Reduzindo a temperatura do Notebook com materiais de escritório

2012-06-20 09.57.35

Existem muitas alternativas disponíveis no mercado para elevar um pouco a altura do notebook na mesa de trabalho para melhorar a circulação de ar, mas muitas delas são um pouco caras (pelo que oferecem) ou ocupam muito espaço na mochila, deste modo eu decidi buscar por uma opção simples e barata que pode ser encontrada facilmente em qualquer escritório ou papelaria.

O primeiro material encontrado foi o escolhido para resolver o problema, um bloco de post-it de tamanho pequeno que foi dividido em dois e ficou perfeito na mesa, elevando o notebook em pouco mais de dois centímetros, melhorando de forma considerável a ventilação na parte inferior da máquina com a redução da temperatura em mais de 15 graus.

Esta solução depende de uma superfície plana e estável, normalmente encontrada nas mesas de trabalho, e apesar da aparência improvisada, posso dizer que resolveu o meu problema de aquecimento do notebook de forma simples e muito barata, sem contar que é muito leve, fácil de transportar e ecologicamente correto! Vale a pena experimentar! 😉

24 comentários em “Reduzindo a temperatura do Notebook com materiais de escritório

  1. Outra maneira de reduzir a temperatura é fazer uma limpeza interna e trocar a pasta térmica. Isso vai reduzir uns 30 a 40º dependendo do estado em que se encontra.

      1. Tomara que você consiga acabar com o problema de aquecimento!
        Abraço!

      2. Aqui ficou tranquilo! É que eu realmente abuso das máquinas mesmo! Hehehehe! Um abraço!!

      3. É verdade, mas a sorte é que agora estou passando o dia no escritório com ar condicionado, então as coisas devem ficar melhores do que com o trabalho em casa, pelo menos para o note!! Um abs!

  2. Minha pergunta pode parecer idiota mas…
    Há alguma relação entre superaquecimento e perda de velocidade de processamento?
    Digo, a redução de mais de 15 graus conseguida com a suspensão do notebook refletiu positivamente no desempenho da máquina?

    1. Em alguns casos, ajuda sim, pois os processadores de uns anos para cá reduzem a velocidade para diminuir a temperatura, quando ultrapassam determinado limite. Sendo assim, se a temperatura estiver constantemente acima deste limite, a CPU estará constantemente com o “freio de mão” puxado

  3. Faço isso com meu PS3. Uso capas de CD para elevar o console, nas quinas. Melhora a circulação de ar em baixo dele.

    1. No PS3 eu deixo ele de pé, assim não tenho nenhum problema de aquecimento, uma dica.

      Mas gostei dessa dica do Post-it =D

  4. Pois eu comprei hoje um notebook que vai ficar mais como desktop mesmo (paradão em cima da mesa, ligado no monitor, mouse e teclado externo). Como pretendo jogar as vezes, vou comprar aquelas bases de plástico para levantar o note e fazer entrar mais ar pela ventilação.

      1. Um Avell Avell Titanium G1510 F1DJ (barebone feito em Santa Catarina) com i7, 8 GB, HD 750, placa de vídeo Nvidia GTX 670m e tela de 15,6″ full hd. Deve rodar todos os jogos atuais (alguns no médio) e com ele eu me livrarei de 2 problemas que tenho com o desktop: Espaço na mesa e ruído irritante.

      2. Não conhecia, muito parrudo o moleque hein! Pena que é bem “caixotão”.

      3. É sim, não é para quem liga para design hehe. Mas o que vale a pena é que, pela configuração, está bem mais barato que os notes de marca (paguei R$ 3.690,00 nele).

  5. Meu note estava chegando a desligar de tanto que esquentava, até porque sempre utilizei ele no colo, e usava muito ele na cama.
    Com as constantes desligadas resolvi comprar uma base cooler para ele e resolveu o problema, e ainda fiz uma limpeza na exaustão dele. Hoje não desliga e nem aquece mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.