Nokia Lumia 1020: Impressões após dois meses de uso

Nokia-Lumia-1020

Amanhã vou completar exatos 2 meses de uso do Nokia LUmia 1020 que foi comprado na operadora Vivo na sua versão de 64GB por um preço muito camarada, por conta do uso dos meus pontos e renovação do plano por mais 12 meses. Com centenas de reviews publicados em todo o mundo, resolvi deixar de lado os comparativos e detalhes mais técnicos para abordar mais a experiência de uso, que no final das contas na minha opinião neste momento pode ser mais útil do que mais um texto longo e completo repetindo as mesmas coisas já publicadas por outros sites.

Em primeiro lugar, gostaria de lembrar que atualmente uso um Moto X com Android 4.4, o Lumia 1020 e um iPad 3 e estou realmente satisfeito em poder contar com estes três sistemas operacionais que apresentam seus pontos positivos e negativos, mas de uma forma geral atendem bem a maior parte dos usuários sem nenhum grande problema.

De uma maneira geral o Lumia 1020 é um belo aparelho, com uma tela super sensível e com respostas realmente muito rápidas e com uma resolução satisfatória apesar de não ser Full HD. A bateria está um pouco acima da média e consegue me acompanhar por mais de um dia sem nenhum problema e a velocidade geral do sistema é excelente.

A câmera é muito boa e produz fotos muito boas e o recurso do Zoom é um show a parte e realmente funciona muito bem, mantendo uma qualidade acima da média e muitas vezes comparável a câmeras “de verdade”. Em minhas férias acabei cansando de levar para todo lado a minha câmera Sony NEX – 6, que apesar da excelente qualidade, exigia sempre uma bolsa ou mochila e para bater uma simples foto eu sempre precisava abrir o ziper da bolsa, ligar a câmera, tirar o protetor de lente, bater a foto e depois desligar a máquina, retornar o protetor da lente e guardar a máquina, sem falar que depois ainda precisava salvar as imagens do cartão no tablet ou notebook só para garantir e não correr risco de perder as fotos em caso de acidente, perda ou problemas com o cartão de memória. No meio dos passeios desisti da câmera e passei a fotografar somente com o Lumia 920, que era o celular da época) e as coisas ficaram bem mais simples, pois era só tirar do bolso e bater a foto!

Voltando ao 1020, como sua lente é bem clara, as imagens muitas vezes não precisam de flash quando estou em uma situação de baixa luminosidade, mas eu ainda prefiro as imagens um pouco mais escuras, como as encontradas no Nokia 808 e muitas vezes acabo escurecendo as imagens nas configurações da câmera para conseguir melhores resultados. De qualquer forma, isso é uma questão de gosto pessoal.

Entre os problemas que encontrei no aparelho, gostaria de ressaltar que nenhum deles realmente me incomodou, mas acho que vale a pena comentar para que ninguém fique sem este tipo de informação. O primeiro ponto que me chamou a atenção é o peso do aparelho, que apesar de não ser tão pesado está um pouco acima da média, mas este não nem o problema e sim a distribuição, pois como a lente é pesada e grande o aparelho parece que vai cair das mãos nos primeiros dias de uso por conta deste pequeno desequilíbrio. Depois de comprar um case com o carregamento sem fio senti que o problema desapareceu e ainda eu ganhei um pouco mais de proteção para a lente da câmera, ganhou um pouco mais de peso e volume, mas acho que valeu a pena.

Outro ponto que merece destaque é o aquecimento durante longas sessões de fotos, que acontece mas também não me pareceu nada absurdo, mas o aparelho esquenta mesmo! Para fechar, encontrei uma pequena mancha escura no canto da tela, mas só consigo ver o problema quando estou em um ambiente realmente escuro por algum tempo e quando a foto está preta ou muito escura exatamente nesta região, o que deixa o problema muito difícil de ser identificado. Como na maior parte do tempo eu nem consigo ver o problema e não reparei nenhum aumento da região com o problema, resolvi não levar para a assistência técnica para não ficar sem o aparelho.

