Macbook Air: Uma boa opção para quem busca esvaziar a mochila

Após muitos testes no meu Macbook Pro de 13″ acabei descobrindo que o problema estava no processador Intel Core 2 Duo de 2,4 GHz, que perdia performance em tarefas mais pesadas como a edição de áudio e sintetizadores.

Para solucionar o problema sempre pensando em permanecer com notebooks da Apple por conta dos investimentos feitos em hardware (placa de áudio) e softwares, a escolha óbvia sem considerar o preço ou qualquer outro fator era o Macbook Pro de 15″ com seu processador i7 com quatro núcleos que resolveria qualquer parada sem problemas.

Apesar da grande vontade de comprar o novo brinquedo e da necessidade de um equipamento com uma bela performance, a voz da razão acabou falando mais alto, pois por mais que o aparelho seja um espetáculo, pagar 6.700 reais é algo absurdo e o custo benefício da compra é muito ruim.

Para tentar avaliar um pouco melhor as opções, nada melhor do que uma boa avaliação do meu uso atual do Macbook Pro de 13″, que normalmente gira em torno de dois navegadores (Chrome e Safari) abertos com 5 a 7 abas abertas em cada um, Reeder para leitura de feeds, Twitter, Spotify para ouvir músicas, Outlook, Word e Excel. O Macbook Pro fica o dia inteiro fechado sendo usado com teclado e mouse bluetooth e ligado no monitor externo, e durante a semana venho visitando muitos clientes, levando o Notebook para muitos passeios.

Os trabalhos de música ficam limitados aos horários mais alternativos, sendo que a máquina é ligada somente para estes trabalhos, e todos os outros aplicativos permanecem fechados, o que ajuda muito a conseguir um bom desempenho na execução de boa parte das tarefas.

Com este cenário a compra do Macbook Pro de 15″ polegadas começou a ficar ainda mais prejudicada, não somente pelo alto custo, mas pelo peso na mochila, baixa necessidade de performance na maior parte do tempo de uso e o alto risco de andar pelas ruas de São Paulo carregando quase 7000 reais.

Pensando no meu perfil atual de uso, com tarefas mais básicas, monitor fechado o dia todo e teclado e mouse bluetooth, além das visitas aos clientes com uma grande frequência e a necessidade de manter o Mac por conta dos investimentos realizados em hardware e softwares, passei a considerar o outro extremo, uma máquina extremamente leve e mais barata, para deixar a mochila praticamente vazia, reduzindo também o risco nas ruas com um equipamento muito mais discreto e com um custo consideravelmente  menor.

A máquina que possui este perfil é o Macbook Air de 11″, que em seu modelo mais básico pode ajudar muito no meu trabalho com um belo processador, o veloz HD SSD, um peso extremamente leve e um custo entre 2500 / 2700 com um desconto para o pagamento à vista ou até menos se algum amigo comprar fora do país.

Com esta solução posso levar um equipamento leve e mais barato para o trabalho todos os dias e sair mais sossegado nas visitas aos clientes, sem perder o conforto durante o dia no escritório, conectando teclado e mouse bluetooth e um belo monitor de 20 polegadas. Outra vantagem interessante do pequeno Air é a possibilidade de guardar o aparelho em cofres de hotéis, considerando o fato de que Macbook Pro de 13″ não pode ser guardado pois normalmente a porta de um cofre padrão não fecha com este modelo em seu interior, ai sempre preciso deixar na mochila e rezar para não acontecer nada ruim.

Com este cenário o meu Macbook Pro de 13″ ficaria em casa, sendo reservado somente para os trabalhos mais pesados com música, sendo que com uma redução da utilização do equipamento eu aumentaria sua vida útil, pois mesmo com o aquecimento um pouco acima da média por conta do HD de 500GB híbrido co 7200rpm.

Vou amadurecer um pouco mais esta ideia, mas ao menos já tenho a certeza de que para o meu uso não compensa gastar tanto dinheiro e correr riscos nas ruas de São Paulo com uma máquina mais cara e pesada como o Macbook Pro de 15″.

Se a ideia é conseguir ter mobilidade sem perder performance com as atividades mais comuns, quanto menor a máquina, melhor!!

