Ficar com a maçã ou mudar para o robô?

Eu sou um feliz dono de iPhone, me mantendo fiel desde a segunda geração até o atual iPhone 5 e estou contente com ele. Porém, sabe quando você começa a “precisar” de novidades? É o que está acontecendo comigo, estive pesquisando e talvez essa novidade esteja em um Android.

android-eats-apple_

Eu devo admitir que sempre tive preconceito com o robozinho do Google desde que tive um Motorola Dext com Android 1.5, sei que o sistema evoluiu muito de lá para cá, mas a primeira impressão foi a que ficou. Entretanto, ao conversar com amigos que não abrem mão de seus smartphones “customizavéis” nas últimas semanas devo admitir que estou um pouco tentado à fazer a troca, e para ser mais preciso tenho flertado com o Nexus 4, Sony ZQ e o (lindo) HTC One. Tenho lido alguns posts falando sobre o assunto, conversei com o Rodrigo que deu algumas dicas e por fim resolvi vender meu iPhone e dar a chance para uma nova experiência.

O medo de não gostar de um novo sistema operacional é grande, mas é algo que só vou saber se testar certo? Então, provavelmente nas próximas semanas eu faça a migração e volte aqui para contar como tudo aconteceu. Alguém ai já passou por esse “dilema”? Compartilhe sua experiência nos comentários me ajude e até logo mais!

37 comentários em “Ficar com a maçã ou mudar para o robô?

  1. O problema ai é um só. Você está disposto a se acostumar com outro sistema? Pois quando compramos outro iPhone, só muda o aparelho, a comodidade continua. Ou quando mudamos de Android, muda algumas coisinhas, mas não é tão abrupto. Você terá que ter disposição para se readaptar, procurar outras alternativas a app que não existem no Android, configurações,… Mas eu te entendo, tbm sinto essa falta de novidades na Apple.
    Boa sorte.

  2. Douglas, meu primeiro smartphone foi um iPhone 3G, depois peguei um 4, aí resolvi testar o android e comprei um Xperia Neo, que era um celular mediano no maximo na época mais comprei para testar o android e também pela sua camera que era excelente, dava show na do meu iPhone 4. Comecei a gostar do Android e vi que os problema que tinha era mais por conta da limitação do hardware do equipamento do que pelo sistema, e olha que era o android 2.3. Então recebi da operadora um iPhone 4S e o que fiz??? troquei por um Galaxy Note, aí percebi que o tamanho da tela fazia muita diferença para mim, mais até que a estabilidade do sistema que com certeza o iOS era superior. Também adquiri um Motorola ATRIX com android 2.3.6 pois o Galaxy Note é meio grande para levar em todo lugar. Com essa dupla fiquei até agora, que quando veio a oportunidade de pegar um novo aparelho. A operadora meu forneceu um iPhone 5, mais preferi trocar ele por um Xperia ZQ e não me arrependi. Aparelho lindo, tela ótima (acho o formato da tela do iPhone 5 ridículo, sem falar que ela é pequena para os padrões atuais), boa contrução e um Android JB 4.2.2 altamente estável, ou seja, para mim um aparelho perfeito, na minha opinião, disse na minha opinião, não tem como comparar o iPhone 5 com o Xperia ZQ, questão de gosto de usabilidade de cada pessoa é claro.

  3. Já vendeu seu iphone 5 ??? Ele é branco ou preto? Quantos giga? Vende por quanto?? Tenho um iphone 4 e to tentado a ter o 5.

  4. Douglas, tenho um Iphone 5 e um Galaxy s4, cada sistema (na minha opinião) tem seus pontos fortes e fracos… é bem provável que você estranhe no inicio, mas só no inicio… alem do android ser customizável, verás que a câmera do iphone não passa de “razoável” dentre outras coisas que irás verificar por si só. faça a troca e depois nos conte como foi! acredito que irás ter uma agradável surpresa!! um abraço! Diógenes

  5. Sou um usuário constante tanto do Android (Galaxy S4) quanto do IOS (iPhone 5). Ambos os OS irão te atender, eles tem vantagens e desvantagens, mas os 2 são o suficiente para o atual estagio da tecnologia.
    Quando me perguntam qual é o melhor, eu digo, se vc gosta de fazer testes e experiências, sempre esta modificando as coisas e procurando fontes alternativas de apps, vá de Android. Se fosse não que se preocupar com problemas, vírus etc…, detalhes do sistema, configurações e updates, vá de IOS.

