Galaxy Note atualizado para a versão 4.0.3 retail

Após atualizar o meu Galaxy Note para a ROM alemã do Android em sua versão 4.0.3 notei que apesar do grande ganho em performance o aparelho começou a gastar muito mais energia. Para ter uma ideia, com o Juice Defender ativado normalmente o aparelho gastava aproximadamente 7% de energia ligado durante em uma noite de sono, mas com a ROM alemã o aparelho chegou a 40% de consumo.

Ontem acabei mudando para o firmware da Vivo, que estava muito melhor e com um consumo bem mais baixo, mas como não gostei muito de ter que levar um pacote de atualização cheio de aplicativos da operadora, resolvi fazer um novo update para a versão retail, liberada ontem para download.

A atualização via Odin foi tranquila e nenhuma informação, aplicativo, configuração ou senhas foram perdidas, sendo que ainda é possível atualizar o aparelho por meio do Kies caso seja liberada uma nova atualização. Vou testar por mais alguns dias, mas minhas impressões iniciais sobre esta atualização foi muito boa, e eu recomendo sua instalação no lugar da ROM Alemã, que apesar de estável tem um consumo de energia muito alto!

56 comentários em “Galaxy Note atualizado para a versão 4.0.3 retail

  1. Oba, vou trocar a minha da vivo por esta então, sempre prefiro as versões sem customização!
    Fiquei na dúvida, mesmo fazendo a atualização/troca de versão pelo ODIN depois é possível atualizar pelo KIES? Eu sou originalmente da versão da claro.

      1. Rodrigo, se eu atualizar o meu da Claro por essa Retail Brasileira, perco a garantia? Existem duas possiblidades, o telefone não ligar mais e eu não ter como voltar para a da Claro, ou dependendo o defeito, eu posso voltar para a da Claro, se for possível é claro antes de mandar para a garantia..

      2. Dizem que se a ROM for oficial a garantia não é perdida, mas não consegui confirmar isso, então sempre existe o risco. Se a atualização não der certo acho que não tem como voltar sem mandar para a assistência. É sempre um risco, mas pelo menos no meu caso eu acho que valeu o risco! Um abraço!

  2. Pergunta: o seu GNote possui brickbug? Eu to querendo atualizá-lo para a ROM retail porém já estou no ICS e já vi vários relatos de pessoas que brickaram os aparelhos mesmo via Odin.

      1. É verdade Márcio, sempre precisamos da bateria do aparelho em 100% e um Notebook para garantir um caso de falta de energia durante o processo. Um abs!

  3. Bom dia Rodrigo, poderias dar um passo-a-passo para a instalação? Ou indicar um tutorial… Apesar de meu aparelho ser da Vivo, não aparece a possibilidade de atualização nem OTA nem pelo kies….

    1. No Diário do Android e no Vida Móvel tem bons tutoriais com links para download. Se não encontrar por lá me avise! Um abraço!

      1. Tudo ok por aqui. Aproveitei e fiz a atualização no Galaxy Note da Claro da minha esposa. As duas atualizações rolaram tranquilamente. Usei o Odin 1.8.7. Abç e valeu pela dica

  4. Oi Rodrigo,
    Instalei a ROM Alemã e está rodando perfeita.´O meu aparelho foi comprado na Fast Shop e agora não estou conseguindo atualizar pelo Kies para a ROM oficial. Tem como colocar o link?

    Abç

    Elyvio

  5. Bom dia Rodrigo! Pergunta: Teve que reinstalar todos os aplicativos? ou não precisou? Ainda estou na 2.3.5 da Claro. Já desistir de depender do KIES para liberar a atualização. Porem ainda fico meio receoso em relação a instalar todos os aplicativo novamente, principalmente os jogos pois se formatar terei de baixar os pacotes de jogos todos de novo correto?

  6. Rodrigo, só uma observação. Embora possa parecer que tudo esta ok, existem pequenas diferenças entre os firmwares, por isto é bastante recomendavel que, apos usar o ODIN, zerar completamente o aparelho, como veio de fabrica. Na verdade, o problema que vc teve de consumo, com o firmware alemão, deve ser por causa que vc não reinicializou tudo.
    Para fazer esta reinicialização, use (*2767*3855#), mas lembre-se TUDO SERÁ APAGADO, como veio de fabrica e seu device ficará muito mais estavel.

    1. E a preguiça de fazer isso tudo Márcio? Se notar algo errado vou fazer no feriado quando sobrar um tempo! Um abraço!

  7. Bom dia Rodrigo! Pergunta: Teve que reinstalar todos os aplicativos? ou não precisou? Ainda estou na 2.3.5 da Claro. Já desistir de depender do KIES para liberar a atualização.
    Porem ainda fico meio receoso em relação a instalar todos os aplicativo novamente, principalmente os jogos pois se formatar terei de baixar os pacotes de jogos todos de novo correto?