Para fechar a lista, o problema das fotos amareladas é real e fica evidente em ambientes mais escuros com o uso do flash, nada que uma edição não resolva, mas não está certo e incomoda bastante. A próxima atualização do sistema resolve este problema, mas até lá teremos que conviver com um mundo um pouco mais amarelo com o uso do flash.

Hoje tenho a maior parte dos apps disponíveis e de uma forma geral o aparelho me atende muito bem, sendo que muitas vezes eu alterno o uso como aparelho principal sem nenhum grande problema. O Lumia 1020 é um belo aparelho e eu recomendo a compra para quem gosta de fotos e busca uma experiência de uso um pouco diferente na encontrada na dupla iOS e Android!

Por conta do meu trabalho no blog e na empresa ainda preciso de um Android ou iOS para testar algumas novidades que não chegam ao Windows Phone, mas para a maior parte dos usuários a plataforma está madura e pode atender muito bem.

P.S.: Bem lembrado pelo leitor Ubirajara, o sistema de notificações ainda perde para o Android e o iOS, mas como mantenho os apps que mais consulto na tela de descanso e dentro da tela principal, consigo conviver com esta limitação. Vale lembrar que uma central de notificações deverá chegar ao Windows Phone nas próximas atualizações.

26 comentários em “Nokia Lumia 1020: Impressões após dois meses de uso

  1. Rodrigo, esse problemas dos pontos escuros, se não me engano, é por causa da tela em Amoled (pelo menos é o que muitos relatam em serem donos de um aparelho com tela Amoled).

  2. Rodrigo e como está o sistema de notificação dele com o facebook,pois quando eu tinha o lumia 820 era terrível,principalmente a parte do messenger,abraços.

    1. Melhorou Ubirajara, mas ainda precisa evoluir mais um pouco para chegar no nível do Android. Obrigado por lembrar deste ponto! Um abraço!

  3. Xará, fiquei com inveja, pq no meu caso a bateria do 1020 tem se consumido em praticamente 12h, mas uso muito o navegador UC e Whatsapp. Realmente ainda falta a diversidade e qualidade dos apps dos OSs concorrentes, mas 99,9% dos usuários serão bem atendidos com a Windows Store.

    1. Acho que o consumo realmente depende do uso de cada um, mas qualquer coisa acima de dez horas de uso pesado hoje em dia já está ótimo!

  4. E daquilo que você tem usado nele em relação ao xperia z ultra,tirando o fato da camera,qual dos dois vc acha que vale a pena investir,já que estão quase na mesma faixa de preço?

    1. Acho o Lumia 1020 mais redondo e estável, mas se você gosta de instalar novos apps, games e ainda quer uma tela maior eu recomendaria o Z1 no lugar do Ultra, pois o tamanho é mais razoável e fica melhor no bolso, além de contar com um flash em sua câmera.

      1. Acabei de comprar o lumia mesmo pelo site da vivo,amanhã vou saber se foi aprovado ou não a compra,kkkkkkk,abraços.

  5. Olá Rodrigo, excelente seu review. Eu acabei de comprar um tb pela Vivo 64Gb e estou gostando muito, apesar de o Waze ainda deixar a desejar, mas pelo menos funciona. Me diga uma coisa, qual case que vc comprou pra carregamento wireless ? Eu achei o original um lixo, não protege o aparelho direito e atrapalha pra colocar capinha de silicone… Abraços

    1. Também gostei do aparelho Vilde! Eu comprei o case original mesmo sendo meio sem vergonha, pois queria o aparelho na cor amarela, mas acabo deixando sempre dentro de uma capinha de couro bem fina para garantir a proteção. Vou tentar encontrar alguma um pouco melhor e aviso aqui no blog! Um abraço!