53 comentários em “Macbook Air: Uma boa opção para quem busca esvaziar a mochila

  1. Opa Rodrigo, concordo com tudo que disse, apenas eu pensaria na versão com 4GB e 128 de SSD, pois uma vez que os upgrades não rolam no air, o dobro de Ram e SSd podem fazer o aparelhinho durar ainda mais após a compra, além do Lion rodar mais suave e os aplicativos terem mais fôlego com o dobro de RAM…

    1. Pelo exposto no post, não há dúvidas que um Air é a solução ideal para as necessidades do Rodrigo.
      Agora o que o Mark falou tem fundamento, mas se for para ficar entre 128 de ssd ou 4 gb de RAM, eu ficaria com o SSD.
      Tenho um Air de 11, com 2 gb de RAM mas 128 de SSD. Para se ter uma idéia, só o Lion instalado com o MS Office (home & student) deixam o Air somente com 100Gb livres. Daí é só fazer as contas e se fosse a versão de 64gb ele ficaria com cerca de 40gb livres.
      De resto, a bateria é fenomenal, o peso para transportar é ideal etc…
      A propósito, difícil (e caro) é encontrar capinhas para o de 11 sob medida aqui no Brasil. A minha trouxe uma Lacie dos States e comprei outra na STMBags.com.au. Uso somente a primeira e se alguém estiver interessado na da STM, posso mandar fotos e podemos fazer negócio.

      1. Fala LixoRadioativo! É uma forma de gastar pouco, levar menos peso e ainda ter um equipamento bem rápido! Também estava pensando em um SSD maior, pois este de 64 é muito pequeno até para o básico! Um abraço!

  2. O problema que esta pequena folga tem um custo elevado. E realmente é difícil consolidar trabalho e laser em um equipamento deste porte, hora precisa de processamento pesado e hora não o que inviabiliza as vezes a aquisição de um com maior potencia por causa do custo/beneficio e o medo de ser roubado/furtado/assassinado por este motivo. É um dilema realmente complicado mesmo para se resolver. Já pensou na hipótese realmente de trocar de plataforma e comprar outro equipamento equivalente, mas com metade do preço? Sei que a aquisição dos softwares anteriores pesa na decisão, mas se levar em consideração que se fizer a migração agora, lá na frente pode-se trocar de equipamento como se troca de carro sem pensar nas consequências porque o motor será mais potente, mas a carcaça será a mesma.

    1. Oi Robson!! Eu pensei nesta hipótese, mas acabou pesando o investimento feito, que deixaria o novo aparelho com um valor semelhante ou superior, além da produtividade na plataforma, que atualmente é muito confortável para o meu uso, e sito que sou mais rápido e efetivo no Mac. Mas tudo pode ser uma questão de adaptação. Um abraço!!!

  3. Só uma dica: Antes de eu comprar o meu Macbook Air de 13″, pesquisei bastante em fóruns, blogs, fui em várias lojas para fazer testdrive dos Macbook Air de 11″ e de 13″ e uma coisa eu te digo: Acho o MBA de 13 uma melhor escolha. Ele é mais rápido, a bateria dura mais e é mais confortável de usar, por causa do tamanho. Talvez tenhamos perfis diferentes, mas para mim ficaria difícil usar todo dia uma tela de 11″. O Macbook Air de 13″ foi uma das melhores compras que eu fiz na minha vida, tratando-se de computador e não me arrependo de nenhum centavo gasto nele!

    1. Valeu a dica CWF! Vou fazer alguns testes e pensar com calma antes de fechar! O seu HD é o de 256? Um abraço!!

  4. Eu recentemente troquei o HD híbrido de 500GB do meu MBP 13″ por um SSD de 240GB. Instalei o Lion do zero e reinstalei os softwares que mais usava. A máquina ficou extremamente rápida e a maldita bola de volei de praia (equivalente a ampulheta do Windows) sumiu de vez.
    Foi bom ter aberto o MBP, pois descobri um vazamento na bateria. Isto porque ele só tem 18 meses de uso.

    1. Puxa Paulo, com certeza ganhou velocidade, reduziu ruído e temperatura! Boa troca, e que bom ter aberto o Mac!! Um abraço!

  5. Interessante a sua mudança de olhar Rodrigo. Acho que esta pode ser uma boa esoclha para resolver o seu dilema. O Air de 11′ é praticamente do tamanho de um iPad (um pouco maior) e tão leve quanto. Você poderá levá-lo até mesmo em uma bolsa menor que uma mochila e ficar ainda mais discreto nas ruas de São Paulo.

    Recentemente um amigo comprou um de 11′ e fizemos algumas comparações entre este e o meu de 13′. Para quem precisa de mobilidade o de 13′ é ótimo (leve, bom tamanho de tela…), o de 11′ é para quem precisa de mobilidade com MUITA discrição. Dá quase que pra levá-lo até dentro de uma revista. Só não sei se eu acostumaria novamente com uma máquina do tamanho de um netbook.