  8. Uso a ROM alemã e estava tudo joia, mas notei que nos últimos dias o consumo de bateria disparou. Ao invés de colocar a ROM brasileira, desinstalei os aplicativos que ficavam drenando bateria. Tirei o Cosmos (que deveria servir para economizar bateria) o 3G Watchguard e, principalmente, o aplicativo do clima (Accuweather). A impressão que tive é que agora o consumo voltou ao normal. Mas vou continuar monitorando.

  9. Boa Toledo! Curti, vou tentar. Para Minimizar o gasto de energia estava usando o Filter Screen deixando um DIM a 60%. Ajudou muito.
    Mas da uma olhada no App I see you e GMD GesturesControl. O primeiro não desliga a tela se vc estiver olhando pra ela (Smart Stand do Galaxy SIII) e o segundo replica os gestures do iPad, otimo para trocar de apps com movimento de dedos!

  10. Estou doido para trocar a ROM do meu note, ele veio da Claro… lotada daqueles crapwares malditos e ainda com o S Memo bugado (ficou assim depois que coloquei algum aplicativo, que não faço a idéia de qual foi). O problema é que estou com um pouco de receio, já que nunca fiz tal procedimento e ainda por cima ouvi uns boatos que essas ROMs estão com um Bug que pode brickar o aparelho se for feito algo de errado (ou full wipe).
    Alguém aí sabe de algum tutoria super bem explicado e seguro? Estou muito afim de colocar essa ROM retail.

  11. Tudo bem, Rodrigo? Me diz aí, conseguiu reparar como ficou o consumo do “Armazenamento de Calendário” com essa rom retail?Pelo menos na rom 4.0.3 da Vivo, está muito alta, batendo em torno de 20% à 30% de consumo só desse processo.

    Consegui ver isso com o Go Power Master (Google Play) que vc enxerga o consumo detalhado por processo…

    Abração!

    1. Bom dia! Instalei o aplicativo, que é muito bom por sinal, e o armazenamento do calendário nem apareceu na minha lista. Estranho, né? De qualquer forma estou acompanhando e em caso de novidade eu aviso! Um abraço!

      1. Ele não aparece de cara… Ele tem que “coletar” a info durante um tempo. Pra mim começou a aparecer no 2 dia. Eu e mais um camarada estamos com o mesmo problema. Se for coincidência, beleza, zero e acerto. Mas se for comum, aí… f*… rs

      2. Puxa vida! Acabei de ver o Note de um amigo aqui do trabalho e o problema também não está aparecendo. Você tem algum aplicativo de gerenciamento de agenda fora o nativo do sistema? Um abs!

  12. Tive o mesmo problema com a ROM Alemã, em meia hora ela consumiu mais de 15% da minha bateria, coloquei a Retail brasileira e está indo muito bem até agora.
    Eu percebi também que o Swipe da retail brasileira está em PT-PT, eu resolvi isso de uma maneira bem simples, fiz o root do aparelho e pelo X-Plore eu apaguei o Swipe que vem na ROM, entrei no site do Swipe, baixei a versão beta, que por sinal está ótima e instalei o idioma PT-BR. Mas ATENÇÃO! muito cuidado ao fazer isso para não fazer caca e apagar algum arquivo errado.
    Até!

  13. RÁ, consegui um milagre!
    Tirei alguns aplicativos que estavam consumindo a bateria, carreguei o Note, anotei o horário (14:40) e estou monitorando o consumo. Mas, incrivelmente, agora são 19:11, já telefonei, recebi mensagens, e a bateria está em…..100%. 0_0
    Claro que há algo errado aí, só espero que ela não acabe de repente, de uma hora para a outra.

    1. E ai, continuou econômico o resto do dia? Mande a lista de apps excluídos, quero testar por aqui também! Um abs!

      1. Agora são 11:58 da manhã. Após a retirada daqueles programas (Cosmos, AccuWheter e 3G Whachguard) e configurar no modo de economia de energia o telefone está com 96% da carga. E olha que usei ontem, fiz chamadas, recebi mensagens. Pode ser que a barrinha da bateria esteja maluca…Vou ficar de olho.

      2. 20:24, liguei duas vezes, atualizei 8 aplicativos no Google Play e ainda tenho 89% de carga. Incrível!
        Realmente, acho que os aplicativos que dizem economizar bateria na verdade GASTAM carga. E com o modo de economia do próprio ICS ligado diminuiu o consumo enormemente.

      3. Isso é normal??? 30 horas de uso e só foi 11%?

        O meu eu tirei hj 9:30 da bateria, e já está com 66. troquei alguns SMS, emails, mas não uso 3G, só Edge..

      4. Nunca vi chegar tão longe! Vou experimentar desligar a rede 3G para ver como fica o consumo por aqui! Um abraço!

      5. Uma dica Rodrigo, use o widget “Data Enabler” para desligar e ligar o 3G. Quando eu preciso acessar a rede móvel eu o ligo, quando não preciso mantenho desligado. Isso ajuda a economizar bateria (e banda).

