Smartphones: Hardware, software, funcionalidades e upgrades

Nokia lumia 800 all

Na última semana após a Microsoft anunciar que a nova versão do sistema operacional Windows Phone 8 não será compatível com os aparelhos com a versão anteriormente lançada em aparelhos como o Nokia Lumia 710, 800, 900 entre outros modelos de vários fabricantes como a HTC, um grande número de usuários ficaram decepcionados com a decisão, que afeta diretamente um aparelho lançado há poucos meses no Brasil e até modelos que ainda não chegaram ao mercado.

A decepção foi tão grande que as ações da empresa perderam valor na bolsa e muitos sites, blogs e responsáveis por áreas comerciais de empresas deixaram de recomendar a compra dos aparelhos da série Lumia, 800, 710 e 900, mas será que devemos simplesmente vender os aparelhos desta série e deixar de recomendar a venda para leitores, amigos e parentes por conta desta decisão da Microsoft?

A resposta não é muito simples, e como sempre depende do uso e das necessidades específicas de cada um, pois eu conheço muitos usuários que estão extremamente felizes como o Nokia N9, que enfrenta uma situação muito mais complicada do que o Lumia, mas conta com  aplicativos e games suficientes para proporcionar uma boa experiência aos seus usuários. O fato é que para a grande massa de usuários existentes no mercado o pacote básico com alguns poucos aplicativos diferentes atende muito bem, deste modo é comum encontrar gente muito satisfeita e fazendo mais do que o básico com aparelhos relativamente simples, e que provavelmente não ganharão nenhuma atualização.

É claro que para quem é um pouco mais fanático por tecnologia é ruim saber que um novo aparelho não será atualizado, pois ficamos com uma sensação de ter um equipamento obsoleto nas mãos, mas sempre vale lembrar que existem muitos perfis de usuários que podem permanecer plenamente satisfeitos com um aparelho que pode ser considerado ultrapassado para outro.

Apesar de gostar muito de tecnologia, confesso que a falta da atualização para o Windows Phone 8 não chegou a incomodar muito, até pelo fato de que para o meu uso o Nokia Lumia 800 ainda precisa melhorar dois pontos, a funcionalidade de hotspot WiFi (que chega ao aparelho até o final deste mês) e a duração do tempo de uso da sua bateria, que por hora ainda não ganhou uma solução realmente boa, considerando o fato de que desligar a rede 3G do aparelho para ele chegar com uma boa carga no final do dia não pode ser considerada uma solução ideal.

De qualquer forma, acredito que o uso e as necessidades de cada um devem ser decisivos na hora da compra ou substituição de um aparelho celular, e não futuras atualização, que muitas vezes podem nem trazer ao consumidor novidades que serão realmente úteis.

23 comentários em “Smartphones: Hardware, software, funcionalidades e upgrades

  1. muito bem colocado…sou usuário do N9 e não tenho a pretensão de troca-lo no momento, além deste ter superado minhas expectativas, até o momento não encontro outro aparelho que valha realmente a pena substituí-lo.

  2. Sabe Rodrigo, fiquei pensando, com essa situação, como o mundo tecnológico mudou!
    Sou da era do computador a lenha… do tempo em que uma nova versão do Windows, invariavelmente nos obrigava a trocar de máquina. A questão era apanas “quando”, pois iríamos usar a máquina até não conseguir mais, depois trocava.
    Não era o fim do mundo, era normal, as ações da Compaq, IBM, Dell ou sei lá o quê da época não caíam por que um novo Windows saiu e que lançariam novos equipamentos pra isso.
    Continuo não entendendo a má vontade que todos têm com a Nokia. O novo Windows Phone é necessário, assim como novos hardware para eles. Quem comprar um Lumia agora, vai continuar tendo tudo o que já tem e o que vier com a versão 7.8, que provavelmente não será pouco e que pra maioria dos usuários, mas do que suficiente.

    1. Bom dia! Concordo com o ponto de vista, mas hoje escrevi um novo texto pensando no outro lado da moeda, em quem esperava pela atualização e tem dúvidas a respeito da compatibilidade de aplicativos no futuro. Um abs!!

  3. Eu não ligo se o Lumia 800 que eu acabei de comprar não ser atualizado para o Windows 8. A unica coisa que não será atualizada para os Lumias e antigos WP7.5 são os apps que necessitam de hardware superior.

    Eu já sabia que o Lumia 800 e outros não iriam ser atualizados baseado no hardware que eles tem hj. Nem precisa ser adivinho para saber que isso aconteceria.

    Apoio a Nokia por que é necessário hardwares mais potentes para melhor performance para o usuário.

    Estou contente com meu Lumia 800 e sou hard user. Não falta absolutamente nada. Aparelho muito mais rápido e fantástico que IOS e Android junto (opinião minha).

  4. Ah só para complementar já utilizei IOS e Android (Ipad 2 e Xperia X10), além de conhecer e fazer testes nos outros como S2 e Xperias e iphone 4s. Sei do que falo!!!

  5. Rodrigo, uso o Omnia em edge o dia todo e não perco notificações ou o hub de mensagens, tudo funciona. Só ligo o 3G para navegar pelo IE ou baixar os twitters no Rowi mais rápido. Porque você deixa ligado o dia todo?
    No mais, penso o seguinte. Se for necessário você zerar seu celular e todos os aplicativos são baixados pelo marketplace, e se vários deles não forem mais compatíveis com o WP 7.8, você ficaria sem vários aplicativos. E aí, porque no Symbian, você baixava para o computador e poderia reinstalar depois.

