O custo dos aplicativos na hora de trocar de computador ou celular

Há alguns meses eu conversei com um amigo sobre a troca de seu iPhone 4 por outro modelo mais recente, e quando perguntei sobre a substituição por outro aparelho com um sistema operacional diferente ele comentou que não poderia fazer isso, pois havia gasto muito dinheiro com a compra de aplicativos e games e não queria perder este investimento.

O raciocínio faz sentido, e no meu caso a troca do iPhone para o Android só foi possível pelos fatos de que o iPhone 4 ficou com a minha esposa, e pude manter o iPad 2, logo aquela sensação de perder dinheiro não foi tão forte neste caso.

Nesta semana com o superaquecimento do meu Macbook Pro e a suspeita de problemas no processador / placa lógica, escrevi um post sobre o caso que gerou uma discussão muito interesante com os leitores, com muitas opiniões excelentes, sendo que entre elas, alguns sugeriram a troca do Mac por um PC para gastar um pouco menos neste momento.

Como preciso avaliar todos os cenários, e não tenho nenhum problema em trocar de sistema operacional caso seja necessário, comecei a fazer uma lista de aplicativos comprados para o Mac, que precisariam ser substituídos por equivalentes no PC para manter a mesma experiência de uso, e assim chegar no valor real de um computador com Windows neste momento.

Ao montar minha lista descobri que precisaria comprar dois softwares para o novo computador, o Logic Pro, que foi comprado por um preço baixo na versão online na loja da Apple, mas que normalmente tem um custo de aproximadamente 1.299 reais, e o Office Mac 2011, que na época da compra custou 799,00 reais. Agora no lado do hardware, uso uma interface de áudio chamada One da Apogee, que só funciona no Mac e tem um valor de compra de aproximadamente 899,00 reais.

Somando estes valores cheguei em um total de 2.997 reais, que seria um valor aproximado para deixar um computador com o sistema operacional da Microsoft rodando com tudo o que tenho comprado no Mac.

Agora é a hora de refazer as contas, mas pude notar que cheguei no mesmo problema do meu amigo do início deste texto, o valor investido em software se transformou em um fator importante demais para ser deixado de lado. Apesar de ter considerado a troca do software utilizado para música, outro ponto que vale a pena comentar é o tempo gasto com o aprendizado no Logic Audio, que não pode ser desprezado com a substituição deste  aplicativo.

No final das contas preciso manter o foco no Mac, pois o custo de hardware e software necessário para a migração é elevado e faz a troca não valer a pena. De qualquer forma, com esta experiência aprendi a buscar por soluções de hardware e software que não me deixem preso a um sistema operacional e sejam compatíveis sempre com o Mac e o PC, para que este problema não aconteça novamente no futuro.

Vou tentar não exagerar no gasto com a troca do computador desta vez, principalmente por não se tratar de uma substituição programada, mas vou procurar por uma interface de áudio e um software para música compatível com o PC e Mac para adquirir com calma para reduzir minha dependência dos equipamentos da Apple.

Eu gosto muito da Apple e de seus produtos, e acho o Macbook uma máquina excelente, mas ficar dependente somente de um sistema operacional em uma situação de emergência é uma situação que eu pretendo evitar ao máximo no futuro.

Agora vou procurar ter muito cuidado com os sistemas operacionais de computadores,  celulares, bem como na compra de acessórios, para nunca mais ficar dependente de uma determinada marca ou sistema operacional!

A imagem do post é do M.B.P.

45 comentários em “O custo dos aplicativos na hora de trocar de computador ou celular

  1. O Office para Windows custa só 199 reais com três licenças. O preço ai em cima deve ser de alguma versão mais cara do Office. Precisa avaliar se você realmente precisa desta versão.

    1. Oi Alessandro, tudo bem? Eu precisei da versão mais cara por conta do Outlook, necessário para os meus trabalhos na empresa e na internet, por isso a conta ficou um pouco mais cara. Um abraço!!

  2. Também acho Mac fantástico, e algo que sempre levo em conta quando vou adiquirir um software ou serviço é notar se ele é multiplataforma, até porque acabo mesclando o uso entre o Windows e Mac, tanto que depois que passei a usar o Mac mais que o Windows não tive tanto trabalho.

    1. Bom dia lordtux! Aqui foi uma mistura de oportunidades de compra com o fato de ter gostado da plataforma mesmo, mas vou procurar ser mais cuidadoso e acertar opções multiplataforma de software e hardware. O celular ainda é um problema, mas pelo menos os aplicativos são mais baratos! Um abraço!

