O “novo” iPhone 5

Ontem a Apple apresentou o esperado iPhone 5, que desta vez já havia vazado quase que por completo antes do evento, tirando boa parte da diversão da surpresa que sempre acompanhava o produto em outros tempos, mas as decepções não ficaram por ai. Antes de mais nada gostaria de lembrar que gosto muito dos produtos da Apple, sendo que não consigo deixar de usar um MacBook no meu trabalho, tenho um iPad para games, aplicativos de música e leitura de livros e revistas, e apesar de ter mantido o meu iPhone 4 na família com a minha esposa, há tempos não consigo ver novidades no smartphone da marca da maçã.

Obviamente eu valorizo o smartphone que inovou o suficiente para mover toda uma indústria, mas há muito tempo não vejo nada de diferente no iPhone e estou bem cansado do seu sistema operacional, que mantém praticamente a mesma aparência e forma de funcionamento desde o seu lançamento. Depois de se tornar um aparelho realmente popular e chegar nas mãos das pessoas de todas as idades eu acho que o iPhone perdeu o seu apelo de venda e deixou de ser um produto cool. Às vezes tenho a impressão de que o iPhone está chegando ao ponto em que a Palm dominou o mundo sem inovar muito por anos e acabou perdendo o mercado para os Pocket PC’s e posteriormente para os smartphones.

Voltando ao lançamento, o que pude ver foi um iPhone com o mesmo design dos últimos anos um pouco mais fino, com 7,6 milímetros de espessura, 112 gramas, tela Retina com uma resolução abaixo dos concorrentes de 1136 x 640 pixels mas 326 ppi de densidade, um novo processador A6 duas vezes mais poderoso que o anterior, 4G LTE que é compatível com operadoras na Europa, EUA, Canadá e Austrália, mas que ainda não se sabe se funcionará no Brasil, bem como suporte a redes 802.11a/b/g/n nos padrões de 2,4 e 5 GHz.

A bateria não avançou nada e a autonomia continua a mesma do modelo anterior, a câmera manteve os 8 megapixels e a capacidade de gravar vídeos em 1080p, mas ganhou o modo panorama que já era usado em meu Nokia N95 há muitos anos, e foi apresentada como uma das grandes novidades.

Conforme o esperado, o conector sofreu uma redução de tamanho, o que pode atrapalhar muita gente que possui acessórios desenvolvidos para os modelos anteriores e o produto foi apresentado nas cores de sempre, branco e preto. Nada de NFC presente em aparelhos da Sony Ericsson, Nokia e Samsung ou qualquer outro tipo de tecnologia realmente inovadora como o que foi possível encontrar nas câmeras de outros modelos como o PureView ou o Lumia 920, o que acabou deixando muita gente decepcionada com o novo modelo apresentado pela Apple.

Eu senti falta de ver algo realmente inovador e na minha opinião se a Apple não correr para apresentar uma novidade realmente matadora pode começar a perder mercado, pois apesar de competente, estável e veloz, o iPhone não me parece mais um produto tão legal, e que gosta mesmo de tecnologia sabe do que eu estou falando.

Para finalizar eu só tenho uma preocupação com relação a esta falta de inovação da Apple, não gostaria de ver os outros fabricantes deixando de buscar novidades por conta da perda de fôlego do principal concorrente que é considerado uma referência no mercado! Vamos esperar para ver como ficará este concorrido mercado de smartphones, mas acredito que mesmo com um produto que pode ser considerado apenas como uma pequena evolução dos anteriores, o “novo” iPhone certamente venderá bem, muito mais apoiado no apelo da marca do que em qualquer outra questão mais significativa, pois quem tem o iPhone 4S certamente poderá guardar o dinheiro para gastar em alguma coisa mais interessante!

57 comentários em “O “novo” iPhone 5

  1. Rodrigo, você expressou exatamente o que penso. Tenho iphone4 e ipad2. Não comprei o 4s pois achei q valeria esperar pelo iphone5. Nesse tempo comprei um xperia s da sony para testar o android. Qual foi a minha decepção ao ver que as novidades do novo iphone já estavam todas no xperia s, que ainda tem câmera melhor, melhor tela, mais densidade de pixels, maior funcionalidade e uma interface bem melhor e que eu posso personalizar do meu jeito.
    Quanto ao Android não tenho do que reclamar. Consigo até editar os arquivos de música pelo proprio player do aparelho (corrigir nome da musica, capa do disco etc).
    A integração nativa com os produtos sony é fantástica, sem necessidade de software ou hardware (como apple tv por exemplo).

    Acho q pra samrtphone a apple já foi ultrapassada. O novo lumia da Nokia me chamou muito mais atenção.

    Nos tablets o ipad ainda é imbatível, mas até quando?

  2. Uma das análises mais sensatas que vi sobre o novo lançamento da Apple.
    Faço minhas suas palavras Rodrigo.

  3. Na verdade acho que vai demorar para um outro salto tecnológico. As especificações de hoje são muito parecidas… não tem muito o que reinventar nesse momento..

