Nokia 808 PureView foi o último Symbian produzido pela Nokia

nokia-808-pureview

A empresa Nokia anunciou oficialmente que o smartphone 808 PureView foi o último Symbian produzido pela companhia. Durante muitos anos eu utilizei os aparelhos da Nokia com o sistema operacional Symbian e comecei a escrever este blog justamente por conta da compra de um N80. Há alguns anos fui editor dos blogs corporativos da empresa finlandesa no Brasil e acabei testando e comprando muitos aparelhos da marca, sendo que ainda hoje tenho um 808 PureView que se transformou em um bom companheiro de passeio, substituindo minha câmera na maior parte das ocasiões pelo fato de que o aparelho é muito mais fácil de transportar e ainda possui uma qualidade de imagem, áudio e vídeo realmente espetacular.

Espero que a Nokia tenha êxito com o Windows Phone, que na minha opinião está amadurecendo rapidamente e pode concorrer com os sistemas Android e iOS sem nenhuma grande perda. Vou manter por aqui o meu último PureView que certamente é um aparelho excelente que valeu cada centavo investido, ainda mais para quem gosta de fotografia!!

Via Faixa Mobi.

12 comentários em “Nokia 808 PureView foi o último Symbian produzido pela Nokia

  1. Honestamente, acho uma pena. O Symbian tinha diversos recursos à frente de seu tempo, HDMI, USB OTG, multitarefa, recortar e colar… Pena que a Nokia não investiu na interface direito, acho que foi isso que matou o Symbian. Fora as bobagens do Kallasvuo, que insistiu em usar hardware defasado na série N do 96 pra frente.

  2. Cara, lembro do lançamento do iPhone 2G. Todo mundo tirava sarro pois um N95 tinha muito mais recursos, dava um tapa na cara da Apple e ainda ria.

    A Nokia sentou no p** quando quis que a fórmula Symbian S60 v3+ ARM11 + Carl Zeiss rendesse o resto da vida. Não rendeu. Após o N95, todos os N-Series cairam no ostracismo e culminou com o fim dessa linhagem. Depois, a Nokia demorou demais também para implementar o touch screen, e quando fez, cagou denovo, com o Symbian v5 que era um lixo. Sem falar que você comprava um N97, por R$2mil e ele tinha o mesmo hardware dos 5230, 5233, 5235, 5530… beeeem mais baratos. Sem falar na tela resistiva.

    Depois..hahaha, depois amigo não adianta chorar sobre o leite derramado. Veio o N8 e E7 que eram muito bons, porém pela câmera e design unibody em alumínio. O Symbian S^3 ainda era muito fraco comparado ao iOS (que já estava consolidado) e o Android, a grande esperança do mundo, que ia salvar bebês foca na Antartida.

    O Symbian só veio ficar mais ou menos no Belle, mas aí já estava decidido que ia morrer.

    É uma pena, pois o Symbian introduziu (ui..) o conceito de multi-tarefa (até hoje só o Maemo e o Meego conseguiram serem melhores), recursos avançados de hardware, instalação de aplicativos via arquivo (não precisa dessa putaria de lojinha disso, lojinha daquilo). Customizar ROM? Tinham aos montes na web. Aplicativos? Não tinha uma loja…era só abrir o Google.

    Ao contrário dos garotos de 14 anos que estão chegando hoje e que acham que a Apple inventou o celular, eu vou sentir saudades. Tenho o meu N95 guardado em casa. Vou mandar arrumar o LCD e trocar a carcaça e deixá-lo como relíquia. O dia que tiver saudades, ponho chip nele e vamos brincar….

  3. Cara, se o N8 tivesse sido lançado antes do iPhone 3G, acho que um comentário típico de troll hoje seria “lol, iPhone.” Paciência. Demoraram demais para fazer uma touch screen decente. Provavelmente a Nokia também foi vítima de fazer um bilhão de modelos distintos, isso deve atrapalhar demais para fazer um ambiente consolidado.

  4. O Symbian para mim ainda tem a melhor,interface, posso criar pastas de aplicativos igual faço no computador, posso navegar entre os diretórios (C:, E:, F:, G: ) igual faço Explorer do Windows. Posso copiar qualquer tipo de arquivo, instalar qualquer programa sem ser limitado por ninguém, posso instalar onde quiser (C: E: F:). No meu N8 posso ligar meu acessório de TV digital via Bluetooh, por liga via USB-OTG, teclado, e mouse sem fio, poso usar também o mouse Bluetooh, Posso imprimir direto via WI-FI, compartilhar video direto co a TV via WI-FI, HDMI ou P2AV,. É muito mais eficiente no consumo de bateria.
    A melhor qualidade do Symbian também se tornou o pior problema, o SDK é todo em Carbide C++, que apesar de ser mais eficiente, é muito mais difícil que o desenvolvimento em Java do Android ou Objective C++ do IPhone. Faltam aplicativos, pois faltam bons desenvolvedores. Tenho um Tablet Android que me dá raiva a sua interface, dá raiva seu consumo de energia, da raiva de ele não perguntar onde instalar os aplicativos, dá raiva nem todos aplicativos permitirem mover para o cartão de memória, dá raiva não poder criar pastas e separar os aplicativos por categorias no Menu principal, dá raiva ter que ficar rolando a tela para o lado até achar o aplicativo que quero, principalmente porque não sou obrigado a lembrar do nome de todos aplicativos (por isto é essencial separar por pastas). Mesmo liberando o root não funciona direito com rede AD-HOC.

