Android 4.1 Jelly Bean não será liberado para o Galaxy S II

Neste final de semana muitos blogs e sites de tecnologia publicaram a notícia de que o a Samsung decidiu que o Galaxy S2 não estará recebendo o Android 4.1, conhecido também como Jelly Bean.

Segundo o Vida Móvel, os argumentos utilizados pela fabricante coreana foram o fato do S II não possuir resolução HD, processador quad-core e não ser capaz de rodar a interface TouchWiz por cima da nova versão de maneira suave. Provavelmente teremos um belo trabalho sendo executado pela comunidade de desenvolvedores para levar o Android 4.1 para estes aparelhos, mas é realmente lamentável ver que independente do sistema operacional utilizado, os fabricantes estão trabalhando fortemente para que os aparelhos durem cada vez menos nas mãos dos usuários.

Agora deixo uma pergunta, será que existe alguma diferença entre esta postura da Samsung e dupla Microsoft / Nokia com o Windows Phone 8 que não será compatível com os aparelhos atuais? O comportamento é o mesmo, mas pelo menos no caso do Android podemos contar com uma comunidade de desenvolvedores um pouco mais forte para ajudar a criar ROMs alternativas.

De qualquer forma, não é fácil acompanhar o ritmo de compras de novos modelos imposto pelos fabricantes de celulares nos últimos anos!

47 comentários em “Android 4.1 Jelly Bean não será liberado para o Galaxy S II

  1. Eu acho que já passou da hora do Google tomar as rédias da situação sobre atualizações e mandar no jogo, já que hoje as fabricantes precisam mais do Android do que o Android delas. Com a Samgung tem a cara de pau de dizer que S2 não consegue rodar bem o JB se o Nexus S que tem um hardware muito inferior foi? Isso desanima um pouco os usuários do Android. Ainda bem que na minha opinião que a Apple parou no tempo com o seu iOS, senão a coisa ia começar a ficar feia. O Google deveria determinar qual os tipos de hardware devem ou não receber a atualização para liberar a licença de uso gratuito do Android, assim a palhaçada acabaria, acredito.

    1. No final das contas é um grande negócio para todos, o software sempre vai forçar a atualização do hardware, mas a pergunta que fica é , até quando? Um abraço!

  2. Isso esconde uma só verdade sobre o planos do Google para a Android: telas grandes e muita RAM. Basta ver a previsão do novo Galaxy Note, 5.5 polegadas!

    Notaram como vários tablets receberão o Jelly Bean rapidinho? Até o primeiro Motorola Xoom.

    Nunca escondi meu descontentamento com o plataforma Android, é um belo sistema, mas na prática, os fabricantes abandonam o suporte muito cedo e os aparelhos perdem o seu valor muito rápido. Tornando-se uma compra problemática.

    Na outra ponta, o que eu vejo da Apple, ao contrário do que muitos fãs de Android dizem, é um profunto respeito pelo cliente, oferecendo suporte para aparelhos com quase 3 anos (iPhone 3GS). O valor de revenda é muito bom, mesmo para aparelhos sem tanta badalação, como o iPod Touch.

      1. Sou usuário das 2 plataformas e acho que a Apple respeita e tem mais compromissos com seus clientes. Alias é um dos motivos da grande fidelidade dos clientes da Apple.

      2. A impressão que tenho é que o suporte para atualizações e lançamentos de novas versões é melhor na Apple mesmo, e os aparelhos acabam durando um tempo superior, com um valor de revenda maior. Um abs!

      3. Ou faz a mesma coisa que a Microsoft, porém com outro nome. Libera um iOS capado das novidades para as versões antigas dos aparelhos e diz que você tem a versão mais atual.
        No fundo, todo mundo faz a mesma coisa, de forma diferente e você só tem o SO atual no celular se comprar um novo.

      4. É exatamente este o ponto Alexandre, os fabricantes sempre vão forçar os consumidores a comprarem o próximo grande lançamento, e hoje a melhor forma de fazer isso é forçando o software e os games! Um abs!

      5. É muito melhor ter uma atualização com novas funcionalidades bloqueadas, do que não ter atualização.
        A maior justificativa, para uma atualização, não são as novas funcionalidades e sem a solucao de bugs e problemas de segurança.

      6. Tenho dois dispositivos Android e dois com iOS e subscrevo o que o Dário falou. Há muito mais atenção ao cliente por parte da Maçã. O que não tira os defeitos que a plataforma iOS tem e nem os méritos que o Android tem. Mas nesse aspecto a Apple é incontestavelmente melhor.

