as criações de aplicativos e games de mais de 45 mil desenvolvedores um estudo que demonstra que os novos projetos iniciados para o sistema móvel da Google perderam espaço significativo para as novas aplicações iOS do primeiro para o segundo trimestre de 2011

Apesar do aumento da popularidade do sistema operacional Android, o iOS ganhou mais espaço com a preferência dos desenvolvedores, que pode ser explicado pela chegada do iPhone à operadora Verizon e ao sucesso de vendas do iPad 2. Outro ponto que certamente deve fazer uma grande diferença nestes números é o próprio perfil das plataformas, pois enquanto no iOS temos 70% de aplicativos e games pagos, no Android são 70% gratuitos, o que acaba tornando a Apple muito mais atraente como negócio.

Na briga pela preferência dos desenvolvedores o dinheiro sempre fala mais alto.

Via MusicApps.

9 comentários em “Android está perdendo desenvolvedores?

  1. É notória a diferença de aplicativados da Market para a Apple Store.
    Eu troquei meu iPhone por um Android e perdi muito. Primeiro que existem muitos aplicativos que só existem em IOS, segundo os melhores jogos estão no IOS.

    O ponto alto em do Android em relação a Apple fica nos aplicativos para customização. Widgets são um vasto mundo na Market.

    Para quem fica no trivial, facebook, twitter, foursquare, msn, navegar e e-mail o ambas as plataformas estão bem servidas com os softwares nativos.

  2. Tem tb, o problema da segmentação de versões do sistema operacional e uma grande variadamente de hardwares (o que ainda não é tão bem tratado pela plataforma).

  3. Tenho um amigo que é desenvolvedor e diz que a empresa dele só adapta para Android as aplicações que cria para o iOS. Criar diretamente para android não é rentável, pois como o Rodrigo falou o usuário médio do Android é menos receptivo a pagar por aplicações ou jogos que os do iOS. Eu repliquei que tenho as duas plataformas e pago por aplicativos em ambas. A resposta dele é que eu NÂO sou um usuário médio, sou mais para hard user, como a maioria dos que vêm ao rodrigostoledo.com, Gizmodo, Richard max Tech, etc.

  4. Cara… estou muto contente sendo do lado “negro” da força. Não sinto falta alguma dos aplicativos desenvolvidos para o iOS. Meus aparelhos com Android (Milestone 2 e Xoom) são altamente compatíveis entre eles e tem uma ótima gama de aplicativos e até jogos.

    Pelo menos na minha opinião, para o meu perfil de exigência, tanto de hardware, quanto de software, o Android dá de 10 a -1 no iOS.

    Gosto da liberdade que a google proporciona, além da total interação com os serviços da empresa. Não tem coisa melhor que comprar um celular, logar sua conta e ter todos os seus contatos, agenda, aplicativos automaticamente e de forma nativa.

    Além do mais, poder fazer vídeo chamada, com quem eu quero, do jeito que eu quero e usando tanto internet wi-fi quanto 3G, não tem preço.

    Fora de poder usar os aparelhos como pen drive. Isso quando não for possível transferir os arquivos por DLNA ou Bluetooth.

    Ah, tem mais uma coisa: não preciso de adaptador para conectar meu Xoom na TV (pois ele tem saída hdmi) ou pra ler um cartão de memória.

    Enfim.

    Só uma dica: pra quem está pensando em comprar um Xoom, compre a versão americana, pois recebe as atualizações diretamente do Google. Eu mesmo já estou na versão 3.2.

    Escrevi demais!

  5. O Android continua não sendo interessante, nem para pequenos desenvolvedores e nem para o grandes.

    EA, Gameloft e outras empresas de games NUNCA publicaram um demonstrativo de lucros do Android Market.

    E já vi várias empresas (Epic Games era uma delas) reclamando do sistema do Google (falo do modelo de negócios, não do Android).

    O Android é muito bom, mas vai continuar na sombra do iOS no quesito Gaming por muito tempo se não resolver essa questão de lucratividade dos jogos. Afinal as empresas não estão aí para investir milhões e simplesmente dar o jogo de graça pra galera.

  6. Concordo com o Dario.
    Com relação a pirataria de produtos é nítido um maior combate da Apple do que da Google para coibir este tipo de “delito”.

    Para instalar um software pirata no Android não precisa fazer nada, basta dar duplo clique em um pacote APK e pronto. No IOS é necessário Jailbreak, o que não é tarefa muito simples para usuários normais.

    Continuo a achar que o Android dispõe de recursos que a Apple poderia aplicar, mas não sabemos o motivo destes impeditivos. Garantir integridade do conjunto, coibir pirataria, mitigar mais um ponto de falha etc.

    Ninguém nunca vai conseguir me convencer do contrário que o ecossistema de software do IOS é muito maior em qualidade que a Market. Se for entrar no mérito de Tablets o abismo é maior ainda.

  7. @Dario (mobilegamer.com.br),
    Só complementando o que vc falou, a Epic Games nem cogita lançar o super sucesso Infinity Blade em Android por causa da fragmentação e do modelo de negócio do Android Market.

  8. Liberdade x segurança
    Isso se reflete em várias esferas da sociedade, não só em tecnologia. Se vc impõe barreias e dificulta, muita gente vai xingar reclamar dizer q é autoritarismo etc, se vc deixa aberto, livre apostando no bom senso e honestidade do cidadão, vc tem o caos, pq é um cenário utópico.
    O Windows para computadores com certeza é o mais pirateado com maior número de software piratas e nem por isso deixou de ganhar espaço, mas são histórias e épocas diferentes. Talvez o android presente em vários hardwares diferentes (como o Windows nos computadores) consiga ser o SO mais popular e ai não tem como desenvolvedores deixarem de lado, talvez mudem o modelo de negócio, fazendo a venda no própio site ou dificultando de alguma maneira. Digo dificultando pq nada é impossivel de piratear mesmo na Apple, o meu iPad tem jailbreak, fiz na noite q eu peguei e nunca havia escutado falar em jailbreak, nunca havia possuído nada da Apple e me considero um usuário comum, basta entrar no Google e digitar Jailbreak e voilà!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.