iPhone completa 6 anos com a mesma interface

0iphone

No dia 9 de janeiro de 2007 Steve Jobs apresentava ao mercado um smartphone sem teclado físico com uma tela touch com a capacidade de se conectar à internet para ler emails e navegar na internet, ouvir música, assistir vídeos entre outras funções. Hoje eu passeio entre o iPhone 5, o Lumia 900 e alguns celulares com o Android, além do Nokia 808 PureView para fotos, o que ajuda a ter uma boa visão da maior parte das opções disponíveis no mercado, sua evolução e principais diferenças.

Eu gosto do iOS do iPhone por conta de sua velocidade, estabilidade e de sua loja de aplicativos, mas neste aniversário do anúncio do lançamento do primeiro aparelho com o sistema operacional da Apple fica bem claro e evidente que a empresa parou no tempo, pois a interface continua a mesma, praticamente sem nenhuma alteração há exatamente 6 anos! Será que não passou da hora do iOS evoluir e apresentar novidades tão interessantes quanto as encontradas em outros sistemas como o Android e o Windows Phone?

Espero que a Apple acorde antes de se transformar na Palm, que dominou o mercado com uma grande folga mas não conseguiu evoluir e acabou desaparecendo!

20 comentários em “iPhone completa 6 anos com a mesma interface

  1. A Apple na minha opinião não corre um risco tão grande em relação ao que aconteceu com a Palm, pois hoje ela virou grife, ou seja, muita gente quer um iPhone, por se um iPhone e por ter aquela maçã atraz do aparelho. Da mesma forma que não vejo a necessidade, além de casos bem específicos que se resumem principalmente os profissionais e entusiastas de audio, de ser um MAC ou Macbook, custando varias vezes o preço um PC para desepenhar coisas normais. Já em relação à tablets, a coisa muda um pouco de figura, apesar de gostar muito do Android, e achar que o futuro é o Win8, para o meu filho de 10 anos dei um iPad, porque sei que ele vai usar mais para jogos e nisso a loja da Apple tá bem a frete das demais.

  2. Uso iOS e Android em partes quase iguais e vejo a questão da seguinte forma: alguns pequenos retoques seriam suficientes para deixar o iOS praticamente perfeito, mas nem um S III me fez deixar o meu velhinho iPhone 4 de lado. É ultrapassado, mas consegue me entregar resultados de uma forma bem mais intuitiva e rápida que o Galaxy. Tenho idade para ter jogado no Atari 2600 e cansei de brincar de “configuration”. Se para alguns isso é uma diversão, ótimo! Pro coroa aqui simples é sempre melhor!

  3. O mundo da tecnologia é irônico algumas vezes! Costumam ser os mesmos que consideravam o Symbian feio e ultrapassado a acharem que o iOS não precisa de mudanças… Desculpem, mas o troféu tosco porém funcional hoje vai para o iOS!

  4. Alessandro, eu não acho que o iPhone 4 está ultrapassado pois o iPhone 4 faz a mesma coisa que o iPhone 5, se o Siri um dia falar em português ai sim seria ultrapassado mas quando ainda não chega essa opção ele continua fazendo a mesma coisa do iPhone 5.

  5. A interface nem me incomodaria tanto se não fosse por um porém, mudaram o formato da tela no iPhone 5 e não mudaram nada na inteface, uma tremenda bola fora.
    Pior que com a advento eminente do ubuntu phone OS podemos ver o quanto podemos evoluir na interface.

    Pelo menos a Apple tinha uma boa desculpa, o antigo diretor da Apple responsável pela interface do iOS saiu depois de muita briga, vamos ver se o iOS 7 não apresenta alguma inovação.

