Será que precisamos de tantos aplicativos instalados no celular?

Hoje vivemos uma era dos Apps, sendo que o sucesso de um sistema operacional de um celular é medido pelo tamanho de sua loja de aplicativos e este item é fortemente considerado  pelos consumidores no momento da compra de um novo aparelho.

Ontem fui almoçar com dois grande amigos de muitos anos e um deles tirou algumas fotos e utilizou um aplicativo para editar as imagens no iPhone com alguns efeitos, mas sem deixar com aquela cara de efeitos prontos do Instagram.

O resultado foi excelente, e ao retornar para casa comecei a procurar no meu Android algum aplicativo semelhante para tentar reproduzir o trabalho, quando notei que tinha aproximadamente 6 aplicativos instalados no aparelho, sendo que apenas um me permitia chegar a um resultado próximo das belas edições de imagens do meu amigo.

Neste momento percebi a gigantesca quantidade de aplicativos totalmente inúteis ou que eram utilizados em raras ocasiões instalados no meu celular, ocupando espaço desnecessário na memória sem a menor utilidade. Apesar do pensamento, “e se um dia eu precisar deste app?”, resolvi fazer uma bela limpeza no aparelho para manter somente os aplicativos realmente úteis e que fazem diferença para o meu dia a dia, e vou começar a apagar tudo o que não uso com uma boa frequência, deixando somente os apps que realmente interessam no aparelho.

Apesar da briga entre os sistemas operacionais pelo posto de maior loja de Apps, acho que chegou a hora de reduzir e usar somente o que for realmente necessário, para não perdermos ainda mais o nosso precioso tempo com tantas opções que na maior parte do tempo nunca são utilizadas.

50 comentários em “Será que precisamos de tantos aplicativos instalados no celular?

  1. Rodrigo,

    Eu hoje utilizo um Nokia Lumia 800 com Windows Phone, e não vejo uma necessidade de utilizar quase 40 apps com eu fazia no Android, ou alguns conhecidos fazem no IPhone.

      1. Concordo, chamo isso de “megalomania temporária” kkk.

        Quando queremos sem motivo o smartphone mais poderoso possível,a maior quantidade de apps,etc.
        Mas depois de um tempo percebemos que o melhor é ter apenas o necessário para atender nossas necessidades de maneira confortavel.

  2. Também percebi isso ja faz tempo Rodrigo, somos muitas vezes motivados pelo de graça até injeção na testa ou aproveitamos sempre aqueles famigeradas promoções quando os preços de muitos apps que parecem ser muito bons caem bastante mas isso acontece ate no pc e desktop, no meu mac tem app que so utilizei uma unica vez, fora no iPad e iPod, aplicativos que baixei por que estavam free ou bem baratos e não queria perder a promoção.
    Algo que eu queria ver de inovação, tanto no iOS quanto no Mac/PC em geral seria uma forma melhor de gerenciar aplicativos, algo que fosse mais automatico, dividendo, gerenciando e nos mostrando, o proprio sistema chamando nossa atenção para aplicativos ou mesmo documentos que baixamos e usamos poucas vezes ou talvez nunca e em si não seriam tão necessários, so ocupando espaço no sistema.
    Agora o grande vilão mesmo é essa da gente instalar algo e pensar que em um momento ou outro a gente vai acabar usando. Agora um sistema como eu explanei seria de grande valia se o proprio SO pudesse conforme nossas downloads, indicar que ja temos apps semelhantes e ate comparando recursos pau a pau, ja me peguei diversas vezes, no mac por exemplo, baixando apps para fazer algo e quando fui olhar de novo no sistema, não é que eu ja tinha o dito cujo instalado ou mesmo um outro app que fazia a mesma coisa.

    Enfim, acho que os SOs, tanto mobile quanto desktop deveriam evoluir mais em relação a isso, temos muita informação, muitos dados, mas falta maneiras mais eficientes e naturais de gerenciar tudo isso. Queria que algo bom mesmo mudasse na forma como gerenciamento arquivos tanto no Mac quanto no PC, por que acho tudo uma bagunça.