    No meu caso, gosto e uso os dois, mas quando tenho o mesmo programa, nos 2, tenho uma leve tendencia de prefirir o iPhone 5, pois embora o GS4 seja extremamente rápido, o iPhone 5 passa uma experiencia, do uso, um pouco melhor (mesmo sendo mais lento).

  6. Tive um Milestone no inicio do Android, era aquela loucura de ROM e vivia com o celular formatado. Parti pro iPhone 4 e fiquei 2 anos usando ele original e achava que estava no paraíso, até o momento que comprei um Nexus 7 (199 dolares, na epoca 420 reais), e vi o quanto o Android evoluiu e a linha Nexus recebe atenção. Parti então pro Nexus 4 e sinceramente: Não sinto saudade da Maçã.

  7. Smartphone, hoje a melhor opção em OS mobile é o Android, sem dúvida, mas se você está acostumado com ecossistema da Apple vai sentir saudades.

    1. Henrique, eu também vejo muito gente falando bem do WP8, então como tinha direito a mais um celular top, pedi um Lumia 920. Doido para testar ele..

  8. Olá
    Já tive um Iphone 4 e gostei, foi meu primeiro smartphone. Mudei para um Galaxy S3 para sentir as vantagens de uma tela maior. Sem ficar enumerando os recursos do Android, para mim só a tela maior já valeu a mudança, os demais recursos são equivalentes; entretanto, ter a opção de trocar a bateria e o cartão de memória, são vantagens extremamente úteis e que pesam na comparação com o Iphone.No mês passado passei para o Galaxy S4. A Apple terá que partir para uma tela maior para concorrer com os demais
    Dorival

  9. Eu tinha um iphone 4, peguei um galaxy s3, me arrependi, voltei para ios com o iphone 5, sei que vou ser criticado pelos “fãs” de adroid mas ai vai “minha opnião”, android é legal sim, mas não me convenceu nos aplicativos, não pela quantidade, mas sim pela qualidade, e se vai pegar um smart com android, corre dos galaxy, isso mesmo, a não ser que opte pelos google edition com android puro, ou troque a rom deles, o “touchwiz” é uma merda, nem adianta virem jogar pedras falando do s4 e bla bla bla, eles são ótimos no inicio, sem lags e rápidos, mas depois, deus me livre, não adianta, os lags são visíveis e encomodam.

  10. Aquela velha e discussão sem fim de “quem é melhor” no final das contas, vale mais a sua experiência de usuário com o SO. Aquele que te agrada mais. A minha opção pelo Android, como um cara de TI, foi maior liberdade de customização…

  11. Douglas, já passei por esse dilema, sempre fã do iPhone desde de a segunda geração, custei a mudar… Até que acabei sedento ao Android, por sua customizações, por ser um sistema mais aberto, posso enfim enviar e receber via Bluetooth… rs, parece besteira mais salvou meu mestrado no dia da entrega do meu TCC. Já me acostumei, pensei que isso nunca iria acontecer. Estou hj com um Nexus 4.

  12. Não gosto da Apple e das suas políticas, e dos seus preços(embora lá fora seja até mais enconta comprar certos produtos da Apple em relação a outros). Meu primeiro smart foi um nexus one que foi meu aparelho por 3 longos e proveitosos anos, mesmo o sistema sendo baseado em Java e outros elementos de qualidade e função duvidosas ou defendia o uso do android (muito mais por completa falta de opção). Porém a 1 ano atras eu precisei comprar um tablet (os motivos dão outro texto enorme então vou suprimir), tentei comprar um android, e dai vi o pesadelo das versões pós-4.0, e é o que todos conhecem, pesos de papel muito caros sendo vendidos como aparelhos, e hoje a situação é ainda pior com as equipes das custom roms deixando de trabalhar já que não é mais possível fazer a maçaroca que o Google fez funcionar, e para piorar todos os poucos programadores bons migrando para o ubuntu phone.
    Hoje sair do iOS não é um problema com o Windows phone e com a iminente chegada do ubuntu.

  13. Sinceramente não consigo entender como alguém pode gostar mais de Android do que de iOS. Apesar de eu não ser cego para os problemas do iOS, ainda considero a plataforma da Apple MUITO superior.

    O que os fandrois não conseguem entender é que o que faz os produtos da Apple serem melhores é o CONJUNTO DA OBRA, coisa que não existe no mundo android que é uma imensa colcha de retalhos.