    Sobre o que você falou sobre o de 13′ não caber em cofres de hotéis, até hoje não me hospedei em nenhum que não fosse coubesse o meu. Não que isso irá influenciar na sua decisão, mas…

    1. Grande Alessandro!! O seu Macbook é um Pro ou Air? Com o Pro aqueles cofres com senha eletrônica não fecham por causa da altura do equipamento, que fica no caminho da parte interna da porta. Vamos pensar mais um pouco para escolher a melhor solução com calma! Um grande abraço meu amigo!

      1. Rodrigo,

        Pessoalmente acho que o de MacAir de 11 pequeno ai vai de iPad mesmo, por isso o de 13 para mim é ideal.
        O meu Macbook Pro 13 coube no cofre Hotel, o tamanho varia de Hotel para Hotel, outra alternativa é pedir deixar na recepção por conta de não ter espaço, geralmente eles tem um local próprio nestes casos.

      2. Rogerio
        Por isso que o Win 8 vai dominar o mercado, pois vc poderá usar os mesmo programas e fazer as mesmas coisa no PC, Note, Net, Ultra, Tablet e provavelmente no smpartphone. Imagina uma solução igual o Asus Transformers, que vc encaixa a o Tablet num DOC com teclado e ele vira um net bulk, só que ao invés do Android, vai ser o Win 8. E ainda teremos versões dele rodando em Tablets e Smartphones usando tanto processadores Risc quanto x86.

      3. É verdade Rubens, isso será realmente matador, e espero que não demore e seja realmente bom e amplamente compatível!! Um abraço!

      4. É verdade Rogério, mas eu não gosto muito de deixar o computador na recepção do hotel, vai que acontece alguma coisa, não é? Um abraço!

      5. Oi Alessandro, tudo bem? O HD é de 256? Está usando ele como máquina principal? Um abraço!!

  6. Boa tarde,
    Ultimamente ando a pensar aquirir um notebook para o trabalho, e como quero algo que seja facil de transportar ando a pensar no oposto do air, um pc ultrabook 😛

    Tela de 13″ mas com boa resolução(vejo bem 😀 ) tem de ter um processador da serie i, grafica dedicada e uma boa bateria.
    😀 o android ajuda no resto 😛 ( ideos x5 )

    1. Uma bela alternativa Ruben! Acho que um ultrabook pode substituir bem um note para quem precisa de.um bom aparelho para o trabalho. Um abraço!

  7. Rodrigo, lendo o seu post anterior sobre a troca, eu fiquei pensando.. você só se baseou nos preços dos softs para ver o custo benefício, mais não do hardware, visto que um Macbook custa bem mais. Tomo como exemplo o que vi nos Estados Unidos na ultima viagem que fiz em dezembro de 2011, pois fui com a intensão de trocar o meu notebook um HP Core 2 duo, 4 GB e por aí vai, que havia comprado 2 anos e meio antes em outra viagem que tinha feito. Pensei na possibilidade de comprar um da Apple, mais chegando lá, vi que os Macbooks ficavam em torno de $ 1.200,00 sem impostos, enquanto os Notebooks com configuração similiar e de boas marcas e aparências, ficavam entre $ 600,00 a $ 700,00, ou seja, a metade do preço, coloquei tudo na balança e acabei comprando um Sony Vaio com leitor de Blue Ray, Core i5 e 4 GB de ram, por $ 700,00, acredito ter feito uma boa compra. Sem falar que os softs para PC na maioria das vezes são mais baratos e versões free são encontrados de forma abundante na internet.. Agora, digo isso exclusivamente em relação ao meu perfil, agora cada um tem o seu..

    Abraços..

    1. Oi Rubens!! Só de placa de áudio tenho 1000 reais, mais o Office e alguns programas de música que só rodam no Mac, ficou bem alto o custo da troca, por isso estou optando neste momento por ficar com a Apple. As empresas sabem como fazer para amarrar os clientes nas plataformas! Hehehehehe! Um abraço!

