Android, iOS (iPhone) e Symbian: As diferenças de cada sistema justificam a escolha?

Durante um longo período eu utilizei os sistemas operacionais Android, iOS do iPhone e Symbian da Nokia, e todos os meses recebo aparelhos celulares da Nokia e de vários fabricantes co Android e uso um iPhone 4, e sinceramente nunca fiquei na mão com nenhum destes modelos.

O smartphone é basicamente uma ferramenta de comunicação, mas desde os tempos do Nokia N95 faz parte do pacote básico uma boa câmera, WiFi, Bluetooth, GPS, além do acesso aos emails e redes sociais. A maior parte das pessoas usam um pacote básico de aplicativos que incluem email, Twitter, Facebook, Foursquare, um leitor de feed RSS, alguns comunicadores como o Fring, Nimbuzz, Skype, WhatsApp, PingChat, Viber, um navegador para usar de forma ocasional na internet, um aplicativo para brincar e compartilhar fotos, além de alguns poucos games casuais simples para alguns poucos momentos em filas e afins.

Quem conhece bem os sistemas operacionais de celulares sabe que salvo raras exceções como o Instagram para as fotos no iOS do iPhone e o Viber que atualmente só está presente no Android e no iOS, existem praticamente as mesmas alternativas de aplicativos em todas as plataformas, o que nos leva para a pergunta, será que as diferenças de cada sistema realmente justificam a escolha?

Acredito que no final das contas o que acaba pesando na escolha é a confiança no fabricante baseada em experiências anteriores ou alguns pequenos detalhes como o aplicativo Instagram no iOS do iPhone, a bela câmera com flash “de verdade” do Nokia N8 ou a integração com o Google e a bela tela do Xperia Arc, mas seja qual for o modelo escolhido, o usuário conseguirá fazer as mesmas tarefas sem enfrentar nenhum problema!

44 comentários em “Android, iOS (iPhone) e Symbian: As diferenças de cada sistema justificam a escolha?

  1. Eu particularmente acho que é uma questão de qualidade e de diferentes tecnologias utilizadas em cada modelo de aparelho. No caso dos sistemas, acho que o que pesa mais na escolha é a facilidade de uso e também layout, afinal abrir um twitter em um Symbian não é a mesma coisa de abrir em um iOS por exemplo. Ver uma foto em um Symbian é diferente de ver uma foto em uma tela do Xperia Arc. A evolução dos sistemas a favor do usuário conta muito. Digo isso porque o Symbian ficou mesmo pra trás.

    E o mercado também tende ao que faz mais sucesso. Os desenvolvedores tendem àquela tecnologia que é a do momento. Foi assim com o Symbian, é agora com o Android e iOS.

  2. O symbian não tem Instagram… mais tem o MOLOME muito bom por sinal e tem pra android tbm.

    Junto com a camera que acho a melhor de todas até o momento.

    Nenhum celular fininho vai ter camera tão boa.

    Os IPhone e Galaxy S da vida só fazem uma coisa deixar cores mais vivas por default. Coisa que eu não gosto muito. Mais dizem por ai que tira foto melhor que o N8 por esse motivo. O software faz tratamento para deixar cores mais vivas(muito mais vivas que o natural).

    Agora o IOS tem um ponto que o symbian não vai chegar ao meu ver(acho que dificil até o android conseguir)… é a questão de jogos.

    Por isso tenho um IPOD Touch em casa.

    Mais como muitos dizem por ai… Todos eles são otimos aparelhos. Quem duvida do que um Galaxy pode fazer com seu processador parrudo. Ou o que o IOS tem de qualidade em facilidade de uso e seus jogos.

    Mais ainda vou de symbian… e pelo que andei vendo o Nokia 801 vai ser finalmente o sucessor do N8 que tenho… Com dual core e o belissimo symbian Belle.

  3. Falando puramente em SO, é possível que muita gente faça suas escolhas baseadas apenas nos fabricantes e em aquilo que elas já conhecem. Porém os tempos são de mudança.

    Uma vantagem que o iOS tem é que ele é ridiculamente simples em sua interface.

    O Android leva vantagem para o público leigo, por ser “o sistema do Google” e por vir instalado em um sem número de aparelhos.