  6. Show Rodrigo! Venho namorando esse aparelho já faz alguns dias mais ainda não tive coragem de enfrentar o WP. Tenho como aparelho principal um galaxy S4 que eu não tenho nada de ruim pra falar. Minha principal dúvida com o 1020 era justamente a bateria e os aplicativos.

    1. Fala Alexandre! Os apps demoram mais tempo para chegar ao Windows Phone, isso é fato, mas acho que atualmente o aparelho atende bem e com certeza está muito melhor do que o Lumia 800 ou o 900. Na verdade acho que tudo é uma questão de gosto/necessidade pessoal de cada um. Uso o Lumia 1020 com o Moto X e estou muito satisfeito! Um abraço!

    1. Os meus são pequenos e estão na parte superior da tela, praticamente do mesmo tamanho do nome Nokia, mas na maior parte do tempo não são fáceis de ver. Mesmo assim é uma pena. Um abraço!

  7. Boa tarde!O problema das fotos amareladas será corrigido com o lumia black ou só atenuado?Como vc consegue corrigir na edição?No computador?No aparelho só atenua.Obrigado.

  8. Qual case e carregador sem fio vc comprou???
    Comprei um Lumia 1020 há uma semana, fui usuário do iPhone 3GS e 4, do Android (um Xperia Mini Pro e um Galaxy Nexus ‘X’).

  9. Boa tarde Rodrigo. Quanto ao aquecimento, podemos considerar que a temperatura é similar ao iPhone quando estamos utilizando o 3G em locais com pouco sinal ou utilizando/jogando por um longo período seguido? E os principais aplicativos sociais? Funcionam corretamente? Seu review pesou na minha decisão de compra.

    1. Boa tarde Bruce! Precisei migrar o site para uma nova instalação do WordPress e acabei perdendo alguns comentários e posts publicados. Me desculpe, se puder perguntar novamente com certeza irei responder! Um abraço!