    Os produtos Apple são absurdamente superiores em:

    – Design: dispensa comentários. Nada se compara ao design dos produtos Apple;
    – Qualidade de construção: também dispensa comentários. Compare um iPhone 5 ou um iPad Mini com qualquer coisa da concorrência que dá dó;
    – Experiência de uso: produtos extremamente intuitivos e fáceis de usar, por uma criança ou por um idoso, ao mesmo tempo que possui recursos e aplicativos avançados para o ambiente empresarial ou para quem procura algo mais;
    – Segurança: covardia comparar a segurança dos sistemas Apple com um SO que precisa de antivírus;
    – Ecossistema: a profunda integração que existe entre iPhone, iPad, iPod, Mac, Apple TV, Airports, iCloud, iTunes, etc é algo que não existe no android e do qual eu não abro mão em hipótese alguma;
    – Integração: diferentemente do android onde um mesmo sistema (e todo modificado pelo fabricante) roda em um xing ling vagabundo e em um top de linha, nos aparelhos da Apple o SO e os outros aplicativos são feitos e pensados exclusivamente para aquele hardware, o que garante qualidade, estabilidade e desempenho muito superiores. O mesmo vale para aplicativos de terceiros, feitos exclusivamente para os poucos modelos de iOS devices, e totalmente genéricos para os zilhões de androids;
    – Conteúdo: A iTunes Music Store é a maior, melhor, mais completa e mais importante loja de músicas do mundo, presente em CENTENAS de países e responsável por 80% das vendas de música digital no mundo, e ela está perfeitamente integrada nos dispositivos Apple, me permitindo comprar a música que eu quiser a qualquer momento com um toque. Tem no android? Não? Então eu passo. Só este motivo já seria suficiente para eu querer ver longe qualquer dispositivo que não rode o iOS. Tem também outras coisas, como o iTunes Match, que permite que eu copie para o Mac um CD físico e imediatamente todas as músicas apareçam instantaneamente em meu iPhone e iPad, aonde quer que eles estejam. E isso sem citar as outras lojas de conteúdo da Apple.

    E há muito mais coisa para se falar…

    1. Concordo plenamente com o amigo. E olha que eu sou usuário de Android desde sempre. Tinha um certo preconceito com a Apple por achar as configurações dos aparelhos “fracas” e as telas pequenas.
      Achei que fosse sentir muita falta das telas gigantes que muita gente gosta. Tinha todos os Galaxy S, do 1 ao 4 e resolvi dar uma chance à Apple comprando um iPhone 5. Nada no Android me faz falta. Para ter uma boa experiência com Android, vc não pode instalar milhões de aplicativos e precisa de um Top de linha para rodar liso. Depois que fizer muitas instalações, ele vai travar, não tem jeito. Talvez devesse testar outras marcas pois minha experiência com Android foi toda Samsung, mas testei o Galaxy S4 e o iPhone 5 lado a lado e posso garantir que o iPhone sai na frente. A versão do meu S4 era o octa-core. Os 2 aparelhos na mesma rede wifi, iPhone dá banho. Então eu descobri que não preciso ter um aparelho octa-core com 2GB de RAM para dar conta do serviço bonito. O iPhone me atende perfeitamente. NUNCA TRAVOU, NUNCA ME DEIXOU NA MÃO. E não preciso de bluetooth pra enviar arquivos, todo sistema tem formas de enviar arquivos, não consigo mais usar telas gigantes. Quer tela gigante, compra um iPad ou um tablet (que não descobri ainda qual a função direito)… Mas enfim, respeito como cada um decide gastar o seu dinheiro. Minha experiência com iPhone foi tão sensacional que agora sou usuário de um Mac. Outra coisa sensacional… Android e Windows precisam aprender um bocado a deixar um sistema operacional realmente operando….
      Abraço a todos!!

    2. Robinho,

      De todas as características por você informada, a mais importante é a segurança!
      Nesse mundo de hoje compartilhar localização, telefones, emails, com outros apps sem ter a chance de bloquear é ridículo! Hoje tudo é bonitinho, mas no futuro pagaremos a pena por tanta exposição!
      Mas mesmo assim dê um lida nessa reportagem.

      http://canaltech.com.br/noticia/apps/Empresa-de-seguranca-alerta-apps-para-iOS-nao-sao-tao-seguros-quanto-parecem/

  14. Depende da pessoa. Eu mesmo, nas duas vezes que tentei sair do iPhone, me arrependi.

    Em 2011 troquei o iPhone 4 pelo Nokia N900, este que prometia uma experiência completa por ter o tal flash media player e tals, e me arrependi bastante, mas voltei ao iPhone no fim daquele ano, já com o 4S.

