O iPad 2 ficou lento

Estou com o iPad totalmente atualizado e sem Jailbreak desde o lançamento da última versão de seu firmware, entretanto após o lançamento das últimas versões dos aplicativos e games compatíveis com a nova resolução de tela encontrada no iPad 3 comecei a notar uma queda notável no desempenho do meu iPad 2 e da primeira versão do tablet da Apple.

O iPad 2 anda lento e travando em algumas tarefas simples e mesmo com mais de 20GB livres do total de 64GB a performance caiu muito no último mês, e aquela mágica experiência de uso não está mais tão presente. Será que temos mais um caso de Obsolescência programada no tablet da Apple?

Ainda preciso investigar com mais tempo para saber, mas a lentidão do aparelho pode ser observada em tarefas como a atualização de aplicativos, que hoje demora um tempo razoável para apresentar o campo de senha após o clique no update, que antes era praticamente imediato.

Como ando utilizando pouco o iPad 2 nos últimos tempos não estou muito animado em perder tempo na busca de uma solução para o problema, mas de qualquer forma vou tentar descobrir se existe realmente um problema ou se as novas versões de games e aplicativos desenvolvidos para retina display são mais pesadas e estão prejudicando o desempenho do tablet.

43 comentários em “O iPad 2 ficou lento

  1. Tenho notado exatamente a mesma coisa no meu iPad 1 de 64gb wifi, e no mesmo período de tempo que você relatou.
    Isso me cheira mesmo a obsolescência programada.
    De qualquer forma vou zerar totalmente o tablet e instalar somente o que uso mesmo para ver o que acontece.
    Se tiveres alguma outra dica, compartilhe please.

    1. Vou compartilhar sim!! Aqui no meu iPad 2 de 64GB e o iPad 1 de 32GB da esposa estão na mesma situação. Qualquer novidade eu aviso!! Um abraço!

      1. O pior do iPad é que além da lentidão ele mal consegue manter o navegador em pé.

      2. Sim, mas para mim estava funcionando muito bem até após o lançamento do iPad 3.
        E olhe que eu não deixo muitos aplicativos abertos na memória, no máximo 2 ou 3.
        Como já disse, isso está cheirando a obsolescência programada.

  2. Vinha notando isso com o ipad1 desde que comecaram as primeiras atualizacoes para compatibilidade com o retina display ha uns 2 meses. O tablet, que uso no escritorio o tempo todo, de uma hora pra outra quase nao me servia. Com frequencia fico alternando entre o uso do awesome notes e do pagers, e sempre abro uma ou outra pagina no Safari, e de uma hora pra outra o safari parou de funcionar. So conseguia carregar qualquer pagina se eu fechasse do segundo plano os outros dois programas. A impressao pelo pagers que antes era instantanea, passou a demorar masi de 30 seg e caixas de textos que antes eu nunca conseguia ler como a que diz que o documento esta sendo enviado a impressora comecaram a demorar bastante na tela. Como quando comeocu isso eu etsava com apenas 6GB dos 64 livres, limpei tudo, baisei e configurei tudo do zero. Fiquei com mais da metade da memoria livre, mas nada disso adiantou. Diante da queda brutal de performance acabei me rendendo e comprando o novo ipad na semana de lancamento dele no Brasil.

    1. O iPad 1 ficar mais lento eu até entendo, mas o 2 é sacanagem!! Aqui ficou ruim de usar mesmo! Um abraço!!

  3. Uma das coisas que os usuários da maçã se vangloriam em relação ao do Android é a não fragmentação do sistema, pelo menos bem menor que no Android, porém eu não concordo muito com a politicia de atualizações da Apple, pois tinha um iPhone 3G que ficou muito ruim, muito mesmo com o iOS 4 penso eu que ela não deveria ter liberado a atualização para ele, assim como o 3GS começou a capengar com o iOS5, assim como penso que o meu iPhone 4 deve não ficar tão bom com o iOS 6 que acho que nem irei atualizar pelo menos antes de ver relatos de usuários para não ter o mesmo problemas que tive com o meu iPhone 3G.

    1. O pior é que se não atualizamos muitos aplicativos não ganham mais as novas versões e algumas novidades não podem mais rodar no tablet. Com o tempo o software acaba forçando a troca do hardware, não tem como escapar! Um abraço!

      1. Verdade Rodrigo, é a ordem natural, visto que essas empresas vivem basicamente da venda de hardware..

  4. Que estranho Rodrigo. Meu ipad2 esta normal e olha q eu utilizo mto!

    O ipad 1 da minha mae eu ja senti uma certa lentidao no ultimo update, por isso eu decidi que nao irei mais atualizar, pois nao quero que fique inutilizavel igual o iphone 3g que atualizei ate o ultimo update!

    1. Vou tentar zerar o aparelho e reinstalar tudo novamente para ver o que dá! O pior é ver o tablet travar no meio de um jogo!! Um abraço!