    1. Fala Jorge! Acho que para este caso é sempre bom manter um backup completo para garantir! Vale um estudo mais detalhado para não ficar na mão!! Um abs!

  6. Rodrigo, Eu sempre usei meus telefones com o 3g desligado. Pratico isso desde de meu e71, que não ficava 1 dia ligado se o 3g estivesse habilitado, hoje tenho o n8 e ainda utilizo do mesmo modo.

    PS: Eu trabalho no Rio de Janeiro e moro em Petrópolis e a serra não costuma ter sinal.

    1. Eu só consegui esticar o uso do Lumia 800 desta forma, mas às vezes sinto falta de algo mais automático para gerenciar as conexões do aparelho. Um abs!

  7. Acho que a decisão é pessoal. De qualquer maneira, o preço é um componente importante. Na minha opinião, o preço dos Lumias, deveria cair para a metade, depois desta informação.

    1. Gosto da velocidade do Lumia 800, mas ainda prefiro a grande tela e maior quantidade de aplicativos e games do Note! Um abs!

  8. Fico pensando, tinha um NOKIA N900 (pra mim era otimo), troquei por um NOKIA N9 (continua sendo otimo), o cara foi lá juntou o dinheiro e comprou um LUMIA 800, achou que supria a necessidade dele, fala, jogo o que tem, entra no facebook e etc…agora só porque lançam uma atualização e o dele não entra no pacote de atualizações (que por sinal tem um ou outro item a mais que não é de suma necessidade), ele já pena em jogar fora o aparelho dele, pra mim o problema não esta em atualizações (afinal de conta as firmas tem que se atualizarem para o concorrente), o problema esta na cabeça do cara que compra, se era suficiente o aparelho e em segundos deixa de ser, o problema nãoe esta no aparelho e sim no comprador.

    1. Acho que para a grande massa as atualizações não fazem a menor diferença, mas as empresas poderiam ser um pouco mais cautelosas nos seus lançamentos e atualizações para evitar problemas com os consumidores. Um abs!

  9. Concordo com o Luciano Vila Nova. O maior problema são pessoas que não pensam por si próprias, que não tem opinião própria e por isso absorvem sem crítica opinião da mídia sobre tudo. Desde qual carro é bom até qual smartphone (& sistema operacional móvel) é melhor.

  10. Muitas das vezes a questão é o modismo. Quantos smartphones com Android não serão atualizados para o ICS?

    É que na verdade já virou moda falar mal da Nokia. Acho interessante ter atualizações e os Lumias terão, porém até onde o hardware permitir.

    Quantos S60v5 já foram atualizados, coisa que jamais achava que ia acontecer depois do S^3?

    Acho que virá mais coisas além do Windows Phone 7.8. Tenho certeza que a Nokia não deixará na mão esses belos aparelhos.

    E eu acho que o problema está na cabeça das pessoas e no modismo. Essa semana estarei em Londrina, vou testar esses aparelhos “fo__a”.

    Vamos ver se é acima de WP ou se dá tanta diferença assim mesmo….

    Abraços rodrigo e prepara um post falando das atualizações dos Lumias, é interessante o povo saber. Até

    1. Acho que a maior parte dos aparelhos, independente do sistema utilizado atende praticamente todos os tipos de usuários com folga, sendo que tudo é uma questão de gosto pessoal. Trabalho bem com Symbian, Windows Phone, Android, iOS e MeeGo aqui no trabalho, aproveitando sempre as vantagens que cada um oferece. Um abs!

  11. Rodrigo,
    quando decidi trocar meu heróico E63 caí na encruzilhada: Android, iOS ou WP?
    Minha primeira escolha foi o Android, mais precisamente o Galaxy W. Pensei comigo: tem hardware para uma futura atualização e o custo x benefício está ótimo. Um dia antes de sair para comprá-lo, a Samsung anunciou que não o atualizaria. Senti alívio pois se tivesse comprado, teria me sentido enganado.
    Voltei minha atenção para o WP. Achei sensacional, entretanto, preferi aguardar os early adopters se manifestarem para ter a certeza que empregaria bem meus recurso$.
    Por fim, numa promoção muito boa, descolei um 3GS e a possibilidade de experimentar o iOS e até ver se me adaptava a ele. Para minha surpresa, a Apple vai liberar o 6 para ele. Eu sei bem que será, para o meu aparelho, uma atualização bem restrita, mas de alguma forma, fiquei contente que tenha sido contemplado. Passou a sensação de respeito ao consumidor, embora saiba bem que não é essa maravilha toda!
    Não descarto experimentar nem Android nem WP no futuro, mas infelizmente, aqui no Brasil, se vc quiser ter a certeza de que seu aparelho será atualizado, compre o top da linha senão, periga ficar a ver navios.
    Abçs

  12. Por incrível que pareça, estou usando um N8 (Symbian Anna) há mais de um ano e até hoje não senti nenhuma necessidade que justificasse a troca dele por um WP, Android ou iPhone. Muito pelo contrário, ele faz coisas que vários destes outros smartphones (que, inclusive, são bem mais caros que ele) não fazem! Na boa, cheguei a conclusão que esse “fanatismo” que existe por trás sistemas operacionais é mera ilusão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.