    Agora, quem está em franca desvantagem é a Nokia. Mesmo em países emergentes as pessoas estão preferindo experimentar algo novo ao invés de continuar nos symbian. E quem está comprando symbian praticamente esta usando como dumdphone.

  4. Aeeee! Finalmente alguém imparcial. Infelizmente muita gente acha que os aplicativos de Symbian só podem ser encontrados na loja oficial (Ovi Store), tendo a impressão de que tem pouca coisa. Mas fora da loja tem muito mais aplicativos, inclusive muitos gratuitos, sem qualquer tipo de censura (tanto no sentido pornográfico quanto no sentido de liberdade de expressão). No iOS é tudo praticamente na loja oficial. É mais seguro e mais prático, mas também limitado pela Apple. Já o Android tem um pouco dos dois, mas devido à alta popularidade, encontramos cada vez mais vírus. Acredito, portanto, que o Symbian e Android sejam para usuários mais avançados caso queiram tarefas/aplicativos mais específicas. Mas também se for apenas para tarefas básicas, são super simples. Já o iPhone consegue ser fácil em quase tudo, porém não tem toda a flexibilidade e customização dos anteriores. Nenhum deles é ruim. São os 3 melhores do mercado ainda. Assim como fazemos com um carro, por exemplo, o usuário deve conhecer melhor sobre si mesmo e quais suas intenções. Assim poderá escolher o melhor para SI MESMO.
    Parabéns pelo texto.

  5. Legal seu posicionamento, desde que mudou o foco do blog está ficando mais interessante pelo seu posicionamento bem aberto.

    Acredito que 90% do tempo que passamos com um smartphone é para isso mesmo, os mesmos 5 aplicativos de todo santo dia…

    Mas acho que o público em geral gosta de se apaixonar pelos 10% de particularidade que na verdade nem conta mto.. Eu gosto muito da estabilidade geral do iOS e padronização das interfaces, acho superior ao Android e Symbian. E não abro mão de forma alguma do flash do N8, embora use-o só 1 vez por mes em festas ou viagens (aí uso bastante)… Agora isso para mim são pré requisitos funcionais.

    Porém acho que quando vamos comprar um aparelho novo ou ficamos namorado ele, realmente são as características estéticas e outros detalhezinhos bobos que soam mais alto… grande defeito do consumidor de comprar uma ferramenta com olhos de quem compra um video-game.

  6. Bem Pensado, meu primeiro Smart foi um N95 8GB, o meu segundo um iPhone 4, posso te dizer que consigo fazer absolutamente tudo que tenho necessidade (Trabalho com T.I) tanto em um quanto em outro, porém no iPhone eu gasto menos tempo, tenho mais praticidade, maior controle e as vezes até me divirto, mas já usei a internet num N900 e sinto a mesma coisa em uma comparação entre ele e o safari, sendo que nessa o safari leva a pior, acho que é como o Rodrigo disse o que nos leva a cada escolha é a confiança e boas experiências com alguns fabricantes, Abraços!

  7. É certo que todos esses equipamentos são muito bons, haja vista a suas posições nas mais diversas pesquisas de mercado, porém uma coisa que não me anima a ter um iPhone é o fato dele não permitir conexão bluetooth com outros equipamentos e ter a obrigatoriedade de um cabo para se conectar ao pc.
    Hoje utilizo um N8, quando volto da rua, o tempo que eu levo para atravesar a garagem de casa e a sala para chegar ao pc é mais que suficiente para o aparelho se conectar ao micro e copiar todos os novos arquivos, fotos, vídeos, sms e sincronizar a agenda, para mim isso não tem preço, aliás não preciso se quer pensar no pc, se ele estiver ligado todo o conteúdo do meu cel é sincronizado automaticamente via bt.
    Ainda sou apaixonado pelo fabuloso N95, tenho um impecável e não pretendo me desfazer dele.

  8. Bem, aproveitando o espaço, se o Rodrigostoledo me permite, nunca utilizei um iphone efetivamente, e com todos os usuário que comentei essa questão da conexão bt, nenhum descordou de mim ou me apresentou uma solução parecida para o iPhone. Se alguém puder me atualizar quanto a isso eu agradeço.