    1. Concordo com você lordtux! O pior é que muitos aplicativos ficam rodando em segundo plano consumindo energia e dados da conexão. Enquanto não melhoram a forma de gerenciar esta bagunça, o negócio a ajustar na unha mesmo! Um abraço!!

  3. Eu tenho aplicativos do tipo “um dia vou precisar” … penso assim pois um dia eu precisei (de forma urgente) de um app que raramente usava e vi que o tinha excluido … por isso ainda penso assim, mas aos poucos estou eliminando os menos úteis.

    Excelente post!

    []’s

      1. E qual o app para Android que vc instalou? Fiquei mto curioso já que adoro fotografia.

      2. Instalei o Photoshop, que foi o melhor que encontrei na minha lista de aplicativos instalados, mas ainda continuo testando outras opções para ver se encontro algo melhor. Um abraço!

  4. Pois é, hoje estava fazendo essa “limpeza” no meu Xperia Pro. E esse post veio bem a calhar

    Geralmente o que mais uso é facebbok,instagram, Whatsapp, GPS e mensagens de texto.

    Ou seja, para que tantos apps que uso no primeiro dia e depois ficam encostados na gaveta.

    Acho legal um SO ter várias opções de apps, pois cada um tem uma necessidade diferente.

    Mas temos que nos “policiar” para não querermos tantas coisas que nos são inúteis

    1. Quero ver como ficará a memória e desempenho do aparelho após a faxina! Com certeza deve melhorar! Um abraço Sergio!

  5. Eu tento me policiar no formato: se eu não usei isso em “X” meses, então devo me livrar disso.
    Com os Apps não é diferente,estou sempre fazendo uma limpeza nos que estão “empoeirados” ou semelhantes a um mais usado.

    1. Isso mesmo Jhone! Eu faço isso com tudo em minha vida, só faltavam os apps!! Agora também vou deixar os celulares mais leves!! Um abraço!

  6. Eu vejo a questão das lojas de aplicativos mais no prisma da qualidade mesmo. Um dia desses fui dar uma espiada na Ovi ( ou Nokia) Store para ver se algum aplicativo que uso com frequência no iPhone e no Galaxy Ace existiam para Symbian. Apenas o WhatsApp estava lá. O Evernote existia, mas funcionava mal e porcamente, da mesma forma que o Facebook, You Tube e Twitter. A conclusão que cheguei é que para o meu uso a loja mais completa ainda é a App Store, pois além de ter apps exclusivas (Infinity Blade, Jetpack Joyrider, iDesp Money, Clear, Câmera+, Redicall, Contre Jour, Batman Arkham City, Action Movie, Dragon Search, Snapseed, Current, etc.) todas as aplicações podem ser instaladas. Explico: não posso instalar muitas apps do Google Play no meu Ace pois o hardware é incompatível. Ou seja a App existe, mas não dá no meu aparelho. Vale dizer que em termos de hardware o Ace não está abaixo do iPhone, pois tem o mesmo processador, a mesma RAM, só perdendo em armazenamento interno, o que eu remediei inserindo um cartão mini SD de 16 GB. De qualquer forma o Google Play é muito bom também. Não penso como poderia ter um smart sem essas apps citadas, além de outras, comuns ao Android e iOS, como o Google Currents, Springpad, Soudhound, Instagram, Flipboard, imo, Google+, VLC, Viber, Adobe Ideas, etc.
    Concluindo, acho que uma boa loja de aplicativos é mesmo importante hoje em dia, e sair das minhas plataformas atuais (Android e iOS) para uma outra sem bons aplicativos não faz parte dos meus planos.

    1. Bom dia Alessandro Galvão! Acho que o que falta é uma forma mais inteligente e automática de fazer a gestão deste conteúdo todo e descobrir novidades realmente boas, mas com o tempo devem encontrar um caminho! Um abraço!

