Nokia N8: Algumas impressões sobre o aparelho após muito tempo…

Ontem durante o evento da Nokia pude encontrar muitos amigos editores de blogs e jornalistas, e conversamos um bom tempo sobre o mercado de celulares e smartphones com algumas conclusões interessantes.

Nesta conversa havia um iPhone 4, um Galaxy S2, um Nokia N8 e um N9, e ao compararmos todos estes modelos pude concluir mais uma vez algo que sempre comento aqui no blog, hoje a diferença entre os aparelhos é mínima e a maior parte dos usuários realiza as mesmas operações em seus celulares na maior parte do tempo.

Todos os modelos mencionados no parágrafo anterior, com uma diferença mínima inferior a um segundo ou com 1 ou 2 cliques a mais realizou as mesmas tarefas, com algumas pequenas vantagens para cada aparelho como o aplicativo Instagram no iPhone, a excelente câmera e bela construção em alumínio no N8, o design do N9, a integração com os serviços do Google e customização da home do Galaxy S2.

Ao rever o Nokia N8 posso dizer que fiquei com uma ótima impressão do aparelho, que mesmo após um bom tempo de seu lançamento continua recebendo atualizações de seu sistema operacional, o que costuma ser um grande problema para os usuários dos aparelhos com Android, e ainda possui aplicativos com excelente nível como o Gravity para Twitter e Facebook.

No final das contas, mesmo com as especificações teoricamente inferiores aos seus concorrentes, o N8 ainda apresenta um belo desempenho com sua câmera com flash xenon superior aos concorrentes e ainda conta com praticamente todos os aplicativos mais usados no iOS e Android.

Pelo visto, apesar da forte concorrência, o Symbian ainda tem muita lenha para queimar!!

 

24 comentários em “Nokia N8: Algumas impressões sobre o aparelho após muito tempo…

  1. Tirando o sistema bom que é do N9, tem que falar do Design mesmo né pois sequer oferece uma Câmera, Transmissor de FM e nem USB OTG, esqueça isso!
    Não sei porquê a Nokia lançou o N9!

    O mais engraçado é que o N8 com 680mhz (não é cortex nem Dual Core, Quad Core….) consegue fazer as mesmas tarefas com diferença mínima e ainda a bateria durando mais.

    Será que tem precisão mesmo sair do N8 pro N9 ou Galaxy S2 só por causa de Processador??

    Reflitam!

  2. Outra coisa que esqueci de comentar, porquê a Nokia fica demorando tanto pra lançar o Sucessor do N8?

    Relança ele com uma Câmera de 14MP e 1080p, 512MB de RAM com NFC e já basta!!
    Tela maior que 4.0″ já começa a ser ridículo, quem ver não vai saber se é Smartphone ou Tablet.

    Mas enfim, de aplicativos o Symbian já está muito bem servido também!

  3. o N8 é mesmo excelente para o cliente médio que não está nem aí pra jogos e aplicativos mais elaborados.

    Pretendo comprar um para recordação quando o Symbian^3 morrer (Já tenho N-Gage e N95)

  4. Também penso o mesmo, não só em relação ao N9, mas em relação aos concorrentes também. Quem tem um Galaxy S, Xperia X10, Milestone 2, Derf ou mesmo iPhone 3GS realmente precisa trocar de telefone agora ou só o faz para ficar na moda?

    Por que tanta gente ainda tem o N8? Porque a Nokia ainda não lançou um sucessor no mercado. Por que tanta gente troca de iPhone e Android Top? Pra ficar em dia com os novos lançamentos! Tenho um Galaxy S e agora quero o Galaxy S2, tenho um Xperia X10 e quero um Xperia Arc, tenho um Derf e agora quero um Atrix, quem tem o Atrix quer o RARZ e por ai vai.

  5. Bem o N8 realmente é um otima aparelho. Não vejo motivos para torar um por outro celular pelo menos até o momento. A não ser que uma tela grande faça diferença. Pois tbm acho meio complicado usar um celular com tela muito grande com apenas uma mão.

    Meu N8 ja foi roubado e perdido. Estou no terceiro e toda vez que comprei outro eu pesquisei. Nenhum oferece tudo que ele tem pelo mesmo preço ou menos. Não sei onde o pessoal ve aplicativos para ele mais onde eu vejo tem muita coisa. Não sinto falta de nenhum app. Agora jogo realmente soh deve ter uns 30 jogos HD nele. Pouca coisa mesmo.

  6. E mesmo assim, depois de roubarem… vc perder, vc ainda insistiu nesse aparelho ? vc nao viu q foi DEUS dizendo pra vc que o aparelho é RUIM.. Troca por um ANDROID !!

