Receita Federal está apreendendo iPhones 5 enviados para o Brasil pelos correios

O alerta foi publicado no Blog do iPhone, que publicou um post informando que a Receita Federal está confiscando todas as remessas vindas do exterior que contenham o iPhone 5 de forma legal, pois o aparelho da Apple ainda não foi homologado pela Anatel e não pode ser comercializado e nem mesmo importado no país.

Veja o relato do leitor Luiz Soares, de Curitiba.

Comprei um iPhone 5 pelo eBay semana passada (23/09) de um vendedor nos EUA. Tive o cuidado de solicitar que me fosse enviado na modalidade não expressa (priority mail) e não EMS, para tentar minimizar as chances de tributação. Mas para a minha infelicidade, não foi a tributação o problema. Por não ser homologado no Brasil, sua importação é proibida e o item foi apreendido e será infelizmente destruído. 

Enquanto o aparelho não for homologado pela Anatel o risco de problemas deste tipo existe e vale ser cuidadoso para evitar prejuízos!!

11 comentários em “Receita Federal está apreendendo iPhones 5 enviados para o Brasil pelos correios

  1. Trabalhei 6 anos em telecom e o que posso afirmar é que a frequencia utilizada lá fora é diferente da nossa e por isso a Anatel não homologa aparelhos importados com a frequencia de lá, basta comparar um Iphone comercializado por aqui e um importado informalmente e vc vai ver que a frequencia é diferente. No final todos funcionam da mesma maneira e segundo a Anatel o risco é de interferência emcanais de comunicação, o mesmo risco hipotético de que celular no posto pode provocr explosão ou que pode derrubar um avião. Remotíssimo

  2. Estranho, tenho minhas dúvidas se isto é verdade. Pelo que eu saiba não existe proibição legal de se posuir algo que não é homologado pela Anatel, até porque vc pode utiliza-lo em viagens ao exterior ou somente com WiFI sem o chip da operadora. Muito mais ilegal é as operadoras oferecerem o chip para um aparelho que ainda não existe no mercado brasileiro (como esta ocorrendo).

  3. Parece que a Receita esclareceu que ela destruiu um iPhone falsificado. É função do governo evitar a pirataria, mas me parece que o correto é processar quem importou algo pirata.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.