Os fones de ouvido são as novas paredes

Hoje ao visitar o blog amigo Movebla encontrei um post muito interessante sobre uma reportagem no New York Times sobre a cultura do cubículo, onde foram abordadas questões sobre a ausência de paredes separando as mesas de trabalho, e os problemas de falta de concentração gerados por este formato de estação de trabalho.

Muitas pessoas enfrentam dificuldades com o excesso de ruído neste tipo de escritório e perdem a concentração e o foco, mas um interessante ponto foi levantado no texto em uma declaração de uma pessoa que trabalha em um escritório compartilhado: “os fones de ouvido são as novas paredes”.

Após seis anos trabalhando em casa com um bom nível de silêncio para ajudar a manter o foco e concentração, pensei que fosse estranhar o ambiente compartilhado com tantas pessoas, mas de uma forma geral eu gosto da troca de ideias e da interação com o time, e normalmente o ruído não chega a incomodar.

De qualquer forma, sempre que preciso executar alguma tarefa que pede um ambiente silencioso coloco o meu fone de ouvido da Nokia BH905, que com a sua função de cancelamento de ruído consegue me transportar para um local mais silencioso sem precisar sair da mesa, mesmo com reuniões acontecendo em mesas próximas.

No final das contas eu gosto deste formato de escritório compartilhado e barulhento, pois acredito que o dia fica mais animado, e quando preciso de silêncio recorro aos fones de ouvido sem problemas, resolvendo a questão da concentração de forma simples e rápida, sem precisar dos velhos cubículos ou das antigas paredes.

34 comentários em “Os fones de ouvido são as novas paredes

  1. Esses fones com cancelamento de ruído funcionam melhor com ruídos contínuos, tipo turbina de avião. Para sons como conversas, não funcionam (já tentei com fone da Sony e mesmo os americanos com fones da Bose também não ficaram satisfeitos). Aí você coloca uma música qualquer (daquelas que você nem presta atenção) e fica mais fácil trabalhar. O problema são aqueles poucos colegas de trabalho que falam alto pkct e, para variar, com comentários “sórdidos”. Aí ou você explode seu ouvido com som bem alto, ou “desencana” com a produtividade.

    1. Fala Júlio! Por aqui o cancelamento de ruído quebra muito o ruído dos computadores e do ar condicionado, e para as conversas ele ajuda um pouco, mas com uma música com baixo volume já é possível ficar bem tranquilo!! Um abraço!

    1. Oi Adriano! Sim, é o 5800 que foi lançado na mesma época da primeira versão deste fone da Nokia! Um abraço!

    2. Eu ia falar a mesma coisa hahaha você tem ainda ele Rodrigo?
      O Meu ta guardadinho, uso para despertador somente. Mas não vendo de jeito nenhum. O bixinho já tem uns 3 anos e a bateria dele dura uma semana ou mais. (claro sem usa-lo para ligações ou msg, mas com chip e tudo mais funcionando ligado 24h por dia)

      1. Fala Rodrigo! O meu continua firme e forte e recentemente foi para a casa do sogro que não gostou do Android por conta da bateria! O brinquedo continua na ativa funcionando direitinho!! Um abraço!!

  2. No meu caso isso é uma dura verdade. Eu estava ouvindo música hoje, bem concentrado, quando um pessoal me chamou pra almoçar. Como eu não ouvi nada, continuei trabalhando. Qual não foi minha surpresa ao ver meu chefe com uma tesoura e o cabo de um dos fones na linha de corte dela, pronto pra fazer um estrago haha. Foi engraçado mas me deu um sinal. Tenho que “me concentrar” menos. Pelo menos na minha atividade aqui eu preciso ouvir mais os outros rs.

    1. A melhor opção é guardar os fones para os momentos realmente necessários, incluindo quando sabemos que não precisamos ficar tão ligados no ambiente. Um Abraço Danilo!

  3. tive a oportunidade de experimentar esses fones de ouvido bh 905 a par de um beats by dre studio, e posso aqui afirmar que fikei verdadeiramente impressionado com o bh905, que deu-me uma sensação de estar a escutar uma boa música pela primeira vez na vida. sem exagero do som quando comparado com o famoso beats by dre.
    posso garantir que o cancelamento do ruído minimizou, no local onde eu estava uns 85% do barulho quando o coloquei no ouvido. realmente muito impressionante embora acabando por comprar um bh505 pelo valor deste.
    sei k a nokia lançou uma nova versão de fones de ouvido, mto coloridos até mas ainda nao tive a oportunidade de experimentar.

    1. Fala Eric, quanto tempo!! O Bh905 é realmente muito bom e possui um som equilibrado sem exagero nos graves, o que é muito comum, mas o preço é realmente muito alto. O bh505 mesmo sem o cancelamento de ruído tem um bom custo x benefício e ótima qualidade de som, além de ser bem mais compacto e fácil de transportar! Boa escolha!! Um abraço!

  4. puxa cara, tive muita curiosidade de conhecer este fone de ouvido da nokia,principalmente por ler comentarios teus a respeito…mas olhando a foto que tu postou acho que é uma baita combinaçao o nokia 5800 e este fone, pois tenho um aparelho deste como segundo do time…rs, e adoro ouvir som nele acho a qualidade de som deste aparelho fantastica e aliada a este fone deve ser tudo de bom.

