O novo Macbook Pro com tela de retina acabou com a internet

As coisas estão evoluindo a cada dia, e com o novo Macbook Pro com tela retina com 15.4 polegadas e a alta resolução de  2880 × 1800 pixels estamos caminhando para um padrão mais elevado de qualidade de imagens para a internet, mas será que estamos preparados?

Quando o aparelho foi lançado com esta magnífica tela eu logo pensei na qualidade das imagens com a alta resolução, mas acabei deixando de lado o outro lado da questão, o conteúdo disponível na internet, e hoje eu encontrei um post abordando o assunto no Electricpig onde o autor comenta que o uso dos aplicativos da Apple desenvolvidos para a tela de retina é uma experiência maravilhosa, como digitar em uma folha de papel em uma máquina de escrever, entretanto quando visitamos os sites na internet em qualquer site fora do endereço Apple.com tudo parece borrado e com imagens ruins com baixa definição.

O fato é que a internet ainda não está preparada para uma resolução tão alta, sendo que em um primeiro momento um único notebook com um preço elevado pode não ser suficiente para justificar as alterações necessárias nas imagens para deixar a experiência da tela de retina realmente boa na navegação na internet. Pode ser um pequeno detalhe, mas acredito que seja interessante testar outros sites na loja antes de comprar o Macbook Pro com tela de retina para evitar arrependimentos, ainda mais quando estamos falando de valores tão altos de compra.

Por hora acredito que as melhores opções sejam fazer um bom teste antes da compra ou esperar a internet acompanhar este novo salto da resolução das telas, o que pode demorar algum tempo.

 

24 comentários em “O novo Macbook Pro com tela de retina acabou com a internet

  1. Em princípio eu só consigo vislumbrar de imediato o uso para fotógrafos profissionais ou pessoal que trabalha com publicidade.
    Agora que é um brinquedinho interessante é 🙂

  2. Fato é, quem compra um Macbook não é para ficar acessando blogs. O conceito Mac sempre foi envolvendo trabalho e o equipamento é peça fundamental para quem trabalha com isso (edição de imagem, videos e música até), pelo conjunto de hardware + sistema operacional + aplicativos(softwares).

    Hoje em dia ter um Mac é ser cool, ser “geek e nerd”, ser rico, por incrivel que pareça é isso que as pessoas associam.

    1. Com certeza a edição de vídeos e fotos é muito importante, além do áudio no meu caso, que é um dos principais motivos da compra, entretanto o acesso à internet é muito importante para todos e com certeza deve ser um dos grandes usos para muita gente. Um abs!

  3. Concordo com o Wellington.
    Eu mesmo queria comprar um Mac apenas para conhecer o sistema.
    Vou acabar comprando um usado que o valor é bem mais em conta.
    Por falar nisso, Rodrigo já botou preço no seu antigo Macbook?

    1. Fala Adriano! Estou pensando em 2500 reais com 8GB de RAM e o HD híbrido no pacote. Sabe que até o pessoal da loja que eu comprei se interessou em comprar? Tem um leitor que também mandou um email querendo o aparelho. Se não fechar podemos acertar alguma coisa. Está em SP? Um abs!

    1. Parecem bons, mas a diferença pode estar na tela com tamanho reduzido. Temos que esperar para testar o aparelho para ver como fica. Um abs!

  4. De início pode parecer um problema, mas o que a Apple fez mais uma vez foi abrir uma frente para algo novo e melhor. E certamente nós consumidores vamos desejar esta demanda. Já era tempo de darmos um salto em qualidade de imagem na internet. Já fizemos isto com a televisão e foi muito bom.

    É uma questão de tempo as outras fabricantes de computadores começarem a dar atenção para as resoluções de tela e consequentemente a web será o próximo passo.

    Melhorar a qualidade da resolução das páginas é o que menos me assusta. O que mais me assusta é que para isso precisaremos de uma velocidade de dados melhor para carregar estes sites e o Brasil anda sempre tão devagar nesse quesito.

    Mas eu aposto que daqui a um ano começaremos a ver a qualidade da imagem na web mudar. A tecnologia atual evolui assustadoramente rápido.

    Abraço!

    1. Bom dia! Acho que ainda teremos a grande massa usando telas com baixa resolução por um bom tempo, e noto isso quando vejo as estatísticas do blog, que demonstra que 20% dos leitores utilizam a resolução 1366×768, 12% 1280×800 e 9% 1920×1080. Ainda falta muito para chegarmos em resoluções mais elevadas, mas com certeza podemos considerar a tela de retina um bom primeiro passo. Um abs!

  5. Acabei de comprar um notebook com tela de 15″ e full hd. Se já acho exagerado 1080p numa tela de note, imagine 1800! As únicas coisas ruins que vejo nessas altíssimas resoluções são, o tamanho minúsculo dos ícones e a sobrecarga na placa de vídeo (principalmente em jogos pesados). Mas como deve ser lindo olhar uma pintura na tela retina desse novo Mac.