  7. DOUGS1985, Faça exatamente como JOSÉ PEDRO disse: Compra um android que eu garanto que nenhum ladrão vai mais te importunar. 😉
    Brincadeiras à parte, na maioria dos meus comentários sempre reforço que ainda uso um N82 e só largo ele quando realmente encontrar um substituto à altura, que pode ser um N8 ou seu sucessor. Aguardo 2012 para ver novas opções, e se os aparelhos mais antigos baixam de preço. Enquanto isso, não adianta um celular de “dez núcleos” ultra-full-4D para alguém que utiliza mais as funções de gps offline, fotos e consultas esporádicas à internet, além de telefonar, é claro, e para isso ainda tenho como segundo aparelho um x1-01, que além de dois chips, ainda serve como “lanterninha” e music player.

  8. Pra mim no N8 só presta a câmera. Por isso troquei o meu por um iPhone4.
    Já tive um a até gostava do aparelho mas com o iPhone eu gasto menos tempo pra fazer as coisas.
    Não estou falando mal do sistema, mas eu acho ele lento comparado com o iPhone.
    Logico tudo que se faz com o N8 (exceto fotos belas) se faz com o iPhone e vice versa.
    Mas pra mim eu vou de iPhone.

  9. Gabriel, vi esta noticia e acho que é bastante preocupante. Muita gente acha normal aparelhos que espional seu dono. Eu acho algo absurdo. Espero que este assunto seja esclarecido.

  10. Tudo depende realmente da necessidade, tive um N95 por anos a fio (na verdade ainda tenho, está firme e forte com meu pai), comprei um N8 depois de pesquisar muuuuito, falo com propriedade, para mim ele atende como nenhum outro atenderia, e isso ainda hoje, mais de um ano depois de pegar o aparelho, a camera, o GPS off-line, USB-OTG, saída HDMI, saída para TV tubão, e transmissor FM fazem toda diferença, pra jogos em cel. só mesmo puzzles e joguinhos parados como angry birds, e esse tipo tem toneladas pra se baixar, tanto gratuitos como 0800, para games mais complexos PS3 e PC, É como um slogan da própria NOKIA diz, não é a tecnologia que importa, e sim o que você faz com ela!, se 680MHZ com 256 de ram fazem tudo isso por mim, coisa que um dual core, com 1 giga de ram não faz, para mim seria burrice² eu trocar de aparelho, mas, isso é a minha opinião 😉
    Abraço.

  11. O N8 foi um excelente Smartphone e realmente ainda atende os requisitos de muito!

    Para mim, o N8 ficou devendo em um melhor gerenciador de e-mails (como o do Android), a falta de um Flash 100% funcional (e não o ridículo Flash Lite), uma maior resolução de tela e mais sensibilidade da tela!

    Dei o N8 para minha noiva e estou com um Atrix! Não tem como comparar apesar que o N8 com Symbian Belle ficou show!!!

    A evolução dos celulares está como as dos PCs! Quem tem um Quad Core Q6600 de 4, 5 anos de uso, não tem necessidade para pegar um i3, i5 ou i7! SOmente para aqueles que querem ou que precisam mesmo de maior desempenho!

    Qual a diferença de um PC com Core i3 para um com Core i7!?!?! Dependendo do uso, nenhuma mas dependendo do uso, é tudo!

  12. olha eu já possui diversas marcas de celulares e muitos aparelhos, meus preferidos no passado erão so bons siemens cf75 e EL71. Nossa, brincava muito com eles, mas depois q saiu o n95 td mudou. Agora com o n8, sinceramente, nunca fiz melhor compra na vida. Sou um feliz proprietário e não vou passar ele pra frente mesmo depois de sair um mais moderno. quero guardar de lembrança o Symbian mais show de todos os tempos!!!!!!!!!!

  13. Olá Rodrigo, amigo não acredito que você ainda não conhecia o N8! Posso afirmar com toda certeza que ele é superior ao Iphone 4 em 95% dos aspectos.
    Tenho um N8 e um Iphone, que agora é da minha filha, tive oportunidade utiliza-los no trabalho embora a configuração do N8 é inferior em termos de desempenho ele é superior ou no minimo igual ao Iphone 4, pois o os aplicativos da Nokia consomem menos recursos do que os da Apple.
    Um detalhe que ninguém da bola e que gosto muito no N8, é a calculadora ela é idêntica as calculadoras de mesa que estamos acostumados, é uma boa vantagem! Com meu N8 tenho o escritório na mão, uso dropbox para sincronizar documentos, tenho meu kit de lazer com filmes, séries e etc convertidos automaticamente ao ser copiado para dentro do dispositivo e com suporte de legendas .srt (nativo), levo meu cabo HDMI e um porta retrato digital (nada mais que uma tela lcd de 10 polegadas) também com entrada HDMI, onde vou assisto meus filmes no porta retrato, com excelente qualidade.
    Com o swype (de graça na Loja Ovi) e o N8 conectado a tela de LCD, consigo transformar o N8 no mais próximo que se pode ter de uma estação de trabalho móvel.
    O cliente Facebook, não é tão bom, demora um pouco a atualizar, mas o de e-mail é ótimo e uso muito, se não fosse bom não usaria.
    Bem esses aspectos são aqueles que o N8 é 95% melhor que a grande maioria dos Smartphones, agora falando câmera, amigo essa não existe dúvidas. essa esta dezenas de anos luz de qualquer coisa que possa existir no mercado, tanto que foi feito até um longa metragem inteiramente com o N8, veja aqui: http://www.nokiatividade.com/olive-um-longa-metragem-filmado-com-o-nokia-n8/
    Outros detalhes que diferenciam o N8 é a saída HDMI e o cabo USB On-The-Go que permite conectar diretamente drives externos como HDs removíveis e pen drives. Abraço

  14. Estou fazendo um vídeo com meus diversos kits, lazer, viagem, acampamento, tenho um para cada situação com N8, se quiser depois posso postar aqui, o que acha?

