Android e Windows Phone: Esperando pelas atualizações

Há alguns dias foi liberada a atualização para o ICS no Galaxy Note da operadora Vivo, sendo que não existe nenhuma previsão sobre a su disponibilidade para os aparelhos retail, sendo que ontem foi liberada a atualização para o Lumia 800 que levou o hotspot WiFi para o aparelho, mas até o início desta manhã não existia nenhuma possibilidade de atualizar o meu aparelho, o que é realmente muito frustante.

A Google ainda apresentou em seu evento de ontem uma nova versão do Android com muitas novidades interessantes que mais uma vez deixou a grande massa de aparelhos desatualizada, o que não é uma boa notícia, ainda mais quando imaginamos o tempo necessário para as fabricantes liberarem a nova versão.

Eu gosto muito de tecnologia, mas venho notando que com exceção da Apple que normalmente facilita a atualização dos seus aparelhos liberando de uma vez só para o mundo todo, sempre existe uma fila de espera nas outras plataformas, o que desanima qualquer consumidor de tecnologia que gosta de acompanhar as novidades do mercado.

Atualmente nossos aparelhos ficam com o hardware desatualizado em um prazo sempre inferior a 6 meses, sem falar na longa espera para a liberação das novas ROMs, que acabam levando a uma insatisfação com os produtos comprados por conta da falta de cuidado das empresas com seus consumidores.

Mesmo escrevendo em um blog que fala sobre tecnologia, antes de mais nada eu também sou um consumidor, e acredito que chegou a hora de nos preocuparmos um pouco menos com as atualizações de hardware e software para conseguirmos curtir de verdade os smartphones, tablets e computadores por um período mais longo.

É claro que as atualizações são importantes e muitas vezes realmente necessárias, mas se pararmos para pensar, salvo alguns poucos casos que podemos contar nos dedos de uma das mãos, normalmente não precisamos de 5% das grandes novidades que chegam ao mercado todos os dias. Quando as atualizações forem liberadas para os meus aparelhos eu certamente ficarei feliz e vou correr para deixar tudo novo por aqui, mas não vou mais ficar neste desespero por novidades.

Acho que devemos aproveitar mais o tempo com os gadgets, sendo que independente das atualizações de softwares e hardware, as trocas de aparelhos devem ser sempre muito bem pensadas, com uma avaliação justa e real do custo x benefício, o que certamente fará com que muitas trocas de celulares sejam realizadas! Agora quando precisar de novidades vou investir mais em aplicativos e games, o que certamente será muito mais barato, deixando as novas compras para os momentos de necessidade!

53 comentários em “Android e Windows Phone: Esperando pelas atualizações

  1. Rodrigo
    A Apple mesmo fabrica seus iPhones, e não deixa nenhuma operadora fazer customizações, por isso é facil a atualização do iOS, mais o problema é que ficamos amarrado à apenas 3 opções de hardware, e apena uma unica interface de software. No caso do Android se quiser-mos a mesma atualização rápida basta somente comprar-mos os aparelhos da linha Nexus que geralmente são sempre atualizados de forma rápida. Aí eu me pergunto, uma atualização realmente vale tanto a pena assim para a gente ficar preso à um certo tipo de hardware que talvez não seria o ideal para mim??

    1. É uma boa pergunta, mas eu ainda gostaria de ver o Android com a opção oficial de atualizar tão logo o novo software fosse liberado, nos moldes do iOS. Um abs!

  2. A verdade, Rodrigo, é que apenas com um iPhone você sente que está com um smartphone com SO atual. Mas isso é só uma impressão, pois um telefone mesmo defasado (de até 1 ano e meio) ainda acessa a web, aplicativos e jogos na quase mesma velocidade que o último lançamento, vendido sempre na faixa de preço superior a 2 mil reais.

    A pergunta interessante é: O que é defasado? A tecnologia ou a sensação?