  9. Cara compra um MACBOOK…. vc será muito feliz com a dupla IPHONE e MACBOOK….

    O IPHONE é assim mesmo. se vc quer usar bluetooth tem que ser com um outro dispositivo APPLE.

    Tenho um N8… mais com certeza se eu tivesse um IPHONE iria ter tbm um MACBOOK ou IPC sei la qual o nome do PC de mesa da apple.

  10. O que gosto muito no Android que não tinha no iPhone são os widgets e a integração nativa do Android, ex.: Cada aplicativo que você instala no sistema utiliza as integrações padrões do Android. Por exemlpo, quando você entra na galeria de fotos e clica em compartilhar aparece lá os aplicativos que você instalou, Facebook, Twitter, Orkut, Picasa e por ai vai. Isso geralmente com qualquer aplicativo, se você entra no Facebook e clica em compartilhar e tem o Twitter instalado, aparece lá o Twitter na lista para você enviar o que postou ou leu no Facebook para o Twitter, isso é sensacional.

    Os contatos são outro exemplo, todo programa que você instala adiciona e une os contatos aos existentes, por exemplo, você instala o Linkedin, Facebook e Twitter, quando você vai nos contatos, aquela pessoa que você tem no celular e nas outras redes sociais estará com foto, última mensagem no twitter, fotos do Facebook, informações de aniversário, emails adicionais e por ai vai, isso é muito legal, você instalar um mensageiro e o email que corresponde ao usado no mensageiro aparece no contato, você clica e já abre a tela do mensageiro que você instalou para bater papo com o seu amigo, tipo quando você quer enviar um SMS, IM+ (MSN, Facebook e outros), Google Talk, tudo possuem integração, isso é animal…

    Outro recurso imbatível que o iOS agora copiou é a barra de status, onde tudo que está acontecendo no sistema é mostrado ali e você pode clicar como atalho, cancelar, limpar e por ai vai, muito bom.

    Mais um recurso imbatível que o iOS copiou na próxima versão é a integração com as núvens, tudo fica salvo nos servidores do Google e de graça, seus contatos, calendário, fotos, documentos, isso é perfeito, da última vez que troquei o telefone fiquei assustado, simplesmente limpei o telefone, entreguei para quem vendi e peguei meu chip e coloquei no novo, coloquei minha conta do Google e o aparelho voltou com todas as informações como se fosse o anterior, só tive o trabalho de colocar um login e senha, isso é perfeito…

    Bem, esse é apenas um resumo das funcionalidades que admiro no Android

  11. Não se foi coincidência, mas depois do update pro Anna a bateria do meu N8 tá durando bem menos. Eu acho o N8 ótimo no Maps e na câmera e o iOS mais prático pra quem não quer perder muito tempo com configurações, fora a imensa quantidade de aplicativos e a interface mais fluida. Teve um update pro E72 que apareceu quando fui instalar o Anna no N8 e agora tô achando que a bateria do E72 também tá durando bem menos e o celular tá esquentando. Esse ponto da bateria pra mim é crítico, por isso acho que vou migrar pro iPhone 5 quando sair, baseado na experiência do iPad 2. Sobre o iOS não sincronizar por bluetooth, pelo que li vai ter via wifi no iOS 5 que tá pra sair. Vejam esse vídeo que faz um resumo do que vem no iOS 5: http://www.youtube.com/watch?v=mmRmXd0NmPE&feature=player_embedded#!

  12. Acho que essa questão do iOS ser pra usuário menos avançado também é mito. Eu trabalho na área de TI e uso diariamente servidores Linux e FreeBSD entre outras ferramentas de gerenciamento e programação. Agora só comparando a configuração que tive que fazer pra usar 2 contas de voip no N8, perdi um tempão. No iPad comprei o Bria e em 2 minutos estava funcionando perfeitamente e usando os contatos nativos do iPad, que foram sincronizados com o Google Contacts também de forma bem simples. Acho que o iOS me dá mais tempo pra outras coisas. A Nokia devia pensar nisso também. Agora o que mais me impressiona no iPad é que deixo o Bria e o Skype abertos direto (24 horas) e isso parece não afetar em nada o consumo da bateria. Se eu deixar o Skype aberto no N8 ou E72 a bateria não chega no final do dia. Ah, sobre o Android não sei dizer nada porque não tenho. 🙂

  13. É gosto mesmo, não adianta………aqui no trabalho vivemos discutindo sobre iOS, Android e Symbian (agora o Belle no meu N8) e todos se acham com razão….cada um puxa pro seu lado……

    Pra mim, o meu é superior, faço tudo nele sem ficar devendo nada aos outros….