      1. Oi Rodrigo,

        Falar em ficar amarrado, se você comprar um notebook Dell, Sony, HP ou de outro fabricante você ficará preso a usar apenas Linux ou Windows ( entendo que isto não é vontade das fabricantes ).
        Com um Macbook, se tem a opção de poder usar Mac OS, Linux ou Windows.
        Para algumas pessoas isto pode fazer diferença, no meu caso faz, porque sou desenvolvedor.
        Quero dizer que estou longe de ser fanboy de qualquer plataforma, mas estou colocando apenas uma nova perspectiva em relação a ficar preso. 🙂

    1. Oi Francisco! Se você estiver acostumado com o teclado no padrão americano, o investimento vale cada centavo! Tenho este acessório há anos e não troco por nenhum outro! Vale a pena mesmo! Um abraço!

  8. Rodrigo,

    Eu tenho um macbook white 2008, core 2duo, 2gb de ram e hd 160gb. E hoje ele virou um desktop em casa(rs), tenho um monitor de 24 polegadas, magic mouse. A questão da mobilidade tem sido o iPad, já que minhas tarefas básicas na rua em viagens, são a leitura, videos, navegar na net ou seja consumir conteúdo. Eu também tenho um PC, já que sou desenvolvedor e trabalho com as 3 plataformas: Mac, Windows e Linux. Estou decidido a comprar um Macbook AIR 11. A minha escolha além da portabilidade e da reconhecida qualidade do AIR, além do tamanho e portabilidade é que comprando o AIR, eu poderei ter o Mac OS X que uso muito em desenvolvimento iOS e posso ter tanto o Linux quando Windows instalado ( eu gostei muito do Windows 8). E isto faz diferença enorme para mim, se não comprar um Mac, eu ficaria preso e com opções apenas para Windows e Linux. Na verdade o primeiro Mac que comprei este foi um dos motivos, eu queria ter Mac, Windows e Linux, já que sou da área de tecnologia e ter estes sistemas faz diferença. Sei que cada caso é um caso.
    Boa sorte na sua escolha.

    1. Oi Pierre, tudo bem? Ainda tenho o meu Mac branco igual ao seu prestando bons serviços em casa, apenas com a bateria zerada! Pensei em gastar pouco mais ainda assim ter como ligar o equipamento no monitor do trabalho para usar sem nenhum grande esforço, gastando menos com algo realmente compacto e que certamente irá sobrar nas visitas aos clientes, executando tarefas que o iPad geralmente precisa de uma volta muito maior. Vou pensar com calma para decidir certo! Um grande abraço!

  9. Eu tentaria ver um upgrade de processador antes de qualquer coisa… nao sei se os macs aceitam muito bem isto…mas vale a pena tentar.. ja que nos pcs as placas de core 2 duo aceitam os core 2 quad… onde a diferenca de performance eh grande… Para apimentar… Sem duvida vc continuara amarrado no mundo Apple, se nao optar por mudar… Pois nos ‘outros mundo’ vc pode ate ficar preso, porem sera ao sistema operacional, diferentemente da apple que eh hard e software… Eu tinha um Hackintosh… Funcionava muito bem (para isto tem que observar as configuracoes internas compativeis com iOS)… quem sabe nao pode ajudar??? para mim a diferenca de preco do i-alguma-coisa nao compensa… 6000 em um notebook so se for com processador extreme de 18” (existe?)… outra coisa eh que a apple adora mudar acompatibilidade de seus produtos o que pode ocorrer de sua placa de audio acabar nao funcionando no aparelho novo… abs

    1. Oi Maurício! O pior é que não tem como fazer este upgrade de processador nos notes da Apple. Isso quebraria um bom galho! Um abraço!

  10. Rodrigo, notei que voce deixa seu Macbook ligado e conectado a um monitor externo o tempo todo e pelo que eu soube quando ele está aberto ele resfria muito mais, veja que ele não tem abertura para ventoinhas como um note comum e é pelo teclado que ele puxa o ar.
    Faça um teste deixando aberto e monitore a temperatura.

    1. Opa Rogério!! Só comecei a fazer isso nesta semana e notei uma pequena queda da temperatura. Acho que o monitor desligado deve ajudar alguma coisa! Um abraço!

  11. E se você trocar somente o seu processador. Eu tinha comentado em um post anterior sobre a ideia de se comprar um notebook com um processador mais barato (core i3) e trocar por um core i7. Fica mais barato e não há necessidade de troca de equipamento. Processador usado tem bastante no ML. Exemplo digite lá core i7 2630 (400,00) isto mesmo. Um desempenho superior ao meu Desktop (x6 1090T) em processamento. 400 reais para ter um desempenho de desktop não é caro e não há a necessidade de troca. Pense bem neste quesito que uma boa opção de custo/beneficio. Sem contar que deixaria um processador de Backup/Troca. Uma outra coisa que também pode influenciar na velocidade total de seu sistema é SSD. Meu CCE com core i5 e um SSD que comprei voa baixo. A sensação que tenho é que estou trabalhando em meu desktop de tão rápido que é o processamento, claro que em no desktop também coloquei um SSD, nem parece um computador mais convencional. E depois que se poe um SSD, nunca mais vai querer voltar ao padrão HD mecânico.

