Vida nova no blog

O blog Rodrigostoledo nasceu com a ideia de compartilhar links interessantes e experiências com celulares, aplicativos e outros gadgets que tornavam minha vida mais fácil fora de casa.

Com o tempo as coisas cresceram bem mais do que eu poderia imaginar e a carreira de Advogado especializado em contrados deu lugar ao trabalho em mídias sociais, onde além de escrever em meu blog pessoal, fui editor dos blogs da empresa Nokia, fiz alguns reviews para o Gizmodo no início de seus trabalhos no Brasil, além de escrever para empresas como a Coca-Cola em seu portal Viva Positivamente.

Neste meio tempo conheci muita gente legal, participei de muitos eventos das maiores empresas de tecnologia, descobri uma nova carreira que nunca poderia imaginar, realizei um projeto antigo de fazer palestras em escolas e empresas, e neste início de ano comecei a trabalhar na Uol em uma área que gosto muito com um time excelente.

O blog conseguiu me dar uma nova vida longe do direito e mudou totalmente minha vida, mas com o tempo comecei a cair na armadilha da publicação de notícias e o blog começou a crescer  de forma absurda em número de posts, chegando a quase 9.000 publicações. Como sempre trabalhei sozinho, o blog começou a ficar muito pesado, e competir com outros veículos com 5 ou 10 editores focados em notícias era impossível.

Por um lado os leitores cobravam as notícias mais recentes, mas o que realmente de dava mais prazer em escrever eram os posts com experiências pessoais, que infelizmente acabaram  ficando de lado no grande universo de notícias divulgadas diariamente. Nada contra notícias fresquinhas, mas este tipo de trabalho é realizado de forma muito mais interessante pelos grandes blogs / empresas espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Acho que posso fazer a diferença contando pequenas histórias, fazendo os meus próprios testes e reviews, mantendo o blog o mais pessoal possível. Em um mundo onde todos os blogs  são muito profissionais e parecem redações de grandes portais de notícias, acredito que para fazer a diferença eu preciso ser o mais pessoal possível!

Sei que parece que estou andando na contra mão, mas prefiro trabalhar desta forma e não deixar o blog se transformar em um trabalho quase automático de publicação de notícias de outros sites e blogs espalhados pelo mundo. Cansei de ler sempre as mesmas notícias em todos os sites e blogs e acabar caindo na mesma armadilha de contar a mesma história sob uma perspectiva diferente, e agora quero aproveitar o problema que aconteceu com o antigo blog para criar uma vida nova para os meus projetos na internet!

A partir de agora vou adotar um ponto de vista mais pessoal, pois acredito que somente assim eu posso fazer realmente a diferença e publicar textos mais úteis para os meus leitores, deixando as notícias para os blogs especializados, publicando por aqui mais experiências!

Um grande abraço aos leitores que me acompanham por todos estes anos, e que já estão visitando e comentando nesta casa nova!!

61 comentários em “Vida nova no blog

  1. O Tekimobile, meses atrás, adotou a mesma posição. Não dá pra ficar repetindo as mesmas notícias, até porque, os leitores de blogs como o seu, também visitam outros.
    Eu comecei com o NPossibilidades, depois o seu e, o do Ramalho que fechou, atualmente sigo tantos que nem me dou ao trabalho de tentar contar.
    Siga esse caminho que com certeza trará frutos, os últimos posts do Mobilidade Geek sobre suas experiências com o Galaxy Note e, sobre o fato dele substituir o tablet foram ótimas leituras e me fizeram, decidir sobre meu o próximo aparelho.

    Um abraço!

  2. Parabéns pela postura e, acima de tudo, obrigado. Nós, leitores, é que ganhamos com menos repetições, menos notícias requentadas e mais experiências! Tem mais gente que deveria, mais uma vez, seguir teus passos, Rodrigo. Parabéns! Tenho certeza que meu Google Reader ficará enriquecido com sua mudança! Sucesso!