  14. @Fabiano Santiago
    O único problema nessa integração toda é que os dados de seus Contatos, querendo ou Não, vão ficar registrados nos servidores do Facebook, Twitter, etc… …e tem muita gente que tem pavor destas redes sociais justamente por não querer os seus dados expostos, tais como fotos, telefones, endereços,…

  15. O Symbian pode ser atrasado, bla bla bla, mas não há celular com a mesma qualidade construtiva que um Nokia. Não estou considerando o SO nesta análise, estou apenas aproveitando o gancho do Rodrigo para a questão da confiança no fabricante.
    Alguns falam que o N8 é um bom celular-phone e só isso, mas isso não é verdade absoluta. O N8 é um ótimo celular (recepção/bateria), uma excelente camera (filma HD e fotografa em 12 mpx com flash real Xenon e lentes Zeiss), excelente player de música (navegador fácil e responsivo, com qualidade de som impecável, transmissor FM), excelente quebra galho nas viagens com USB on the go, podendo usar teclado e mouse comum do PC diretamente no celular, excelente player de video (toca todos – eu disse todos- os formatos encontrados na web de forma nativa, sem instalar um software adicional, e exibindo a legenda, sem lags, com saída HDMI e conexão sem fio com dispositivos compativeis – TVs, video games e bluray players), conexão Wi-Fi, bla bla bla. O navegador internet é ruim, a interface do SO também, mas o SO é bom, gerencia a memoria com muita expertise, permitindo multi-tarefa com fácil alternancia entre os aplicativos. A questão do navegador e da interface da OS em breve estará resolvida com o Symbian Belle. Voltando ao assunto principal, eu escolho pela marca e não pelo OS. Estou só esperando chegar o N9, quando então passarei o N8 para minha esposa. Nada contra os demais, mas todos estão ai cumprindo bem seus papéis.

  16. Gosto é gosto, se discute mas se respeita. Usei android muito tempo, e até curto o sistema. Hoje uso um Nokia E7 com Symbian Anna e estou mais satisfeito que quando usava android. Acho a câmera do E7 melhor que as dos Milestones e Galaxy S, prefiro o Nokia Maps ao Google Maps, adoro a agenda do Symbian, a app Social dele, enfim. Para mim o E7 é muito melhor que qualquer android. Sobre o iOS, já testei e não curti aquele negócio de ter que ficar apertando o botão para voltar e quase não ter como configurar o aparelho.

    Além do que, adoro meu E7 de alumínio, não parece uma celular xing-ling de plástico como muitos “tops” .

  17. Ah, eu queria só registrar uma observação. Tem muita gente confundindo Symbian com Symbian^3. São bem diferentes. Quem não notou isso, deveria checar antes de comparar N95 ou N78 com IPhone, sem desmerecer os velhinhos da Nokia.
    Symbian^3 NÃO é a mesma coisa que o Symbian S60 5th edition (N97, 5800, 5530) também. Acho que confundem isso também. Abraço a todos.

  18. @J3ff,

    Acho que você está confundindo, o que ele trás é só o que as pessoas colocam nas redes sociais. O que tenho local, fica na minha conta no google, não é aberto, só eu tenho acesso e preciso de login e senha para acessar via Web ou pelo telefone (sincronização)…

    Telefone, endereços etc ficam no Google Contacts, quem conhece sabe que é seguro e a integração dos contatos da rede com esses contatos é feita apenas no telefone, os dados dessas pessoas das redes sociais não vão para os servidores do google ou para o Contacts…