    1. Seria legal Robson Carvalho, mas o processador do Mac é soldado na placa e não pode ser substituído. De qualquer forma, trocando o HD pelo SSD acho que deve melhorar de forma sensível! Um abraço!

      1. Olha. Eu não sei em relação aos novos, mas o meu early 2008 (core 2 duo) não era soldado, abrir ele inteiro, tirei o processador, coloquei pasta térmica e tudo, só não mexi na placa de video Geforce 9400M que fica ao lado do processador neste modelo em questão, se tu tiver certeza realmente que ele seja soldado (fonte confiável) então complicou, mas eu acho que tem como trocar sim.

      2. Oi Robson Carvalho! Tenho um pouco de medo de mexer nestas coisas, mas vou pesquisar um pouco mais para saber se vale a pena! Obrigado!!

    2. Só para complementar o último parágrafo do Robson: nunca teve um pc com SSD e quer saber como é? Pegue um iPAD, desligue ele totalmente (apertando o botão superior direito por uns segundos), ligue novamente e o tempo de boot do iPAD é similar a um Air com SSD. Cerca de 10-15 segundos.
      Isso tudo fora a autonomia absurdamente alta da bateria, o silêncio, o aquecimento menor etc…
      Só não entendo como essa tecnologia que já tá por aí tem uns 3 anos, ainda não se popularizou. HD mecânico está para carro com carburador assim como SSD está para carro com injeção eletrônica.

      1. Bom dia LixoRadioativo! Deve ficar realmente muito bom mesmo!! Vou considerar o SSD como opção! Um abraço!!

  12. Rodrigo,
    Que bom que você mudou o formato do seu blog. Agora, eu o acesso muito mais do que antes.
    Eu tenho um celular Android que me deixa muito feliz (Galaxy Note) e um PC com Windows (boa configuração: com i7 espetacular, placa de vídeo de verdade, muita memória ram etc. etc. etc.).
    Tenho vontade de diversificar ainda mais as plataformas. Em algum momento, vou comprar alguma coisa da Apple. Muito provavelmente, um Macbook Air.
    Embora eu não tenha nenhum dispositivo rodando iOS, não tenho nada contra (e nem idiotamente a favor) da Apple. Reconheço que ela é uma grande empresa e que possui softwares espetaculares (principalmente no campo da música, nicho que, pelo visto, muito interessa a você). Logo, entendo perfeitamente que você, ainda que quisesse, não tenha como abandonar tal plataforma. Android (que eu gosto muito) e o Windows, definitivamente, não supririam suas necessidades.
    Se o “novo iPad 3″ não precisasse ser manuseado com luvas térmicas, eu provavelmente compraria um, pois faço uso de nenhum tablet (embora o Note diminua sensivelmente a necessidade de eu ter um).
    Parabéns por não abordar questões Android x iOs de maneira maniqueísta. É exatamente por isso que volto sempre para dar uma olhada no que você posta.
    Meu irmão tem um Macbook Air de 11” de melhor configuração. Está muito feliz com o brinquedinho.
    Se esta for a sua escolha, acho que não vai se arrepender.
    Boa sorte na hora de decidir!
    Abraço!

    1. Que legal que gostou Rodrigo, também acho que ficou melhor assim! Uso o Android e o iOS no iPad 2 e estou satisfeito em poder aproveitar o melhor de cada sistema, sendo que aqui ainda tenho um Lumia 800 para começar a brincar com uma nova opção. Neste final de semana quero testar o Macbook Air de 13 com mais calma para decidir, mas confesso que estou sem pressa. Obrigado por ler o blog e pelos comentários!

      Como o meu Mac ainda roda bem, apesar do aquecimento em alguns momentos, posso fazer a compra tranquilo e sem correria. Um abraço!!

  13. Rodrigo, uso bastante o iPad 1 na faculdade onde se mostra muito versátil e eficiente, leio também livros, navego na net e jogo bastante. Já está na hora de eu trocar meu iPad, aí fico na dúvida: novo iPad 4G ou MacBook Air?
    Um pouco antes de comprar o iPad comprei um netbook 12″ ASUS com ótima configuração, mas o iPad realmente matou o uso do netbook. A única ocasião em que fiz uso intenso do netbook foi quando meu PC ficou ruim, depois que consertei, já era! O iPad, em conjunto com meu Galaxy SII se mostram uma dupla imbatível, o melhor do Android e a mágica do iOS!

