Aplicativo da Anatel ajuda a medir a velocidade da internet do celular

Na segunda-feira a Anatel liberou um aplicativo para ajudar a medir a velocidade da banda larga do celular, disponível no site Brasil Banda Larga. O funcionamento é muito simples, basta rodar o aplicativo no portal a partir de um dispositivo móvel (smartphone ou tablet) para que os resultados sejam exibidos na tela do aparelho.

Quem possui um aparelho com o sistema operacional Android contará com a opção de baixar diretamente do Google Play o aplicativo Brasil Banda Larga e até o final de novembro o mesmo aplicativo estará disponível para o iOS. Segundo a Anatel o software faz parte do projeto de medição da qualidade da banda larga, que pretende reunir informações para a adoção de medidas que permitam a melhoria do serviço.

De acordo com as metas de qualidade para a banda larga fixa ou móvel, as prestadoras devem garantir mensalmente, em média, pelo menos 60% da velocidade contratada pelos usuários, e a velocidade instantânea, aferida pontualmente em uma medição deve ser de no mínimo, 20% do contratado.

Ainda temos uma longa jornada para chegar a um serviço realmente decente, principalmente em regiões com muitos usuários, mas eu torço para que este tipo de iniciativa seja um bom começo de uma caminhada a um serviço de qualidade. Vamos esperar para ver!

Via IDG.

3 comentários em “Aplicativo da Anatel ajuda a medir a velocidade da internet do celular

  1. Em breve irei de férias para o Brasil e sinto até calafrios ao pensar nas velocidades da Internet daí. Como usuário pesado de smartphone e tablet não me imagino utilizando uma Internet na casa dos kbps… Alguém pode sugerir uma operadora que seja menos ruim no Nordeste (especificamente Natal, Fortaleza e Recife)? Aparelhos de fora podem utilizar normalmente chips pré-pagos brasileiros? Será que consigo um tarifário semelhante ao meu, que custa R$ 63/mês com 190 minutos p/ qualquer rede e 1 GB de net?

  2. Amigão! Só vi sua mensagem agora, espero que você não esteja ainda no Brasil ou não tenha ido embora cheio de rancor no coração. Se ainda procura um serviço de banda larga no brasil que tenha qualidade semelhante com o do exterior eu sugiro de longe a GVT! Eu tenho aqui em casa uma de 25MB (eles tem outros planos e preços, dá uma olhada no site deles: http://www.gvt.com.br/) e estou super satisfeito com a performance e principalmente com o serviço prestado pela empresa. Espero que o meu relato te ajude!

    Grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.