    Estou entre esse iPhone e o Lumia 920. O que pesa pro iPhone: estabilidade, velocidade e a $$ que já gastei em app´s. O que pesa pro Lumia: Camera (que ainda acredito mesmo depois da presepada da Nokia com os comerciais), marca Nokia e Windows Phone por ser diferente. Ainda que como peso contra seja a falta de grandes app´s (eu gosto muito do insta por exemplo).

    Não sou fã de telas enormes, então preciso pegar o Lumia 920 na mão pra ter uma idéia..

    Mas enfim.. concordo com que o iPhone 5 não empolgou mesmo como deveria… mas tirando o fato do Lumia ser uma flagship de respeito que a Nokia não tem desde o N95, tbm não vejo vantagens técnicas absurdas entre os principais de cada marca..

  4. Em respeito ao consumidor, os novos mapas do iOS6 deveriam ter no mínimo a qualidade dos atuais, ou seja, com street-view e tudo o mais que temos hoje. Temos isso atualmente no iphone 4 por exemplo. Alegar que só disponibilizarão isso em novos aparelhos, é desrespeito ao consumidor, e as autoridades brasileiras ( ministério Público – Anatel) deveriam ver isso.

  5. Esperava mais do iPhone. Ainda mais depois que disseram que ele deixaria Galaxy SIII comendo poeira. Sinceramente não foi o que vi.

    Pareceu uma revisão do 4S. Ao meu ver o melhor lançamento da Apple foi o iPod Touch ontem do que o iPhone.

    Pouca diferença de design entre as gerações.

    Vou de SIII ou Xperia S

  6. Você esperava hologramas? O custo de uma super inovação? Assim como foi o Retina para a linha de macbooks e ter um preço elevado. Pessoas reclamam que iPhone é caro e compram androids sem controle de versão. Assim como você disse que os concorrentes correrem atrás para o nível que a Apple alcançou ter uma GRANDE inovação? E o preço? Você já viu algum aparelho tirar foto enquanto grava? Inovação? A verdade é que todo mundo está mal acostumado.

  7. Tenho um iPhone 4 e um ipad 3…. comprei o ipad logo que lançou e ele ficou guardado na gaveta até o jailbreak….. não pela pirataria, todos meus app são comprados… e sim pelas modificações que faço no sistema para torna-lo mais agradável….

    Se parar para pensar desde o primeiro iPhone o seu hardware é inferior aos seus concorrentes, porem a evolução do sistema operacional foi o fator que desbancou todos…

    o N95 era muito melhor que o primeiro iPhone, tinha de tudo… mas na real…..dava para usar aquele sistema operacional? era uma porcaria como todos os outros celulares da epoca…. que sim eram apenas um telefone e não um computador

    as pessoas por uma cultura de mp5,6,7,8,9….10000 veem o itunes como algo extremamente limitante….. mas ele garante uma plataforma impecável de algumas maneiras… e sabendo usar ele é muitooooooo bom.

    Manter 8Mpx não vejo como ser um grande problema….se o conjunto optico realmente teve melhoras que garante uma foto muito melhor, vamos lembrar qnd saiu as cameras digitais e as pessoas apesar da evolução da resolução insistiam em deixar em VGA…. “assim cabe mais fotos” e cada email que eu recebia com fotos porcas tiradas por cameras “top” eu queria matar.

    A mudança do conector me incomoda, mas se as alegações da apple de tamanho pode justificar e muito essa mudança…. e agradeço não utilizar o micro USB é muito, mas muito fragil…….

    326ppi não chega nem perto do xperia S….. mas se a cor realmente melhorou, vamos dizer que vai ser uma tela muito boa mesmo…..

    Fora isso, esperar que seja um super celular, vamos esquecer…..é apenas um celular…

    Fico triste de não haver uma revolução na bateria, como por exemplo uma bateria solida onde a capacidade é muito superior….. mas….. paciência….

    Não sou applemaniaco que abençoa tudo que eles fazem, sei que existe muita coisa melhor… gosto muito do android, mas os produtos da apple é top de linha….falo isso por ter e usar um iphone 1 ainda, apenas como celular…. mas um celular perfeito.

  8. Eu já estava fazendo planos de comprar o iPhone 5. Mas estava receoso quanto às especulações e vazamentos (não gostei) e infelizmente saiu igualzinho aos boatos.

    Acompanhando o evento ontem eu não estava acreditando no que eu estava vendo. Foi sem sal, rápido, parecia que eles estavam querendo se livrar logo da apresentação. Em menos de 15min já começaram a apresentar o novo iPhone.

    E as novidades? Poucas. Nada inovador como já estávamos acostumados com a maçã.
    Porque falar que tirar fotos panorâmicas e tirar foto enquanto filma isso só um tapado digital para acreditar.
    Melhores: processador, câmera, bateria, conector?, tela maior?. Nada disso é novidade, era o obvio que qualquer empresa deve fazer.

