Microsoft anuncia aquisição da Nokia

0microsoftnokia

A notícia mais comentada desta madrugada foi o anúncio efetuado por Stephen Elop e Steve Ballmer, sobre a compra da Nokia pela Microsoft. O comunicado foi publicado no blog oficial da Nokia e o texto abaixo foi liberado para a imprensa com alguns detalhes do negócio.

“Nokia e Microsoft sempre sonharam grande – nós sonhamos em colocar os computadores em cada mesa, e um celular em cada novo bolso, e nós percorremos um longo caminho realizando estes sonhos.

Hoje é um momento de reinvenção.

A Nokia possui uma identidade de mais de 150 anos de herança, inovação, excelência e mudanças que começaram e vão continuar na Finlândia e no resto do mundo. De origens humildes como uma fábrica de papel, passando por produzir botas de borracha e pneus de carros e, por fim, telefones celulares, a reinvenção está no sangue da Nokia.

A Nokia agora irá escrever seu próximo capítulo, focando em facilitar a mobilidade através de sua liderança em rede, mapas, localização e outras tecnologias avançadas.

Para a Microsoft, hoje damos um passo ousado para o futuro, um enorme salto em nossa jornada de criar uma família de dispositivos e serviços que agradam pessoas e fortalecem negócios de todos os tamanhos.

Nossa parceria ao longo dos últimos dois anos e meio, onde combinamos nossas forças para construir um novo ecossistema mundial de dispositivos móveis gerou resultados incríveis: telefones campeões de prêmios e serviços incríveis que fizeram com que os aparelhos Windows Phone da Nokia se tornassem uma das plataformas de smartphones que crescem mais rápido no mundo.

Com base nessa parceria de sucesso, nós anunciamos algumas notícias importantes hoje: um acordo para a Microsoft comprar a divisão de dispositivos e serviços da Nokia, para entregar mais escolhas, inovação mais rápida e dispositivos e serviços ainda mais interessantes para nossos consumidores.

O acordo de hoje irá acelerar o momentum dos dispositivos e serviços da Nokia, trazendo os smartphones mais inovadores do mundo a cada vez mais pessoas, enquanto continuaremos a conectar o próximo bilhão de pessoas com a linha de celulares da Nokia.

Com o compromisso e os recursos da Microsoft para levar serviços e dispositivos adiante, nós podemos agora ver todo o potencial do ecossistema Windows, entregando as melhores experiências para pessoas em casa, no trabalho e em qualquer lugar nesse meio termo.

Nós continuaremos criando celulares que você irá amar, enquanto investimos no futuro – novos telefones e serviços que combinam o melhor da Microsoft e o melhor da Nokia.

A Nokia e a Microsoft estão comprometidas com o próximo capítulo.

Juntos, nós vamos redefinir os limites da mobilidade.

Steve Ballmer e Stephen Elop”

O acordo deve ser fechado entre as empresas no primeiro trimestre de 2014.

22 comentários em “Microsoft anuncia aquisição da Nokia

  1. A melhor notícia do ano, sem dúvidas! Bom para ambas as partes.Para a Nokia que terá um melhor engajamento da Microsoft no desenvolvimento aperfeiçoamento do Windows Phone. E para Microsoft que passa a concorrer diretamente com a Apple e a Google no seguimento móbile. Lembrando que tablets, phablets, e smartphones, vendem mais que desktops e laptops, até então carro-chefe da Microsoft através do Windows.

    1. Tenho a impressão de que as pessoas não ligaram muito bem os pontos e até mesmo não entederam a “Compra”.

      Literalmente quer dizer que a Nokia não tem mais marketshare de smartphones, pois este, agora é da Microsoft. É como se a Nokia preferisse ser vendida do que ir para o colapso final, como a Blackberry está indo.

      O que é considerado como a “notícia do ano” para alguns se revela na incerteza de emprego para vários funcionários, vide (http://www.theverge.com/2013/9/3/4689026/nokians-mourn-the-loss-of-their-company-to-microsoft).

      Trocando em miudos para explicador melhor, o nomezinho “Nokia” vai sumir dos smartphones da Microsoft.. sacou?

      http://www.theverge.com/2013/9/3/4688888/there-will-never-be-another-nokia-smartphone
      3 down…

      2 more to go…

      ✔︎ Palm
      ✔︎ Motorola
      ✔︎ Nokia
      – Blackberry
      – HTC

      1. “Quem não tem competência não se estabelece”, já ouvistes este lema? É a dinâmica do capitalismo: Empresas sucumbem, são incorporadas, e aqueles que possuem competência na Nokia logo arrumará outro trabalho. A economia do setor de tecnologia é dinâmica, quem não quer entrar nesta “roda viva”, é melhor procurar algo menos arriscado.

