NFC deverá chegar em 300 milhões de dispositivos em 2013 em todo o mundo

12185781-black-smartphone-with-white-nfc-symbol-on-white-background

Nesta semana na Mobile World Congress em Barcelona o NFC ganhou um status de próxima grande onda na telefonia móvel, sendo que com esta tecnologia é possível realizar transações por proximidade utilizando aparelhos celulares em cinemas, estações de metrô, pagamentos (PagSeguro do UOL) e uma variedade de outros serviços.

De acordo com a pesquisa da A.T. Kearney e da GSMA divulgado no evento, fora do Brasil, um em cada quatro smartphones enviados ao varejo em 2012 já contava com a tecnologia. Foram 200 milhões de handsets equipados com NFC vendidos no mundo em 2012 e mais 300 milhões serão vendidos até o final do ano. No ano passado, já eram mais de quatro milhões de terminais de pontos de venda (POS) equipados com a tecnologia no mundo. E esse número deverá chegar a 43,4 milhões em 2017.

O estudo cita ainda um levantamento da Juniper Research divulgado em 2012 estimando que os pagamentos com NFC no mundo deveriam ultrapassar a barreira de US$ 180 bilhões em 2017. De acordo com a pesquisa, os países desenvolvidos têm um maior potencial para a tecnologia, sendo que um em cada quatro usuários dos Estados Unidos e da Europa Ocidental deverão utilizar o telefone para realizar pagamentos via NFC até 2017, em contraste com menos de 2% em 2012.

A GSMA espera por cooperação entre operadoras e varejo para colocar projetos de NFC em prática, já que a tecnologia provoca uma mudança no comportamento do consumidor que pode causar preocupações sobre o relacionamento com clientes. “Quanto mais a indústria móvel consegue trabalhar com varejistas para desenvolver soluções ganha-ganha na implementação do NFC como método de pagamento, mais comerciantes se disponibilizarão a fazer parcerias com operadoras para implementar essas novas tecnologias em uma escala mais abrangente”, diz o trecho do estudo.

Minha experiência com o NFC teve início no ano passado quando comecei a fazer pagamentos com o celular Nokia 808 PureView com o PagSeguro e hoje tenho 3 aparelhos com NFC e a tecnologia já faz parte do meu dia a dia. Estou começando a usar várias tags com NFC em casa e no escritório para otimizar algumas tarefas nos meus celulares, uso para transferir o meu cartão de visita, imagens e ainda espero ver mais opções chegando ao mercado.

Com o mercado de NFC tomando esta proporção, será que não chegou a hora da Apple acordar e incluir esta tecnologia em seus novos aparelhos? Vamos esperar para ver!!

Via Mobile Time.

3 comentários em “NFC deverá chegar em 300 milhões de dispositivos em 2013 em todo o mundo

  1. Com certeza ela irá colocar quanto todos os concorrentes já tiverem e fará um alarde dizendo que é algo novo e revolucionário, igual ela fez quando lançou o primeiro aparelho com câmera frontal. (super novidade ein?!)… Já devia estar presente no 4/4s, mas…

  2. O NFC poderia ser uma maneira de concorrer com os cartões, reduzindo taxas para usuários e comerciantes, mas o que vemos é que as operadoras de cartão são as primeiras a assimilar, até antes das operadoras de telefonia, que em tese deveriam ter mais interesse nesse uso. Logo, além de não reduzir custos, ou ampliar serviços, talvez tenha até algum tipo de boicote. Conforme colocado na matéria do Gizmodo (http://www.gizmodo.com.br/pagar-com-celular-e-isso-tudo-ou-estao-tentando-empurrar-o-nfc-goela-abaixo/), não há um app geral para pagamentos. Tudo bem, deve ser bom para desenvolvedores, mas ainda falta competitividade com os cartões de crédito.

  3. Eu também tinha lido a matéria do Gizmodo, e realmente tem uns pontos interessantes, como você citou não há um app geral para pagamentos e etc… Mas ainda acho que é uma idéia interessante e espero que sigam com o desenvolvimento. Você poder utilizar uma coisa só para entrar nos cinemas, metrô, ônibus, teatros e uma infinidade de coisas, quanto menos cartões e tickets (que muitas vezes você compra pela internet e estravia ou demora a chegar) melhor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.