    É animal o negócio…

  19. Legal essas discuções, a gente percebe cada vez mais que precisamos ter no mercado essa variedade de produtos, porque a população é variada, o que serve para um não serve para o outro.
    A solução proposta pelo Dougs 1985 é de encher os olhos, realmente poderia ser muito feliz com essa dupla, mas infelizmente não atenderia uma das minhas principais necessidades que é a de compartilhamento de arquivos. Não estou aqui dizendo que um sistema é melhor que o outro, estou colocando apenas o meu perfil de usuário. Para o meu rol de contatos (amigos e família) o recurso que ainda é mais comum para compartilhamento de arquivos é o bt, eu uso muito isso, é comum eu enviar links, fotos, músicas, etc para outros pcs, notebooks, celulares. A questão do sincronismo entre meu pc e meu smartphone foi só um exemplo da minha necessidade de cnx bt, mas na verdade ela vai muito além disso.
    O dia que a apple abrir essa comunicação bt, a probabilidade de eu mudar para o ios vai aumentar consideravelmente.

  20. É isso aí Rodrigo.
    Sempre “quebrando as pernas” de alguns fanáticos imbecis aqui do blog que ficam se matando pra provar ou convencer qual é o melhor OS, aparelho, etc…
    abs

  21. Eu ainda gosto muito de Symbian como celular. E não me interessa se está desatualizado, etc. É o meu celular. É o que me agrade e me antende, como disse o amigo aí que tem um E7 e é feliz com ele. Já tive tudo que é tipo de aparelho com tudo que é tipo de sistema e rodei rodei rodei e voltei pro Symbian. Tenho um E51.

    E em termos de cópia de funcionalidades em que falaram aqui que o iPhone copiou a idéia da barra de notificações do Android, vale lembrar que o primórdio dessa idéia vem lá de trás, dos Windows Mobile, ou seja, se tem alguém copiando não é só a Apple. Só que, com o boom da atualidade o povo esquece. Mas eu tive e posso falar do WM com notificação de wifi, chamadas perdidas, mensagens, tudo lá na barra superior. Disso ninguém lembra.

    Não me agrada a sincronização automática dos Android. Eu gosto de ter o controle do que é sincronizado ou não. Nuvem não me atrai, ou seja:

    O melhor celular gente é aquele que melhor atende suas necessidades, seja ele bonito, feio, Symbian, iOS, Android, Bada, MeeGo, com ou sem bluetooth

    Um dos amigos aqui falou bem, todo mundo puxa a sardinha pro seu lado achando que o seu é melhor que o do outro, mas no fundo tá todo mundo satisfeito com o que tem.

  22. @Fabiano Santiago
    Sei que o Negócio é “Animal”, Seguro. Mas estou falando das “outras” pessoas. Que, no caso, Não compartilham da mesma opinião e Não se cadastram nestas redes sociais e ficam alarmadas com tantas informações e fotos que ficam disponíveis na “Rede”. Ao se integrar os Contatos, estes Vão sim fazer parte das Redes Sociais, mesmo Não tendo Cadastro e Perfis Criados pelas mesmas.
    Exemplo:
    “parte” da Mensagem Aplicativo Facebook no iPhone:
    “Se você habilitar este recurso, todos os contatos do seu dispositivo (nome, endereço de e-mail, número de telefone) serão enviados ao Facebook e estarão sujeitos à Política de privacidade do Facebook,… Verifique se seus amigos estão confortáveis com qualquer uso que você fizer das informações deles.

  23. Tem razão Rodrigo,

    acho que essa questão de defesa de sistemas que muitos fazem por ai “pregando” o melhor aparelho ou OS já acabou, é coisa do passado e caiu fora de moda…

    Hj todos os aparelhos de qualquer OS conseguem atender a todos. A unica coisa que vai depender mesmo é a escolha da marca. Já que muitos gostam de Apple, Nokia e muitos Androids.

    As novidades hj são muitas e creio que a cada dia ficará mais dificil de escolher para aqueles que irão escolher a primeira vez seus smartphones.

    Irá depender daquilo que a pessoa mais precisa. Hoje eu tenho um Nokia N8 com Symbian Anna e tenho tudo nele, principalmente sua bela camera. Mas que com toda certeza não é só isso que o Symbian tem de bom.

    Aliás, todos os sistemas estão de parabéns e é bom para todos para as escolhas.

    E digo algo para todos: Não briguem por causa de smartphone ou sistema, não vale a pena. Tenha o seu para o que vc quer e seja feliz.

    Rodrigo, seu post está ótimo, parabéns, pois também sou um blogueiro.

