Um Tablet pode reduzir o risco financeiro de perda ou roubo de Notebook

Há algum tempo surgiu uma interessante discussão com meus amigos mais próximos, sobre uma questão que eu resolvi compartilhar com os leitores deste site, o uso do Tablet pode reduzir o risco financeiro de perda ou roubo de Notebook?

Atualmente centralizo todo o meu trabalho em um Macbook Pro de 15″ com 500GB de HD e 16GB de RAM, com um backup feito em um Time Capsule da Apple e dois HD’s externos, o que reduz drasticamente qualquer risco com minhas informações, mas em caso de perda ou roubo da máquina o prejuízo financeiro pode ser muito grande, pois para adquirir outro computador semelhante o desembolso seria alto.

A alternativa seria utilizar um tablet com um teclado externo e um aplicativo para acesso remoto do computador em casa, o que reduziria muito o risco, pois o tablet custa uma fração do preço de um Notebook com uma boa configuração, logo sua perda pode ser assimilada de forma menos traumática.

A parte ruim desta troca é a redução da produtividade, mas acredito que seja um custo consideravelmente baixo a pagar pela tranquilidade de andar pelas ruas de São Paulo com um aparelho bem mais barato do que um Notebook!! Nos tempos em que trabalhei somente com o blog eu optei pelo trabalho com o tablet (iPad ou Android) nos trabalhos externos, com exceção dos períodos de férias, que na minha opinião por serem mais longos é sempre bom estar preparado para resolver qualquer problema com todo o poder que somente um bom notebook pode dar!

De volta ao mercado, não tenho como ficar somente com o tablet, sendo que para estar preparado para resolver qualquer tipo de problema sempre ando com o Notebook e o tablet na mochila, sendo que o aparelho mais compacto em muitas ocasiões pode ser útil em reuniões ou eventos que sei que não precisarei de um equipamento mais completo. Hoje uma boa saída ainda pode ser o Microsoft Surface por conta de seu pacote Office completo, mas tudo depende do gosto e necessidades específicas de cada usuário.

E na sua opinião, o uso do Tablet pode reduzir o risco financeiro de perda ou roubo de Notebook?

3 comentários em “Um Tablet pode reduzir o risco financeiro de perda ou roubo de Notebook

  1. Olá Rodrigo, acho que depende muito do uso. No meu caso, o tablet substitui o notebook, pois o que eu uso precipuamente é o word, e no iPad tenho o pages,e vez ou outra o excell, e ai uso o quickoffice. Mas por exemplo meu notebook é de 2008 e não vejo necessidade de substitui-lo por um ultrabook ou macbook, simplesmente para usar office ou ter acesso a emails. Logo se não há necessidade de tanto poder de processamento um notebook em torno de R$ 700,00 a R$ 1000,00 é encontrado facilmente, e custa menos do que um tablet. Agora, se além de evitar roubo e perda for necessário também autonomia, a compra deverá ser por um iPad e os asus transformer, xoom, ou galaxy tab não serviriam para mim, pois não possuem ferramentas de pacote office que se comparem ao Pages para iPad, e teria que ficar com o quickoffice, que necessariamente precisaria de edição num computador. Alguns apps são exclusividade do iOS e isso limita os tablets androids.
    Ou seja, o notebook poderá ser substituido pelo tablet desde que se precise de pouco poder de processamento e bastante autonomia, agora se é algo que precisa de muito poder de processamento, talvez um tablet não seja suficiente.

  2. Sou meio suspeito, já que comercializo, de falar, mas prefiro ter o meu note com um seguro de acidente e roubo/furto. Bem mais barato e menos um tralha que, no meu caso, não supre as minhas necessidades, mas vai de cada um.

  3. Hoje em dia não é necessário comprar um MAC.
    Você pode ter um notebook HP, Positivo, Lenovo ou outros xing-ling por um preço similar ou até menor que do iPad.
    Tudo depende do uso. Se for para produtividade e se houver limitação financeira um notebook Windows ou Linux barato é a pedida.
    Se for apenas para consumo de informação (emails, redes sociais, notícias) então um tablet ou atá um bom celular poem resolver, dispensando a necessidade de compra de um notebook.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.