A luta para trabalhar bem com um tablet

Como um grande entusiasta de tecnologia e mobilidade, desde o lançamento do primeiro iPad venho lutando para trabalhar com tablets fora de casa testando os mais variados aplicativos e tablets com algum êxito, mas também com muitos problemas. Atualmente uso o iPad 2 e o Galaxy Tab, mas também testei alguns Androids como o Xoom e o Galaxy Tab 10.1, e confesso que apesar das dificuldades eu consegui fazer boa parte do trabalho executado no computador, mas sempre com uma volta um pouco maior e a notável redução da produtividade.

No evento da Ford no Uruguai enfrentei uma agenda extremamente corrida, e como sabia que seria muito difícil usar o notebook pela falta de tempo resolvi levar somente o iPad 2 basicamente para a diversão com games, filmes, livros e revistas, além de alguns poucos trabalhos mais leves. Tudo correu bem e realmente não havia tempo de trabalhar com o notebook, mas durante o evento um amigo que estava com seu computador na bagagem comentou que nunca largava o equipamento para estar sempre pronto para resolver qualquer problema com seus negócios e sites na internet, não importando o tamanho da encrenca.

Apesar de fazer todo o sentido sair de casa sempre com o equipamento necessário para solucionar qualquer problema, é realmente tentador poder levar menos peso somente com o tablet na mochila, mas na hora que o trabalho aperta é muito fácil ficar na mão com um tablet, seja ele um Android ou o iPad.

Em muitas oportunidades eu fiquei na mão com o tablet e não consegui executar tarefas simples que acabaram atrapalhando muito meu dia, sendo que na maior parte destes casos o notebook resolveria o caso com grande facilidade. Nesta semana resolvi sair somente com o tablet em um longo dia de trabalho fora de casa com direito a um evento da HTC / Microsoft, sendo que descobri somente quando estava fora de casa que o aplicativo que eu utilizava para trabalhar no blog ainda não estava 100% compatível com o iOS 5 estava com problemas.

No final das contas acabei trabalhando muito menos do que era necessário, mas desisti definitivamente de usar o tablet para trabalhar. Ainda uso muito o iPad 2 para games, vídeos, livros, revistas e como instrumento musical / bateria eletrônica, mas para o meu trabalho acho arriscado confiar o meu dia em um equipamento que faz praticamente tudo, mas sempre com aplicativos bem mais simples e com bem menos recursos.

Com o notebook resolvo qualquer problema como se estivesse em casa, já com o tablet em boa parte do tempo isso não é possível. Fico sempre com a impressão que usar um tablet para trabalhar é como andar com um carro comum em uma estrada de terra, é possível, mas um 4×4 consegue fazer o mesmo trajeto em um tempo muito menor e de forma mais eficiente e segura.

Agora por questões de segurança e para evitar problemas de produtividade o meu notebook não sai mais da mochila!!

37 comentários em “A luta para trabalhar bem com um tablet

  1. Meu irmão acabou trocando o iPad por macbook air de 11 polegadas justamente para ter um sistema completo sempre à mão durante as saídas na rua ou viajens, já que ele depende disso p/ o trabalho dele e continuou com ótima portabilidade…

    Pena custar caro aqui no Brasil..

  2. Para o trabalho com imagens, tenho curtido mais i iPad 2. Fotografar surf, por exemplo. O MacBook na areia, ainda mais com o fundo de borracha soltando de novo, estava virando um transtorno.

    Com o iPad 2 tenho mais bateria e a delicia de “editar com os dedos” as imagens, usando o Snapseed 2.

    Tudo muito rápido. Em casa, a praticidade da impressora wireless da conta do recado, mas na rua, sinto falta de solução mais adequada para impresões emergênciais.

    Tenho deixado o teclado bluetooth em casa para não comprometer a duração de bateria. Para textos, planilha e aapresentações, a suite com Pages, Keynote e Numbers tem dado conta do recado, apesar da velocidade menor de digitacão (melhora quando coloco o tablet apoiado na mesa e uso as duas mãos). Se o teclado virtual tivesse um layout como o do N8 facilitaria a vida!

    Hoje vou instalar o vLingo e o Dragon Dictation para saber se consigo ganhar em produtividade usando a voz. Vamos ver.

    Abração!

  3. É, realmente o tablet tem suas limitações comparando com o notebook, claro. Hehe.. Mas você já pensou naqueles aplicativos que mexem no seu computador mesmo ele estando em casa? Acesso remoto e tal?;) Utilizei um desses por esses dias.. E foi muito útil! To preparando o post pro blog!^^

  4. O iPad é um excelente produto, mas ainda muito limitado para a maioria das aplicações profissionais.

    Eu, como contador e consultor o uso mais por causa da impressão que causa, mas ele peca, por exemplo, em não poder (de forma fácil) mandar um documento para imprimir.

