A dificuldade de manter um Mac em casa

Em 2007 comecei a usar um Mac como computador principal com um resultado realmente excelente, sendo que na época parecia que minha vida tinha mudado para um mundo distante de vírus e outras ameaças, com um sistema operacional robusto e estável e softwares confiáveis e que nunca travavam, um paraíso! Com o passar do tempo comprei uma bela interface de áudio externa de alta qualidade compatível somente com o Mac e também comecei a adquirir muitos softwares para as mais variadas atividades e que sempre rodaram de forma 100% perfeita e o melhor, o hardware era extremamente durável e com o corpo em alumínio era capaz de suportar até mesmo um usuário pouco cuidadoso, o que não era o meu caso.

Quando a loja começou a funcionar no Mac tudo ficou ainda melhor e a facilidade de compra, download e atualização era muito bem feito e simplificava muito estas tarefas, mas com um pequeno efeito colateral, o investimento em aplicativos só aumentava e por consequência diminuía a cada dia a vontade de deixar o sistema, pois a conta do valor gasto em apps sempre acabava entrando na conta de uma eventual troca de sistema operacional.

Acontece que pelo menos nos últimos 2 anos os preços dos computadores da Apple dispararam e a compra dos equipamentos começou a ficar muito mais difícil, mesmo considerando o tempo que a máquina iria ficar em casa em perfeito estado e com boa performance e todo o valor investido em software e hardware como a minha boa e velha placa de som e uma grande quantidade de acessórios específicos como os adaptadores para monitores externos e até um HD firewire. Mas depois da última virada do dólar as coisas ficaram difíceis e pela primeira vez em muitos anos comecei a pesquisar a compra de um PC com Windows, que em alguns casos com um hardware semelhante pode chegar a custar até 1/3 do preço de um Mac.

O meu Macbook Pro de 15″ polegadas de 2011 acabou de passar pela assistência técnica da Apple para um recall para a troca da placa lógica após apresentar problemas na placa de vídeo, sendo que recebi na ocasião da retirada do equipamento o conselho amigo, procure não abusar muita desta máquina pois o problema deve voltar a acontecer e a garantia do serviço é de apenas 90 dias. Com este problema nas mãos fui obrigado a deixar o Macbook Pro de 15″ com a esposa, que não exige tanto da máquina quanto eu e fiquei utilizando como máquina de trabalho um Macbook Air de 11″ com 4GB de RAM e 256GB de HD, que começou a ficar bem cansado, principalmente após as últimas atualizações do sistema operacional.

2015-04-21 16.16.14

Neste momento percebi que mesmo que o Macbook Air de 11” fosse vendido ainda faltaria muito dinheiro para comprar um novo Mac com as configurações que eu queria, um Core i7 com 8GB de RAM e HD SSD de pelo menos 240GB, logo comecei a pesquisar um bom PC com Windows até que encontrei o Dell XPS 13 por uma bela promoção no site da empresa por 5.00. Veja bem, o preço não é baixo, mas considerando o valor que eu gastaria em um novo Mac e o fato de que a máquina atendia as minhas necessidades com exatamente as especificações técnicas que eu buscava e ainda contava com uma tela touch de 13″ polegadas de alta resolução em um pequeno corpo do tamanho do meu Macbook Air de 11″, acabei optando pela compra do notebook da Dell.

Ainda gosto muito do meu Macbook Air de 11″ e confesso que estou até com dó de vender, mas como está muito difícil manter um Mac em casa eu resolvi curtir esta nova experiência de voltar ao Windows após 8 anos distante do sistema e tenho que dizer que apesar de alguns pequenos bugs encontrados ocasionalmente, estou gostando muito da troca! Em breve vou escrever sobre as minhas impressões do Dell XPS 13 após pouco mais de 1 mês de uso. Até o próximo post!