  3. Bem, quanto aos aplicativos de audio fica mesmo dificil mensurar similares, porém os demais aplicativos de maior uso para MAC existem gratuitos. Utilizo sem nenhum restrição. O que tenho algum trabalho é somente com relação a utilitários que sempre são presentes no windows e no MAC vc tem de suar um pouco mais para conseguir.

    1. É verdade Roberto,tenho que colocar na balança também a compra de uma placa de áudio externa nova para encontrar a melhor alternativa. Estes itens de hardware e softwares que não funcionam em ambas as plataformas realmente atrapalham muito na hora da migração. Um abraço!

  4. Você pode instalar o Mac em um PC, eu tenho um PC e uso o lion nele e funciona muito bem.
    Como eu comprei o sistema Lion então não é pirataria.
    Todos os programas funcionam perfeitamente.

      1. Seriam aqueles Hackintosh? ou iPC? rs
        Ja realizei uns testes no passado porém sempre ocorriam problema de incompatibilidade e vc sempre tinha de modificar algo na unha, hj em dia creio que com maior compatibilidade do hardware MAC Vs PC estes problemas possam ter ficado no passado, pessoal do http://www.osx86project.org ja possui as versões e praticamente uma HCL informando o que roda tranquilo e o que vc terá de modificar, não é uma solução que eu como cosumidor ignoraria.

        Abraço.

      2. Oi Roberto Franair! A minha preocupação são os aplicativos pagos e o download via App Store. Como será que fica neste caso? Um abraço!

      3. O download via app store funciona normalmente.. Eu fiz um pendrive de instalação do lion. Após instalar o lion você tem que rodar o multibeast e pronto.. Eu usei o site que te indicaram la tem tudo.

      4. Bom saber Rodrigo salfer! Vou estudar com carinho esta opção! Agora só preciso saber se a Apogee vai funcionar no PC! Um abraço!

  5. Rodrigo,
    Comprando um MacBook você não fica escravo de somente um sistema operacional, você pode ativar o recurso Bootcamp que a Apple disponibiliza, com isso você faz duas partições, quando for dar o boot na maquina é só segurar a tecla option (alt) e escolher se quer fazer o boot no Mac Os ou no Windows.
    Depois de ler seu Post fui fazer os cálculos e já gastei mais de R$ 1500,00 de aplicativos (de centavos em centavos), isso sem contar as musicas e os filmes comprados na ITunes Store.

    Abraço

    1. É verdade Carlos, também temos esta opção no Mac, o que pode ajudar bastante, mas instalar no PC talvez seja uma saída mais barata neste momento.

  6. Bom, se for ficar no Mac Rodrigo, tenta um Mac Mini, um ótimo custo x benefício, conheço Mac Mini por 1250,00…

    1. Bom dia Mark Bierast! Gosto muito do Mac Mini, mas preciso do note pois visito muitos clientes e trabalho com palestras. Se não fosse isso eu compraria pois o custo x benefício é muito interessante. Um abraço!

  7. Tive um caso parecido, comprei uns apps para um certo sistema aí, e quando finalmente puis as mãos em um android fui louco tentar entrar em contato com as softhouses para pedir a transferencia dos programas ou pelo menos o dinheiro de volta para comprar de volta, só uma retornou os e-mails e mesmo assim foi pra afirmar que eu devia comprar o produto outra vez.

    1. Poxa, penso que quando vc adquire um recurso (soft/app) ele deveria ser multiplataforma, pois o uso para que vc adquire é com aquela funcionalidade fim, e não pq é do sistema XYZ, as empresas poderia facilitar a vida dos usuários ao invés de so querer meter a faca. Penso que dessa forma poderiam evitar em algum percentual o nivel de pirataria.

      1. Roberto, na verdade não é bem por ai. Quem é dev sabe muito bem que não é facil assim fazer um software multiplataforma, possivel é, mas não é barato e ainda tem que ver o retorno. Basta olhar o como sempre sai comparativos de qual plataforma, no caso de smartphones, é mais rentável desenvolver.

      2. Tem razão lordtux, apesar de ser a situação ideal para o consumidor, é muito mais caro para desenvolver. Um abraço!

      3. Também penso como você Roberto Franair, ainda mais se tratando das mesmas empresas. Um abraço!!

    2. Boa tarde Scheldon! Também passei por isso na troca do celular, mas no Mac a pancada é maior e mais dolorida! Temos sempre que colocar isso na conta antes de comprar as coisas. Um abraço!

  8. Meio off-topic, mas adorei o desenho no início do post! I’m a PC, I’m a mac, We are Linux… Muito bom. Mas com a ressalva de que o Wall-e também é um mac, basta ouvir o acorde que ele faz sempre que dá o boot… Abração!