    2. A Nokia Store é incrivelmente mal resolvida. Aplicativos úteis e realmente bons não são relevância na loja. Você abre ela, ve alguns aplicativos não muito conhecidos e pensa “É só isso?” Muitas vezes há aplicativos legais e alternativos, que deveriam ser relevância na loja e não aparecem. Outro detalhe: redes sociais. Alguns aplicativos de redes sociaisq ue acompanha de fábrica os aparelhos, como o Facebook são muito bons. Se por algum motivo você resolve procurá-los na loja não acha. No máximo um cliente lixo do Facebookque parece ser feito para aparelhos de 10 anos atrás.

      1. É realmente muito complicado encontrar relevância e qualidade nas lojas de aplicativos, e com certeza este problema não é exclusividade da Nokia. Um abraço!

  7. Eu sempre filosofo sobre isso e tento deixar meus smartphones mais enxutos pq na hora de realizar uma tarefa, acabo me perdendo no excesso de opcoes que eu mesmo instalei. Só de edição de fotos no iphone tinha 3 para edição basica, uma para editar as cores, outro para recorte… e como é fácil organizar os apps no cel, eu mantinha tudo… Mas a dificuldade de ter um acervo grande me desanimava de realizar qq trabalho… acho que as App Stores são como um grande shopping popular. Vc acaba adquirindo muita coisa que não precisa, mas nesse mercado, qtde é o que há… mas no final, vc tem muita coisa que acaba tirando o brilho das demais perde todo o “enxuto”. O canivete suíço já virou uma caixa de ferramentas que nem sempre a gente sabe se tem e onde que tá aquela chave que vc precisa usar na hora…

    1. Aconteceu exatamente isso comigo, na hora da necessidade fiquei perdido com tantas opções que ainda no meu caso não atendiam de forma satisfatória. Parece mesmo uma bagunçada caixa de ferramentas, mas vou dar uma boa organizada neste final de semana! Um abraço!!

  8. A grande quantidade de apps disponíveis é bom pq o usuário pode optar qual ele se adapta melhor ou qual pode oferecer especificamente o q ele quer.

    Depende mais do usuário escolher qual opção usar e não sair instalando tudo.
    Por isso não vejo q seja ruim ter vários apps disponíveis.

    1. Com certeza é muito bom ter opções Noir, a parte ruim fica por canta da desorganização após a instalação de tantos Apps! Um abraço!

  9. Eu tenho uma mania de tempos em tempos visitar o market (android) e instalar alguma coisa boa, substituir por outra etc. Ao mesmo tempo, eu uso o Appbrain pra apagar tudo o que eu não tenho usado nos últimos meses – desde jogos a utilitários. No final das contas eu percebi que faço alguma rotatividade nos aplicativos deixando só os que eu uso ou são eficientes.

    Eu não resisto a ir no play pegar alguma coisa nova, acho que é quase um entretenimento… Tenho um certo vício em apagar também.

    1. Também tenho este problema Gisa, mas no meu caso eu não apago, então fico com uma bela bagunça que precisa de uma organização urgente!! Preciso pegar este seu vício de apagar!! Um abraço!!

    2. kkk sei como é.

      Quando instala sente-se bem pois agora esta mais “equipado” ,tem uma nova função,uma nova facilidade na vida.

      Daí quando desinstala se sente bem,pois se livrou de algo que só estava encalhando,tudo ficou mais limpo,o aparelho “se sentirá melhor”, e terá mais facilidades na vida. kkk

  10. Um exemplo disso é o próprio Facebook. Ele tem além do app móvel, que dá acesso à rede social, o Messenger e agora o Câmera. Três aplicativos que poderiam ser um só.
    Essa é a ideia que o Windows Phone traz com as integrações (ou hubs). Reunir várias funções, que seriam vários aplicativos, em um só lugar.

    1. Concordo com você Rafael, um aplicativo completo seria uma saída muito mais limpa e eficiente para o usuário! Um abraço!

      1. Tirando aidna o fato de o app do facebook ser meio bugado e lento para mostrar as informações.

        E mostra menos info que a versão móvel do site, como por exemplo os lembretes de aniversários

  11. Off Topic:

    Pessoal, tenho um Galaxy Note e gostaria de vendê-lo. (vieram 2 no plano). Qualquer proposta mande no meu e-mail (juniortesser@gmail.com).