  3. Finalmente!!! de uns tempos pra cá eu meio q estava lendo teu blog só “na vertical”. Gastar post pra falar q jogo X saiu ou ficar dando copy e paste em especificações de aparelhos novos tava ruim de ver… O que eu gostava no teu blog e da Garota Sem Fio (aliás q fim deu ela?) eram exatamente as experiências pessoais. Gostava da Bia pq ela parecia totalmente amadora, newbie (no bom sentido… rs), mas exatamente por isso era bacana. Hj, na minha área de atuação, eu consegui fazer exatamente o q vc está meio q propondo e deu certo! É o q sempre digo aos meus alunos: quanto mais o mundo se torna das social medias mais eu acredito nas relações e experiências PESSOAIS. Cara, ao invés de perguntar pro vento (leitores) o q eles acham do seu Galaxy “coffee table” pq vc não sai na rua um dia e faz um video com a câmera do smartphone e mostra o seu híbrido de smartphone+tablet+mesa de centro e pergunta o que elas acham? Vc ia gastar o que? 30mins na Paulista, por exemplo? Quando vc tiver o novo Nokia híbrido de smartphone+câmera, daí vc posta as fotos, ou seja, USE os seus new toys e mostre o q eles têm de melhor (pior)! Eu gosto quando vc fala o que coloca na mochila pra viajar, quando vc reclama da Vivo, quando vc fala da sua filha e o primeiro smartphone dela… Especificações eu prefiro pegar no Arenagsm… Abraço!

    1. Valeu Cláudio!!! Eu realmente estava na armadilha das notícias, o que não me deixava feliz e fazia do blog um peso muito grande e não um prazer, uma conversa com os amigos e leitores. Apesar do prejuízo do outro blog, sinto que agora estou com um trabalho mais interessante e amador, que acaba fazendo a diferença, pois notícias temos aos montes por ai, mas histórias e conversas não acontecem com frequência. Um grande abraço e continue por aqui!!

  4. Leitor assíduo desde 2007! Tenho q agradecer por todos momentos e informações passadas! Com toda certeza, e sua história mostra isso, mais uma vez está indo para o caminho certo!
    Abraço! E, mais uma vez, obrigado!

    1. Valeu Danilo!!! Me sinto tão empolgado quanto quando o blog começou em 2007!! Estou curtindo cada nova visita e estou contente com os primeiros comentários! Um grande abraço!!

  5. Rodrigo,

    Foi dessa forma que vc chegou aos 9000 post e é com uma atitude dessa que vc chegará aos 90 mil. Grande abraço. Boa sorte. E que venham os posts.

    VCVS Vitor

  6. Fazendo um trabalho competente vou continuar vindo aqui.
    E discordo quando você diz que os blogs de tecnologia do Brasil sao profissionais, vejo justamente o contrario.

    1. Fala Scheldon!! Que bom ver você por aqui também! Acho que alguns blogs grandes como o Gizmodo tem um bom conteúdo, mas às vezes canso um pouco com tanta publicidade e posts como os da Sony Ericsson, publicados somente para gerar visitas para a empresa. Um abraço!!

  7. Minha empresa recebe diariamente todas as suas noticias…trabalhamo na área de telefonia, e passo todos os e-mails que recebo das noticias para os Gerentes de Loja, Diretores, Administrativos e todas as outras equipes (de todo o nordeste)… Parabéns pela dedicação que você tem! ;]

  8. É isso ai Rodrigo, vá atras daquilo que de fato te interessa, nos que te acompanhamos te apoiaremos! Fica melhor mesmo, ele fica mais pessoal… Tipo restaurante de família! Rs…

    1. É isso ai Roger, estou muito feliz de ver tantos leitores mais antigos aqui na casa nova!! Vou começar uma temporada de vídeos na próxima semana para animar um pouco mais as coisas. Um grande abraço!!

    1. Muito obrigado Maximilinao!! Fico muito feliz em ver muitos leitores mais antigos por aqui! Um grande abraço!!

  9. Concordo e gostei da tua postura!
    Quando acompanho um blog eu desejo saber a opinião de quem escreve,concordando ou não com ela!
    Um abraço e muito sucesso!

  10. Pode ter certeza que você e o Alessandro do Npossibilidades são os melhores lugares para se ter uma boa opinião sobre smarts. Continue assim, porque qundo for para saber sobre novidades hoje é fácil, mas para saber se Vale a pena e como é o uso do dia a dia, só. Aqui mesmo para ver.
    Que a força esteja com vocês 😀
    Rodrigo Toledo, Npossibilidades, Garota sem fio, Ramalho,…

  11. Nem sei quantos anos frequento o blog do Rodrigo mas sinto que além de blogueiro ele tbm é um amigo, sempre admirei seu trabalho pelo fato dele ser diferente dos outros pois contem uma linguagem mais amigavel, continuarei lendo suas publicações e admirirando seu bom trabalho.