    1. Fala Marcelo R! Também gostei da imagem, por isso mesmo com o som do Mac, achei legal para o post!! Um grande abraço!!

  9. Não consegui entender totalmente essa vantagem citada em comprar softwares multiplataformas, uma vez que a maioria dos softwares, principalmente em relação aos mobiles, mesmo sendo oferecido em varias plataformas, não o isentará de compra-los novamente.

    Eu já não tenho mais essas neuras, escolho o que me adapto melhor e pronto.

    Um conselho a vc, Rodrigo; aposente seus apples kkkkk passe uma temporada sem eles, acho que será interessante pra vc.

    Durante os últimos 3 anos usei meu MacBook sem dó para trabalho e lazer, em diversos tipos de situações e lugares e realmente nada tenho a reclamar.

    O mesmo posso dizer dos iPhones e o iPad.

    Neste momento estou em Natal. Não tive dó de levar meu iPhone para tirar fotos em alto mar, no sol gritante, areia e etc. Ele está firme e forte.

    Os meu iPhone anterior (4) já levou quedas e tudo mais e ae manteve perfeito.

    Então, pelo menos no meu caso, ao optar por atualizar meus aparelhos, não tenho como ir para outra marca estando tão satisfeito com a marca que uso, mesmo sabendo que aparelhos, assim como carros e tantos outros são passiveis de problemas.

    Por isso reitero meu conselho, dê um tempo na sua relação com a Apple. kkk

    Curta a lua de mel com o galaxy note e pq não o Windows 8? São opções excelentes (Windows 8 nem tanto por enquanto kkk).

    Abs

    1. Fala Ítalo, tudo bem? Eu gosto de usar diferentes plataformas para poder variar um pouco, e encontrar a que melhor me atende para os diferentes tipos de trabalho que executo. Para música não tem como fugir do Mac, por isso acabo ficando preso na maçã, pelo menos neste uso.

      Celular estou alternando entre o Galaxy Note e o Lumia 800, tablet ainda fico com o iPad 2 e computador, principalmente por conta dos trabalhos com música e o investimento em hardware e software, fico com o Mac!!

      Um abraço!!

    2. Ah, quanto a vantagem da multiplataforma, vejo que é a possibilidade de trocar de SO a qualquer tempo sem nenhuma perda, mas só considero isso para o computador, pois no celular o investimento é baixo e posso conviver com a perda tranquilo! Um abraço!

      1. Não sou expert no assunto, mas na minha opinião um sistema verdadeiramente multiplataforma só será possível quando as aplicações encontrarem-se inteiramente na nuvem, podendo ser acedido através de qualquer sistema operativo. Hoje temos o conteúdo online, mas precisamos das ferramentas para gerir esse conteúdo. Temos alguns programas de produtividade e pouco mais. Existem algumas aplicações baseadas na web, mas na minha opinião ainda são primárias. Sei que o que preconizo exige uma conexão de internet onipresente e de ótima qualidade, mas não consigo vislumbrar uma outra maneira de permitir que diversos sistemas operativos acessem um programa de uma forma universal.

  10. Estou passando por um drama inverso ao do Rodrigo.

    Em 2008 montei, eu mesmo, um PC top, cujo objetivo era trabalho e games nas horas vagas.

    Na época era um core2quad, 8 gigas de RAM, ati radeo 3870 e dual monitor.

    PC muito bom que ainda usaria por mais 2 anos, se não fosse a pane que deu ontem.

    O que pode parecer um reparo fácil, por ser um PC montado, depois de 4 anos não é. A motherboard não existe mais, as memórias (DDR2) saíram de linha e por aí vai. Depois de uma análise, achei que fosse a fonte, depois memórias, vga, e até o processador. Consegui tudo sobressalente e testado com um amigo, testei e o problema continua, me levando a crer que a motherboard (socket 775) foi dessa pra melhor.

    Comecei em 2007 com a Steam, e tal qual Rodrigo com seus aplicativos de trabalho, investi bastante em games (cerca de 200) cujos somente alguns foram migrados para Mac.

    Hoje jogo (quando tenho tempo), no 360 que comprei em 2009 mas é mais usado por minha filha que por mim, portanto, o propósito gamer do PC (e talvez do usuário) foi eliminado.

    Uso o desktop para internet, word, excel, powerpoint, assistir a filmes, um ou outro desenvolvimento (minha atividade principal é outra), escutar música e outras coisas multimidia (nada profissional).

    Isto posto, estou em um drama inverso ao do nobre publisher deste blog.