  5. Sou grande fã da Nokia também. Comecei com o N95, tive a infelicidade de comprar um N97, aí as coisas ficaram boas com um N8 – e a Nokia anunciou o fim do Symbian. Comprei então um N9 que está personalizado com todos os aplicativos que me interessam e é um telefone fantástico, mesmo com a também anunciada morte do Meego. Difícil acreditar que não sou fanboy, mas o fato de ter conseguido controlar a vontade de comprar o 808 Pure View foi o primeiro passo.

    Acompanho o desenvolvimento do Windows 8 – já tenho no PC e gosto muito, e estou vendo com bons olhos o Lumia 920. A Nokia anunciou há poucos dias que o 808 terá um sucessor com Windows 8, com Pure View full e não parcial como no L920. Como o N9 está muito bom, dá para ficar esperando para ver como vai se sair o WP8.

    As notícias que chegam sobre o Jolla Sailfish e sobre o BlackBerry 10 são animadoras, pode ser que esteja chegando a hora de mudar de fornecedor. Enquanto isso, como não estava satisfeito com um tablet xingling de 7 polegadas, acabei comprando um Galaxy Note 2 – no começo, apenas para ler livros com mais conforto, mas fui conquistado pela qualidade dele e hoje uso tudo a que me dá direito, inclusive fiz um plano de dados, mas só dados, porque como telefone o N9 ainda é muito superior.

    Ah, e o iPhone, onde fica nisso? Gosto muito, tanto que quando tive que escolher um celular para minha filha universitária mas não geek, comprei um iPhone 4 – achei que o 4S não valia o preço, e ainda acho que o 5 também não vale, pois o 4 continua excelente. Quem sabe o 6…?

    Enfim, não tenho preconceito algum contra iOS, Android, WP8, Sailfish, BB10, Firefox OS, Ubuntu… Não vejo a perspectiva de um grande vencedor entre eles. Usarei sempre aquele que me satisfaça mais, respeitando o ponto de vista e preferência de qualquer pessoa.

    Vá em paz, Symbian! Vc me deu, e a milhões de pessoas, muita satisfação.

  6. Nossa, bem lembrado Sidney. Hoje parece que os sistemas são feitos para mongolóides, apesar de que acho o Android, dos atuais, um pouquinho melhor nesse assunto. O iOS não te deixar fazer absolutamente nada. Tudo tem que girar em torno da maldita Apple. Qualquer integração ocorre conforme a Apple quer, do jeito que a Apple manda, com o hardware da Apple.

    Daí reclamavam do Symbian que travava. Cara, o que tem de Bug no Android…..Eu tive um LG Optmus 3d. O despertador não funcionava. Sério! Era um bug da versão do Android. Se você precisasse, dane-se, compra um rádio-relógio.

    USB-OTG. cara que maravilha! Pena que poucos usaram e agora sem Symbian, morreu.
    Navegar nas unidades de disco, escolher em qual unidade instalar, multitarefa nativo e perfeito. E os temas?? Lembra dos temas? Não era essa porcaria chuchada de launcher dos Androids….Tirar personalização das operadoras? Era só trocar o Product Code e correr pro abraço…sem ter que gravar firmware, etc.

    Hoje todo mundo se ferra com a fragmentação do Android. Cara isso não existia no Symbian. Era tudo uma versão e acabou. Depois veio uma segunda por causa do touch.

  7. Caro xará Rodrigo, como vc também tive vários nokias symbians, nessa semana substitui o meu n8 por o pureview 808, estou com um problema e que, saiba vc possa me ajudar. Durante anos salvei minha agenda sem a inserção do código da operadora, o telefone colocava automaticamente, já nesse aparelho não ha essa função que me deixou muito desapontado. Ja pesquisei bastante na net, falei na vivo e na nokia e o que obtive foi que o aparelho não tem essa função. O que fazer xará?

  8. Tive o 1o Symbian Series 60, o Nokia 7650, lançado em 2002. Até hoje funciona em outras mãos. Até hoje tem recursos que iPhone e SG S3 não tem. Pena que a herança do EPOC OS (dos computadores de bolso Psion), de final da década de 90, vá morrer com o Symbian. Há mais de 10 anos Bill Gates dizia que o EPOC OS era um temor para a Micro$oft. Agora a Micro$oft conseguiu o que queria, matar o Symbian e outros projetos open-source : MeeGo, Meltemi e patrocínio da Nokia ao projeto Qt.
    Mas a comunidade open-source e Linux móvel não morre e nunca vai morrer, ouviu Micro$oft ? O troco será dado em Linux móveis de verdade : Sailfish OS, Ubuntu Phone OS, etc.

  9. Ainda falando desse natimorto? Porcaria de sistema que só travava, sem beleza, sem fluidez, alto consumo de memória e bateria,….lembro dos dias em que tinha que retirar a bateria para reiniciar, que tinha que reiniciar por falta de memória ou coisas do tipo,….Tirando a câmera, aliás Carl Zeiss (e não Nokia), microfone digital e som estéreo, o sistema operacional em si foi o pior dos mundos. Obrigado mais uma vez Steve Jobs por revolucionar a forma como interagirmos com um celular. Descanse em paz Symbian!! Péssima experiência e enganação total lastreada num hardware enaltecido pelo marketing.

  10. Ate hoje tenho meus n80, 5800 ( morto apos tentativa de atualização de SW) e meu 701… Realmente uma pena a nokia abandonar totalmente o symbian… As vezes sinto falta de alguns aplicativos ou funçoes nativas… mas nada que fizesse me arrepender de cada centavo in vestido… nao trocaria o symbian por outra OS, mas infelizmente a nokia está me forçando a isso…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.