    1. Muito obrigado Rodrigo Costa! Também considero os leitores como amigos e estou muito feliz de ver uma boa turma por aqui! Um grande abraço!

  12. Rodrigo você está completamente certo em tomar esta atitude. Acompanho seu trabalho desde sempre e digo que você é um dos melhores no que faz.

    Quanto à armadilha das notícias, sei bem como é isso pois também caí nela. Não dá para competir com sites de notícias que possuem editores e jornalistas contratados exclusivamente para isso. Eu estava indo no mesmo rumo que você e não também não estava dando conta de acompanhar o rítmo com que elas acontecem e ainda ter de trabalhar. Por isso também estou diminuindo este tipo de conteúdo e focando em posts mais pessoais.

    Sobre seu trabalho em seus blogs. Continue com esta cabeça e sempre nos traga suas opiniões pessoais, elas são muito mais valiosas. Foi por causa destes seus posts que sempre tê acompanhei. É engraçado como parece que através deles a gente tê conhece há tempos. No dia em que nos conhecemos pessoalmente parecia que já era seu amigo há anos.

    Um grande abraço Rodrigo e força nesta sua nova fase.

    1. É verdade Alessandro, parece que posts pessoais deixam as coisas melhores, mesmo quando contamos pequenas histórias e experiências, tem mais vida e fica mais fácil de ler. Cria um vínculo maior e uma amizade com os leitores, o que é bem mais interessante do que o grande volume de notícias sendo publicadas em praticamente todos os sites e blogs espalhados pelo mundo.

      Bom ver você por aqui na casa nova! Um grande abraço!!

  13. Acompanhei todas essas mudanças no estilo. Tudo é experiência. Hoje recebo as novidades do blog por RSS, email, etc. Temos o Google +, Instagram, Facebook. Só tenho que te dar os parabéns pelo trabalho. E vamos lá. Usufruir da nova casa. Abraço.

    1. Valeu Marcos Oliveira!! É muito bom ver leitores mais antigos acompanhando o novo trabalho! Um grande abraço!!

  14. É isso aí! Já existem muitas opções liberando as mesmas últimas novidades o tempo todo, mas faz muita falta uma visão mais pessoal e inteligente com experiências e opiniões bem formuladas e textos redigidos sem pressa, com qualidade.

    Seu blog é uma raridade no meio e é complemento fundamental às informações que apenas reportam as novidades. Aqui podemos observar experiências reais.

    Curto muito o blog e apoio totalmente sua visão.

    Parabéns e abraço.

  15. É isso ai cara, é isso que queremos. A novidade e os lançamentos de novos aplicativos terminam ficando óbvios pela sua repetição. Se conseguir fazer com o que sabe e da forma que sabe fica muito mais interessante como você mesmo já disse.

    1. Valeu Roberto!! Sem contar que ficar correndo atrás de notícias é um trabalho sem fim e totalmente insano para uma única pessoa, além de não acrescentar nada de novo ao que temos por ai. Um grande abraço e valeu a força!!

  16. Já tinha deixado minha palavra de apoio no post anterior, mas quero reafirma-la e reforçar o que o pessoal tem dito acima. Seu blog é como um canal de tv a cabo premium, pode não ter a audiência de uma Globo, mas quem vê o faz com a certeza que terá conteúdo de boa qualidade. Creio que há espaço para sites grandes ( com reviews técnicos, notícias quentes) como o Gizmodo e o Tecnoblog e para menores, como seu e o da Bia Kunze, com conteúdo mais pessoal. Usava muito o Google Currents (na opinião é um leitor de feeds melhor que o Flipboard) para ler o seu blog, mas sempre com o cuidado de clicar em “ver o artigo original”, pois sei que o número de leitores é importante para o blog e os feeds não são contabilizados como page views. Espero que o Mobilidade Geek tenha tão boa compatibilidade com o Currents quanto o Rodrigostoledo.com. Um grande abraço e boa sorte!