  5. Tenho um iPad 1 de 64 GB 3G + WiFi, que utilizo intensamente para ler, video, jogos, Facebook, Twitter, feeds e email. Não tenho notado perda de desempenho, mas um gasto maior de bateria. Não será algum aplicativo que está causando essa lentidão? Uma vez instalei um aplicativo para monitorar dados, o Onovo, que simplesmente impedia o hotspot pessoal de funcionar.

    1. Estou investigando Alessandro Galvão, mas não tenho nenhum aplicativo como o Onovo, que testei no iPhone 4 e também desisti de utilizar. Um abraço!!

  6. O meu iPod touch 3g 32giga tambem esta impossivel que trabalhar… acho que muito triste isso e um desrespeito à quem compra um produto… apple nunca mais… estou pensando seriamente em comprar um galaxy tab p6210 por 900 reais no lugar de um ipad 2 ja que agora o valor do mesmo caiu devido ao ipad 3

  7. Nossa, esquisito.
    Até hj nenhum problema com travamento mesmo tendo feito todas as atualizações. Veja se não existem aplicativos abertos. Duplo clique e tocar nos sinais de menos para fechar aplicativos. Depois, segure botão on/off e botão home juntos, até desligar ou reiniciar pra dar uma limpada na memória. iphone 4 e 3gs ok tb….sem lags…
    Abs.

  8. Cadê a versão mobile do site Rodrigo. É bem chato ler os posts pelo celular, já que o site não é compatível nem mesmo com o recurso de leitura do Safari.

    1. Preciso providenciar!! O blog está novo e ainda não consegui ajustar tudo da melhor forma. Em breve coloco no ar a versão mobile! Um abraço!

  9. Se for somente aplicativos e jogos, é um caso isolado ao app. Agora se todo o sistema está assim, ou é o IOS 5.1, ou vc instalou algo q esta consumindo recursos extra. Pra saber teste Zerando pra config de fábrica e use

  10. Meu IPAD 2 64 está atualizado com o último release, não notei nada de diferente, pelo menos por enquanto. Se surgir algo eu repasso a info. []’s 🙂

  11. Rodrigo tenho um iPad 2 de 32gb “entupido” de fotos musicas e vídeos e não tenho nenhum problema. Continua com a mesma performance de antes. Um abraço!

  12. Faz alguns meses que Meu Ipad 1 tá uma verdadeira carroça… sites demoram uma eternidade pra abrir e o Safari fecha direto. Principalmente pra navegar, a utilização tá sofrível!

    Há duas semanas peguei um Playbook 16GB no Walmart, e embora tenha custado menos da metade do preço de um Ipad 3 (R$629,00) tô bastante satisfeito com o bichinho: rápido, fluido… seu navegador é bem completo e, embora a App World seja bem limitada, posso instalar aplicativos do Android.

    Resumindo, usar o Playbook tá bem mais agradável que o Ipad, que anda encostado.

    1. É interessante sair da bolha. Em blogs de iPhone e afins Apple só se houve maravilhas. Nada é tão perfeito quanto ela! Até os comentários são mil maravilhas.
      Em um blog mais imparcial como o do Rodrigo, você vê a realidade. Tenho um iPhone e realmente gosto do bichinho, mas meu irmão tem um S2 e não fica atras não. Inclusive venho notando que o Android está cada vez mais completo e acredito que logo logo vá passar o iOS no meu conceito.

  13. vivi a experiência da obsolência programada ao tentar utilizar o mac os Lion em meu macbook branco com core 2 duo e 2 Gb de ram que rodam o snow leopard com primor. Apesar das inúmeras inovações do Lion não consegui ver uma razão para haver tanta diferença de desempenho em relação ao snow leopard. E o mais irritante depois foi regredir para o snow leopard. Restauração pelo time machine nem pensa. Teve que ser do zero mesmo. Já o ipad 2 aqui ainda não presentou travamentos, mas notei alguns bugs com o navegador.

  14. Rodrigo, tenho o novo iPad do iPad 2. Não estou notando nada anormal. MeuiPad 2 e quase tão rápido quanto o novo iPad. Te aconselho restaurar o firmeware, do iPad 2. Normalmente faço isto, quando noto alguma possível lerdesa ou consumo anormal da bateria.

  15. Só atualizo o iOS quando é estritamente essencial, como não preciso do iPhoto, continuo no 5.0.x

    Agora uma adendo, acho ridículo essa coisa do obsolência programada mas é verdade. Tem muito hardware bom considerado obsoleto, exemplo: vários aparelhos com Android e Symbian. NOVA 3, por exemplo, roda liso até no Galaxy S original, roda até no ACE.

    A alta resolução do iPad 3 é linda, mas ela tem efeitos colaterais para os outros aparelhos. Basta ver o “peso” que tem agora GarageBand e outros programas da Apple.

  16. Rodrigo, Provavelmente é algum aplicativo.
    Existe um Tweak que faz a limpeza dos temporarios, quase igual ao ccleaner. O nome dele é iCleaner. Porem é para devices Jailbroken.
    Meu iPhone já tinha mais de um ano q tava intacto sem atualização nem nada e tava dando umas engasgadinhas, usei ele e me livrou de uns 100mb e o cel ficou leve e solto como novo.

