Fotos corrompidas no Android foram salvas pelo Dropbox

Nos últimos dias atualizei o meu Galaxy Note para a versão 4.0.3 do sistema operacional Android três vezes, sendo a primeira com a ROM alemã, a segunda com a da Vivo e a terceira com a retail, sendo que apesar de sempre me preocupar com o backup do conteúdo do aparelho, desta vez acabei lembrando apenas dos aplicativos instalados, deixando todas as fotos de lado.

Hoje ao buscar uma foto na galeria de imagem do aparelho percebi que mais da metade das imagens estavam sem suas miniaturas, pretas e com um pequeno cadeado, sendo que em alguns casos não era possível nem deletar os arquivos pela própria galeria.

Apesar de ter esquecido do backup das fotos, por sorte tenho o aplicativo Dropbox instalado no celular e programado para fazer o backup das imagens na nuvem de forma automática, o que ajudou a salvar 100% das imagens capturadas com a câmera do Galaxy Note, salvando o dia após uma falha no meu procedimento de backup para atualização do aparelho.

Vale muito a pena instalar o aplicativo do Dropbox e deixar o upload das imagens ativado para fazer backup automático com o upload imediato das imagens na nuvem, seja para garantir algum eventual problema com a integridade dos arquivos, ou até mesmo para os casos de furto, roubo ou perda do aparelho celular.

16 comentários em “Fotos corrompidas no Android foram salvas pelo Dropbox

  1. Já aconteceu comigo, mas o que me salvou foi o G+, que uso demais, tb. Não apenas fotos, mas videos, tb. E tudo muito rápido!

    1. Legal Marcelo, o G+ também é uma excelente opção, e até mais completa por conta dos vídeos! Um abraço!

      1. Uma dúvida que eu fiquei sobre o G+ é se ele reduz a qualidade das fotos no momento do upload… Tive a impressão de que as imagens não ficaram em HD ao acessar as fotos pelo meu G+

        Abs!

      2. Vou tentar encontrar alguma informação, mas sempre achei que ele mantinha a qualidade original. Um abs!

  2. Nossa, que absurdo em rodrigo!
    agora fiquei preocupado, apesar de nao confiar muito do iCloud do iPhone, o Dropbox para iOs tambem tem essa função?? como ativar??

  3. Parece uma pergunta idiota, mas como fazer o Backup do Android no galaxy note para depois eu poder restaurar? Já vi que aquele kies é uma bosta, nem funciona no Mac. Quando eu tinha um N900 era moleza, tinha um programinha (acho que pc suite) que gerava um arquivo único e depois se eu dava um flash no N900 era só restaurar a partir daquele arquivo e ficava tudo exatamente como antes. Mas e no Android? como faço algo do tipo? Estou querendo mudar a minha ROM pela aquela retail, mas com o maior medo de perder os arquivos e ter que instalar tudo na mão, um verdadeiro saco!!!
    Se tiver algum tutorial para passar pra galera seria de grande valia, já que outros podem ter essa mesma dúvida.
    Um abraço.

    1. Eu use o aplicativo de backup nativo do Galaxy Note e após a atualização ele recuperou o aparelho e apps instalados de forma automática. Um abraço!!

  4. Boa dica, será que dá para usar o Google Drive em lugar do Dropbox? Usar o armazenamento na nuvem é muito útil, mas manter um backup no PC (ou HD externo) também ajuda bastante.

  5. Valeu pelo aviso, mas Rodrigo, isso não aconteceu devido ao excesso de upgrades no firware que você fez? um deles sendo até “não-oficial”?

  6. Rodrigo,
    Após eu atualizar meu Note normalmente pelo Kies para o 4.0.3., tive de voltar com o aparelho para as configurações de fábrica para que o desbloqueio de tela por detecção de face passasse a funcionar.
    Depois disso, tive o mesmo problema que você tratou neste post (fotos, aparentemente, corrompidas, arquivos de músicas duplicados no n7player e no player nativo da Samsung…).
    Enfim, não tinha feito backup e pensei ter perdido estes arquivos.
    Dando uma fuçada na net, achei este tutorial no Brasil Droid (http://brasildroid.com.br/blogs/celso-max/178-duplicidade-de-arquivos-roms-ics.html). Usei a opção número dois do tutorial.
    Agora, tudo resolvido: fotos e vídeos voltaram a aparecer normalmente na galeria, bem como os arquivos duplicados no n7player e no player nativo voltaram à normalidade.
    Fica a dica.
    Abraço.

  7. tenho um galaxy s duos, com android, com memória interna de 4 gb e cartão sd de 2 gb; tirei fotos e fiz vídeos, porém 99 % das fotos e vídeos nao abriram logo após ter tirados e feitos os vídeos. Ao clicar em abrir foto/vídeos a mensagem diz que o arquivo nao foi encontrado. Qual a solução para esse tipo de problema?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.