    1. É verdade Dario, o Android perde muito valor rapidamente por conta destes problemas com a atualização do aparelho, o que é desanima muito mesmo! Acho que a saída fica com o Nexus! Um abraço!

  3. Isso é uma palhaçada que a samsung está fazendo, ela pode pensar que isso não vai prejudica-la mas ela tem que lembrar que o s2 foi lançado ano passado e echegar agora e abandonar um aparelho com um ano de uso?

    1. É uma pena ver isso acontecer, ainda mais sabendo que o aparelho tem saúde para mais um upgrade! Parece que a empresa vai rever o seu posicionamento de acordo com alguns rumores! Vamos esperar e torcer! Um abs!

  4. Espero que ela mude de ideia a respeito. Não faz o menor sentido. O próprio Galaxy Nexus, apesar da tela HD, tem uma GPU inferior à do SII. Engraçado que hoje de manhã eu comentei com um amigo do trabalho que eu pegaria o SIII se a samsung mantivesse o histórico bom de atualizações. Bem, ao que tudo indica, meu próximo celular é um Nexus.

  5. Eu nunca mais compro um smartphone com Android por esse motivos, vou ficar com a Apple e pronto é muito melhor, outra coisa quem tem interesse tenho um Sony Xperia S o novo lançamento da Sony para vender esta novo na caixa nem vou me arriscar em usar ele pois não gosto de Android pra quem quiser meu e-mail é aleliv74@gmail.com, me desculpe Rodrigo pela propaganda, valeu..!!

    1. Tranquilo Alessandro! Mas sabe que estas coisas desanimam mesmo? Acho que meu próximo Android será um Nexus! Um abraço!

      1. Concordo com você, Rodrigo. E para aqueles que gostam do trabalho da Sony no Android há fortes indicações que o próximo Nexus será fabricado pela empresa japonesa.

  6. O galaxy S 2 será o meu ultimo telemóvel samsung… é uma grande falta de respeito o que a samsung faz… Android no futuro só se for um Nexus.

  7. Na verdade rodrigo já tem na internet uma versão do Jelly Bean feito pela comunidade, mas apenas para testes, como ainda é uma versão de desenvolvivemento não é recomendada para o dia a dia, mas sim, o S2 roda com maestria o jelly, só conversinha da Samsung pra vender S3 😦 … e da-lhe comunidade, no meu S2 utilizo a ROM F1 Galaxy Nexus, nunca meu S2 foi tão rápido como agora, perfeição de ROM…..

    Até.

  8. A comparação entre a postura escrita da samsung com a da M$/Nokia que parou a apresentação só pra mostrar da forma mais didática possível que não dava pra traspor o winRT / phone 8 foi um tanto descabida.

  9. Provavelmente meu Gnote não será atualizado também… bom acho que minha prossima aposta vai ser no IOS, ou um GOOGLEPHONE…

  10. Assim fica difícil. Quem quiser um celular atualizado tem que mudar de aparelho em um prazo cada vez menor. A saída é complicada pois os Iphones são muito caros, pelo jeito só comprando um Nexus mesmo.

    1. O problema é que um Nexus não causa muito menos que um iPhone… Outro problema é que os Nexus, em geral, vêm com certas limitações de hardware para não atrapalharem as vendas dos Androids de topo. Um exemplo é o tablet Nexus 7 que não tem cartão de memória.

      1. É duro encontrar um aparelho realmente redondo, com tudo de melhor e fácil de atualizar, não é? Abs!

  11. Eu possuo um Note e já tive vários outros aparelhos com Android. Nunca me preocupei tanto assim com a questão da fabricante atualizar ou não os aparelhos pois sempre existirão muitas Roms alternativas para dar vida longa a eles.

    Quem quer um celular Android que será atualizado até as últimas, que compre um Nexus!!!

    É muito chato este mi mi mi do pessoal sofrendo pela falta de atualização!

    Todos morrem de saber que todos os fabricantes estão fazendo isto!

    Eu deixei de pegar o Nexus pela falta de suporte a codecs onde o Note é perfeito e me atende bem com ou sem o Jelly Beam.

    Abraços.