  6. Rodrigo, se o display estiver configurado corretamente, ele apresentará qualquer tela ou imagem, igual ou melhor à um display de resolução inferior. O fato da resolução significantemente melhor, NÃO PIORA as imagens. Só nossa percepção piora, pois estávamos esperando uma imagem melhor.
    Tenho o novo iPad é navego bastante na internet, o resultado pratico é tudo muito mais nítido.

    1. Pode ser. Mas você já notou que ao ligar uma TV de alta definição numa fonte de baixa, tipo os canais normais da NET, a imagem fica horrorosa, pior que numa TV de tubo?

      1. É exatamente isso que penso! O negócio é esperar a máquina chegar ao Brasil para poder testar vários sites com calma para conferir os resultados. Um abraço!

      2. Rainor, vc tem este problema, se a resolução da sua TV for só um pouco maior que a resolução da imagem que será mostrada e software da TV estica esta imagem.
        Numa TV full HD (1920×1080) vc ve, a imagem 640×480, com a mesma resolução, da TV antiga, só que mais nítida.

      3. Minha TV principal é uma Panasonic Plasma Full HD. Ou seja, 1920×1080. E assistir um jogo de futebol em canal com resolução de TV normal é um sacrifício, fica horrível. Já nos canais de alta definição tudo fica bem melhor. Quando vejo um programa na TV da minha tia, tubão 29″, a imagem não me parece tão ruim como na minha full hd. É como se a TV de alta definição deixasse mais evidente a resolução baixa dos canais normais. Isso sem falar em canais extremamente comprimidos como o Universal Channel, que mais parece imagem de Youtube.

      4. Rainor, não conheço a sua TV, talvez vc possa alterar alguma configuração. Lembrando que a imagem fica péssima se o decodificador não estiver corretamente configurado para TVs FULL HD.
        A minha é uma Samsung LED full HD 3D smart TV. A TV a cabo é da net, com decodificador NET DIGITAL HD (configurado corretamente, por mim mesmo, pois o tecnico da net deixou configurado com uma TV normal e a imagem ficou péssima). Os canais HD fição excelentes e os canais normais ficam bem melhor do que em uma televisão normal.

    2. Legal Márcio!! Sabe que eu ainda me preocupo com o tamanho dos ícones e botões dos sites? Será que não vão ficar muito pequenos? Um abs!

      1. Rodrigo, ainda não tive um destes Macbooks, em mãos. Mas utilizo alguns notebooks com tela full HD. Neste caso basta vc fazer o ajuste de resolução, do Windows, para vc utilizar os icones no tamanho que vc preferir. Ja no Mac OS, a Apple já irá entrega-lo ajustado.
        Como o display é “retina”, ou seja vc não consegue separar, os pixeis, com seu olho. Ou seja é possivel “esticar”, a imagem sem causar efeitos colaterais. Claro que vc esta limitado à resolução original da imagem.

      2. Acho que em um primeiro momento o problema será justamente este, as imagens dos sites estarão em baixa resolução para estas grandes telas. Só o tempo deve ajustar este problema! Um abs!

      3. Rodrigo, estou pensando seriamente em comprar um. Se eu comprar, te enviarei, um pequeno review com minha opinião.
        Só mais um detalhe, o display, do Macbook, aceita algumas resoluções nativas. A segunda maior é 1920×1200, esta resolução, eu utilizo (em um notebook) com frequência, e, é ótima rodando o Windows e acessando a internet.

  7. Olá galera !
    Não há dúvidas que a Apple está corretíssima em lançar telas com tamanha resolução… A Apple é uma criadora de tendência e com certeza, muito em breve, novos Notebooks estarão apresentando essa resolução, “obrigando”, de certa forma, os desenvolvedores de Sites a se adequarem… É assim que acontecem as inovações e a evolução tecnológica… alguém tem de tomar a iniciativa e “puxar o mercado”… é isso que ocorrerá… A APPLE é benchmarking no seguimento… Parabéns à Apple ! Com essa configuração de resolução de tela dos novos MACs a Intel e seus ULTRAbooks terão de se adequar também, e penso que foi um soco no estomago dos engenheiros dos fabricantes, que já tem 70 novos modelos no forno com telas com resoluções tradicionais, que já saem praticamente obsoletos frente aos desafios de uma internet mais “real aos nossos olhos” que a Apple está “empurrando”, fazendo se manifestar, ou começando a fazer, a mudança através da nova tela… Os provedores de acesso também deverão se adequar com novas soluções de banda para tanta demanda de dados… A Apple está ajudando novamente a mudar o mercado… Go for it !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.