    Abraços!

  24. Pessoalmente, não acho que um SO que evolui igual a uma tartaruga vai conseguir ser perfeito. Falo do iOS, que em sua primeira versão não tinha sequer a tão básica função COPIAR/COLAR!!! Ainda hoje peca em não aceitar transferências de arquivos via Bluetooth de outros aparelhos que não tenham o mesmo SO.
    Já o Android não me permite guardar os aplicativos no meu PC para instalar no smartphone que vou comprar no próximo ano porque o aplicativo da versão 2.2 não e compatível com a 2.3 ou 3.0, um saco.
    Gosto de liberdade, de compartilhar o que tenho de todos os modos, gosto de interatividade e de conectividade, e é isso que me atrai no aparelho. Sou um fã da Symbian, e mesmo enfrentando limitações com a variedade de softwares, ainda não troco meu N8 por nada.

  25. eu usei symbian por muito tempo… pulei pro wm6, gostei… mas não era muito bom pra multimídia…depois fui pro android(ios nunca me agradou) gostei muito do android e tem alguns apps que me prendem a ele, como o grindr… se tivesse esse app pra symbian eu compraria um N8 hoje mesmo

  26. Bem,nunca mexi num iOS,já tive Symbian S60 5 (Nokia 5800) com sua tela resistiva,e que travava com apenas o Opera 10 aberto(ficava me perguntando aonde estava o tal multasking do Symbian),mas que tinha um bom acabamento,o excelente Ovi (agora Nokia) Maps e várias atualizações que visavam basicamente corrigir bugs.Nunca coloquei as mãos num N8,mas só sua tela AMOLED capacitiva faz qualquer 5800 et caterva (5230,5233,5530…) morrer de vergonha!!Uma pena o Symbian^3 ou Anna ou Belle não poder chegar aos Nokias dessa linha,com certeza por falta de hardware.

    Atualmente tenho um Defy 2.2,que de uma forma geral me atende bem melhor,na minha opinião,que meu antigo smartphone,bom OS,loja de aplicativos bem diversificada,porém ainda com alguns lags,as vezes travamentos;um Google Maps ainda inferior ao Nokia Maps,pois seus mapas não são atualizados,câmera inferior mesmo sendo de 5 Mpx contra 3.2 Mpx do 5800;com excelente acabamento devido a sua resistência a choque e a água,mas que já precisou ir para a assistência técnica pois simplesmente brickou do nada,coisa que nunca aconteceu com o 5800.A Motorola peca ao não atualizar esse aparelho pro Gingerbread e em termos de atualização a Apple dá de 10 tanto na Nokia como no Android e seus asseclas,que fica com o troféu limão nesse quesito.

    Enfim,aonde quero chegar…se amanhã tiver que ir pro Iphone 5 ou 6,pegar um Windows Phone ou Symbian Xena ou Zelda,ou mesmo ficar com algum Android 2.4.0 ponto sei lá o que,vai depender do meu gosto,de suas referências positivas e do que tiver no meu bolso.Mas com todos os problemas existentes nos diversos aparelhos e SOs,não dá mais pra voltar pra um celular convencional…

    Bom artigo Rodrigo,abraço a todos.

  27. Bom, é isso. Acho que está claro que o sistema ideal é o que melhor atende nossas necessidades e que nenhum deles é perfeito. Por isso eu uso vários deles sem o menor problema, assim como uso Windows, Linux e FreeBSD dependendo da necessidade. 🙂

  28. Olha só, sou usuário do IOS há algum meses e posso afirmar que é um excelente OS, acho que cada sistema tem sua peculiaridade, o symbian para um nokia é combinação perfeita, assim como o IOS para o iPhone, não consigo enxergar um nokia com um ANDRIOD, acho que a Nokia está em um bom caminho, porém o symbian está predestinado a morrer e a Nokia sempre será a Nokia, ela não deveria abandonar o symbian.