      1. Rodrigo,

        Vamos lá novamente. Sou um apaixonado pelos Nokias e sempre tive todos Tops de linha. Atualmente meu último é o Nokia 808 com Symbian Belle SP2 e camera 41MP. Estou querendo agora entrar no mundo dos Windows Phone e queria comprar o Nokia 1020 64Giga igual o seu. Como não tenho conta com a Vivo vou ter de morrer com R$ 2400,00 preço este atual na loja sem vincular a nenhum plano. Por isso pergunto vale a pena e vamos as perguntas:
        – Primeiro como só existe o de 64GB pela VIVO (Telefonica), queria saber qual Product Code usou para tirar o original e poder fazer as atualizações para ele pelo tutorial que tem em um de seus posts. Pergunto se conseguiu já e recebe tudo como a ultima atualização do BBLACK por exemplo. Não gosto de ficar com firmwares vinculados a operadores nenhuma e nem esperar bem mais tempo pelas atualizações deles. Como sei que este telefone de 64GB em todo mundo só foi lançado pela Telefonica, não aparece Product Code do modelo dele que seja para 64GB na lista que não seja da própria telefonica. Sendo assim deves ter usado algum livre de operadoras mas algum modelo de 32GB não é mesmo? Sendo assim ele gerencia corretamente os 64GB? No caso qual a cor do seu? Se pegar um branco deles posso usar qual PC?
        Outras dúvidas ai e queria que falasse mais são as seguintes:
        Como fica para navegar, estive dando uma olhada que não funciona nem instala FLASH neste celular. Youtube mesmo é só flash os videos.
        Ele instala outros navegadores?
        Igualmente fiquei sabendo que não tem nem instala nem JAVA nele. Como ficam sites e scripts em java dai? um script vastamente por tudo no mundo!
        No 808 ou N8 tenho o ícone “Arquivos” onde gerencio todos arquivos, apago, instalo, crio pastas e etc. tem isso no 1020?
        O Transmissor de FM que tem no 808 e N8 não tem no 1020?
        Slot de cartão microSD não será colocado pela Nokia neste modelo pelo jeito?!
        No n8 ou 808 posso colocar um pequeno adaptador e acessar uma PENDRIVE para acessar arquivos, tirar, apagar, transferir para dentro de pastas no celular, isso é possível no 1020?
        Existe o modo CARRO, como nos 808 e N8?
        Na hora de bater fotos, tem como ele pegar pelo GPS a posição de onde ela foi tirada para depois aparecer no MAPAS quando aberto como nos 808 e N8? Isso também pode ser desativado se positivo?
        No GPS dos 808 e N8 você pode escolher no METODOS DE POSICIONAMENTO, entre usar para localização o GPS interno/integrado, assistido, baseado em rede, Wi-FI, baseado em rede, Bluetooth GPS. Posso marcar todos métodos ou escolher um a um igualmente no 1020?
        Tenho o costume de gravar as ligações importantes, e isso ele faz sozinho ao receber ou fazer chamadas com o aplicativo Boldbeast, tem como fazer isso no 1020?
        O carregamento wireless dele, você usa apenas largando em cima de uma base, ou precisa colocar ele em uma capinha especial que conecta os dois pequenos furos que tem atrás dele para depois fazer o carregamento wireless? Ouvi falar que este contato com estes 2 micros furos é bem chato de acertar!
        O que mais vocÊ poderia me dizer sobre ele em comparação ao 808 já que ambos tem esta super câmera de 41MP. Obs.: o meu nunca vi esquentar a lente ou ao redor por uso por um tempo mais longo de fotos ou filmagem.
        As fotos também do meu escolho se quero só em alta (41M) ou em 5MG, mas vi que o 1020 bate só em 5 ou em 41+5 sempre guardando duas fotos dai. Tem como apenas um ou outro também?
        Você consegue falar quando esta carregando, ou carregar ao mesmo tempo que fala? Parece que se terminar a bateria e conectar o carregador, ele não liga enquanto não tiver uma determinada carga é verdade? Nos N8 e 808 se desligar é só colocar o carregador e na mesma hora voltar a ligar e sair falando com ele mesmo plugado carregando.
        Parece que ele não tem saída micro HDMI como tem o N8 e 808 para ligar a TVs por cabo, é verdade também?
        Eu tenho também o receptor pequeno da Nokia de TV digital que conecto no N8 ou 808 e vejo TV digital pelo aplicatovo TV Digital. Isso também funciona no 1020?
        Também tenho câmeras em minha casa e no serviço da marca Geovision GV-800, será que tem aplicativo para instalar neste WP para eu visualizar ao VIVO e GRAVAÇÕES quando estou fora e viajando como faço pelo N8 e 808?
        Bem acho que tenho bastantes dúvidas ou comparações que estou pensando se vale a pena comprar ou trocar e gostaria por gentileza suas respostas e colocações nas dúvidas acima.
        Abraços e agudaro novamente sua resposta.

  10. Boa noite Rodrigo, recoloquei as perguntas novamente como me pediu. Por favor se puder dar um parecer sobre as perguntas e dúvidas que postei, lhe agradeço muito. Estes detalhes são bem importantes para mim em decidir e ver se vai responder minhas expectativas.
    Desde já agradeço sua atenção!

  11. Gente boa, estou com um 1020 a quase três meses e as minhas reclamações em relação ao aparelho é o aquecimento da bateria no momento de ligações (me causa até medo de explosão), e quando isso aquece o wifi é desativado, e depois só reiniciando para voltar ao normal. Também quando preciso viajar e ai entrar no avião, no momento em que nós somos solicitados para desligar todos os aparelhos, eu sofro tentando desligar o meu, passo até cinco minutos tentando ou esperando o desligamento completo do aparelho. No mais ele é excelente e vem suprindo as minhas necessidades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.