    Mapas? Tá, só esperando para ver se realmente vai ser melhor que a do Google, porque se for pelo menos igual já não vejo nada de bom ai.

    Três microfones para reduzir ruídos, bom isso só testando também para saber se é tão efetivo assim. Mas já é válido.

    Seu designer deixou um pouco a desejar, pois saiu bem parecido com o anterior, mas isso não vejo como o fim do mundo, mas bem que poderia dar uma reestilizada, pois cansa sempre a mesma coisa.

    O novo earphone eu gostei (apesar de só usando para saber se é bom), porque o antigo era horrível, nunca usei, não cabia no meu ouvido.

    E se tratando de novidades… Cadê o NFC? Há quem diga que essa tecnologia é apenas uma aposta e que não vai vingar, que ninguem usa. Não usa? Pagseguro, Mastercard….

    Inovação é o que a Samsung fez, com seus sensores, é o que a Nokia fez com a camera e com o carregamento sem fio.

    Quem fala que é a Apple quem dita as inovações, que a concorrência ta anos atras, acorda! Isso foi no passado, a realidade é outra.

    Entendemos agora o porquê do desespero da Apple de querer a todo custo banir os produtos da Samsung (Sammy para os íntimos)

    O iPod Nano ficou muito parecido com os Nokia Lumia 800. Será que vale algum processo? Será que se tivesse um processo, a decisão seria a mesma?

    Claro que mesmo com todo essa tragédia que descrevi, o iPhone vai vender rios, mares, enfim… faz parte do campo de distorção da maçã. É uma pena pois eu senti que faltou aquele “one more thing”.

  9. Não me incomoda a falta de novidades, algum iPhone teve algo de diferente do outro? Agora de jobs morreu as pessoas estão mais a vontade para falar da Apple, fora isso é a mesma coisa que sempre foi.

    Agora esse aspecto alongado é de doer, tem um espaço vazio enorme no aparelho, dava pra socar uma bateria maior ou diminuir o queixo e testa do aparelho

  10. O grande diferencial da Apple tem sido o pós venda, daqui a um ano o SIII vai estar desatualizado, já o meu 4S estará com o mais novo IOS, provavelmente só irei troca-lo pelo 5S. Enquanto as empresas “android”(samsung, LG,..) continuarem com essa política, continuarão um passo atras da Apple. Gosto muito do Android, quando a Google lançar um Nexus com melhores configurações provavelmente irei migrar para o robô . Abss

  11. Olá! Eu tenho o 4S e não vou trocar por isso que todos já falaram, e como vc diz que vai de S3 ou Xperia S, se fosse vc, se for escolher um dos dois eu iria de S3, tive os dois e o S3 é bem melhor, não gostei muito o Xperia S não e a camera dele diz que tem 12 mpx, mas vou te dizer ainda preferia o S3, valeu..!!

  12. Todo mundo espera uma “revolução” nas apresentações da apple, mas isso não acontece mais…

    Com certeza irei comprar o iPhone 5..

  13. Tenho o iPhone 4S e o Galaxy S3, o fato o iPhone 5 não ser revolucionário, não o torna um smartphone ruim. O mais importante é esperar a reação do consumidor, pois se ele for um sucesso de vendas, continuará norteando o rumo deste mercado. Ou seja, o desenvolvedores irão continuar priorizando o IOS.
    Estou viajando, no exterior, a trabalho. Decidi trazer só o Galaxy S3. Mas é incrível, tem todas as reuniões que participei, e todas as pessoas que vi nas ruas e trens, só vi 3 Galaxy S3, a grande maioria é de iPhones ( 4 ou 4S).

  14. Que a Apple é uma grande empresa, isso não se discute.
    Atualmente, acho que o grande produto da maçã é o MacBook Air.
    Para sistemas móveis, sou mil vezes o Android… mas o Android de verdade. E é simples ter o Android de verdade sempre atualizado. É só comprar aparelhos da linha Nexus.
    Comprei um Nexus 7 há umas duas semanas. A experiência é fantástica. Foi lindo ver o sistema ser atualizado, via OTA, para a versão 4.1.1 na maior tranquilidade do mundo, assim que liguei o tablet pela primeira vez.
    Acho que, se o Google for só um pouquinho esperto, tem tudo para dar uma sarrafada no iPhone 5 no lançamento do próximo celular da linha Nexus.
    A evolução do Android, nos últimos dois anos, é impressionante. O Jelly Bean é espetacular.
    Quanto ao celular, mantenho meu Galaxy Note com a ROM CyanogenMod 9 (que, muito em breve, estará na versão 10) e estou muito satisfeito também.
    Enfim, sou mais um que achou, lamentavelmente, decepcionante a apresentação do “novo” iPhone.