    1. Oi Marcos!! Acho que você deve ficar com o tablet, que tem uma performance melhor para a leitura de livros e anotações, agora se estiver com uma graninha sobrando, vale a pena pegar o Air de 11 e manter o iPad 1 mesmo, para experimentar. Se isso for um pouco radical e você estiver feliz com o iPad, compre o novo mesmo que você ficará muito satisfeito! Um abraço!!

  14. Como vai Rodrigo.

    Lendo seu depoimento não percebi, na compra do Air 11, uma solução para o seu problema. Vc disse que o problema é a falta de desempenho do processador no Pro 13, e todos os comentários foram em mobilidade.
    Ato a mobilidade acredito que a adoção do Air 11 seja excelente, porém qto a poder de processamento fica em desvantagem.
    Parabéns pelo site, procuro sempre acompanhar.
    Abraço

    1. É verdade Emmanuel, acho que resolvo parcialmente o problema, com menos peso na bagagem e um equipamento mais barato para andar mais tranquilo, mas o problema do desempenho permanece. Acho que uma saída interessante seria o Macbook de 11″ para o dia a dia, no campo de batalha mesmo e para a produção dos trabalhos de música deixo sempre um Macbook de 13″, que terá vida mais longa quando menos solicitado, pois não ficaria ligado o dia todo fritando com o HD de 7200rpm, que pode não ser a melhor opção para ser usado por mais de 12 ou 15 horas por dia, mas estará na medida certa para rodar os softwares de música.

      Um abraço!!

  15. O Mac Air de 11″ é uma máquina linda e super portátil, bem melhor que o meu Sony Vaio de 11″ (que vive me incomodando). O que tenho pensado é trazer um Asus Transformer Infinity com o teclado dos EUA para quando viajo. É mais leve que a um netbook e pode se usar apenas o tablet. Só não sei se existe um bom editor de texto (tipo Br Office) para Android.

    1. Rainor,

      No Air, velocidade é o X da questão.
      Recentemente comprei um Samsung i3 com 4gb de RAM para minha esposa, e nas raras vezes que uso o equipamento, eu sofro com os gargalos do sistema operacional. E olhe que é um equipamento com cerca de 2 meses de uso, comprado novo, e só com o básico instalado (windows e office).
      No Air, que já tenho tem 8 meses, a história é outra, apesar de ser um Core2Duo.
      Não sou Apple fanboy, pelo contrário, quando é ruim eu critico pesadamente, mas quando é bom, os elogios são “rasgados”.
      Dia desses tava vendo que até o Linus Torvalds disse que o Air era um computador a frente do seu tempo, e que, apesar de várias tentativas, nenhum fabricante conseguiu algo similar até o momento.
      Não sei se é o SSD que faz a diferença ou é a combinação SSD+Lion, agora temos que convir que, para coisas cotidianas, um Apple nessa configuração é a melhor opção atualmente.
      Que venha o Windows 8 para ver se mudo de opinião 😀

      1. É uma bela maquininha mesmo LixoRadioativo!! Também quero ver o Windows 8!!! Um grande abraço!

    2. Oi Rainor, acho que não tem nenhum editor tão completo, mas para a maior parte dos trabalhos acho que os aplicativos disponíveis dão conta do recado, sendo que só ficam devendo um corretor ortográfico. Pode ser uma bela escolha!! Um abraço!

    1. Que dureza!! A Motorola é muito complicada nas atualizações, o que acaba desanimando muito e afastando os compradores, que acabam optando por aparelhos da Samsung. Uma pena. Abraço!

  16. Opa galera, vamos lah!
    Li o review dos senhores, senhoras e do Rodrigo!
    bom resolvi comprar o MBA 11.6 I5 com 2gb Ram hd 64GB (configuração básica)
    acessórios Adapter para (HDMI e LAN), mouse Cosmos ® Black 2.4G.

    Gostaria de saber se tem algum acessório interessante ou essencial para utilizar com essa magnifica maquina?

    Obrigado !

      1. Olá Rodrigo!
        estou comprando esse pack de protecao
        Premium Skque Clear Hard Plastic Crystal Case
        Screen Protector
        Palm and Track Pad Protector

        Vi um Tpu tbm mas vou olhar outros case!

        mas valeu pelas dicas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.