  6. Acho que uma das dificuldades de inovação do IOS é a própria política da Apple. Os aplicativos da Apple possuem Widget desde a primeira versão do IOS, mas nao deixam outras aplicações fazê-lo pra nao interferir com a interface.
    Agora com Steve Jobs morto e as tensões internas da empresa chegando a uma solução talvez eles possam caminhar no sentido de uma evolução.
    Mas nao espero nada revolucionário no curto prazo, talvez 2014 ou 2015…

  7. Realmente, concordo que a interface do iOS é totalmente ultrapassada. E mais, o sistema é engessado, dificultando qualquer modificação. Não é a toa que o Android já domina o mercado, pois aceita que seja configurado ao gosto do dono. E com o Jelly Bean o Android alcançou a maturidade, sendo tão fluído quando o iOS mas com muito mais liberdade.

  8. Nossa! Quanta visão equivocada, procurem saber mais sobre interface, iOS, iPhone 5, iPad, etc. E o que realmente mudou de um para outro. Com certeza não sabem do que estão falando. E como assim “ficar como a Palm” ? Kk. Só para vocês terem uma ideia, a Apple é a primeira empresa a lançar um telefone com tecnologia de 5 anos à frente de qualquer outra. Agora, vir ousar falar de Windows? Cujo o dono simplesmente copiou a ideia do sistema da Apple e que ainda exige mérito por isso?(e, ao contrario do que muitos podem estar pensando, eu não estou deduzindo isso, aconteceu mesmo) Vamos procurar nos informar melhor, senhores. Agora que começou a se falar de Galaxy, foi AGORA que o “Galaxy SIII” veio querer competir com o iPhone, exatamente como o previsto, quase 6 anos depois. Ainda se acha no direito de querer comparar os dois? Francamente.

  9. E além disso, vocês sabem, ou deveriam saber, que a Samsung precisou pagar uma multa para a Apple de U$2 bilhões pelo plágio, que foi descoberto exatamente porque a empresa atingida já havia patenteado seu sistema.

    1. Na verdade o valor da multa é $ 1.05 bilhões.. e a Samsung só perdeu nos Estados Unidos, todos os processos que a Apple abriu no resto do mundo ela perdeu, inclusive na Inglaterra, tiveram que colocar pedidos de desculpas à Samsung nos meios de comunicação. Alguém acredita que a corte americana iria dar uma vitória para uma empresa koreana em cima de uma americana? É quase a mesma coisa que acreditar em papai noel.

    2. Num site “especializado” Apple, li uma reportagem sobre essa mesma abordagem que o Rodrigo fez, e encontrei uma comparação perfeita, veja o comentário na integra:

      “Fazendo uma analogia com carros, há seis anos o iPhone era como um sexy novo modelo topo-de-linha da BMW ou Porsche. Hoje, ele é como um Toyota Camry. Seguro, confiável, entediante. O carro que a sua mãe dirige. O carro tão popular que o seu fabricante não ousa mais alterar a fórmula. A Apple hoje é a maior empresa do mundo, maior que qualquer outra companhia na história dos EUA. Isso é ótimo para os acionistas. Mas entre os consumidores, quem liga? Em termos de produtos, a Apple tornou-se a única coisa que nunca deveria ser: sem graça. Em algum lugar lá em cima, eu consigo ouvir Steve gritando.” (Matéria: Eterna insatisfação, por Mario Amaya – MAC+)

      Justamente por achar isso, depois de 2 iPhones parti para o Android, hoje tenho um Galaxy Note e estou muito satisfeito com ele, e já estou pensando em adquirir o Nexus 4 ou um Lumia 920.

  10. Acho que oque acontece é o medo de mudar e não ser bem aceito.Você pode reparar esta situação nos mais diversos ramos. Dos pequenos eletrônicos até os automóveis,quando uma marca atinge um padrão muito bem aceito ela se acomoda,o tempo passa,e as outras marcas sempre procurando melhorar, quando aquela marca resolve acordar se depara com o esse medo. É como se desaprendesse como evoluir.