  15. Rodrigo,

    Como sempre uma analise sensata. E é a mas pura verdade.

    As pessoas vão comprar porque o iPhone, apesar de não ser inovador faz tempo, ainda é moda.

    O que eu acho nessa onda de iPhone mais incrivel é que eles vendem tecnologia que existe há anos como se fosse algo surpreendentemente novo. Tirar foto panoramica, como disse o Rodrigo, já existe desde o N95. E os Applemaniacos ficam maravilhados como se nunca tivessem visto isso. O argumento deles é sempre o mesmo: “mas no iPhone fica mais facil o uso e melhor”.

    Não sou defensor dessa ou daquela marca, e gosto dos produtos da Apple, mas ficou um vazio na keynote da Apple.

    Já tive iPhone e são aparelhos muitos bons e bem construidos. Mas cade a inovação?

    Será que aquela conversa que a Apple deixaria de ser inovadora com a morte do Steve Jobs pode se concretizar? Porque é muita coincidência depois do cara morrer vem o 4S e agora esse 5.

    Pra terminar, colocar o nome de iPhone 5 na sexta geração do aparelho e nem sem logica, não?

  16. Só pra complementar. Porque a Apple não encara o Brasil como um mercado que vale a pena, já que são comprados milhares de iPhone por ano? Digo isso porque até hoje não ouvi dizer que vá sair a ou o Siri em português.

  17. Quase tudo o que vejo sobre o lançamento do iPhone 5 são críticas, mas gostaria de saber o que mais vocês gostariam de encontrar no aparelho.
    – NFC? É, quem sabe daqui a alguns meses (ou anos) possa fazer falta.
    – Uma tela gigante? Não me sinto confortável e acho que uma tela de 4 polegadas é o tamanho ideal para um smartphone.
    – Carregamento por wireless? Frescura. Totalmente dispensável.
    – Drásticas mudanças no design? O design do iPhone 4 é lindo e discreto. O do iPhone 5 é ainda mais. Aqueles coloridinhos da Nokia são um carnaval, totalmente deselegantes. Além disso, um novo design acarretaria, provavelmente, em novas disputas por patentes, já que, hoje, é muito difícil criar um modelo que não tenha características de modelos de outras marcas.
    – Melhor resolução de tela? São 326ppi, e mais do que isso é dispensável, pois nem será notado.
    – Uma revolução no iOS? Assim como o Android, o iOS vai evoluindo aos poucos, mas, por hora, as únicas coisas que vejo nele que poderiam ser melhoradas são o sistema de mapas e a Siri, que poderia ter suporte a mais idiomas. Fora isso, o iOS é fluido, leve, elegante e, diferentemente do Android, é atualizado em smartphones mais antigos, o que os faz ter um “tempo de vida” maior.
    – Uma câmera melhor? Sinceramente, para um aparelho com 112g e 7,6mm de espessura, a câmera está ótima! Se quiser tirar fotos profissionais, compre uma câmera profissional.

    O que vocês esperavam dele?

  18. @NinhoD, desculpe mas não aguentei, gostar de uma coisa é uma coisa, mas se conformar com tudo? Sério? De verdade, a cara do IOS já cansou faz é tempo, a cara do Iphone então! Agora dizer que câmeras melhores não importam, que a falta de tecnologia mais moderna é dispensável, porque o Iphone não tem… e as cores, se não gosta de coisas coloridas, pode comprar o preto, o branco ou até o cinza, o importante é ter opção. Entende? Como bitolado no Iphone, acho que não tem idéia como é ler seus emails, ver os feeds do Facebook, ver os últimos Twits, ou a previsão do tempo na tela inicial, quem sabe seus contatos favoritos… sei lá, coisas que já existem no Android, no Windows Phone e até no Symbian. Mas claro isso não é importante, não deve ser elegante.

  19. @Anderson Marcelino
    Tem uns caras que são como mulheres que precisam de batom e todo aquele kit de parafernália ou quero dizer beleza risos, e quando usam um jeans colocam o Iphone no bolso de trás, espero que tenha entendido! Abraço.

  20. Ao ver essa apresentação ontem senti saudade do meu N95.
    Rodrigo, leio seu blog desde 2007 e lhe parabenizo novamente. Sensato, sucinto e correto.
    Essa seria a primeira vez que eu iria desembolsar meu duro real, para comprar um iphone.
    Acho que vou de S3.
    Outra coisa ipod touch por R$1.199, é brincadeira!

  21. Outra coisa que não mencionei, e que o Antonio lembrou.
    A Apple, mais do que nunca, quer elitizar seus equipamentos (antes que me chamem de pobre, sim eu posso comprar qualquer produto Apple, mas sei dar valor ao meu dinheiro). Primeiro lança o Macbook com tela retina, que me perdoe os fãs da marca, tem que ser muito bobo para dar 10k num notebook. Agora lança um tocador de musica por 750,00, um tocador de musica/video por 1,1k. Quando lançou o 4S foram, proibitivos, 2k. E, agora, por quanto será que virá o iPhone 5 (ô nomezinho feio)?