    No fim do ano passado comprei o Galaxy Note 2, mas não repeti a besteira de vender o iPhone como da outra vez. Passei 3 semanas com o Galaxy Note 2 (meu primeiro android), em paralelo ao iPhone 4S. Apesar da sedutora tela enorme, ao final da breve experiência de 3 semanas, resolvi vender o … Note 2. Por que? Acabamento inferior, o android é difícil e pouco objetivo de usar (talvez por ter me adaptado ao iOS), não gostei da tela amoled, considero a retina display melhor (mas aí é questão de gosto), e a maioria dos recursos que vem no android, nativamente ou não, não passa de curiosidade momentânea, tal qual a Siri, não considero útil.

    Pois bem, vendi o Galaxy Note 2 e comprei o iPhone 5, e passei o 4S ao meu pai, que ainda estava com o N8, e agora também satisfeito com o iPhone e o iOS.

    Mas não estou imune às novidades dos concorrentes. Meses atrás tive uma “queda” pelo Galaxy S 4 e aquela tela com 441 ppi, mas android definitivamente não é para mim. Recentemente vi com bons olhos o lançamento do Nokia Lumia 925, que parece ser uma opção incrível ao iPhone, mas não sei se estou disposto a sair de um dispositivo que me atende tão bem.

  15. O mesmo processo aconteceu comigo por 3 vezes, na terceira decidi finalmente trocar meu iPhone 4S por um Galaxy S4. As duas primeiras tentativas foram no mínimo frustrantes. Mas posso dizer de peito aberto que no momento sou um feliz usuário de android com o meu S4.

  16. “O medo de não gostar de um novo sistema operacional é grande, mas é algo que só vou saber se testar certo?” Que post estranho… Rodrigo, mas você já não utilizou diversos aparelhos com Android? É fácil ter uma opinião sobre qual é o melhor no seu dia a dia. Eu no seu lugar esperaria o Motorola X, pois este me pareceu o mais interessante para competir com iOS e cia.

      1. Erro meu, não tinha percebido isso. Valeu por informar. (-: Ah, mesmo assim eu esperaria pelo Moto X, esse me parece o mais lindo dentre os androids do mercado. O HTC One é lindo também, mas este sem chance de chegar para nós… (por meios oficiais, é claro). S4 é saboneteira que trava.

  17. Engraçado é que os smartphones estão cada vez mais parecidos com computadores/notebooks portáteis do que com celulares. Lembram quando usávamos eles apenas para fazer ligações e mandar SMS? Os tempos mudam. (-:

  18. A única coisa que gosto no iPhone é o fato de podermos bloquear acessos dos aplicativos aos contatos, localização, etc. No Android não há opção de escolha, você tem que compartilhar tudo. Segurança de informações para mim é fundamental!

  19. Amigo tive um IPhone 4S e não passei mais que dois meses com ele. Tive um S3 e migrei para um S4. O que tenho a lhe dizer é: troque! O limite para um Android é o céu.

  20. Grande duvida se troco meu Iphone por um lumia 1020! estou muito acostumado com a apple, muito medo de trocar e o WP8 não ser o esperado!

    1. Sugiro você olhar os apps que mais usa e verificar se tem no WP. Meu filho tem um WP e sempre pega o meu iPhone pra jogar.

  21. Sempre tive iPhone, desde a segunda geração. Arrisquei e comprei um Note 2. Fiquei maravilhado com a tela e assim que lançaram o S4, vendi o Note 2 e comprei o S4. Depois de 3 meses de uso do S4 resolvi voltar para o iPhone 5. Sistema IOS é melhor e as funções do S4 caem em desuso. Também o fato de ter apenas 6 ou 7gb, pois mesmo que coloque cartão, não conseguirá mover a todos pra lá, apenas alguns. Então, sugiro que você mesmo teste e tire suas conclusões, pois, não adianta ninguém falar. Apenas vc pode provar. Abraço

  22. Pelo visto os comentários não vão te ajudar. É muito pessoal.
    No meu caso, tive todos os iphones e quando veio o 5 eu não aguentei a mesmisse e optei pelo S3.
    Hoje eu não me adaptaria ao velho iphone, com aquela telinha e cara de antigo.
    Tenho tudo o que eu preciso no Android e o diferencial realmente é a tela.
    Mudar não é fácil, o iphone é um ótimo aparelho, mas para mim ele ficou parado no tempo, se acomodou pensando que ninguém o alcançaria. Lembra da “Lebre e a Tartaruga?” Tenho minhas dúvidas se a lebre já acordou, enquanto isso, vide os comentários, a tartaruga já passou por ela.
    Um abraço, André.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.