2015-04-21 16.19.52

24 comentários em “A dificuldade de manter um Mac em casa

  1. Rodrigo, se você quer continuar a utilizar o Mac OS X, sugiro fazer a instalação do ‘Hackintosh’. Você não tem nada a perder, pelo contrário, irá tirar todo o proveito de uma máquina ‘top’ com a utilização dos dois Sistemas Operacionais de maior relevância no mercado mundial. Fica a dica e boa sorte com o novo equipamento!

    1. Oi Paulo Gomes! Pode ser uma boa ideia, mas tenho dúvida sobre o tamanho do HD, será que vai dar? Vou tentar achar algum tutorial para estudar o assunto com mais calma. Um abraço e obrigado pela dica!

      1. Olá Rodrigo! Não se preocupe com o tamanho do HD, pois o ‘Hackintosh’ pode ser instalado em qualquer dispositivo externo, se for a sua intenção. A instalação requer muita paciência e calma para sanar problemas pós-instalação (neste caso, encontrar as kexts compatíveis para alguns drivers (como o Wi-Fi por exemplo, que será necessário o uso de um adaptador externo USB para uso em definitivo).

        Estou te mandando o link de um site que tem de tudo que você irá necessitar para um melhor entendimento sobre ‘Hackintosh’, incluindo dicas, tutoriais e todas as ferramentas necessárias.

        http://www.tonymacx86.com/yosemite-desktop-guides/144426-how-install-os-x-yosemite-using-clover.html

        Confesso que sempre tive a curiosidade e vontade de ter um Mac ‘original’ ainda mais sendo que sou usuário Windows desde o seu ‘nascimento’ (já passei dos 40,rs). O problema, é que no Brasil isto é para poucos e infelizmente a Apple tenta impeder ao máximo de que as pessoas de baixa renda possam ter acesso ao seu ‘exclusivo’ Mac OS X e principalmente aos seus famosos ‘gadgets’.

        Foi após uma reportagem que assisti no programa ‘Olhar digital’, há uns 6 anos atrás (na época, o Snow Leopard era a versão atual) que falava sobre a possibilidade de se instalar o Mac OS X em um PC x86. Isto acabou sendo uma ‘esperança’ de poder ter acesso ao tão ‘esclusivo’ Mac OS X e poder ver na prática o que ele tinha de bom e também pelo fato de que nesta área de tecnologia temos que estar sempre abertos para o ‘novo’ e somente desta maneira podemos ter uma opinião própria sobre as diferenças de cada Sistema Operacional existente e não apenas vestirmos uma ‘bandeira’ defendendo apenas aquilo que usamos no dia-a-dia ou que por motivos diversos não os conhecemos profundamente.

        Hoje, estou morando no Canadá e vejo que Mac por aqui é o ‘queridinho’ dos estudantes e jovens que por aqui chegam e também pelo fato da moeda ser mais ‘forte’ e desta maneira, o acesso aos ‘gadgets’ se tornam uma realidade.

        Mas como um brasileiro com muito orgulho, sinto a necessidade de ‘traspor’ as barreiras e não ficar ‘preso’ às limitações impostas pelos fabricantes, neste caso a Apple é hoje a campeã. Por isto, hoje mesmo eu tendo realizado este ano a compra do meu primeiro ‘gadget’ Apple (um Mac Mini late 2014), sinto que o meu ‘Hackintosh’ faz tudo que o meu Mac Mini possa fazer, e com a vantagem de você poder customizar o seu hardware e fazer upgrades necessários de acordo com a sua necessidade e disponibilidade de recursos.

        Bom, esta foi a primeira vez que me senti a vontade para fazer um ‘desabafo’ e olha que foi com ‘exclusividade’ para o seu brilhante Blog, que acompanho desde quando você me ‘convenceu’ a adquirir um Nokia N95 (com os seus excelentes reviews da época em que a Nokia estava entre os tops do mercado).

        Embora não o conheça pessoalmente, sinto que você ‘nasceu’ para espalhar este seu conhecimento, sua experiência e usabilidade com as pessoas que assim como eu são apaixonados por tecnologia.