    1. @adrianoduia
      O que vc falou sobre ter dinheiro ou não pra comprar um produto da maçã é a mais pura verdade, o pessoal fã acha que os outros não tem e falam mal por não poder comprar, que tolos!

    2. @Javar
      Nem o Nokia maps, imagina o do Iphone, acho que eles pensaram que só usar o Glonass seria o suficiente pra os lugares que eles não dão tanta importância como o Brasil, viu fantoches?

  22. Só um complemento meus caros: para que não tem iPhone e não quer Android, o iPhone 5 é uma ótima pedida. O que não há vantagem é em ter um iPhone 4 (com ou sem o S) e trocar pelo 5 por exemplo. Na minha opinião não há muitas novas implementações que justifiquem o preço pago.
    Façamos a comparação com o iPad: Há muitas vantagens sim em trocar o 1 pelo 3, ou até mesmo o 1 pelo 2, agora quem tem o iPad 2, não é negócio trocar pelo 3. A grande diferença é a tela de retina do 3, mas quantos aplicativos fazem uso completo desse novo recurso??? Poucos até a presente data.
    Enfim, a Apple tem ótimos produtos, para quem está entrando no mundo da maçã, todos os produtos são excelentes. Por outro lado, quem já tem iPhone, ou iPod, ou iPad ou o que seja, cabe uma avaliação com mais calma para ver se vale a pena a relação custo x benefício.
    De resto, eu particularmente consideraria a próxima grande evolução algo que permitisse você ficar 1 mês sem precisar recarregar a bateria. Aí sim, não tem dinheiro que pague isso. (Soube que a Apple entrou com um pedido de patente para uma bateria Líquida com essa autonomia).

  23. Adriano, só um pequeno lembrete: o Mac com tela de retina custa nos EUA quase 1/3 do preço daqui do Brasil. Já os tocadores custam cerca de metade.
    Concordo que mesmo nos States, USD 2,200.00 em um notebook é uma nota preta, mas quero dizer que o Brasil não é parâmetro para nada na face deste planeta, nem nunca vai ser enquanto tiver trouxa pagando preços astronômicos por coisas que vão de vestuário a carros “populares”.

  24. Olha a Apple está perdendo o mais importante: consumidores que a apóiem fielmente

    Vocês podem ver por esse tópico mesmo. Vários estão “tristes” pela situação atual da empresa que está estagnada. Um ou outro ainda defende que não há onde inovar (se não é pra apresentar nada novo, então não lance um modelo novo).
    A maior parte não vê ou nunca viu motivos para ter um iPhone novo.

    Em breve só vai ser mais uma fabricante. E sinceramente, apresentar doto panorâmica como novidade é deprimente!!! Tirar o Google Maps foi muito egoísmo e ganância da Apple. Na maior parte do mundo o serviço dela não consegue substituir o serviço da Google

  25. É um bom aparelho, principalmente para as mulheres que gostam de grife, mas a politica da Apple é terrível.
    Falta:
    – Cartão SIMM Card normal compatível a qualquer aparelho.
    – Porta Micro USB padrão com OTG e carregamento ( A Apple assumiu o acordo mas nunca cumpriu)
    – Porta Mini HDMI padrão
    – Bluetooth livre de bloqueio.
    – NFC
    – Slot MicroSD

  26. Vendi meu 4S no mês passado e venho testando novas opções antes de decidir por um novo iPhone ou outra opção.

    Para ser honesto, ainda estou tentando encontrar toda essa inovação que vcs pregam do S3 por exemplo.

    Venho usado iphones desde o lançamento do 3GS, quando resolvi largar a Nokia. Até Entao, odiava o iPhone sem ter usado.

    A minha maior frustração é testar todas as opções que temos no mercado e chegar a conclusão de que a que melhor me atende é o “inútil” iPhone.

    O interessante é ver pessoas tão experientes achar que o iPhone irá entrar em ruínas devido a falta de inovações. O que vcs chamam de inovações? Poder utilizar o celular como pen drive? Ter uma tela de 5polegadas? Lançar todo ano uma cor nova? Lançar um aparelho redondo?

    O Rodrigo citou “bateria”. Hoje, aparelhos como o motorola com aquela bateria enorme e bacana ainda são nichos, pq os demais celulares tops estão no mesmo nível.

    É como se quisessem rebaixar um concorrente que possui as mesmas condições para competir que os demais.

    1. @Italo, o SIII não tem nada de inovador, só tem NFC e Sensor de Presença e sensor de Olhos.

      E por mais que não seja inovação para algumas pessoas, se fosse no iPhone eles ganhariam um nome e seria a revolução digital.

