Dieta de informação na internet

No antigo blog eu basicamente reproduzia notícias com alguma opinião, e em alguns poucos momentos contava algumas histórias e experiências pessoais, o que gerava um grande número de visitantes, mas poucas conversas e comentários interessantes.

Nesta época eu assinava mais de 450 feeds RSS, que ocupavam praticamente todo o meu dia com uma leitura sem fim de conteúdo repetido, o que roubava muitas horas do meu dia de trabalho separando um material sem nenhum grande atrativo, e que poucas vezes realmente acrescentava alguma informação realmente útil. Nesta época resolvi fazer a minha primeira dieta de informação, que foi um corte muito grande nos meus feeds RSS que foram reduzidos para 154 sites.

Hoje como praticamente abandonei as notícias aqui no blog, estou começando a fazer um novo corte na minha leitura diária, reduzindo ainda mais as notícias, que serão substituídas dor um conteúdo mais alternativo e cheio de opinião e boas discussões. É claro que alguns sites de notícias ficarão na minha lista, mas espero limitar ao máximo este tipo de conteúdo, para que seja possível utilizar o meu tempo de maneira mais produtiva e criativa.

Eu sempre costumo dizer que qualquer veículo de mídia social, seja um blog, Twitter, Facebook ou Orkut pode ser muito bom, mas tudo depende da forma como você usa e das pessoas que segue.

Mesmo com uma redução no número de visitantes neste novo blog quando comparado ao antigo Rodrigostoledo.com, noto que os números melhoraram bastante, bem como a qualidade dos comentários, que hoje geram conversas com um nível muito mais elevado.

Se que acabo eliminando um bom número de leitores ao evitar assuntos como root, jailbreak e notícias em geral, mas acho muito mais interessante usar o blog para compartilhar experiências. Acho que precisamos ser cada dia mais seletivos com as informações na internet para que seja possível lidar com o volume desproporcional de conteúdo que recebemos todo dia, sendo que muitas vezes temos as mesmas histórias se repetindo por uma infinidade de blogs e sites espalhados pela internet.

Agora o meu número de assinaturas de feeds RSS será reduzido para no máximo 100, e se puder, vou tentar diminuir ainda mais! Com certeza esta dieta de informação fará uma bela diferença na minha vida e no tempo que tenho disponível!

25 comentários em “Dieta de informação na internet

  1. É, gostei, na verdade já estou sendo mais seletivo com as informações vindas da internet a um tempo. Realmente meu tempo/produtividade subiram e muito…

    1. Vale a pena mesmo Ygor! Mesmo com Facebook e Twitter estou mais econômico e o tempo disponível no meu dia ficou muito maior! Um abraço!

  2. Rodrigo,

    Percebi que você atirou no que viu e acertou no que não viu 🙂

    Quando seu antigo blog saiu do ar por problemas com o provedor que você criou este no novo modelo, de fato eu percebi que ocorre tudo que está relacionado no post, principalmente no tocante a qualidade das discussões.

    De blog reproduzindo notícias a internet está repleta, e você, a meu ver, proporciona um diferencial neste novo modelo.

    Não costumo perder meu tempo escrevendo comentários em blogs, já que muitas pessoas que costumam postar comentários não tem bom senso (principalmente em portais de notícias), mas aqui faço questão de deixar minha opinião e contribuir no compartilhamento de informação de qualidade.

    1. Bom dia LixoRadioativo! Que bom que gostou deste novo formato! Também estou gostando muito de escrever, ler e responder os comentários, que sempre são excelentes. Percebi que tinha que fazer uma mudança urgente quando perdi meus arquivos mas lembrei que poderia copiar na unha o conteúdo pelo Google Reader. Notei que tinha muita notícia e boa parte do conteúdo não valia o trabalho do copy / paste, o que é triste!!