  3. Rodrigo, essas atualizações de android são enroladas… tenho o Galaxy Note da Claro, adquirido no site do girafa (é Claro Desbloqueado “de fábrica”) e tb naaada de atualizar!
    Fui neste domingo, dia 24/06, na samsung experience do shopping morumbi para me informar melhor e o atendente me disse que não há data, mas havia um previsão pra dia 26 – que já furou!
    Acho que o principal problema seria com aplicativos novos, que passem a exigir o ICS. Fora isso, pouca coisa mudaria para a maioria das pessoas.
    No caso do Note to curioso pra ver o app de resolver equações que virá de brinde no ICS!

    1. Puxa, estamos na mesma fila então! Heheheheh! O negócio é esperar, mas agora estou perdendo a pressa. Vou aproveitar os aparelhos como estão, sem ficar desesperado por novidades! Um abs!

    1. É verdade, e isso é realmente muito chato! Os apps e games deveria rodar por mais tempo nos aparelhos que temos hoje! Um abs!

  4. Rodrigo, concordo que as vezes precisamos simplesmente curtir nossos gadget´s e parar de pensar em atualizações constantes.

    Depois de muitos Symbians e Android´s, hoje estou no iPhone. E sabe o que MAIS gostei do iOS6? O recurso que você pode silenciar uma ligação e pedir para o celular te lembrar DEPOIS sobre ela. Ou seja, não estou preocupado com a Siri ou mesmo com o Mapas (já tenho o tomtom que como vc mesmo disse é um app que investi e tenho bom retorno)… estou preocupado com aquele pequeno recurso que já facilitaria a vida… um recurso simples, inteligente e que não exige hardware poderoso. Agora imagina se a Apple resolve não lançar isso para um telefone antigo (o 4clássico no meu caso)…??? não tem desculpa.

    No Android isso se intensifica. Não há justificativa de hardware para alguns recursos não serem lançados… Lembro de ter um Android 2.2 e ver o app do Gmail do 2.3 ser muito superior ao que eu tinha e simplesmente não poder instalar… é isso que irrita demais….

    Quando temos conhecimento técnico para saber se um recurso pode ou não ser “portado” para celulares mais antigos e somado ao acompanhamento diário de noticias tech, te pergunto… como conseguir esse nirvana de não se preocupar com atualizações?? hahahaha

    é quase um vicio..

    Abraços,

    1. Concordo com você Thiagones, e passei por situações semelhantes no Android, alguns aplicativos deixam de rodar nas versões anteriores sem uma justificativa realmente convincente. Vamos ver se com o tempo eles ajustam estes problemas. Um abs!

  5. Minha esposa tem um Galaxy Note e eu, um Lumia 800, ambos da Claro. Nenhum dos 2 tem disponibilizado as suas respectivas atualizações, sendo que para o Lumia a Vivo, Tim e Oi já disponibilizaram aos seus clientes. A mesma coisa para o Note. Não sei pq a Claro demora tanto para disponibilizar as atualizações para os Clientes.
    Abraço.

    1. Oi Fernando! O pior está acontecendo aqui em casa, também tenho estes dois aparelhos, mas sem vínculo com operadora e também estou na fila de espera. Dureza! Um abs!

    2. Lumia 800, vivo.
      Nada de atualização… mesmo que pelo site-consulta da nokia acuse que a atualização está disponível, NADA!!!
      Ô, saco…

  6. Para aqueles que tem Galaxy Note é possivel atualizar seus aparelhos de forma official baixando a Room oficial da Samsung versão internacional. Essa versão tem portugues do Brasil e é a mesma versão que chegará no Brasil. A unica coisa que você perde é a personalização da operadora. Porem em relação as atualizações do Google eu acredito que eles deveriam bater o pé com os fabricantes e exigir que as modificações que eles fazem sejam disponibilizadas como programas a parte. Ou seja a personalização será um launcher do fabricante, mas no fundo o aparelho irá rodar android puro. A atualização da operadora tambem deveria ser mais simples, se limitando ao logo da mesma no maximo. E com essa mudança seria muito mais rapido trazer atualizações ao android

      1. Rodrigo, vc pode baixar o firmeware, de algum pais (na Europa, por exemplo, ou mesmo do Brasil de outro operadora, ou sem operadora) e instalar no seu Galaxy.
        O firmware, vc pode buscar no http://www.sammobile.com
        Para instalar, vc pode usar o Odin, mas tome cuidado.

