Google anuncia o fim do Google Reader

Ontem o Google anunciou o fim do Google Reader, o meu leitor de feeds RSS favorita após o dia 01 de julho, sendo que para obter os dados que incluem as assinaturas, você pode baixá-lo através do Google Takeout.

“Existem duas razões simples para isso: uso do Google Reader diminuiu, e como uma empresa, temos que derramar nossa energia em menos produtos”, explicou Alan Green, Engenheiro de Software.

Estou fazendo uma busca por alguma alternativa ao serviço oferecido pelo Google e até agora os mais razoáveis foram o http://www.feedly.com e o http://www.pulse.me/, mas apesar do visual mais bonito eu não consegui ver nestas opções nenhum substituto com o mesmo nível do Google Reader. Vou continuar procurando, mas como tenho um bom tempo, acredito que até o encerramento definitivo eu encontre alguma opção realmente interessante.

Esta situação só demonstra como somos dependentes de empresas na Web e podemos ficar na mão a qualquer momento com os serviços gratuitos. Será que não é melhor pagar por um serviço e poder contar com ele durante o prazo da assinatura? Acho que precisamos começar a rever a questão dos produtos gratuitos na internet, pois além de custar caro em termos de publicidade e do uso de nossos dados de navegação, ainda corremos o risco de ter os serviços descontinuados. Acho que barato está começando a sair caro.

10 comentários em “Google anuncia o fim do Google Reader

  1. Rodrigo, eu tenho uma opinião diferente. Especula-se que o Google tenta turbinar o Google+ tirando o Reader, mas acho que o movimento de page views de diversos sites seria muito maior sem o RSS. Só que esse “mercado” se consolidou, essa dependência não é só de usuários finais, mas de diversos desenvolvedores. No blog do feedly, por exemplo, eles dizem que vão fazer um “clone” da API do Google Reader e aberto para terceiros, ou seja, os diversos agregadores só vão mudar de servidor. Isso quer dizer que, brevemente e após 1o. de julho, não mudaria nada para o usuário. Pessoalmente, uso maciçamente o Reader e imaginava que surgiriam opções para um produto que tem uma audiência boa e de qualidade.
    Por outro lado, eu me pergunto como o Google não ganha dinheiro com o Reader. Parece um bom produto mal administrado. A audiência do Reader deve estar concentrada em “users” médios e pesados, com razoável experiência na internet. Não deve ser interessante para os usuários ocasionais e as classes C e D dos países emergentes. Logo, da mesma forma que a Apple vende menos iOS do que se vende Androids, a Apple lucra muito mais. A saída do Google vai abrir mercado para várias empresas.

  2. Tá muito difícil achar algo simples e rápido como o google reader.
    A maioria dos leitores não faz o óbvio que é trazer o conteúdo da página, sempre trazem ou o resumo ou somente o título.

  3. O Google acaba de estruir seu ultimo serviço descente.
    Rodrigo, caso ache uma alternativa boa por favor publique aqui.

  4. Boa tarde, eu pessoalmente utilizo o google reader apenas para ser notificado de novo conteudo dos sites que sigo, leio sempre no próprio site esse mesmo conteúdo, o único momento em que não faço isso, é quando utilizo via android app, para me manter actualizado e consumir poucos dados.

  5. Já estava sofrendo por não ter Google Reader no iOs, pois comprei meu primeiro iPad e tive que me contentar com um similar, o Feedler, mas não é bem a mesma coisa.

    O Flipboard odiei, ele não tem lógica pra mim. Não atualiza os feeds que já li, retirando-os da visualização. Isso pra mim é fundamental, pois assino vários feeds diferentes, e quero um agregador que só me mostre os não lidos.

    No desktop, o formato do GReader era ideal, não precisar de um app pra isso, poder acessar direto no navegador…

    Fará falta!

  6. Como sempre gosto é gosto …. Lembrando que o feedly vai transferir todo o conteúdo do seu google reader automaticamente quando o serviço fechar .

  7. Talvez migrar para o twitter seja uma opção. Mais foi um tiro no pé da empresa. Eu uso o Reader o dia todo, mais do que qq rede social.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.