    Tamtém o iOS não permite muita coisas.

    Enfim, para contornar isto, uso meu MacBook Air de 13 polegadas que é fino, leve e pequeno.

    Até.

  5. Será que teremos a tão sonhada completa união dos dois mundos, entretenimento e produtividade, nos tablets rodando Windows 8 (para usuários de Windows, claro)?!

  6. Usei todos os modelos por uma semana cada e no fim preferi um g70 de 5″… Pro meu uso ficou perfeito casando com um net.

  7. rodrigo, tenho um w500 da acer, tablet com windows 7 e doc teclado e mouse, trabalho com ele traquilamente, acho que a limitação esta no OS. Os programas pra tablet são limitados. sepuder recomendo, tablet com windows, autonomia de 6h. se puder faca um teste.

  8. Rodrigo, pergunta até ingênua: você já tentou os aplicativos VPN gratuitos? Exemplo, usar o tablet, um teamviewer (gratuito para uso não corporativo) e o seu mac em casa? Você teria a mobilidade e o acesso a alguma coisa mais robusta em alguns momentos.
    Digo pergunta ingênua porque de repente você ou outros já usaram e ficou ruim. Eu tenho usado, mas para coisas pontuais, não trabalho com blog, por exemplo.

  9. Rodrigo, o iPad não foi feito para substituir um notebook. Trabalho com desenvolvimento de software basico e nada, do meu trabalho pode ser feito em um iPad. A não ser estudar manuais e documentacoes.
    De qualquer maneira, ja tive uma emergencia em que eu não tinha um notebook às mãos mas tinha um iPad. A solução foi usar o TeamViewer para acessar remotamente um notebook (em meu escritorio) e solucionar um problema urgente de um cliente nos EUA. Fiz a correção, no software remotamente, compilei, gerei a nova versão e enviei, usando o TeamViewer.

  10. Faz que nem eu, que viajo todas as semanas… compra um Macbook Air. Eu comprei o de 13″ e 128GB com o desconto para estudantes e estou mto feliz. Liga/desliga em segundos, é bem fininho como vc já sabe, a velocidade do SSD é inigualável e o desempelho do processador é a par com o Macbook Pro. Uso nele o Lightroom com arquivos RAW sem lags, melhor até que meu desktop.

    Abraços!!!

  11. Caro Rodrigo,
    Não acredito que para sua atividade específica o tablet seja uma boa solução. Já para a área em que atuo (saúde) tem muitas vantagens, pois nesse caso a inserção de conteúdo é mínima e a necessidade maior é de consulta e demonstração. Uso muito para visualizar e modificar fichas de pacientes, visualizar radiografias e exames complementares, explicar patologias e tratamentos e ate como agenda de consultas! Repetindo o mantra que o Rodrigo sempre diz: cada pessoa pode tirar o melhor do equipamento conforme a necessidade.

  12. Gostaria de saber de vcs se para este caso não valeria comprar o tablet Asus Transformer ? Quando quiser um netbook é só encaixar o teclado.

  13. Sei como é Rodrigo

    Estou preparando um post sobre as desvantagens do Tablet (no caso o iPad) no quesito games. desvantagens de design mesmo..rs

  14. Como você acha que ficaria esta relação trabalho/diverção, com tablets rodando o Windows 8. Já que ele será um sistema hibrido. Talet nas horas vagas e um computador portátil (com a interface original do windows) na hora que o trabalho chama?

    Não seria essa a solução deste problema?

  15. Cara, arruma um tablet que tenha um SO mais proximo de um computador, porque o IPad pode ser muito bonito e ótimo para joguinhos mas no final ele é um IPhone grande e com todas as limitações impostas pela Apple…
    Aconselho a você um tablet com Windows ou na pior das hipóteses com Android, no primeiro sem comentários, não é bem um tablet esta mais para um computador com touch… Já o Android na dificuldade você usa até linha de comando se for preciso, não há limitações e não há o que você não resolva… não com a mesma destreza de um computador com certeza melhor que no IPad..