    1. Bom dia gianfranco carvalho! Se puder experimentar o fone verá que vale a pena pela qualidade de áudio e o cancelamento de ruído! Uso ele desde quando tinha a dupla 5800 / N97 e valeu cada centavo! Um abraço!

  5. Oi Rodrigo, sabe dizer se esse fone Nokia BH505 citado pelo Eric conecta facilmente no bluetooth do iPhone? Estou pensando em comprar para facilitar minhas corridas e caminhadas. Levo o iPhone para poder usar o Runkeeper e monitorar meu desempenho. Abraços.

    1. Oi Rogério,
      Tenho uns fones parecidos (BH 504) e conectam bem com o iPhone, iPad, Galaxy, PC, etc. O som é excelente. Vale cada centavo. Poucos fones sem fios supram os Nokia em qualidade. A relação custo-beneficio é fantástica.

  6. Num ambiente de projetos de engenharia esse tipo de fone não se aplica muito bem, pois a dinâmica entre os membros da equipe é constante. Gosto bastante desses tipos de fone, inclusive gostaria de recomendar o modelo da SONY MDR NC7 com cancelameno de ruídos. É um fone excelente.

    1. Ewerton, vc tem um fone desses da Sony? Quase comprei um semana passada mas fiquei com dó de gastar. Vale mesmo a pena?

      1. Tenho sim, João. Comprei na Megastore da Saraiva aqui no RJ. É um fone muito bom, restinge muito bem ruídos externos e vale muito a pena. Possuo desde 2008 e está em excelente estado. Um produto com qualidade Sony. Abs.

    2. Bom dia Ewerton! Nem todo local de trabalho permite o uso de fones mesmo, e nem em todos os momentos, mas sempre pode ser uma bela saída! Vou tentar experimentar o fone da Sony que você indicou! Um abraço!

  7. Rodrigo, bom dia! Aqui no RJ tem um vendedor no ML vendendo os fones BH-905 por 480 reais informando que são originais porem questionado a origem o mesmo informa que todos os fones são fabricados na China. Isto procede? rs..eu como um comprador assíduo do DEALEXTREME desconfio que possa ser algumas daquelas falsificações de fones Bluetooth vendido por lá. Qual a sua opinião? Existe alguma maneira de confirma se esse fones são originais? tirando a nota fiscal da compra é claro. Abraços

    1. Oi Diego! O fone é feito na China, mas o preço está muito baixo! Só compre se o vendedor for de confiança mesmo! Um abraço!

  8. Oi Rodrigo
    Também tenho um Nokia BH905 e concordo que o som é excelente.
    O cancelamento de ruídos também é excepcional.
    Infelizmente esses fones são grandes, chamando muito a atenção, e são poucos os ambientes de trabalho que os aceitam bem.
    Também é complicado andar na rua com eles pois as pessoas ficam olhando, nesses casos uso meu fone Bluetooth MW600 da Sony que não é tão bom quanto o da Nokia mas é de ótima qualidade, é pequeno, intra-auricular e tem radio, o que casa muito bem com o meu iPhone.

    1. Na rua ainda prefiro o BH 505, que é menor e mais discreto, ou aqueles mais esportivos da Motorola. Um abraço Mauro!

  9. Esse BH-905 é meu sonho de consumo. Mas confesso que não tenho “disposição” pra investir tanto dinheiro em um fone. Quanto ao BH-505, meu irmão tem um. O som é bom, mas em matéria de fones compactos, o S305 da Motorola dá de 10 a 0. Melhores graves e som mais limpo. Se puderem, vale a pena o investimento.

    Custo algo em torno de 200,00 na Fnac ou no site da Motorola.

    E, definitivamente, não recomendo a compra de fones bluetooth no Mercado Livre. Comprei um pra minha enteada e desconfio, seriamente, que não seja original.

  10. Esse fone é bem bacana. Usava um bh-504, que já considerava bom, mas deu defeito.
    Alguém sabe onde encontrar o bh-905?
    Não encontrei em canto algum…
    Abraços!

  11. Cara, o BH-905 sumiu do Brasil há tempos. Pra falar a verdade, ele não pegou em lugar nenhum… Lembro que na data de lançamento chegou custar US$ 249,00, caríssimo mesmo para os padrões de lá.
    Eu encontrei a venda só no eBay por cerca de 85 dólares… Preço muito bom pelo que o produto oferece, resta saber se os vendedores são de confiança…

    http://www.ebay.com/itm/Nokia-BH-905-Wireless-Bluetooth-Stereo-Headset-Handsfree-Headphone-/150812599276?pt=PDA_Accessories&hash=item231d21a3ec#shId

  12. Tenho o motorola S3 que para caminhadas e patinar são muito bons, já usei no iPod, galaxy S e atualmente no RAZR…. Discreto e funcional. Rodrigo essa foto lembrou meu 5800 e a revolução que ele causou para mim que estava com um N95 na época, viciei no mundo touch por causa dele, partindo logo após para um N900 que me fez ver que o symbian estava obsoleto, e na sequencia o Galaxy S e o android, e a grande fluidez de uma tela capacitiva…..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.