  7. Rodrigo,
    Parabéns pelo seu texto. O seu bom senso e belo trabalho de opinião, que vai além do simples copiar e colar os releases dos fabricantes, é o que me motiva a continuar lendo o seu site.
    Possuo um Xperia Arc S, desbloqueado de fábrica, para o qual foi liberada a versão Ice Cream.
    Contudo, não vi nenhum ganho prático no update. Quais as vantagens? O desbloqueio do aparelho pela câmera frontal, não se aplica, pois o Xperia não possui câmera frontal. Novas telas e um menu inicial mais “bonitinho”?
    Acredito que faltam avaliações que façam comparações entre o antes e o depois da atualização. No meu caso, por exemplo, depois de muito pesquisar as impressões de quem foi correndo fazer a atualização, fiquei com a impressão que o aparelho ficou mais lento, menor autonomia de bateria, e o principal, o navegador deixou de rodar flash.
    Vale a pena mexer em algo que funciona bem, e que não seja para implementar alguma atualização de segurança realmente significativa?
    Sds

    1. Muito obrigado Luiz Mota! No meu caso eu gostaria de ver o ganho de velocidade e rodar o navegador Chrome, ou seja, acho que posso viver sem isso tranquilamente! Vou esperar, mas perdi totalmente a pressa! Um abraço e obrigado por acompanhar o blog!

  8. A principal vantagem do iPhone sobre o android é que ele é muito mais fluido do que o android. Certo? Errado!
    A versão 4.0 ICS já bate lado a lado, ou é até mais rapida do que o iPhone isso se o ICS estiver em um Smartphone Parrudo como o Samsung Galaxy SIII
    Mas o Google finalmente vai resolver isso. Na versão 4.1 na minha opinião a melhor novidade é Project Butter que deixará todo o sistema muito mas muito mais rápido e fluido, tirando a antiga principal vantagem do iPhone.
    Android está ultrapassando a Apple e isso é bom para todos pois obrigará a Apple trazer mais novidades.

    1. Concordo com vc Rodrigo. A Apple vai ter que se mexer, pois já tá ficando sem argumentos convincentes para manter a legião de comprados, claro, exceto os que são Apple de carteirinha. Eu por exemplo estou deixando de usar o iPhone, por um motivo muito simples, acho a tela pequena para um smartphone de padrões atuais. Acredito que o mínimo desejável é 4″, igual do Atrix que estou usando bem mais.

    2. Este é o lado bom da evolução dos sistemas! Agora eu espero que o hardware comece a sofrer alterações menores e o foco seja realmente o software, aplicativos e serviços! Um abraço!

      1. Pô Rodrigo…fechou comigo. Acho que agora deveria ser mais focado nos softwares que nos hardwares, pois do jeito que está, os aparelhos já estão muito evoluídos enquanto os softwares (ou os S.O.) estão beeem mais atrasados.

    3. O meu problema com o Android é que já comprei 2 Galaxy e é sempre o seguinte que vai ser bom! Há semnpre a promessa que tal e tal problema será resolvido no futuro. Tenho um Galaxy S comprado na mesma altura de um iPhone 4. Enquanto no iPhone já fiz n atualizações e o aparelho continua podendo receber os aplicativos atuais, o Galaxy S ficou no Gingerbread… Comprei um S2 e passei o S para a esposa, mas de novo esbarro na falta de atualização! E agora com o Jellybean vou ficar 2 gerações atrasado no S2 e 3 no S! Já desisti de equipamentos de marcas, só compro agora Nexus, principalmente se for confirmado que o próximo será fabricado pela Sony.

  9. Oi Rodrigo,

    É meio que off-topic mas talvez seja uma dica que interesse ao pessoal:

    Em comemoração aos 40 anos do Atari, eles disponibilizaram DE GRAÇA a suite de 100 games Atari para iPod/iPad/iPhone somente durante o dia de hoje.