  17. Percebi tb agora e quando o iPad 2 foi lançado. Naquela oportunidade depois de uma atualização da Apple melhorou o problema. Espero que agora ocorra a mesma coisa, muito embora é fato que alguma perda de desempenho deve ocorrer. Mas travar toda hora não da……… Aproveito tb para marcar um posicionamento quanto aos produtos Apple. São muito bons mas não os únicos do mercado. A Apple seduzir seus consumidores, é o seu papel e estratégia de mercado. E vai continuar fazendo lucros absurdos enquanto houver filas nas nas suas lojas para cada lançamento. Até aí tudo muito bem é a oferta e demanda, o que me incomoda nisso é que entrando nesse jogo ficamos cada vez mais presos aos entraves impostos em prol da fidelidade da fidelidade à marca e contra a mobilidade e liberdade de escolha. Porque não poderíamos ter um note qualquer , um smartphone Windowsphone e um iPad e todos eles se falando de maneira fácil. Quando alguma empresa conseguir uma fórmula de mercado de conquista dos seus consumidores pelo portabilidade usabilidade e não pela fidelizaçao em detrimento daquela vai fazer mais sucesso que a Apple.

  18. Tenho um iPhone 4 e apresenta o mesmo efeito que apresentado com os comentarios do iPad. Tive um 3G e passou pelo mesmo problema com atualização, e as ultimas 2 atualizações da Apple no 5.1 deixaram o aparelho mais lento, mesmo tendo feito reinstalação do zero da firmware. Não sou fã boy de marca, mas tenho que admitir que vejo exageros realmente em outros locais em relação a marca Apple. Meu HTC One X está para chegar, e com certeza não sentirei muita falta do iOS. Abraços.

  19. Pode ser obsolescência programada sim. Uma vez eu assisti um documentário sobre um rapaz que processou a Apple porque a bateria do ipod morreu. E ele verificou que a bateria de todos os ipod morriam depois de um tempo determinado, obrigando a troca do equipamento. Se fazem isso com o ipod, podem muito bem fazer com todos os seus produtos.

  20. Venho notando isso há um bom tempo com o iPad 1, mesmo antes do iOS 5. Às vezes me pergunto se é vantagem atualizar todos os aparelhos, já que os mais antigos podem virar uma carroça.

    Por mais que eu goste do iOS, ele tem fragmentação, mesmo não sendo tão visível quanto no Android. Alguns aplicativos simplesmente não funcionam no iPad 1, mas aparecem normalmente para instalar na App Store. Já quebrei a cara com vários jogos e livros interativos; são impossíveis de curtir de tão lentos. O iPad 1 trava mais do que um Galaxy Ace que já usei.

    Se isso não for fragmentação, eu não sei o que é. Na prática, os idevices envelhecem muito mal, que o diga meu Macbook com o Lion. Hoje, com essas experiências, valorizo bem menos as atualizações de sistema. Prefiro um sistema redondo, mesmo que mais antigo. Só faço questão das atualizações de segurança. Abraço!

  21. Ola! Também estou notando essa lentidão no iPad 1 e no iPhone 4 da minha esposa, porém o meu iPhone 4 está bem rápido, ate fiz uma comparação do iPhone 4 16GB dela com meu iPhone 4 32GB e o dela esta meio lerdo, eu notei isso depois da atualização para a versão 5.1.1 pois a anterior 5.1 está tudo legal sem problema algum, falou..!!

  22. Realmente iPad 2 3 e 4 estão trravando muito. Agora iPad Air ? Não existe tratamento nele.. Vale a pena investir. E a melhor coisa até o momento, roda lixo qualquer jjog pesado.

  23. Fala ae galera. O Meu IPAD 2 ficou literalmente um lixo depois da última atualização. A curiosidade custou meu tablet pois havia lido na internet os posts de outros usuários alegando que havia ficado ruim e relatando diversas experiências de travamento. Fui curioso e resolvi atualizar mesmo assim. Não deu outra! Meu Ipad agora não consegue carregar nem uma simples página na web pelo safari com primor. Mata de raiva pra fazer tarefas simples e agora não consigo mais retornar ao I.O.S 7. Resultado? Vou vender ele e comprar um mais moderno, a não ser que apareça uma solução rápida para isso.
    Vejo aqui comentários do tipo “o meu está ótimo”, “Não mudou nada” mas duvido sinceramente da veracidade dessas afirmações. Conheço 5 pessoas que têm Ipad 2 e todos relataram estar passando raiva com o IOS 8. Ao meu ver o IOS já não oferece tantas vantagens em face dos outros sistemas operacionais por ai, e o grande trunfo da APPLE era a fluidez do sistema. Agora a vontade que tenho é de jogar meu IPAD 2 na parede, hehehe.

  24. Tenho um iPad 2 e tenho passado por todos os problemas relatados acima, o pior é a lentidão e depois os tratamentos. Alguns momentos eu deixo ele lá parado esperando ele ressuscitar pra mim poder usá-lo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.