        Um grande abraço e espero que um dia possamos nos encontrar por aí!!

        Paulo Gomes

      2. Paulo Gomes, muito obrigado pelas dicas e pelo excelente texto! Gosto muito destas conversas que surgem com os posts e acho que em breve vou testar o meu Hackintosh! Um grande abraço e obrigado por acompanhar o blog há tanto tempo!

  2. Não sei a configuração do seu novo Dell, mas por 5.000 eu preferia esperar algum amigo ou eu mesmo viajar pros EUA e trazer um Mac novo debaixo dos panos rs

    Usei notebooks Dell com Windows durante toda minha vida até 2 anos atrás, quando migrei para os Macbooks. O preço no Brasil é realmente abusivo, mas em termos de durabilidade , beleza e performance não há paralelos no mercado.

    De qualquer forma, boa sorte com seu novo Dell 🙂

    1. Oi Paulo! O Dell é um i7 de última geração com 8GB de RAM e 256GB de HD SSD e uma máquina semelhante lá fora fica na faixa dos 2.000 dólares, isso se der sorte na hora de voltar ao Brasil, o que com o valor atual do dólar acaba ficando mais caro. Tenho um pouco de medo de arriscar e ser taxado, pois ai a brincadeira ficaria absurdamente cara. Um abraço e obrigado!

    2. Poxa vida Paulo, “…trazer um Mac novo debaixo dos panos…”? Você está satisfeito com os escândalos de de corrupção e improbidade no nosso pais? Se o exemplo não vem de cima, que venha de nós.
      Me desculpe, não quero me sobrepor a ninguém, também tenho os meus defeitos mas, não fico sugerindo a outras pessoas cometê-los também.

      Rodrigo, acompanho seu trabalho aqui desde 2007 quando comprei meu primeiro Nokia, um N95. Peço desculpas pelo desabafo, não acho que aqui seria o lugar mas, não me contive.

      Paulo, não me entenda mal, vamos juntos fazer a nossa parte por um pais melhor.

      Saudações!

      1. Alexandre, eu já trouxe 2 Macbooks nos últimos anos ‘debaixo dos panos’ e economizei algo em torno de 10 mil reais no total. Não tenho o menor peso na consciência por isso, acho absurdo taxar um notebook para uso pessoal, assim como acho um absurdo os preços e impostos praticados pela Apple no Brasil. A partir do momento que o governo literalmente está nos roubando com essa prática, não me considero desonesto por comprar um produto no exterior e fazer tudo que for possível para não pagar imposto por isso e muito menos considero que isso impede ‘um país melhor’. Minha parte para um ‘país melhor’ eu faço trabalhando honestamente, pagando meu IRPF, votando consciente. Mas exploração aqui não, e vou continuar trazendo o máximo que puder ‘debaixo dos panos’ nas minhas viagens ao exterior, já que essa é minha chance de dar o troco :p

      2. Tudo bem Alexandre! Sabe que eu não consigo nem pensar em comprar algo desta forma?! Por mais que muitos comprem, tenho medo de ter problemas e pagar um preço muito mais alto. Por este motivo resolvi comprar o Dell mesmo com viagem marcada para julho, se fosse para comprar iria pagar os impostos e ai com certeza a compra ficaria muito cara! Um abraço e continue acompanhando o blog!

  3. Olha Rodrigo, pior que muita gente está passando pelo mesmo dilema hoje em dia… não só com os notes, mas com celular, etc… Um exemplo que posso citar é que após a última subida de valor dos iPhones, conheço bastante gente que migrou para o Moto X ou Maxx, pois a diferença de valor é brutal e nos dias de hoje… as funções e fluidez de ambos estão alí… Um Moto X 2014, juntamente com um Moto 360 vai sair hoje, com um pouco de pesquisa na net, por cerca de 1700 reais os dois… Só um iPhone 6 de 16Gb ( o X tem 32) custa uma média de 250,00 no mercado “paralelo”.. oficial passa dos 3 mil… Realmente ficar com Apple está cada dia mais e mais difícil…

    1. É verdade Mark, eu gosto da Apple mas com certeza gosto muito mais de gastar o meu dinheiro da melhor forma possível, ainda mais do meu dinheiro, ainda mais em tempos de crise econômica. Um abraço!