      Acabei levando na mudança apenas alguns poucos posts dos últimos 40 dias e comecei uma vida nova por aqui, e que está valendo muito a pena e me deu um novo ânimo!! Um grande abraço e obrigado por acompanhar o blog!!

  3. Só falta pra ficar perfeito o senhor voltar a postar links de videos interessantes! Ja viu uns videos no youtube em q perguntam nas ruas de londres, nyc, sp o q as pessoas estão ouvindo nas ruas? Acho bem legal vc integrar mobilidade com prazer, turismo, sociedade e cultura! Há vários vdeos legais sobre como usar melhor o google por exemplo ou iniciativas de empresas como a nokia sobre como as pessoas visualizam a sua cidade no futuro. Rodrigo vc está no caminho certo!!!!

    1. Legal Cláudio, muito obrigado pelas sugestões!! Nas próximas semanas espero voltar a publicar os meus próprios vídeos para levar um conteúdo novo também para este formato! Um abraço!!

  4. Rodrigo, sugiro a utilização da extensão Reader Plus para o Chrome que permite filtrar os RSS feeds no Google Reader por palavras chave. Assim só ficam visíveis as noticias que realmente nos interessam.

    1. Boa dica Nuno, vou experimentar!!! Sabe que tenho procurado por novidades, pois cansei de encontrar sempre as mesmas coisas nos feeds que assino? Às vezes tenho vontade de apagar praticamente todos e começar do zero somente com novidades! Um grande abraço!

  5. eu volto a repetir nao repitas o mesmo artigo nos dois blogs, de resto gosto muito de ser um leitor do teu conteudo, sou novo leitor mas sigo ambos os blogs ha uns valentes meses, gosto muito de ler opinioes baseadas em experiencias~! muito interessante mesmo

  6. Creio que nós sofremos hoje em dia uma “overdose” de informações. É ótimo estarmos bem informados, mas saber que o criador do Minecraft detonou a Eletronic Arts não é uma notícia que melhore muito a minha vida, só para dar um exemplo de uma notícia que fez furor nos meios gamers recentemente. Como a maioria dos que aqui comentam, tenho pouco tempo livre, portanto tenho que ser muito seletivo nas minhas escolhas. Uma das coisas que me ajudou muito nessa seleção foi o Google Currents. Com sua interface limpa e objetiva, é fácil escolher dentre aquelas notícias disponibilizadas pelos sites que sigo, quais são as que merecem uma atenção maior.
    Por outro lado tenho medo de um mal dos nossos dias, que é olhar somente para assuntos que nos interessam. Se antigamente tinhamos que ler o que aparecesse em uma revista ou jornal e assistir o que viesse no telejornal, agora podemos criar tv (You Tube) e revistas (Currents, Flipboard) ao nosso gosto. Claro que é ótimo ter dezenas de páginas falando de gadgets, jogos, filmes, livros, futebol, etc. Mas isso também nos deixa pouco abertos à áreas que não são tanto do nosso interesse, mas que podem contribuir de maneira importante para a nossa cultura. Sem falar que nos acostumamos a ler artigos que reforcem a nossa opinião. Exemplo: se sou contra o governo só lei a Folha e a Veja e assisto a Globo, se sou a favor só leio a IstoÉ, Carta Capital e assisto a Record. Quem lê Diogo Mainardi e Reinaldo Azevedo tem ojeriza a Mino Carta ou Leonardo Attuch. Isso é mau, pois nos torna sectários e nos leva ao radicalismo. Temos que aprender a ouvir a opinião contrária, mesmo não concordando com a mesma.

    1. Estou começando a fugir do conteúdo repetitivo também na internet, buscando também ficar mais distante de sites e blogs radicalmente fanáticos por sistemas ou plataformas específicas. O grande desafio é encontrar sites realmente legais e diferentes na internet. Um abraço Alessandro!

  7. Fala ae rodrigo, nunca comento nada nao, mas pode ter certeza que sou um leitor assiduo. gostaria de lhe informar q ficou muito bom mas concordo com o leitor claudio.
    quais rss que voce assina?