      Para você está de bom tamanho o que existe no iPhone, para os que reclamam não está. Cada um tem a sua opinião baseada na sua experiencia com esses sistemas, e a soma disso é a percepção global. Se a maioria está reclamando é porque a maioria não gostou e então supõe-se que a maioria tem razão.

  27. Tenho um Galaxy S III e um IPad2, vou ser sincero, até curto o iPad para games e leitura, não faço mais nada porque todo o resto precisa usar o tal do iTunes, meu computador custou mais de 5 conto, uma placa de video de quase 2 conto com processador TOP no mercado e esse lixo de iTunes não consegue ser rápido, usabilidade zero.

    Também esperava mais do iPhone, quando disseram que deixaria o Galaxy S III no chinelo pensei, puts, agora a Apple dá a volta em todos, balela…

    Só atualizou o aparelho não “não ficar tão atrás dos concorrentes” aumentando a tela e atualizando processador e memória, pois aquela tela de 3,5″ é ridícula, até celular xing ling possui tela maior em corpo menor e mais ergonomico que os últimos iPhones.

    Quais as novidades?
    – Camera que tira foto enquanto filma (inovação trazida pelo Xperia S e Galaxy S III;
    – Camera que tira foto panorâmica, isso até o N95 já tinha, o 1º Galaxy S já tinha;
    – Mapas 3D com rota que não tem em qualquer Nokia e Android desde a versão 2.0;
    – Tela de 4.0″? A tela de 4,3″ ou 4,8″ do SGSII ou SGSIII tem mais ergonomia que o iPhone com 3.5″;
    – Filmagem em FullHD? Isso já tem em qualquer celular mediano com Windows Phone ou Android;

    Fala que a Samsung copiou a Apple, mas as inovações dos últimos 3 iPhones foram inspiradas em funcionalidades do Android, a mais gritante dela foi a barra de notificações;

    Outro argumento furado: Ninguém inova mais, claro que inova, olha os últimos aparelhos TOP do mercado, vou citar 3 e algumas inovações deles:

    Xperia XT:
    – Câmera de 12mp;
    – Smart tags (você deixa uma em casa, no trabalho, etc e quando chega no local ele automaticamente muda as configurações do aparelho, wifi, gps, perfil de audio, etc;)

    Nokia 920:
    – Camera excepcional, melhor que muitas câmeras dedicadas compactas;

    Galaxy S III:
    – Tirar foto em enquanto filma (não é inovação, mas não tinha em celulares, somente em compactas);
    – Best foto (tira 6 fotos em um segundo e escolhe a melhor para você, sensacional, nunca mais tirei foto ruim);
    – Smart stay (a tela não desliga enquanto você lê alguma coisa no aparelho, a coisa mais chato que tem é você está lendo um site ou qualquer outra coisa na tela e do nada ela desliga, com o SGSIII isso não acontece;
    – Bateria, junto com o Rzr MAXX, é um dos poucos smartphones que chegam a durar 2 dias de uso, não em standby;
    – Tela grande em um corpo de fácil manuseio;
    – NFC (que parece não muito util para as tais compras, mas é extremamente útil para utilizar com o Android Beam e S Beam, formas de transferencias de arquivos 10x mais rápidas que o Bluetooth, inclusive ninguem nem utiliza mais isso na turma do Android, coisa que iPhone não dá nem para fazer, pois nem explorador de arquivo possui);

    Isso sem contar as milhares de inovações mensais das aplicações do Google ou em cada versão do Android que o Google sim é inovador, quando vi o Street View pela primeira vez no aparelho, fiquei louco, achei que estava no 2001, Uma odisséia no espaço, hehehe…

  28. Esqueci de citar que o novo mapa do iOS não terá suporte a rotas e 3D no Brasil, bem bacana isso, Apple como sempre mostrando todo o seu respeito com o mercado brasileiro, mesma atenção que teve com o tal do Siri.

    Esqueci de dizer um recurso bem bacana do Galaxy S III também, o comando de voz para os aplicativos, isso é muito, mas muito legal e realmente inovador, vou citar uns exemplos:

    – Você aponta a câmera e diz “xis”, ele tira uma foto;
    – O alarme toca, você diz “Soneca”, ele te dá mais 5 min;
    – Você está no radio ou player e diz “próxima”, “parar”, etc e ele muda a estação da radio ou a música que está tocando no player;

    E por ai vai, bem, não lembro de mais nada, mas tudo isso é inovação…

  29. Concordo plenamente com a analise do Rodrigo e do colega Thiagones, a Apple esta ficando cada vez mais tecnologicamente atrasada. Esse ano novamente o celular da maçã é similar ao Galaxy S da Samsung, só que dessa vez o iPhone foi lançado meses depois. O iPad mini será lançado depois de ver o sucesso dos tablets de 7 polegadas. Quem esta imitando quem agora? Quem é o líder agora.
    Ia trocar meu iPhone 3GS pelo da Apple, mas acho que vou guardar a grana pro ano que vem, já pensando no futuro S IV ou mesmo no futuro celular Google Nexus, talvez um futuro Lumia com novos aprimoramentos?