      6. Que diferença Rainor!! Aqui fiquei usando de 12:00 até às 18:00hs com 7 ligações e navegação durante uns 30 minutos na hora do almoço, atualizações de 3 apps além de checkins no Foursquare e umas 6 fotos e consegui apenas chegar a 66% da carga disponível, o que não é uma maravilha, mas não chegou a ser ruim. Vou tentar o modo de economia para ver a diferença! Um abraço!

  14. Que bom que saiu a Retail! Estou usando a ROM 4.0.3 da Vivo e estou gostando muito. Vou ver se coloco a Retail pois alguns dos programas que vieram da Vivo são interessantes!

    Abraço!

  15. Fala, Rodrigo.
    Dei uma olhada nuns vídeos do youtube com algumas pessoas rodando a ROM Cyanogen do ICS no Note. Confesso que, se eu tivesse um pouco de conhecimento na área, me aventuraria… rs
    Num post publicado no diário do android, um usuário me disse como ele fez para instalar a ROM no Note dele. Olhe como ele fez:
    “Rodrigo, somente agora que li a sua pergunta é que me dei conta que eu ainda NÃO havia testado a caneta no Cyanogen. Mas está funcionando sim. Apenas não tenho nenhum daqueles programas que vem com G. Note. Então, é apenas pra digitar no teclado e para usar um ou outro aplicativo compatível.

    Para a instalação fiz o download da versão mais recente da ROM disponível para o N-7000 neste endereço: http://get.cm/?device=n7000;

    Baixe também o conjunto de aplicativos Google empacotados o Gapps: http://cmw.22aaf3.com/gapps/gapps-ics-20120317-si….

    O procedimento é relativamente simples, porém, NÃO é isento de riscos. Já fiz isso três vezes nas últimas semanas sem problema algum. Mas como TODOS os tutoriais fazem questão de dizer: EU NÃO ME RESPONSABILIZO ….

    O resumo dá ópera é: copie os dois arquivos (ROM e Gapps) para uma pasta na cartão de memória EXTERNO do seu aparelho (imagino que NÃO deva fazer isso para a memória principal);

    Reinicie em modo recovery (botão volume pra cima + home + botão liga/desl.).
    Use os botões de volume para navegar nas opções e o botão lig./desl. para confimar a ação.

    Vá até a opção Wipe data/factory reset e confirme; wipe cache partition e confirme tb. Depois, vá até “install zip from SD Card”, navegue até a pasta onde vc colocou a ROM e o Gapps e escolha a ROM. A instalação não demora é bem rápida.

    Reinicie o aparelho e refaça todo o processo entrando em modo Recovery/ install zip from SD Card e navegando até a pasta onde está o Gapps. Faça a instalação dos aplicativos google. Reinicie.

    Concluída essa etapa, o resto é configuração normal de idioma, etc. Para instalar novos aplicativos, abra o Google Apps e vá a Play Store. Faça login e baixe o que quiser.

    Sei que está tudo muito sintético e parece pouco. Concordo que é. Mas pra dizer a verdade, não econtrei nenhum tutorial em vídeo que fosse 100% fácil. Tive que ler um monte de coisas pra chegar até esse ponto aí.

    Tem esse vídeo no Youtube: http://youtu.be/yoCF1tloPAk que me serviu de ajuda, mas na etapa inicial ele usa outro program pré-instalado. É dispensável desde que vc consiga entrar em modo recovery e navegar dentro dele.

    Se não se sentir seguro, busque mais informações no google. Boa sorte!”

    Abraço,
    Rodrigo

    1. Estou com um pouco de falta de tempo e coragem para arriscar, mas vou acabar experimentando este ótimo tutorial que você publicou no comentário!! Valeu a contribuição Rodrigo! Um abraço!

      1. Se você realmente fizer isto, Rodrigo, poste, por favor, suas impressões sobre a ROM.
        Se eu tivesse 10% da sua experiência, já teria feito isso no meu Note.
        Confesso que ver a bateria se esvair da forma como está ocorrendo, mesmo usando a ROM “original” instalada da forma “original”, não está me agradando em nada…
        Abraço!

  16. Pessoal a rom oficial brasileira do ICS 4.0.3 para o note já esta disponível no KIES!!! Vou testar por alguns dias e depois comento…

  17. Alguém teve problemas com o GPS depois da atualização? Eu atualizei o meu para room retail 4.0 porem o GPS não funciona!

  18. Olá rodrigo, tenho visto o pessoal postando que atualizou para a versão retail 4.0 do Kies oficial e a tela esta ficando meio “roxa” tudo que é branco ficou meio roxo e além do cel esquentar muito, isso procede? como a samsung pode cometer um erro desses?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.