  16. Rodrigo,
    Tem certos ramos de trabalho que é impossível trabalhar com um tablet ou smartphone substituindo o micro, um bombeiro por exemplo, mas há outros tipos de trabalhos que podem sim, porém vc terá que fazer como eu fiz para saber se consegue substituir. Como eu fiz? Simples, não só na rua mas também dentro de casa e no escritório uso exclusivamente o smartphone para tudo: skype, email, acesso ftp, banco, agenda sintonizada com escritório, agenda da tarefas particulares, anotações, textos, planilhas etc
    Depois que vc acostuma dentro do escritório ou home office, fica tranquilo usa-lo na rua.
    Um abraço

  17. Já comentei uma vez, e repito: Acho que os tablets são uma uma fase passageira até que se desenvolva uma forma mais eficiente de armazenamento de energia e hardware que consuma menos energia.
    Vão continuar como tablets mas com capacidade de processamento que comporte um SO “completo”.
    Tablets: vou comprar um quando puder instalar o SO que quiser!

  18. @Marcos Aleixo,
    Fala aí um tablet bom com Windows que eu quero comprar! Vc deve estar de brincadeira, né? Linha comandos dá para rodar em iPad na mesma. Tablet com Android ainda é uma miragem. Vc já usou um tablet com Honeycom? Eu já usei e não chega nem perto do iPad. Com o Ice Cream Sandwich a coisa certamente melhorará, mas ainda ninguém mexeu em um, portanto não sabemos. Eu concordo com quem diz que tablet não é o ideal para grande parte das atividades de trabalho, mas para algumas funciona bem. Vamos parar com babaquices de androiders e iosboys e vamos falar de tecnologia sem fanboyces.

  19. Rodrigo Alencar

    Já eu discordo, é o momento certo para os tablets, talvez não fosse a 10 anos atrás, mas agora (vivemos no futuro) faz muito sentido.

    Neste tempo de internet onipresente e oniciente, ter um tablet faz muito sentido, as pessoas não querem um notebook no colo esquentando sua genitália caso ela tiver no sofã ou na cama, ela quer um tablet, algo fino e leve que não gere o mínimo de carga e esforço.

    Na minha opinião os únicos defeitos desses aparelhos é que eles são CAROS e que suas aplicações ainda são ENGESSADAS demais.

    Seria muito legal um tablet com interface Android, mas na realidade fosse um linux que se comunicasse e documentos facilmente com qualquer pc via bluetooth ou wifi.

    Quem sabe se o pessoal da Ubuntu se juntasse com alguma montadora…

  20. Os sistemas office mobile sao péssimo…. No meu trabalho eu nao faria nada com um tablet…. E só uso excel e PowerPoint…. Desencanei de comprar um tablet depois que lançaram o win8…. Um asus tranformer com win8 e teclado Dock seria perfeito.

  21. Concordo Rodrigo, também tentei fazer a mesma coisa, inclusive usando o Dropbox para sincronizar meus documentos não importando onde estivesse, até um netbook causa uma queda na produtividade me relação ao meu PC principal, o que obtenho algum sucesso para resolver problemas simples como responder um e-mail de um cliente é com meu N8, pois salvei algumas mensagens padrão, só sendo necessário alterar poucos dados para dar retorno ao cliente.
    Mas se é um pouco mais complicado nem os tablets, N8 ou o netbook substituem o PC principal, pensar diferente só me deixa estressado.

  22. Desde o aparecimento dos tablets, que sua função se assemelha a de um netbook… são “quebra-galhos” diários, nunca substituirão o poder e o conforto de um PC ou notebok para o “trabalho pesado”.

    Eu tenho um Iconia A500, antes eu tinha um Galaxy Tab… e desde que comprei o primeiro, para substituir meu netbook, eu sabia que o uso seria limitado, somente para uma necessidade básica durante o dia.

    Sou advogado, e o meu uso do tablet é para verificação de e-mails de trabalho, consultas de processos físicos, acesso a processos virtuais, auxílio em audiências com documentos previamente produzidos. Para a produção de peças (iniciais, defesas, recursos etc.), o tablet é insuficiente e incapaz de oferecer as vantagens de produzí-las de maneira tranquila e eficiente. O ideal é o meu PC (do escritório ou de casa) com tela de 22″, que me dá o conforto, a rapidez e a tranquilidade para prestação de serviço.

    Saibam todos o que quiserem comprar um tablet: serve somente como quebra-galho numa necessidade básica, nunca substituirá o PC ou notebook.

  23. Uso um tablet com Android 2.3 e o acho muito bom. O q faltou foi a versão do Android, q deveria ser 3.1. Programas bons acho que é questão de tempo. O photoshop para Android honeycomb ficou perfeito, e deve vir vários outros apps de ótima qualidade..
    E tablet para trabalho profissional e diversão só mesmo os com Android e até Ios, o windows 8 é somente profissional.
    Com certeza com o Android ICS nos tablets eles devem melhorar bastante….