  29. Está boa a discução, argumentos respeitando a diversidade… Eu já tive muitos aparelhos, gosto de tecnologia e sempre que possivel faço rolo com os aparelhos que eu quero, as vezes fico uma semana com o aparelho as vezes meses… já tive lançamentos da época como motorola Giramoto, Nokia e62,N-gage, Motorola a1200 … só de Iphones já tive uns 5 entre 2g e 3g… para terem uma ideia meu primeiro iphone era de 4gb… rsrs faz tempooo… Gosto do Symbiam mas nunca me prendi a ele, já testei todos os sistemas, hoje tenho um Milestone que peguei nem a uma semana, instalei o android 2.2.1 shadon-br, vários programas, jogos mas estarei trocando ele por um nokia n8 amanhã, estou querendo esperimentar o Symbiam Belle que parece ser bem resolvido, e faz a sua lição de casa… será que os outros sistemas como o Android 2.3 e o ultimo IOS rodaria tão bem em um processador de 680mhz? (o mesmo do n8) a verdade é uma só… gosto não se discute.
    Abraço a todos e parabéns pelo blog.

  30. boa materia rodrigo, bom eu tive um n95 usei muito um xperia e um quench assim q lançou mais nao teve jeito voltei pro symbian hj estou com um n8 q por sinal provei um ios e alguns androids e acabei optando por ele, pelas experiencias q tive tudo q eu fazia nos dois androids e no ios eu faço sem maiores problemas no n8, a unica coisa q nao me agradou no n8 é a dificuldade de assistir video no youtube mais acho q isso sera resolvio com a atualização anna q esta pra chegar agora falar de conexao bt, gps nokia maps, camera e multimidia pra mim ainda não tem melhor n8 sem duvida

    essa é minha opiniao flwww

  31. Para mim faz diferença o GPS com mapas gratuitos do mundo inteiro do Nokia , sem precisar de internet é só ligar e se encontrar!

  32. Ja tive 2 androids e 1 iphone, sem contar o velho e bom N95 clássico (que ainda tenho até hj, no momento está emprestado para meu pai), todos são bons sistemas com seus prós e contras, android a integração que tem com os contatos é realmente impressionante, bem legal, porém fico fora o dia todo, e uso bastante o cel. e bateria pra mim é primordial, então acabei abandonando.. mas realmente gosto muito desse sistema, os iphones da vida junto com os aparelhos da NOKIA são muito bem construídos, belos aparelhos, com muitos aplicativos uteis e com uma interface bacana, bonita e simples, mas o gadget é bem fechado pela cortina de ferro que a Apple impõe a seus produtos, e apesar de ser um belo aparelho, eu tive a impressão de ser um pouco frágil, talvez para meu uso, que to o tempo todo utilizando o cel, a impressão que dá, é que se eu acidentalmente derrubar ele, ou mesmo sentar em cima do aparelho o vidro vai quebrar, pode ser que eu esteja errado, mas não quis correr o risco e acabei vendendo. pesquisei, pesquisei muito, e acabei comprando um Nokia N8, pelo conjunto de recursos (câmera/GPS/Transmissor,etc), construção em metal, preço, e vida útil da bateria, é o que melhor me atende no momento. Para mim o único ponto fraco, é a interface do symbian, mas isso mudaram totalmente com a versão Belle. Acho que é isso.
    Abraço a todos.

  33. Tenho um N8 e não tenho do que reclamar. Parece que a moda é jogar pedra na Nokia por causa do Symbian. E a Geni de 2011….mas e assim mesmo…os cães ladram e a caravana passa.

  34. Parabéns pela postagem! Há tempos não via algo tão imparcial! Sou FÃ DE CARTEIRINHA da NOKIA, mas, realmente, o que importa não é o sistema e sim o que o celular tem para oferecer ao usuário. A maioria das pessoas nem sabe que há sistemas diferentes e acaba escolhendo o aparelho pela beleza, utilidade, etc.
    Grande abraço…
    Ah, propósito, tenho um PHODENHOUSE NOKIA N8… 😛 SHOW!

  35. @J3ff,

    Continuo achando que você está equivocado, no Android não tem essa mensagem ai e não tem nada haver com enviar dados, vou te explicar exatamente como funciona.

    1. Tenho você na minha agenda do telefone:

    Jefferson
    Celular (11) 1111-111
    jeff@equivocado.com

    Até ai tudo bem? Nome comum na agenda, ai instalo o aplicativo do Facebook ai o aplicativo do Facebook te dá a opção de “trazer os seus contatos do Facebook para sua agenda de telefones / emails local (no telefone).