  30. Ah, mais 2 inovações do Galaxy S III:

    – Sensor de presença, seu aparelho tá largado na mesa, se tem alguma coisa notificação ou coisa do tipo, ao pegar ele sente que você pegou e vibra para te informar que tem novas notificações, você nem precisa ligar a tela se ele não vibrar, pois não terá nenhuma novidade, então economizará na bateria.

    – Video popup, é bem bacana poder ler uma mensagem ou um tuite novo quando chega, sem ter que fechar o video que está assistindo, simplesmente clica no popup do video, lê o tuite e volta para tela cheia, sensacional, além da galeria de video com todos os videos tocando ao mesmo tempo que é animal isso, nem meu computador faz isso.

    Esqueci de citar outra novidade do iPhone 5 (iOS 6) que foi chupinhando do Galaxy S III, a opção de “Omitir todas as notificações”.

    Bem, acho que não lembro de mais nada por enquanto!

  31. Com relação ao Nokia lumia 920 fica a pergunta: ele só carrega no berço? Se sim como vou usar enquanto carrega? E no aeroporto?
    E se ele carrega com fio também, pra que o berço?

  32. Para os que acham que não tem onde inovar ou não precisa de inovar, por favor me expliquem então o porque de lançar um “novo” modelo todo ano? Só pra fazer de conta, né? Só para aumentar as vendas enganando 98% das pessoas que nem sabem o aparelho que tem em mãos e só o trocam pra dizer “olha, comprei o novo iPhone!” e na verdade nem sabem qual a diferença, trocam por trocar

  33. O pior é que eu era um dos intusiastas que idolatravam o iPhone. Em alguns fóruns me chamavam de fanboy da Apple. Meu encanto acabou com o anuncio do 4S e com o anuncio do 5 que na verdade é um 4SS não voltou. Talvez nunca volte.

  34. eu usei muitos smartphones nokia e foi ai que comecei a seguir seu blog, tive N95,N82, N97, e N8 depois disso migrei pra apple com o iphone 4 e gostei muito da funcionalidade dele embora sentisse falta de liberdade com o bluetooth, falta de slot de cartao micro sd e radio fm alem do controle que a apple tem sobre seu produto. Depois disso eu migrei pro android pra conhecer, comprando um galaxy note e gostei muito do aparelho e so desfiz dele devido ao seu tamanho monstrual,se nao fosse isso eu o teria ate hoje! hoje estou com o S3 e sinceramente o aparelho me surpreendeu com a sensibilidade da tela,sua velocidade e as inovacoes que ele tem. Mas eu acompanho as novidades e esperava muito mais da apple! Ela tem se preocupado mais com processos judiciais, e esquecendo se de focar no que ela mais se destacou no passado “inspiracao” e “criatividade”!

  35. Nunca gostei dos iPhones por terem telas pequenas e sistema fechado demais. E agora que tenho um Galaxy Note nem consigo me imaginar usando aquele telefonezinho da Apple. Estou de olho é no Note II que deve chegar mês que vem, cuja configuração é como a do iPhone 5, só que com tudo em dobro (memória, tela, etc).

  36. Rodrigo D. Oliveira, o sensor de Olhos, do SGS3, e praticamente inútil. Infelizmente é comum eu usar o SGS3 com pouca luz, e ele erra muito.
    Tenho e uso freqüentemente o SGS3 e o iPhone 4S, estou viajando, a trabalho fora do Brasil, e tive te tomar uma difícil decisão. Qual smartphone trazer. Optei pelo SGS3, mas em vários aspectos eu preferiria o iPhone 4S. Foram 2 os motivos que me levaram a escolher o SGS3, 1) mapas offline do Google, no caso do iPhone, eu teria que buscar aplicativos de terceiros. 2) conectar outros equipamentos na porta USB (confesso que ainda não precisei, e a viajem esta chegando ao fim). Embora a especificação do SGS3 pareça muito superior ao iPhone 4S, no uso diário, o desempenho é bem próximo, em algumas situações o iPhone 4S se mostra melhor que SGS3. Uma coisa que me chamou atenção, no lançamento do iPhone 5, foi a melhora do processador, não porque Apple falou que é 2 X mais rápido, mas porque, algumas pessoas que fizeram um teste rápido, com ele, falaram que é uma coisa que se nota rapidamente.
    Hj como usuário, do iPhone 4S e do SGS3, se eu tivesse que escolher só um dos 2, não é garantido que eu escolheria o SGS3, pois são aparelhos diferentes, mas com desempenho e funcionalidades muito próximas. Acho até engraçado, ler opiniões, de quem nunca deve os 2 no dia a dia, falar que o SGS3 é muito superior. Se de fato o, o iPhone 5, for quase 2X mais rápido do que o iPhone 4S, não terei a menor duvida, vou preferir o iPhone 5, mesmo com todo mundo (a maioria nunca testou no dia dia os equipamentos) falando que é mais do mesmo.
    Lembrando que também tenho o SGS2 e muita gente opinou que o SGS3 era uma pequena melhoria em relação ao SGS2. Na verdade, pequenas diferenças, faz o SGS3 ser MUITO melhor do que o SGS2.
    Minha pequena opinião, de um usuário satisfeito, das duas plataformas é que, mais do mesmo DUAS VEZ mais rápido é uma GRANDE diferença.