  15. EU ainda uso um N82 tbm e so não comprei um N8 ainda pq tive que dar prioridade a outras coisas, e pelo custo dele em relação aos outros aparelhos na minha opinião vale a pena, quando aliviar meu orçamento e/ou lançar seu sucessor e volto a gastar dinheiro com celular, por enquanto eu passo.

  16. adrianoduia: Com certeza você não era a pessoa certa para ter um N8 pois quando você comprou o iPhone, nem percebeu que perdeu a câmera, USB OTG, Transmissor de Fm, mas deve ser porquê você não usa nada disso mesmo.

    Deve ser aqueles que daqui 2 meses vai pegar um iPhone 4xs só porque lançou!

  17. Douglas,
    Tenho um N8 a 1 ano e o USB OTG se usei 2 x foi muito, pois tenho que ficar levando cabo junto é um saco, Transmissor de Fm, desisti de usar pois em belém sempre tem radio que se sobre poe a que eu escolho, ou seja prefiro usar por cabo, até pq quando atendo uma chamada se for pelo FM o som não sai no som do carro.
    O N8 não tem aplicativo para se usar com banco bradesco, muitas vezes trava justamente pq tenho muitos aplicativos.
    Bom moral da história tó saindo da nokia pra ir pra maça também, e o motivo mais são as atualizações a aplicativos.
    Como o meu chara do blog diz “Não existe sistema ou aparelho perfeito, e sim aquele que lhe atende melhor” e pra mim N8 não atende, vou perder um pouco na qualidade das fotos, mas enfim não sou fotografo mesmo hehehe então não vai fazer tanta diferença.

  18. Atualmente tenho um milestone e venho a um tempo procurando um substituto ao mesmo…

    Pesquisei o n8, mas depois de ver as analises de jogos para symbian e para android meio que desanimei…. me fez lembrar do meu e51 cujo aplicativos eram bem inferiores aos do ios e agora dos android….

    Outro problema de ficar trocando de ecossistema eh os dinehiro que voce gasta com app… tenho tudo no meu android e fico meio preso no meu proximo celular devido a grana gasta gasto com apps.

    Mas considerei o n8 devido a tela amoled, gps nokia e sua camera..mas vou esperar os lumias…

  19. Rodrigo, não é só a câmera do N8 que é indiscutivelmente muito boa, mas o GPS gratuito da Nokia. O FM transmiter, que é tudo de bom para escutar música em qualquer carro que tenha rádio. A facilidade que ele encontra redes de wifi e se conecta automaticamente sem utilizar o 3G, as constantes atualizações. E antes que eu esqueça o navegador padrão não é desgraçado e roda flash.

  20. Eu estou muito contente com meu n8, nao troco por nenhum outro( so trocaria se a nokia fizesse um N8 com tela maior, como a do galaxy S II, e mais processador/ memoria ram)
    Nenhum outro celular me oferece os recursos que o N8 tem, como camera para fotos e videos excepcionais, usb on the go , saida hdmi, compatibilidade nativa com mkv e legendas srt, gps offline excepcional, fone de ouvido de qualidade muito boa , melhor duração da bateria frente a diversos concorrentes, construção robusta de aluminio, etc

  21. Em relação ao que o pessoal falou do cliente de email e do cliente facebook, eu estou nao tenho nada contra eles, muito pelo contrario. Uso o cliente de email nativo ( opção exchange activesync ) e sincroniza quase em tempo real o calendario, contatos e email do google ou hotmail, é muito legal, pq todos meus compromissos do google agenda automaticamente passam, usando internet e sem eu apertar nenhuma tecla, para a agenda do telefone estando este conectado na internet.
    O cliente facebook que uso é o fmobi, um aplicativo completo , integrando diversas coisas dessa rede social, até mesmo o facebook chat

  22. Depois de alguns grandes fracassos, a Nokia acertou a mão no N8, criando um ótimo smartphone. O maior problema, do N8, e a própria Nokia, que anunciou uma morte prematura para o Symbian (depois este anuncio foi trocado para um papel secundário). Isto fez com que, muitos desenvolvedores abandonassem a plataforma.
    Minha opinião, a Nokia, deveria investir no sucessor do N8, criando o primeiro smartphone com zoom ótico de 3 ou 4 vezes.

  23. A Nokia e o N8 pra mim foi uma grande decepção, quando o 4s chegar o N8 só vai servir pra tirar fotos e nada mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.