  11. 5 anos à frente? Que tecnologia? Por favor, antes de postar em um site/blog de tecnologia, favor rever seus argumentos pois aqui a banda toca diferente. Sabemos o que se passa na área de tecnologia. Esses seus argumentos de “televendas” não colaram, minha cara.
    Se tivesse falado que o iOS não precisa mudar, pois a sua maior virtude é justamente a facilidade e a uniformidade do seu visual, beleza! Mas vir xingando o Rodrigo e os outros porque você “acha” a Apple e seus produtos maravilhosos e perfeitos não está correto.
    Agora me explica, qual tecnologia da Apple está 5 anos à frente? Aquela bosta do SIRI, que agora (dois anos depois) vão fazer em português? E que nada mais é do que um programinha que funciona por comando de voz e que faz pesquisas na internet? A tela retina, que é um nome publicitário para uma tela com maior dpi? E que hoje já foi em muito superada?
    O Galaxy S (o primeiro) já vendeu muito quando lançado. O seu lindo e perfeito iPhone aqui no Brasil tem uma participação de 0,8%!!!! E daí você vem falar que agora o Galaxy faz sucesso? E antes que você venha, eu já utilizei todos os sistemas mobile que hoje estão no mercado. iOS, Symbian, Android, Windows Phone… Cada um com suas virtudes e seus defeitos. O iOS e o Iphone tem qualidades? Tem, muitas. Tem defeitos? Tem e muitos. Assim como todos os outros. Não venha falar que esse sistemina que você ama é perfeito e o melhor do mundo porque ele está longe de ser.

  12. Rodrigo, adorei o seu texto. Sempre falo a mesma coisa para meus amigos. O iPhone revolucionou muito mais do que os smartphones, revolucionou o jeito que interagimos. Mas, infelizmente, parou no tempo. Quando Steve Jobs apresentou sua revolução, disse que a Apple estava 5 anos à frente dos concorrentes. Mais uma prova de que ele era genial. Exatos 5 anos depois, o Google lançou o Android 4.0 Jelly Bean e alcançou a maturidade como sistema operacional. Hoje, não troco o Android por nenhum outro sistema (uso Cyanogenmod 10.1, que representa o Android 4.2). Trabalho com um Mac Mini, mas em casa uso Windows 8 que, na minha opinião, é o futuro dos sistemas operacionais. Abraço.

  13. Até o ano passado eu tinha um iphone 4, vindo de um 3gs. Foram 3 anos usando o iOS. Comprei um Android numa oportunidade em um plano subsidiado pela operadora. Mesmo reconhecendo que o iOS á mais rápido e fluido do que o Android (a cada versão do Android essa diferença vai diminuindo), não me vejo voltando a utilizar o iphone. É fechado demais. É feio e antiquadro. Só continuo com o iPad em virtude de apps como o Amplitube e o UPad.

    1. Muito bom texto do Rodrigo. Eu sou usuário do IOS, tenho um iphone 5 e realmente o mesmo dispõe de muitas qualidades assim como alguns “defeitos”. Era Symbianmaníaco, passei madrugadas lendo blogs do Rodrigo Toledo, Blog do ramalho etc, e tmb já tive um galaxy, e depois que entrei para o mundo IOS não quero mais sair. Gostei das comparações dos carros, porém coloco na balança as vantagens e desvantagens do ios e o lado das vantagens pesa mais. Mas tenho total consciência que a empresa da maçã precisa dar uma repaginada no seu visual interno, pois externamente está perfeito. Acredito e torço por uma alavancada da maçã que ainda hoje é a queridinha de milhões de pessoas. E aproveitando a oportunidade para dizer ao Sr. Diego Sansana ser um pouco menos agrecivo nos seus comentários por mais que coerentes sejam. Valeu galera :b

  14. “Espero que a Apple acorde antes de se transformar na Palm, que dominou o mercado com uma grande folga mas não conseguiu evoluir e acabou desaparecendo!” Comparar Apple com Palm não tem como… Os aparelhos da marca Palm a cada versão eram mais lentos e com diversos erros, já o iOS roda tranquilo desde iPhone 3GS à iPhone 5.

    1. Corrigindo: (Desde o iPhone 3GS ao iPhone 5) outro detalhe, quem tem um iPhone 4 pode tranqüilamente usufruir do aparelho por mais alguns anos sem precisar atualizar para o 5. Já na época dos Palm’s uma nova versão era sim algo novo em contrapartida à versão anterior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.