    Desculpa usar esse espaço de classificados. Abraço Rodrigo.

  12. Um off-topic, Rodrigo,
    Já resolveu o problema do Lumia? Um amigo daqui de Portugal me falou que atualizou o Lumia dele pelo Zune (?) e isso resolveu o problema da bateria. Pedi que le me desse mais detalhes, mas ele ainda não me respondeu. Existe realmente essa atualização pelo Zune?

    1. Oi Alessandro, atualizei o meu aparelho, mas somente após desligar a rede 3G consegui ganhar uma boa autonomia de uso. Um abraço!!

  13. Eu também diminui o número de apps. Dos cerca de 1.100 que tenho, só tenho usado uns 290. Se tivesse mais memória poderia colocar todos que gostaria.

    1. Caramba, 1100!!! E eu achando os meus 174 aplicativos e games muita coisa!! Preciso fazer aquela boa limpeza!! Um abraço!

  14. De fato. Estes dias andei notando que ao acordar encontrava meu smartphone abaixo dos 100% de bateria (conectado ao carregador) e só hoje usando descobri o motivo. O Android corta a alimentação da bateria quando a mesma chega a 50 graus, algo que meu smartphone estava chegando rapidamente. De inicio já localizei o problema, aplicativos que não usava rodando em background como serviços e abusando da 3g, processador e ram. Aproveitei e fiz a limpa removendo ate alguns serviços nativos que não usava mas ficavam la ocupando ram/processador (player de musica nativo, assistente de redes sociais nativo (Social+))

  15. As vezes eu dou uma limpada nos meus aparelhos. O problema é que eu curto instalar aplicativos inúteis porém divertidos. Gosto de ter aquele do gato que fala para quando tem uma criança por perto, aquele que tira fotos que parecem cartoons, alguns joguinhos, uns de desenho para usar com a caneta do meu Note, aquelas besteiras que transformam a pessoa em gordo ou velho, enfim, um monte de lixo. Mas o que mais eu instalo são os programas de viagem ou guias de cidades. Basta eu planejar uma viagem que já saio colocando mil guias, TripAdvisor, Tripit, booking, worldmate, etc, etc.
    No fundo, acho que ficar instalando e desinstalando apps é uma forma de diversão também.

  16. cara vc usa no máximo 3 aplicativos,por que resto fica em segundo plano.exemplo um aplicativo e email e outro rede social e ultimo e jogo,esse aplicativos do exemplo são usados todo dias.

  17. Uma maneira que eu encontrei de resolver isso foi deixando um backup do app, ou congelando ele com titanium backup. instalar muita coisa que pouco se usa,e olhe lá quando,gera bagunça mesmo.

  18. Verdade, Rodrigo. Me deparei com a mesma situação, até pela pouco memória interna do meu Xperia Neo e, além de fazer uma limpeza no meu dispositivo, me fiz a mesma pergunta. Realmente tinha vários apps inúteis para mim ou que nunca ou raramente eram utilizados.

    Quanto a oferta de apps nas plataformas, ainda acho que seja um aspecto importantíssimo. Aqui a questão oferecer maiores possibilidades para uma maior fatia de público. O WP mesmo, que apesar de ter disponível um número razoável de apps na sua loja, ainda é carente de algumas opções. Pelo menos para mim.

    Abraço.

    1. Aqui também estou ficando com a memória no limite Edvar, por isso preciso fazer uma limpa o quanto antes!! Um abraço!

  19. Outro dia li que a LG estaria lançando um celular com 2 Gb de memória. A princípio achei exagero, mas já mudei meu pensamento. Acho que logo logo 2 Gb será o mínimo necessário para poder rodar todos os aplicativos que instalamos.

  20. Boa noite!
    Eu acredito que a maioria das pessoas instala apps mais por modismo,curiosidade do que necessidade! E isso(modismo,curiosidade do que necessidade)se reflete também na escolha do seu aparelho! Isso eu aprendi ainda na época do meu bom e velho N95!

    1. É verdade, passamos um tempão buscando novidades para no final das contas utilizarmos sempre os mesmos aplicativos! Um abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.