      2. Pois é. Mas você pintou o cenário de que seria algo benéfico para ambas, quando isso significa simplesmente que a Nokia está fora do mercado de smartphones.

  2. E agora, vai virar um blog do iphone aqui? Antes era Nokia > iphone > mac > android…

    Notica boa viu, agora vamos parar com o “e se” da nokia, nao vamos ver um “e se” a nokia colocase android e blah blah blah.

  3. Quando o Elop foi pra Nokia, a compra pela MS era certa, só faltava tempo para escolher o “melhor valor de compra” (fazer com q o preço dela caisse). Eu fui fã da Nokia, durante anos só telefones e smarts (Symbian) deles. Mas o Symbian parou no tempo, migrei pro Android e tinha esperanças (poucas) q um dia sairia um Nokia com robozinho verde.

  4. Em outubro de 2007 a Nokia comprou a empresa de mapas Navteq por US$ 8,1 bilhões. Hoje a MS compra a Nokia e a Navteq juntas por US$ 7 bilhões. Vamos ser sinceros, acho que até eu teria administrado melhor essa empresa nesse período.

      1. … “O valor pago pela compra da divisão da Nokia foi de 3,79 bilhões de euros (aproximadamente 5 bilhões de dólares), e a Microsoft ainda pagará mais 1,65 bilhões (mais de 2 bilhões de dólares) pelo extenso portfólio de patentes da Nokia. ”

        … “sobre a empresa finlandesa, o foco agora será completo em serviços e software: os mapas da Nokia, agora chamados de HERE, provavelmente terão mais espaço (a Microsoft também concordou em pagar pelo menos 4 anos de licença para o uso do HERE em seus novos aparelhos).”

        fonte: Gizmodo

  5. Muito bom por 2 motivos
    1) Eliop muito provavelmente vai ficar no lugar do Balmer como já se especulava (até já se desligou da empresa) e como ele é o maior evangelista da plataforma, veremos investimentos maiores no WP.
    2) agora a Microsoft tem controle tanto do software quanto do hardware, o que vai garantir uma harmonia e eficiência ainda maior.

  6. Vamos ver o que vai dar. Agora a Microsoft terá a missão de levar, sozinha, o WP para frente. Acredito que teremos muito poucos ou nenhum smartphone, com WP, que não seja da própria Microsoft. Ser um fabricante de hardware e bem diferente de ser um fabricante de software.

  7. O que o colega Miguel escreveu está corretíssimo.
    O destino dos celulares Nokia já estava selado quando Elop “saiu” da Microsoft para assumir a Nokia.
    Ele preparou o terreno para a aquisição: se livrou de projetos que não estavam alinhados com os interesses da Microsoft, como o MeeGo; diminuiu o valor da companhia até um valor “palatável”.
    Agora vemos a conclusão do processo.

    Ao abandonar a inovação a Nokia se perdeu. Por anos teve a oportunidade de abrir o mercado com o Maemo mas não o fez, e agora a divisão de celulares teve o mesmo destino que a Palm: o limbo.

    Pelo menos a Google ao adquirir a Motorola manteve a marca. E agora parece que começa a dar bons frutos.
    Quanto à Microsoft, é um mistério, mas há anos ele não inova, com exceção talvez da interface Metro, ela se deu muito mal ao tentar competir com ipods e tablets.
    Particularmente eu não acho que ela vai manter a mesma qualidade que a Nokia, mas espero estar enganado. O tempo dirá.

    Adeus, Nokia, sentirei saudades dos seus celulares.

  8. Apesar de filho único, morto ao nascer, meu N9 mostrou que o Maemo tinha tudo para ser o que o windows phone ainda tenta ser… Apesar de estar satisfeito com meu lumia 720 acho uma pena a Nokia ter desistido do maemo meego… Espero que a atualizaçao amber venha a corrigir e melhorar o w8, só então vou ver se realmente valeu a troca… Com relação à venda da divisão de celulares acho q o win-win é só abreviação pra win-windows, a Nokia não ganha nada, se apequenou, perdeu muito mercado e caiu no limbo. Se a microsoft vai mudar o nome vai depender do que apontarem as pesquisas de mercado, mas a verdade é que a microsoft nunca vai repetir o que a apple fez. Tarde demais…

  9. Infelizmente houve uma má administração quando a Nokia esteve em seu melhor momento. Não soube ouvir seus consumidores, e não se preocupou com a crescente concorrência… Nada é pra sempre, após a queda do symbian, nokia só se manteve no mercado devido ao seu nome, e o Windows Phone teve um pequeno destaque por causa disso. Pelo que vejo a Apple está começando a trilhar um caminho parecido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.