  17. Dr. já foi dito muita coisa coisas legal e faço minhas as palavras do pessoal acima.
    Acho muito bom você voltar as origens pois foram os posts com as suas impressões que me levou a seguir seu blog, twitter, etc.
    Força e garra no recomeço e e fico aguardando seus otimos posts e impressões.
    Grande abraço.

  18. Em um mundo lotado de replicadores, jornalistas maquinários e notícias fúteis, é bom ver que alguém ainda se importa com o conteúdo e o valor de uma boa opinião pessoal. Continuarei seguidor fiel, agora do mobilidade geek.

    Abraços e boa sorte nessa nova fase

  19. São suas opiniões e experiencias pessoais que me fazem visitar o seu blog todo dia.
    100% apoiado a sua postura e desde já agradeço todos esses anos de noticias diárias!
    Grande abraço Rodrigo.

    PS. Ainda falta aquele encontro de leitores que vc e o Richard iriam fazer hahaha

  20. Opiniões e experiencias pessoais com certeza . Você já fez uma analise e um post comparando o iPhone e o Galaxy ? Não sei qual comprar ? Tem também o BlackBerry , mas acho as teclas minusculas .

    1. Os dois aparelhos são excelentes escolhas, eu só não posso falar do Blackberry, mas acho que ele está abaixo destes dois modelos. Um abraço!!

  21. Ha 3 anos Virei um fã seu por justamente transmitir a sua perspectiva e não se render às analises frias e impessoais dos grandes blogs. Chego e me sentir um amigo intimo hahaha. Esse é seu diferencial. O negativo pros leitores acostumados com a constante renovação de novas informações, é que uma abordagem mais pessoal vai no sentido oposto das postagens freqüentes, vc acaba demorando mais pra publicar algo, mas até que gosto, isso acaba me deixando ansioso pra ler seu próximo texto. Me faz lembrar quando eu era criança e ficava na expectativa do lançamento da revista Recreio da semana.

    Boa sorte, Rodrigo, sucesso sempre! Enquanto vc publicar textos, terá leitores ansiosos como eu.

    Abraço!

    1. Legal Lucas!! Acho que fica um negócio mais pessoal, e isso faz a diferença também para quem escreve, pois é muito mais agradável e parece mais uma conversa entre amigos! Um grande abraço e obrigado por acompanhar o blog!!

  22. Grande passo Rodrigo ! Sou um leito antigo e tomei grandes decisões de compra baseado nos seus reviews. Como sou um geek maníaco, seu blog sempre foi o melhor local para ler matérias interessantes. Com a sua decisão agora tenho algo bom para ler no Flipboard do meu Iphone. Boa sorte

  23. Parabens pela iniciativa! Lembro de quando comprei meu primeiro smath (N95), conhecer seu blog na epoca foi mais impolgante até mesmo do que ter o tal aparelho de ultima geração. Depois de passar a acompanhar seu blog semanalmente virei autoridade no assunto entre alguns amigos. Sempre que me perguntavam sobre algo relacionado a mobilidade, eu ja tinha lido no seu blog alguma coisa a respeito. Passado o tempo e as mudanças de aparelhos, passei a acompanhar mais de longe, mas sempre passo por aqui para ver as novidades.
    “As vezes a opinião vale mais mais do que o fato em si! “

    1. Bom dia Orivaldo! Eu que agradeço aos leitores antigos por acompanharem este novo trabalho!! Um grande abraço!!

  24. Oi Rodrigo,
    kra queria te parabenizar por seu novo blog, realmente sentia saudades dos reviews que vc fazia com muita propriedade sobre kda assunto abordado.
    Vc não está na contra mão, e sim na direção correta…pode contar sempre com as minhas visitas no seu blog, pois, gosto muito do seu trabalho e dos reviews que muitas vezes faz sessar nossas dúvidas de qual aparelho comprar, ou quando devemos trocar um celular, ou de como podemos usar da melhor forma.
    Obrigado.

    1. Bom dia Rodrigo Bezerra! Eu também estava sentindo falta, e voltar para as raízes como um blog pequeno está fazendo o trabalho por aqui ser muito mais legal!! Neste caso acredito que o menos é mais, e prefiro escrever poucos textos melhores do que entupir o blog de notícias que estão saindo por toda parte. Um grande abraço e obrigado por acompanhar este novo trabalho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.