Será que a internet exige telas verticais?

Hoje eu encontrei um interessante artigo no Mashable falando sobre a utilização de monitores widescreen no modo vertical, onde o autor comenta que a Internet em algum momento começou a crescer verticalmente, sendo que resolvi dar um pouco de atenção para esta questão e acabei chegando a algumas conclusões.

A maior parte dos sites que visito deixam grandes espaços em branco nas laterais ou no próprio espaço destinado ao trabalho e acabo passando muito tempo percorrendo notícias no modo vertical com a barra de rolagem trabalhando muito mais do que deveria. Com excessão das planilhas de Excel, onde é interessante ter um espaço extra na largura para a visualização de todas as colunas e nos vídeos em tela cheia, acredito que o monitor na horizontal pode fazer muito mais sentido em boa parte do tempo.

Um bom exemplo pode ser encontrado nas imagens abaixo, onde podemos conferir o site do New York Times na posição horizontal e vertical. Será que a internet exige telas verticais? Ainda não sei se vou conseguir acostumar com a mudança mas acredito que vale a pena experimentar!

nyt-wide Screen-Shot-2014-03-13-at-12.41.06-PM

2 comentários em “Será que a internet exige telas verticais?

  1. Eu diria que não faz sentido é maximizarmos as janelas em monitores com tanta área útil… Ter uma página extensa, pra mim, soa cansativo. O próprio monitor na vertical fica fora do campo de visão dos olhos.

    É natural que o widescreen foi herdado de filmes, e não primariamente pela usabilidade, mas considero a distribuição de várias janelas na área horizontal mais útil que apenas uma comprida.

    1. Imagino que a ideia implantada no Windows 8, da rolagem na horizontal seria mais interessante para as telas widescreen. Talvez os sites poderiam se adaptar para utilizar os espaços laterais com essa rolagem. Um exemplo, é o app de noticias do windows 8. Ou se for pra usar a rolagem na vertical, poderiam seguir esse exemplo: http://www.microsoft.com/design/

      Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.