    Quem não tem instalado, é só correr na AppStore e instalar: http://goo.gl/RHX2p

    Quem já tem, é só fazer uma atualização que os 100 jogos são destravados.
    No entanto tem um porém: se a aplicação for removida OU reinstalada no iDispositivo, ela deixa de ser gratuita.

    A iniciativa da Atari é louvavel, mas acho que ela está sendo meio que muquirana com esse porém, já que não custava nada liberar tudo sem restrições somente para quem baixasse ou atualizasse no dia de hoje.

  10. Continuo achando cada vez mais desnecessária essa preocupação com a atualização de software do aparelho.

    Calma, digo isso porque já é possível encontrar hoje no mercado aparelhos muito mais “maduros” na plataforma Android sem que seja necessário se preocupar com futuras atualizações. Exemplo? Galaxy SIII. Sistema e hardware em ótima sincronia, um aparelho completo e inteligente.

    Aí eu pergunto: Pra quê o cara com um SIII na mão vai se preocupar com novas atualizações? Você compra um carro e sabe que, geralmente em menos de 1 ano, vai lançar um mais “atual”, com modificações e/ou melhorias.

    Acho que está na hora de mudar essa “nóia” de atualizações. Compre um aparelho pelo o que ele é agora e não com o que ele pode ser no futuro.

    Muito fácil falar a Apple com suas atualizações fajutas, deixando os aparelhos mais antigos de fora das atualizações mais importantes, até quando eles possuem a capacidade de suportá-las, como é o caso do Siri para o 4.

    Essa parada de atualizações da Apple é pura estratégia, pois eles dão ao proprietário de um aparelho antigo o gostinho de uma versão mais nova, mas a cobertura do bolo eles só colocam no aparelho mais novo, fazendo com que as pessoas correm atrás de aparelhos mais novos. É apenas uma forma de chamar a atenção dos donos de aparelhos mais antigos: “Ei, atualizamos seu celular, mas ele não recebeu os recursos mais interessantes que um mais novo está recebendo”.

    É o meu pensamento.

    1. Se as atualizações fossem só de funções, até poderia concordar, muito embora eu prefira uma atualização parcial a atualização nenhuma! Mas o problema são os bugs, as vulnerabilidades e os malwares que surgirem depois do lançamento do equipamento. Imagine se o Windows não atualizasse para todo mundo? Eu tenho um notebook comprado em 2007 que roda tranquilamente o Windows 8, da mesma forma como rodou o Vista e o 7. Sem falar nas atualizações de segurança de 5 anos para cá. Se o Android se propõe a ser o “Windows” (pela universalidade) dos dispositivos móveis, deveria ser possível atualizar equipamentos de todos os tipos, resoluções e marcas, de Samsung à ZTE, sem nenhum problema.

  11. Tenho um Galaxy note da vivo e a atualização não está disponível OTA. Alguém mais nessa situação? Terei que fazer pelo kies?
    Obrigado

  12. Eu divido as atualizações em dois grupos, software e hardware. Eu sei que fico meio óbvio. 😉

    Não acho a atualzação de hardware importante, o avanço no software é mais lento que no hardware, ou seja os programas não são desenvolvidos para rodar no hardware mais potente e sim no que tem mais mercado.

    Por outro lado, acho a atualização do software fundamental!
    É indispensável usar sempre o a última versão do sistema operacional.

    Vou citar 2 aparelhos de hardware quase idênticos, Nexus S e iPhone 4. Dois aparelhos “antigos” de 2010.

    Eu tenho um Nexus S que saiu de fábrica com o android 2.3 e recebeu atualização, via OTA, no final do ano passado para o android 4.0 e em no máximo 2 meses já deve estar com a versão 4.1 do android.
    Mesmo tendo um hardaware simplório, comparado com os lançamento atuais, dá “conta do recado” tranquilamente.

    O mesmo pode ser dito do iPhone 4, também recebendo atualizações da apple e rodando tranquilamente a última versão do iOS e dos aplicativos.

