Apenas 65% dos usuários de smartphones no Brasil fazem downloads de apps

Mesmo com aparelhos cada dia mais simples e o grande acesso a conexões com a internet, o Índice Qualcomm da Sociedade da Inovação (QuISI), encomendado pela fornecedora de chipsets à Convergencia Research e divulgado nesta semana mostrou dados interessantes de junho de 2013, sendo que o QuISI estima que o Brasil tinha 47,8 milhões de smartphones, o que representava uma penetração de 24% sobre a população total do País. Entre os usuários de smartphones, 78% usam mensagens instantâneas; 64%, multimídia online; 25% jogam online em seus handsets; 25% usam serviços bancários móveis e 11% compraram algo nos últimos três meses usando o celular.

Entretanto um dado que chamou a atenção foi que apenas 65% desses usuários fazem downloads de aplicativos e que 76% dos apps baixados são internacionais e apenas 15% têm conteúdo local, além dos 9% não souberam identificar a origem dos aplicativos que baixa. Vale lembrar que entre os apps locais baixados a maioria são de bancos e de entretenimento como cinema, teatro, esporte e livros. Outro ponto que está dentro do esperado é o fato dos brasileiro demonstrarem preferência pelos apps gratuitos, sendo que apenas 7% são aplicativos pagos com um preço na faixa dos R$ 3.

Na lista dos apps mais baixados no Brasil estão os games com (19%), mensagens instantâneas (17%), vídeo, fotografia e televisão (12%) e os três aplicativos mais mencionados são de redes sociais e mensagens instantâneas são o Whatsapp (30%), Facebook (22%) e o Instagram (11%).

Acho que está tudo dentro do esperado, mas podemos ver que existe um grande mercado praticamente inexplorado no mercado Brasileiro e que merece uma atenção especial, seja nos apps, games ou mensagens. Se os desenvolvedores brasileiros investissem um pouco mais as coisas poderiam começar a melhorar! Quem sabe no futuro as coisas não mudam? Vamos esperar para ver!

Via Mobile Time.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.