    O fato é que estou ficando velho, e tal qual a juventude do indivíduo, a paciência também se esvai com o tempo.

    Já tenho um Air, cuja interface me adaptei quase que nativamente, e considerando tudo que foi dito anteriormente, estou muito propenso a substituir meu desktop de 4 anos, que é gigante e consome energia, por um Mac Mini, só que incluindo 8 gigas de RAM e em dual monitor (nos últimos anos me viciei em 2 telas).

    Meus HDs do PC eu aproveito no Mini via USB por duas docking stations da thermaltake que tenho. Os monitores (dual), teclado e mouse também.

    Mas enfim, o objetivo deste bla bla bla todo é mostrar que, independentemente da plataforma, perdas de software ocorrem, e a solução é ir mesmo para a ponta da caneta calcular ambos os lados para poder pesar a relação custo x benefício.

    No meu caso, se eu for para o Mini, gasto 2000 reais no hardware, aproveito o office (já tenho o home do mac), pra internet tenho safari, aproveito meus periféricos, ganho mais espaço físico, e, tudo o que perderei, são alguns games Steam, cujos alguns nunca joguei, e os outros que costumo jogar já tenho comprado na versão do 360 que jogo quando sobra tempo.

    Fica aqui para reflexão.

    1. Bom dia LixoRadioativo! No final das contas decidi forçar ao máximo o uso da máquina por aqui até o lançamento do novo modelo, que deve ocorre por volta do mês de outubro. Enquanto a máquina estiver suportando vou mandando bala!! Pelo que pude perceber o meu problema não era algum defeito, e sim um gargalo de processador associado ao superaquecimento decorrente do uso de um HD híbrido de 7200 rpm.

      A máquina deve suportar bem até o novo modelo chegar ao mercado e depois vai para a esposa, que usa bem menos e deve conseguir ficar com este equipamento por um bom tempo. E você, como resolveu o problema por ai?

      Um abraço!!

      Rodrigo Toledo.

  11. Aproveitando o gancho, alguém sabe informar qual o local no Brasil onde se compra, a vista, pelo preço mais em conta, um mac mini novo?

      1. O problema Rodrigo é que moro no NE, e aqui não tem loja a FastShop.
        Será que essa sua dica surtiria efeito se a compra for feita por telefone???

      2. Oi LixoRadioativo!! Não tenho certeza, mas acho que não custa tentar! Geralmente o desconto fica entre 10% e 15% para pagamento à vista, então vale a tentativa! Um abraço!

      3. Fui ver agora no site da Fast e lá tem o modelo mais simples, à vista por R$ 1.633,00, mas não entregam no meu CEP (João Pessoa – PB).
        Na Saraiva tem por 1.799,00, mas se for à vista tem 10% de desconto, e fica por 1.619,00.
        O que vocês sugerem? Encontro mais barato que na Saraiva ou vou mesmo com eles?

  12. Como não sei se postei meu último coment no lugar certo vou repetí-lo aqui:

    Não vale a pena um pc com processador core i* e placa de vídeo
    dedicada da nvidea ou radeon? Porque nessas condições é fácil instalar
    o lion original no pc. E assim você mantém sua produtividade e
    felicidade com o OSX. Nesse caso tudo que vai precisar é de um backup
    do time machine para restaurar sua máquina. Confesso que não li os comentários anteriores para checar se já rolou
    essa idéia. Abs!

    O que o pessoal acha disso?

  13. Compra um bom PC (notebook) e instal o OSX ou cria uma maquina virtual com o OSX se vc precisar de ajuda me manda um email quer ue te passo as dicas hoje tenho uma maquina virtual com o Lion e esta da conta do recado

  14. Tenho muitos aplicativos comprados no google play. Destaque para o logmein, que me custou R$50,00. Complicado trocar de plataforma. Não pretendo fazê-lo, pois adoro o galaxy note, mas esse problema das aquisições realmente é um entrave. Não me importaria em, por exemplo, testar um windows phone por um tempo, se não fosse por isso. A fidelização a uma loja de aplicativos é um grande obstáculo para novos OS. A Nokia está sentindo isso na pele.

  15. Eu trabalho como desenvolvedor de software. Eu acabei comprando um PC, onde tenho o Windows e o Linux, mas continuo com o Macbook.
    Esta foi a minha solução, gastei um pouco mais, mas como são ferramentas de trabalho, entendi como um investimento. 🙂

    1. Oi Pierre! Tenho um Note com Windows no trabalho, mas com o gargalo no processador do meu Mac vou esperar pela nova versão do Macbook Pro e investir no próximo modelo. Um abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.