  4. Estou pensando, seriamente, vender meu macbook pro i5 early 2011 pra migrar para um notebook com Windows.
    Era usuário de iphone desde o 3 até o 5s, mas devido aos preços astronômicos por um hardware mais fraco em relação a outros top’s, comprei um Moto G 2014 pra fazer um teste com o Android. Pela surpresa, adorei o aparelho e sistema! Agora posso investir sem medo em um Android mais forte.
    Apple está sendo ignorantes com seus clientes, principalmente no Brasil!

    1. Fala Erick! Concordo com você e acho que vale a pena experimentar outros sistemas para tentar comprar o melhor equipamento pelo menor preço. Um abraço!

      1. Rodrigo, eu ja odiava o sistema Windows antes mesmo de ter tocado em algum sistema OS X, mas digo a Microsoft tem muito a evoluir, não entendo pq seu sistema com o passar do tempo fica caquético, obrigando a formatar o computador. Eu digo que no Mac so reinstalei o sistema depois de ter tirado o HD e instalado um SSD. Fico triste em ter que usar o sistema Windows no meu mac pra poder trabalhar, gostaria que empresas investissem no OS X ou a Apple investir nesses app, pois muitos arquitetos e estudantes não optam pelos Macs por esse deficit… Mas eu fiz meu namorado comprar um Mac e ele adora e estou juntando dinheiro pra poder comprar um mais potente….

      2. É verdade Jackson, sabe que no meu caso eu venho recuperando backups desde o meu primeiro Mac e as coisas sempre ficam perfeitas e estáveis, mesmo com o decorrer do tempo, o que é uma vantagem gigante! Um abraço!

  5. Rodrigo, eu tenho um Macbook de 13″ e eu uso o app Parallels pra usar programas de arquitetura que não estão disponíveis para o Mac, Quero saber, o aumento pra 16 gb vai me ajudar a ter um desempenho melhor nos app do Windows? Uso o Vray e ele trava e isso me atrapalha.

    1. Eu acho que deve melhorar o desempenho sim Jackson, pelo menos no meu Macbook Pro de 15″ de 2011 os apps do Windows ficaram bem melhores.

  6. Rodrigo, passei por isso a muito tempo atrás. Realmente agora vai ter que lidar com erros de tela azul, virus, etc, mas ninguém é perfeito! :0) Sugiro duas coisas: as midias externas (HD/SD card/Pen Drive, etc )formate como exFAT, pois qualquer Mac rodando os sistemas 10.6.5 (Snow Leopard) ou 10.7 (Lion) suportam exFAT, enquanto o PC rodando os sistemas Windows XP SP3, Windows Vista SP1, Windows 7 e 8 são compatíveis. Outra sugestão é até olhar no meu blog um artigo sobre o assunto. Digite no campo busca AZUL e encontrará um artigo sobre voltar o Windows ao estado normal.
    Boa sorte a volta ao PC. ;0) Grande abraço.

  7. No início você não terá o que reclamar do seu xps 13. Eu comprei um xps 15 top de linha com processador i7 placa de vídeo dedicada, 8gb de ram, tela full hd, etc etc… mas após 3 formatações de HD e vários bugs desisti de vez do windows ou de qualquer pc que não seja Mac. O preço salgado inicial será compensado por todo o tempo que você não irá perder com este tipo de problema bem comum fora do mundo apple. Infelizmente esta é uma verdade… então temos que encarar o preço alto mesmo infelizmente… um abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.