    Como não pretendo atualizar o hardware do meu android já que o Nexus S é o suficiente, pretendia comprar um Lumia 900.

    Mas como não será atualizado para o WP8 desisti de comprar o Lumia 900, vou esperar os smatphones com o WP8 serem lançados.

    1. Você tem razão, mas na maior parte do tempo os games pertencem a parte mais crítica e que geralmente depende muito das atualizações, mais é duro ficar dependendo da boa vontade dos fabricantes e operadoras. Vamos ver até quando eu espero! Um abraço!!

  13. Aonde eu assino aki??? Rodrigo meus parabéns pelo texto! Sempre acompanho seus posts e esse é mais um que mais uma vez concordo plenamente e resolvi fazer o mesmo! Lembro qdo utilizava meu N73 com symbian eu tinha muitas apps instalados,jogos,etc…que supriam perfeitamente minhas nessecidades sem eu nem sequer me ter a minima preocupação sobre as atualizações…afinal eu nem ligava pra dizer a verdade….hj tenho o lumia 710 que tbm receberá a tal atualização e mesmo sem estar atualizado a unica coisa que me faz falta por falta da atualização é o compartilhamento de dados(hotpost3g)….fora isso….td de boa! Abraço!

  14. @Valerio, aí é que está essa não é uma preocupação geral, digo da maioria. Veja bem, se você tem um hardware aliado a um software que te dão tudo o que você precisa, te fornecem todos os recursos, pra quê se preocupar com atualização?

    Ainda vejo muita gente utilizando o Windows XP e feliz da vida…

    As vezes só estamos preocupados com atualizações por conta do aspecto visual e “novo” do aparelho, mas nada na realidade mudará, você irá utilizar os mesmos aplicativos e fazer as mesmas coisas.

    Atualização pra mim só existe quando algo de concreto é alterado ou melhorado no aparelho, seja para deixá-lo mais rápido ou para incluir algum tipo função importante.

    Agora me diz, há razões pra deixar um iPhone 4 sem Facetime por 3G? Sem Siri? “Ahhh mas ele está atualizado na última versão” Está, mas só foi maquiagem.

    Não quero criticar a maçã, só estou dizendo que não considero isso como atualização.

    Acho que essa questão de se preocupar com futuras atualizações uma perda de tempo, aceite seu aparelho do jeito que é. Isso, é claro, se não existir alguma falha crítica no software no qual justificaria com certeza uma atualização para corrigir.

    Mesmo quem comprar um iPhone 4S hoje, pode ter certeza que quando lançarem o iOS 7 (eu sei que o 6 não chegou ainda) o aparelho ficará de fora de várias coisas “novas” e “legais”. E o que será atualizado será mais como maquiagem, coisas que já poderiam ser feitar por apps.

    O mercado é assim, lançam um aparelho hoje já pensando em um melhor lá na frente, com tecnologia que poderia ter sido agregada ao que foi lançado.

    Além do mais, nos acostumamos com o novo. Compramos um aparelho top de linha hoje e já corremos pra ver o que está acontecendo no mercado, as novidades e elas sempre irão existir.

    Quer sempre ter um aparelho atualizado DE VERDADE? Se acostume a comprar um produto de 8 em 8 meses. Essa é a verdade.

    1. O que o Valerio colocou é que é possível ter equipamentos atualizados, não em TODAS as funcionalidades, mas em sua maioria, desde que sejam ligadas ao fornecedor de software, no caso a Apple e a Google. Ou seja se você comprar um equipamento ligada a uma marca de hardware (que não seja a Apple) você não terá garantia nenhuma que seu aparelho terá qualquer atualização. Ninguém aqui é ingénuo ao ponto de pedir que a Google ou a Apple inclua em um aparelho antigo aquilo que será o diferencial para o seu novo aparelho. Isso é a tal “obsolescência programada” e já foi muito discutida. Mas vejamos uma coisa: Tudo o que o Nexus S ou o iPhone 4 faziam quando foram lançados fazem agora, não perderam nenhuma função com a atualização! Ao contrário, fazem mais coisas. Não fazem TUDO, mas quase. Além disso estão protegidos contra vulnerabilidades e tiveram diversos bugs corrigidos. Portanto se a Siri ou o S-Voice são tão importantes para uma pessoa, então está aí um bom motivo para comprar um S III ou um 4S. Se isso não for importante, um Nexus S ou um iPhone 4 podem durar uns bons anos ainda.