  24. Para evitar de levar o notebook, deixo ele em casa e acesso remoto caso precise de algma ferramenta q nao tenha no ipad
    []’s

  25. Pena você só ter se dado conta agora. Pra mim, continuarei falando para os teimosos de plantão.

    Tablet é um saco para trabalho. Serve apenas para consumir mídia e ACABOU. Quem insiste, acaba pagando o pato como você.

    {}!

  26. Acho muito interessante quando as pessoas tornam o micro (sua experiência) em macro (o que todo mundo deveria fazer)! Há quem consiga trabalhar só com o smartphone (vendedores, agentes imobiliários,etc.), há aqueles que um tablet pode ser mais produtivo que este e mais prático que um noetbook (área médica, alimentar, fotografia, etc.) e finalmente existem os que somente em um equipamento potente pode servi-los (criação de conteúdo, edição de imagens, consultoria, etc.). Então por que alguns insistem em fazer da sua experiência a regra geral? Se para vc um tablet não é suficiente para trabalhar, beleza! Mas isso não quer dizer que seja assim para outros. Em um mundo tão diverso ainda há quem queira rotular e generalizar.

  27. Resumindo!!
    Não se tem o mesmo conforto q se tem com o tablet ..
    É péssimo colocar o Notebook no colo, ou em qualquer lugar q não seja adequado..
    É ótimo segurar um tablet como se fosse um livro.
    Creio eu q 70% ou mais das pessoas que compram um Notebook usam somente a Internet, ou seja, redes sociais e até para estudar. Assim não Sendo necessário apps iguais do Pc. Mas acho q até neste caso as coisas podem mudar. Acredito q os apps vão melhorar muito, para os tablets com Honeycomb. Hoje em dia eles são potentes e ainda virão os quad core. Será só melhorias e eu acredito q os tablets irão substituir os Notebooks…

  28. Acredito que um tablet se tornará realmente produtivo como é o PC, quando incorporarem o Windows, mas ainda assim deixará a desejar na digitação. Alguns dispositivos móveis já melhoraram muito no quesito digitar, instalei no meu N8 um editor swype que, não tenho dúvidas melhora em 20 a 30% a velocidade da digitação, sem contar no redução do desconforto e no nível de concentração para digitar. Faço muita coisa no N8 que nem pensaria em fazer se não tivesse o swype.

  29. Não acredito em substituição, disseram isso em relação aos cinemas quando saiu o vídeo cassete e o DVD Player. Inversamente do que era profetizado o cinema, inovou com salas melhores, som melhor imagem melhor, 3D e esta mais forte do que nunca. Penso que o próprio tablet é uma evolução do PC e que existem atividades em que o tablet será mais usado que o PC. Tenho um amigo que trabalha com edição para a TV e da mesma forma ele e equipe só usam desktops pois diz que um notebook com configuração idêntica ao desktop têm desempenho inferior.

  30. Me desculpe, mas pagar mais de dois mil reais num IPAD2 para games, vídeos, livros, revistas e como instrumento musical é jogar um mês de trabalho no lixo. Minha opnião.

  31. ENTENDO QUE OS TABLETS PRECISAM SIM EVOLUIR PARA SOLUÇÕES DE TRABALHO. UM SISTEMA HÍBRIDO SERIA O IDEAL, DIVERSÃO E TRABALHO É NECESSIDADE BÁSICA DE VIDA E TÉCNOLOGIA.

  32. Faço faculdade e todas as minhas anotações são feitas em um Macbook Pro. O equipamento é excelente e atende perfeitamente ás minhas necessidades.

    Acontece que resolvi experimentar e, na onda do consumismo pró-Apple, comprei um Ipad 2.

    Confesso que tinha a vã ilusão de que ele poderia substituir o MacPro.

    No meu caso, percebi que era impossível.

    O volume de textos a serem digitados torna extremamente penoso o uso do Ipad. E com textos grandes, a formatação acaba sendo mais complicada, assim como a organização e atualização dos arquivos a cada aula.

    Também, no alternar de telas, ao consultar arquivos de leitura, sites e editor de texto, o tablet também não foi lá essas coisas.

    Percebi que o perfil de uso do tablet é outro.

    Alguém aqui no site falou sobre “consumir conteúdo” e concordo plenamente. Nisso, o Ipad é um monstro !!!.

    Nem acesso mais o meu desktop em casa. Ver notícias, acessar emails, ler livros e revistas, só no Ipad.

    Ideal prá isso…. Ainda por cima, como leitor de e-books, me poupou o desconforto de carregar vários livros nas costas.

    Fica a dica…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.