Cancelando serviços e reduzindo as redes sociais na internet

Na última semana em encontrei dois posts interessantes sobre a internet, um falando sobre o Flickr e outro do vazamento de senhas do Formspring, que me fizeram lembrar da grande quantidade de serviços gratuitos ou não que assinamos na internet e depois deixamos esquecidos sem uso, muitas vezes correndo o risco com as nossas senhas em coisas que nem usamos mais.

Com o passar do tempo fui acumulando uma série de logins e senhas de serviços que perderam o sentido e há muito tempo não são mais usados, mas continuam armazenando minhas informações de forma absolutamente desnecessária, sendo que para resolver este problema resolvi fazer uma pequena lista para saber o que devo eliminar por total falta de uso.

Para começar a lista tenho o Orkut, que há muito tempo não é utilizado e atualmente não tenho mais nenhum amigo ou conhecido utilizando a rede com uma frequência comparável ao Facebook ou Twitter, e mesmo o apelo das ótimas comunidades já não me atrai mais, sendo uma rede totalmente esquecida no meu dia a dia, mas que ainda mantém informações e fotos e armazenadas. Como há mais de um ano não escrevo uma linha sequer no Orkut, vou eliminar meu perfil para deixar ativo na internet somente os serviços que realmente uso.

Continuando a lista também tenho uma conta no Flickr totalmente sem uso e abandonada, com uma baixa adesão de amigos mais próximos, o que deixou o serviço totalmente esquecido há muito tempo, logo não faz o menor sentido manter o mesmo ativo com as minhas imagens. Para fechar ainda tenho o nunca utilizado Formspring, que com certeza será cancelado agora mesmo!

Tenho ainda algumas contas de email espalhadas pela Web sem uso, como é o caso do Yahoo e do Hotmail, que servem somente para login em outros serviços como o MSN por exemplo, mas são direcionadas para outros endereços, mas como só tenho três contas de email, ainda posso conviver tranquilamente com este endereços.

A partir de hoje vou procurar reduzir ao máximo meus serviços na Web e assinaturas de feeds RSS, para continuar com a dieta de informações que iniciei há algum tempo e ainda eliminar redes sociais sem uso ou desnecessárias, pois com tantas opções disponíveis, precisamos aprender a deixar somente o que realmente interessa ativo para não perdermos o controle das informações publicadas na internet.

E você, já pensou em fazer uma grande limpeza nos seus serviços e redes sociais que estão sem uso há muito tempo?

8 comentários em “Cancelando serviços e reduzindo as redes sociais na internet

  1. Rodrigo, aqui eu uso o LastPass pra gerenciar manter controle das senhas sobre os fóruns e sites nos quais eu tenho assinatura. Uso uma senha diferente para cada serviço, senha essa gerada automaticamente pelo programa.

    No dia a dia uso a extensão para Google Chrome, e para portabilidade tenho o cliente instalado no celular Android, mas há também aplicativos pra iOS, Mac e Windows. Vale a pena dar uma conferida!

  2. Rodrigo, faço isso à algum tempo, tenho três contas de e-mail, duas Microsoft (uma brasileira e outra americana, para usar os serviços de ambos os países) e uma do Google e por fim me dou por satisfeito, a maioria dos outros serviços no dia de hoje já lhe dão a opção de login por Twitter ou Facebook, eliminando uma quantidade de contas.

    Ou seja, se um dia quiser sair do serviço, basta procurar os aplicativos que sua rede social está cadastrado e eliminá-lo da lista de aceitações. Hoje está mais simples para usar poucos contas!

    1. Acho melhor fazer isso, por questões de segurança e para diminuir mesmo o número de redes e de tempo perdido com serviços inúteis! Um abs!

  3. Não só pensei como já comecei! Faz alguns meses que tenho buscado eliminar as paradas que atrapalham e consomem o tempo livre…isso tem sido tão sério que essa semana apaguei meu Facebook, 4 anos depois de cria-lo. Apesar de ter uma rede ativa de amigos por lá creio que não me fará tanta falta, já que existem outros métodos de comunicação, como o email, msn e whatsapp, por exemplo. E a lista de feeds também foi drasticamente limpa, agora tenho algo em torno de 20 assinaturas, a maioria de blogs. Nem correrei atrás das notícias mais, deixe que elas venham por si só! rs.
    Boa sorte nessas mudanças pra você!

    1. É muito bom reduzir os Feeds e redes, pois o nosso dia fica maior e acaba sobrando tempo para fazer coisas mais interessantes! Um abraço Danilo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.