Noctua: Rede social para professores com mais de 1000 arquivos para aulas

Nos últimos 6 anos venho acompanhando a educação da minha filha de perto, frequentando a escola semanalmente e fazendo algumas palestras sobre mídias sociais e o uso da internet para adolescentes, mas ainda sinto que as escolas ainda estão muito distantes de um bom uso das ferramentas de tecnologia disponíveis na internet.

Quando assuntos como o bullying estão na moda por conta de algum acontecimento trágico, as palestras sobre tecnologia e internet são necessárias nas escolas, mas quando isso não acontece este assunto acaba ficando de lado, e salvo algumas iniciativas como o uso de um projetos em sala de aula ou um ou outro professor um pouco mais descolado que resolve interagir com os alunos por meio de um blog, a internet e a tecnologia acabam ficando fora da sala de aula.

Hoje pela manhã eu encontrei um artigo que mencionava o lançamento de uma nova rede social chamada Noctua pela Sapienti durante o Educar 2012, um evento que acontecerá em São Paulo entre os dias 16 e 19 de maio. A nova rede pretende criar um ambiente colaborativo com recursos de rede social totalmente voltado à área educacional.

O acervo desta rede conta com mais de 1000 arquivos digitais, entre PPT, PPTX, ScrapBook e Flash com aquele apelo visual tão necessário para deixar as aulas mais atraentes e dinâmicas.

A rede social tem foco no Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Cursos Técnicos. , mas o seu acesso é pago, com varias opções de planos avulsos, sendo que uma assinatura mensal pode chegar no máximo a 25 reais, de acordo com Gonçalo Margall, diretor da companhia.

As ferramentas que estarão disponíveis para os professores no Noctua são as seguintes:

• Busca – O professor pode buscar exercícios classificados por nível escolar, disciplina e assunto.

• Downloads – Não há limite para downloads, e o formato do arquivo pode ser convertido para qualquer tecnologia dos fabricantes de quadros interativos.

• Ranking (corujinhas) – Os exercícios e os professores são avaliados por toda a comunidade. Os materiais mais baixados e os mais utilizados para compor o conteúdo das aulas são identificados com um número crescente de corujinhas, o símbolo da Sapienti e do Noctua.

• Postagem – O professor pode postar seus exercícios, que ficam disponíveis para qualquer usuário participante baixar e utilizar em aula.

A ideia é excelente, mas se existe uma certa resistência das escolas e professores com relação ao uso de ferramentas gratuitas disponíveis na internet, será que uma opção paga, mesmo que com um baixo custo, poderá ser uma alternativa interessante para as escolas?

A ideia é muito boa, e na minha opinião qualquer iniciativa para deixar as aulas um pouco mais dinâmicas deve ser considerada e merece nossa atenção. Espero ver esta rede chegando aos celulares e tablets em breve, com novas opções de uso para professores e alunos!

4 comentários em “Noctua: Rede social para professores com mais de 1000 arquivos para aulas

  1. Eu sempre defendi que um dos meios mais eficientes de se aprender era através de forums. Basicamente o que sei sobre tecnologia foi adquirido através dos forums e blogs.
    Acho válido a ideia da rede social, mesmo pago, desde que isso possa garantir qualidade.
    A extensão da escola hoje em dia é a internet, e para atingir a “mulecada” hoje em dia tem que atuar no campo deles.
    Uma preocupação minha é com relação aos direitos autorais, espero que não seja uma barreira para o sucesso deste tipo de ensino.

    1. Acho que os professores tem amplas condições de gerar o conteúdo com todo o cuidado com os direitos autorais, só espero que utilizem mesmo ferramentas como esta para conseguir falar na mesma língua dos alunos. Um abraço!

  2. Uma rede social para professores é uma ótima idéia, por experiência própria sei que através de um ambiente virtual pode se aprender quase tudo, hoje sei muita coisa de tecnologia e informática de ponta porque sempre participei de foruns e comunidades virtuais.
    Por outro lado, cobrar por informações em um ambiente que deveria ser colaborativo é complicado e ainda mais que tem a questão dos direitos autoriais. Também o valor de 25 reais não é tão baixo como afirma o Toledo.

    1. Com certeza Elzearius, aqui também noto que este ambiente é muito útil, mas da mesma forma entendo que com a cobrança fica difícil ter uma boa adesão dos professores. Fica uma impressão de pagar para trabalhar e gerar conteúdo que não é muito interessante. Um abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.