    Ai ele vai trazer as informações que você postou no Facebook, foto, data de aniversário, email, etc…

    Nome: Jefferson
    Dt. Aniversário: 01/01/0001
    jeff@equivocado.com
    [FOTO_DE_JEFFERSON]
    etc

    Se instalo o Twitter, Linkedin, a mesma coisa, traz os contatos online para agenda do telefone local.

    BOM, finalizado isso…

    Quando entro na agenda, no contato Jefferson estará todas as informações de todas as redes juntas, tipo:

    Jefferson
    Celular (11) 1111-111
    jeff@equivocado.com
    Dt. Aniversário: 01/01/0001
    twitter: jeff_equivocado
    [FOTO_DE_JEFFERSON]

    Ai tem as integrações, por exemplo, se esse email: “jeff@equivocado.com” for o mesmo do MSN, você clica nele já abre a janela do MSN.

    Mostra a última mensagem “que o JEFF” ai postou no Twitter, mostra as fotos que ele postou no Facebook em sua galeria…

    Ou seja, não está enviando nada para lugar nenhum, está trazendo o que a pessoa decidiu compartilhar por conta própria quando entrou em uma rede social.

    Acho que você está confundindo com o iPhone, que pode fazer isso ai que você está falando para procurar contatos ou outras coisas do tipo e inclusive no iPhone a agenda de contatos não tem nenhum tipo de integração, acho isso ultrapassado.

    Meus contatos 90% tem foto que ele puxa das redes, muito mais agradável e completo.

    Bem é isso, espero que mude seu email de jeff@equivocado.com para jeff@entendido_e_curti_bagarai.com

    kkkk, abraço amigo!

  36. Ah… só lembrando que os dados ficam no seu aparelho enquanto a conta está configurada e sincronizando…

    Ele não UNE (funde)(faz merge) do contato do facebook com o seu contato do telefone… Ele simplesmente pega dois contatos com mesmo nome, ou mesmo email e agrupa a visualização, só isso, e você pode desagrupar também se não gostar ou se estiver errado.

    É “animal” o negócio, kkk, só quem tem um Android top para entender, um Galaxy S, SII, Atrix, etc… Top porque digo, que são os únicos que são testados e a pessoa curte, pois o cara que está acostumado com um iPhone, vai lá e compra um Galaxy 5 ou um Defy e depois fica reclamando que não é responsivo, que é lento e por ai vai.

    Bem é isso, acho que dei minha colaboração para o tópico!

  37. Fabiano, o android grava em nuvem sim os dados da sua agenda, inclusive as fotos do contato… quando peguei meu primeiro milestone tinha agenda completa com fotos e tudo mais, me desfiz dele e fiquei um tempinho sem pegar aparelho com android… depois de uns 6 meses eu peguei um Tablet galaxy splint USA que não tem entrada para chip gsm nem teve sabe? então fiquei surpreso quando abri a agenda do tablet e vi minha agenda do Celular toda lá com foto e tudo… foi ai que eu fui saber o pq e descobri desse recurso android. A propósito me desculpa mas na minha opnião acho que um OS para ser bom, não precisa ter processador 1Mhz ou dualcore, ou uma ROM acima de 256mb para funcionar direito. Abraço a todos e parabéns ao tópico.

  38. eu não ligo muito pra essas coisas de o.s,seja symbian,android,ios etc.
    Só sei que eu estou feliz com o meu nokia 5530 e eu amo o symbian s60v5!o 5530 tem tudo que eu quero!pra que eu vou querer um galaxy s,n8 ou ate mesmo o iphone 4 se de 100% desses aparelhos eu so vou usar 50%,pra mim o 5530 não é um celular,É O SMARTPHONE!EU FIZ AS MINHAS ESCOLHAS!

  39. Depende de cada um. Eu, por exemplo, acho o sistema da Apple sensacional, e justificaria a compra. Porém existem outros fatores, como durabilidade do aparelho, e no meu caso, a câmera. Faz toda diferença pra mim ter um aparelho com câmera superior, de material reforçado, e com um sistema mais simples do que ter apenas um sistema bonitão.
    p.s.: tenho um N8.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.