  37. @márcio, será Quebec não esta capando seu SIII usando ele de forma limitada igual um iPhone? Comparando, será que vc não esta dirigindo uma Ferrari igual carro de auto escola? Pense nisso amigo, pois as vezes vc não esta saindo todo o poder que o SIII pode te dar, olha as dicas que o @fabiano colocou e aplica elas no seu dia a dia, só mais uma comparação, eu sai de um galaxy S para o motorola RAZR, no começo assim como você também só achava o RAZR um pouco mais rápido, mas a partir do momento que comecei a usar os smart actions para organizar o funcionamento do aparelho nos diversos lugares que fico durante o dia, ou quando a bateria esta fraca, ou quando estou dormindo, descobri que minha vida ficou bem mais facilitada. Sem contar no ganho de rendimento do aparelho… É só um exemplo de como podemos usufruir do que o aparelho pode nos oferecer de melhor.

  38. Otimo review! Vale lembrar ainda que o Android Jelly beam esta muuuiiitooo melhor que o anterior, pois melhorou muito meu tablet Xoom ( q foi lançado para competir com ipad1), entao imagina o ganho q o Galaxy S 3 terà com a atualizacao!

  39. Gustavo, por que vc acha não sei usar todo o potencial do SGS3?
    Sou usuário Android e da família Galaxy de longa data.
    As dicas do Fabiano, são pequenos detalhes (legais, e que uso), mas não são algo importante na avaliação do produto. Tem muitos outros detalhes interessantes, no SGS3, como por exemplo, vc pode iniciar uma chamada apartir do reconhecimento de um rosto em uma foto. Outra coisa legal é o barômetro. São coisas curiosas, divertidas, mas não influenciam no meu uso diário.
    Só para completar, o SGS3 é um excelente produto, talvez o melhor smartphone do mercado, mas o iPhone 4S (importante, não estou falando do 4, muita gente acha que o 4 é quase igual o 4s, mas o 4S é muito melhor) também é um excelente produto, um dos melhores do mercado, mas com um ano de vida.
    Não estou falando que o iPhone 5 é melhor que o SGS3, estou falando que a cena esta se repetindo. Quando o 4S foi lançado, muita gente (como hj) falou que o SGS2 era muito melhor do que o 4S, e que o 4S era quase igual ou iPhone 4. Estes são 2 erros clássicos, minha opinião de usuário dos aparelhos acima é que o 4S é muito melhor que o 4 e que o SGS2. Por isto vou dar uma chance ao iPhone 5.

  40. Rodrigo…parabéns pelo texto…realmente o lançamento deixou um pouco a desejar sob o angulo da inovação…porém ainda creio que o iPhone 5 e a melhor opção para um usuário como eu que tenho MacBook pro, iPad, iPhone, Apple tv, AirPort, iPod , além de muitos ótimos apps comprados… e olha a não sou fanbobo, pelo contrario sempre procuro comprar produtos de qualidade…td depende d ponto de vista…trabalho bastante e não tenho muito tempo pra ficar funcando…atualizando…havendo meus gadgets…então no meu caso eles simplesmente funcionamento bem e integrados já e o suficiente…tenho um n8 também…câmera excelente porém interface péssima…nao tenho experiencia pratica com android para avaliar em ser tendencioso…ja usei um pouco e achei bom…do meu ponto de vista a ideia de hardware e software pensados um para o outro soa muito bem…(meu ponto de vista, respeito todos os outros) e acho a temos q fazer uma ressalva q grandes inovações num produto q já e muito bom e vende muito não e simples de fazer nem muito recompensador…empresário mode on…abraço e parabéns pelo blog/post de alto nível e comentários idem!

  41. Já entendi o porque da Apple não ser mais inovadora em seu iPhone. Ela agora vai investir mais no setor jurídico.Este sim tem trabalhado bastante para ganhar.
    Digo isso dada a novela da Samsung x Apple, e olhando para os novos ultrabooks lançados no mercado. HP, CCE (eca), LeNovo, ASUS são copia fieis do MacBook Air.
    Aí a Apple pensou: se nossos usuários são todos ovelhas, vamos lançar qualquer coisa que vai dar receita de qualquer jeito e ai nós aproveitamos e caímos de pau em cima dos fabricantes de ultrabooks. Vamos processar por plagio e quebra de patentes. A Samsung já é fregues mesmo, vamos partir para novos processos (não de fabricação).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.