  15. Pois é, Rodrigo… essas atualizações estão complicadas.
    Eu estava esperando o Tango pro meu Lumia 710 da Vivo, que até ontem já estava como “available” no site da Nokia… Hoje eu entro no site e vejo o seguinte:

    Claro Lumia 710 059M3P2 Update available
    Vivo Lumia 710 059M3P4 Update not available
    Country Variant Lumia 710 059M3Q8 Waiting for approval
    TIM Lumia 710 059M5M9 Update not available

    Que ótimo, né?

  16. Rodrigo,

    Pra atualizar o note voce já cogitou a possibilidade de baixar a ROM pelo SamMobile e instalar via Odin?
    Quando peguei o galaxy s2 foi a primeira coisa que fiz.
    O aparelho foi comprado na Claro.
    Peguei uma ROM sem customização, e instalei via Odin.
    Agora estou com o ICS 4.0.3 sem customização e estou gostando muito.

    1. No site do SamMobile só tem ICS para a VIVO no Brazil.
      Mas eu sei que algumas pessoas instalaram o ICS da Europa e esta rodando normal.

  17. Isto é mais neurose das pessoas.

    A maioria não utiliza, e nem saber utilizar nem 20% dos recursos do aparelho. Querem atualizar, mas nem sabem pra que.

  18. Sou proprietário de um LG Optimus 3D e estou decepcionado com as atualizações do sistema. O aparelho já recebeu uma atualização da 2.2 para a 2.3 e tem o ICS prometido para o 3 trimestre do ano. Agora a atualização que ainda nem chegou já se tornou defasada. Creio que a google deveria tomar providencias quanto a isso, talvez obrigar as fabricantes a liberarem os drivers/arquivos necessários para que a comunidade ajude no desenvolvimento de novas versões (como a Cyanogen). Ou assim como o Window ou Linux de Pcs, a google poderia atualizar seu SO colocando os drivers necessários para cada hardware.

  19. Atualisei hoje o Meu Xperia Pro

    Sei que é um pouco de neura nossa ânsia por atualizações, mas pagar mais de mil num aparelho e saber que ele está defasado é um pouco frustrante.

    Desisti de pegar um Milestone 3 por esse motivo, pois pagaria carao num aparelho obsoleto. Isso me fez pegar o Xperi Pro. Dou preferência por teclado físico e era o único que seria atualizado para o ICS.

    Prefiro comprar sempre retail, pq as otimizações das operadoras, somado a demora em atualizar e mais os contratos de fidelização não valem a pena ao meu ver.

    O Gingerbread para mim é de bom tamanho, utilizo sem problema, porém ter um SO mais novo, mesmo sabendo que o Jellybean estará em breve pro aí me deixa satisfeito

      1. Vou tentar esperar, mas se demorar mais vou arriscar por aqui! Valeu a dica! Um abs!

  20. Quer ter Android sempre atualizado ? Compre algum da linha Nexus ou faça root no seu aparelho e instale uma rom personalizada. Infelizmente com a lerdeza das operadoras no Brasil, é o único jeito !

  21. Eu estou esperando a atualização do meu xoom 2 me para o ICS. A honeycomb 3.2 é uma enorme lerdeza para o aparelho. Meus Samsungs Omnia W e Galaxy S ficaram esquecidos. Eu realmente queria uma atualização pois sei que os ganhos ao menos no Galaxy e no Xoom são realmente fantásticos.

    1. Marcelo, no forum brasildroid tem várias Roms do ICS para o galaxy s que funcionam muito bem. Coloquei no da minha filha e tá rodando que é uma beleza. Só não funciona a tv digital…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.