    1. Oi Guilherme, que bom que gostou! A minha lista é grande, e vai de Engadget e Gizmodo EUA até Into Mobile e iPhone Itália! Tem muita coisa e preciso fazer uma boa limpeza!! Um abraço!

  8. Boa tarde Rodrigo, vc vai continuar fazendo videos de smartphones, vc ainda vai postar o video do seu uso com Galaxy Note, outra coisa vc consegui resolver o seu problema com o Macbook, gosto muito de visitar seu blog e sempre o farei, valeu..!!

    1. Oi Alexandre! Tenho muito conteúdo na pauta das próximas semanas, incluindo alguns novos vídeos para animar um pouco meu canal do Youtube, que anda um pouco parado nos últimos tempos! Um grande abraço e obrigado por visitar o blog!!

  9. De fato, apesar do seu blog não ser o mais frequentemente atualizado, sempre leio seus posts inteiros, justamente por proporcionar uma leitura diferente, principalmente por incluir comentários pessoais e experiências de uso! Parabéns… Abraço!

    1. Que legal Alan, a ideia é esta mesmo!! Não quero concorrer com blogs profissionais com 10 editores publicando notícias o dia todo, e assim sendo procuro contar um pouco das minhas experiências para fazer a diferença e alguns bons amigos que acompanham o blog! Um abraço!!

  10. Seu site faz parte da minha leitura diaria desde quando tive meu n95 e olha que ja tive inumeros smartphones. Gosto e respeito muito suas opinioes e aguardo suas experiencias sobre o G note. E apoio vc ser mais seletivo quanto ao que le e posta. Parabens por tentar estar no controle da sua vida e por buscar mais qualidade de vida. Faco isso a um bom tempo e percebi que nao preciso ler mais que 8 sites diarios. No mais e buscar produtividade e saude nao nesf ordem e claro! Um grande abraco

  11. Parabéns pela iniciativa e esperamos que dê tudo certo em sua jornada com um pouco das raízes iniciais de seu blog anterior. Acompanho seu seu blog desde a época de seu N95 (e meu também) e com o tempo realmente percebi que começou a ter mais conteúdo das mais diversas possíveis, mas isto não influenciou minha opnião e acejo de visita-lo e ver opniões quando possível. Abraços

    1. Bom dia Robson! Obrigado por acompanhar o meu trabalho há tanto tempo! Acho que voltar ao modo antigo de fazer as coisas aqui no blog, mantendo a proposta inicial de contar experiências deixou as coisas mais legais para quem escreve.

      Hoje escrevo os posts muito mais animado e gosto muito de conversar nos comentários, que andam muito melhores do que nos tempos de notícias, pois acredito que estou atingindo um nível de leitores mais elevado, e sempre encontro comentários inteligentes e que agregam conteúdo aos posts, o que é excelente. Dá gosto de escrever no blog com este tipo de retorno, mesmo para histórias bem mais pessoais!

      Um grande abraço!!

  12. Fala Rodrigo, eu realmente estou curtindo o novo estilo do blog, mais pessoal e livre; hoje em dia todos querem ser diferentes e acabam por reproduzir a mesma fórmula e são apenas divulgadores de opiniões alheias. Acredito que você ajudará bem mais reproduzindo suas próprias experiências, assim como foram os posts sobre Spotify e Rdio e agora com o SundayTV. De vez em quando faz um post sobre comidas, pelo menos no teu Instagram tá cheio de fotos neste estilo!! Parabéns pelo conteúdo diferenciado.

    1. Bom dia Rodrigo!! Sabe que é uma ideia interessante? Apesar do nome com Mobilidade, o blog está caminhando para um rumo muito pessoal e cheio de experiências, então acho que vale tudo! Hehehehe! Um grande abraço e obrigado por acompanhar o blog!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.