Vídeo: Microsoft demonstra o Windows Phone 7.8 no Nokia Lumia 900

Ontem foi publicado pela Microsoft um vídeo com uma demonstração do Windows Phone 7.8 rodando no Nokia Lumia 900, que aparentemente só estará levando aos aparelhos mais antigos a tela inicial da nova versão do sistema desenvolvido para aparelhos com hardware superior. Escrevi este post pensando no outro lado da moeda, dos usuários que ficaram de alguma forma insatisfeitos com as notícias divulgadas pela Microsoft sobre a atualização dos aparelhos rodando o Windows Phone 7.5.

Para muitos a versão 7.8 do sistema da Microsoft é apenas o bom Windows Phone 7.5 com a tela de início do Windows Phone 8, o que certamente poderá deixar muitos usuários extremamente frustrados, sendo que ainda fica a dúvida sobre qual será a postura dos desenvolvedores a respeito da versão anterior do sistema, que deverá ter uma vida tão curta quanto a do excelente MeeGo do Nokia N9. As versões dos aplicativos existentes hoje certamente funcionarão na nova versão do sistema, mas será que as versões criadas para o Windows Phone 8 vão rodar no sistema anterior?

 Por hora ainda não sabemos exatamente o que podemos perder, mas esta sensação de dúvida é ruim para os consumidores mais avançados, que gostam das atualizações e novas funcionalidades em seus aparelhos, que normalmente chegam com as novas versões dos sistemas operacionais.

É claro que ainda posso contar com ao menos duas atualizações para o meu Nokia Lumia 800, uma que será liberada amanhã e que levará o aguardado hotspot WiFi para o aparelho, e outra no final do ano com a interface da versão mais recente, mas será que iso é suficiente para manter o aparelho até o final do ano?

Apesar do bom potencial do Nokia Lumia 800, problemas como a curta duração da bateria, a falta da câmera frontal e uma tela um pouco maior somados a falta de uma atualização para a versão mais recente do sistema me desanimaram muito, sendo que hoje sinto até que a venda do aparelho será uma tarefa muito dura.

Eu sinceramente não entendo o motivo da Microsoft lançar dois sistemas em um prazo tão curto e acho triste de ver a situação da Nokia nesta parceria. Para fechar o post assista ao vídeo da nova versão do Windows Phone 7.8 no Lumia 900.

14 comentários em “Vídeo: Microsoft demonstra o Windows Phone 7.8 no Nokia Lumia 900

  1. Aplicativos do Windows 8 não ira rodar no 7.8 ou 7.5, pois são kernel diferentes, com outra arquitetura. Acho que o Windows 8 e necessário para a MS brigar de igual a igual com o Android. Infelizmente era necessário fazer esta virada e deixar a atual arquitetura para trás. A noticia boa e que esta arquitetura deve perdurar por muito tempo. Não estou triste por ter meu Lumia 800 defasado. Troco de celular uma vez por ano mesmo.

    1. Bom dia! Na verdade antes de ficar triste com a notícia eu ainda estou esperando pela solução dos problemas do hotspot e da bateria! Pensando em uma troca após um ano de uso dá para conviver com o problema, mas o preço de venda do aparelho usado deverá cair muito! Provavelmente se eu não conseguir vender vou acabar passando para alguém da família! Um abs!

  2. Será que a melhor saída não seria estratificar o S.O. Com os aparelhos mais limitados, como fará a Apple no iOS 6?

  3. A nokia fez uma cag… muito grande em optar “apena” pelo windows phone, pois a empresa esta em crise e optou por um sistema que tem tudo pra ser bom mas ainda esta muito novo, eles podiam ficar com o android que já é sucesso e fazer alguns aparelhos com windows phone, acredito que agora ela está bem enrrascada. Sou grande fã da nokia gosto muito dos aparelhos da marca, só que não vejo um futuro muito bom para a empresa, pois por mais que o windows phone lá na frente seja bom, as outras marcas vão produzir aparelhos tanto com windows phone como android ex: htc.

  4. A M$ e a Nokia fizeram o que até a Apple faz, porém optaram pela transparência e explicaram para os usuários o que vai acontecer ao invés de mentir na cara dura.

    1. É que a transparência às vezes dói! É o famoso “me engana que eu gosto” que a maior parte das pessoas estão acostumadas. Hehehehehe! Um abs!

  5. Acho que a Microsoft cometeu um grande erro de avaliação. Se o WP 7.5 é tão bom, porque uma mudança tão radical que torna o “melhor” hardware (rodando o WP) ultrapassado? De duas uma ou WP 7.5 não é tão bom afinal (por isto precisa de uma mudança radical), ou o WP 8 é que não é tão bom, pois exige muito mais do hardware do que seu antecessor.
    A Microsoft cometeu este mesmo erro, quando abandonou o WM 6.5, exatamente com a mesma argumentação. Ou seja abandonar os hardware existentes, para criar uma nova definição de hardware muito mais duradoura. O resultado, disso, foi o quase desaparecimento, da Microsoft, do mercado de smartphone. Lembrando que ela tinha uma participação significativa.
    Particularmente, acredito muito mais, na possibilidade do Windows 8 entrar no mercado de smartphones, do que no sucesso do Windows Phone 8. São sistemas operacionais com nome parecido mas com o kernel bem diferente.

    1. Concordo com você Márcio, pode ter ocorrido uma falha neste processo, mas ainda acho que a culpa foi a pressa de lançar um sistema nos aparelhos da Nokia a toque de caixa. No lançamento da versão 7.5 a 8 deveria estar além da metade do caminho e pode ter certeza que ninguém foi pego de surpresa nesta história. Um abs!

  6. To louca por um lumia 900, mas em contra partida sou uma feliz proprietária de um n8(belle) e que enquanto vcs esperam por atualização de aparelhos bem mais novos que meu n8, eu estou atualizando o meu agora((calendario e aplicativos do office). A nokia poderia ter corrigido muita coisa no symbiam ao invés de abandona-lo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.