  12. É por isso que a Apple não sei queira, pois ela sabe enganar bem o consumidor, pois o que adianta lança um iOS atual para todos os iDevices, se vc tira as maiores novidades dos aparelhos mais antigos? Como por exemplo quando mudou da versão 3xx para a 4xx a grande novidade foi a multitarefa, porém somente o 3GS foi contemplado, o 3G ficou de fora. Quando foi lançado o 5xx, o atrativo maior foi o Siri, que ficou somente restrito ao 4S, agora com a versão 6xx, somente o 4S vai ter todas as funcionalidades ativas, tipo, qual o motivo do Facetime não funcionar na rede 3G no iPhone 4? Que limitação tecnica ele tem para que não seja habilitado, sinceramente somente para forçar os usuário a comprar um iPhone novo, igualzinho o que as outra empresas fazem, porém ela faz de maneira disfarçada, afinal ela é boa nisso, em marketing. Não sou fanboy de marca, tenho iPhones, iPod, já tive iPad, tenho celulares com Android, só tenho mesmo um ponto de vista diferente, pois acredito que todas as empresas fazem a mesma coisa, porém de formas diferentes, e umas conseguem “contornar” melhor as críticas.

    1. Mas as atualizações não trazem só novas funções, trazem atualizações de segurança, correção de bugs e adaptação de aplicativos. Não estou defendendo a Apple, até porque sou daqueles que queriam as noas funções no iPhone, mas queria muito mais que o meu Galaxy Ace passasse da versão 2.3.3 do Android. Eu queria ter o Chrome no meu equipamento, mas não posso, pois só é disponível a partir do Android 4. Esse tipo de problemas não ocorre no iOS. Eu posso passar bem sem a Siri no iPhone 4, pois quando comprei o equipamento essa função sequer existia, mas se surgir um malware ao qual só o Androids a partir do ICS estiverem protegidos?

  13. Posso dizer que esse S2 atual que tenho é meu primeiro e último Samsung. Muita palhaçada não atualizar o S2 para esta nova versão do Android.
    Cogitando seriamente em embracar no IOS agora, única plataforma que ainda não experimentei.

  14. Rodrigo, concordo no ponto do Android sim, mas em relação ao WP acho que há uma diferença, pois o WP8 não é uma atualização, é um Kernel novo, e o Jelly, é uma continuação do ICE… Não que eu esteja contente pelo fato do meu HTC Ultimate não “receber” o WP8, não, não estou, mas pelo menos é uma mudança que justifique um hardware novo, agora e em relação eo Jelly?

    (Quero deixar claro que não estou querendo defender ninguém) até porque eu gosto do Android, principalmente depois da 2.3 que já estava bem melhor, muito mais estável que as outras versões!

    1. É verdade Ygor, a mudança aconteceu cedo demais no caso do Windows Phone, mas é mais fácil de justificar. Um abs!

  15. Então é Apple poderia corrigir o “bug” do Bluetooth que não consegue transferir músicas e outros arquivos.

    Poderia corrigir “bug” do instalador que só instala programas da Apple Store.

    Poderia corrigir o “bug” da dependência do iTunes instalado no computador.

    1. Acho que a Apple não deve corrigir estes bugs, mas o jailbreak pode resolver! Hehehehe! Não é o caminho correto, mas…. Um abraço!

      1. Rodrigo, para mim fazer jailbreak no iPhone é igual instalar um room alternativa para o Android. Ontem mesmo fiquei P da vida com o iPhone, queria fazer uma coisa simples que era passar a agenda do iPhone para o SIM, e não consegui, ele não permite, só instalando um aplicativo chamado SIManager que adivinha???!!! Não tá na Apple Store..

      2. Não é a melhor saída, mas na falta de uma alternativa acho que não resta outro caminho! Um abs!

  16. Isso é uma tremenda sacanagem com o consumidor, pois a Samsung (entre outras) quer que você troque o seu aparelho. Se tivesse que comprar um telefone Android hoje, eu iria preferir um da serie Nexus do Google, primeiro porque eles vão receber a atualização ainda nesse mês (não tem aquela tradicional demora) e segundo porque os hardware antigos vão receber atualização. Vale lembrar que o Nexus S, segundo as noticias que rolaram no dia, receberá o Android 4.1 e este telefone tem o mesmo hardware do Galaxy S( isso ai, e um Galaxy S 1 mesmo).

  17. O povo falando do Nexus, é uma boa pedida, mas vale lembrar que a tela dele não é Gorilla Glass o que pra mim é inviável, pois eu odeio qualquer tipo de capa e não sou muito cuidadoso com meus aparelhos.

    Fica aí a observação pra quem está pensando em pegar esse aparelho.

    1. A esperança é a última que morre! Quem sabe com o barulho dos sites e blogs especializados eles não resolvem rever o assunto? Vamos torcer! Um abraço!

  18. um grande tiro no pé pela propria samsung que tem um aparelho no mercado com configuração semelhante (galaxy nexus) processador praticamente igual… e será o primeiro a receber a atualização… lamentavel, mas esperamos o cyanogem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.