O Android e os problemas com os apps

2014-07-01 00.44.56

 

Nesta semana o meu Moto X começou a esquentar sem nenhum motivo aparente, apresentando um alto consumo de sua bateria e para tentar encontrar o culpado resolvi verificar quais apps estavam exigindo mais energia nas configurações da bateria.

Ao verificar a lista encontrei o App do LinkedIn com 34% do consumo seguido pela SmartBand da Sony com 19% e a tela que costuma apresentar o maior consumo com 7%. Como o aquecimento ainda está muito elevado resolvi deletar os apps com consumo elevado de energia para as coisas voltarem ao normal, mas percebi que mesmo após uma nova instalação os problemas ainda não foram resolvidos.

Como os problemas começaram a aparecer após a instalação de dois novos launchers, ainda vou tentar excluir estes dois apps e voltar o LinkedIn e a SmartBand para ver se as coisas melhoram, mas se não der certo provavelmente vou ter que ficar sem estes apps até que sejam liberadas novas versões. Às vezes tenho a impressão de que os aparelhos sempre saem de fábrica com o funcionamento redondo, mas os apps acabam estragando o bom funcionamento.

5 comentários em “O Android e os problemas com os apps

  1. Há muitos detalhes que aposto que muitos programadores não consideram na hora de fazer a aplicação. Só se importam em fazer funcionar, mas não em fazer funcionar da forma mais eficiente possível.

    Por exemplo, eu tenho um app na Play Store, e durante depurações descobri que as notificações que o aplicativo exibia e atualizava consumiam recursos mesmo com a tela desligada! Isso em parte era bug do Android (não faz sentido você atualizar uma notificação se a tela está desligada, certo?), mas ainda assim tomei cuidado de incluir uma proteção que impede as notificações de serem atualizadas com a tela desligada. Quantos desenvolvedores tem esse cuidado é uma boa pergunta!

    1. Seriam os famosos “wakelocks”? Eu tinha alguns problemas com isso, mas não sou programador nem nada, e instalando Greenify aprendi que isso atrapalhava bastante o desempenho da bateria, e “hibernei” vários aplicativos que puxavam notificações à toa. O bom nesse módulo é que mesmo assim você não perde as notificações (que usem o GCM).

      1. Hoje tenho um aparelho com bateria de 1700mAh de um ano e meio (nunca trocada) e dura um dia inteiro de uso moderado.

  2. Depois que atualizei meu ZQ para o Android 4.4.2, ele ficou lento e com um consumo extremamente elevado de bateria. Lendo na internet vi que o problema vinha do Google Play Service, mais a medida que fui atualizando os aplicativos as coisas começaram a voltar ao normal. Hoje está pratimento com a mesma rapidez de antes e o mesmo consumo de bateria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.