Como anda a vida com o Dell XPS 13?

2015-05-13 08.04.50

Depois de muitos anos usando somente os computadores da Apple eu resolvi dar uma chance para um notebook com o sistema operacional Windows instalado e a máquina escolhida foi um Dell XPS 13, que por conta da sorte de encontrar uma promoção acabou saindo com um desconto de mais de 35% do valor normalmente cobrado pela empresa.

Eu pensei que a troca seria muito mais difícil, mas no final das contas a minha lista de pontos positivos acabou ficando maior do que a dos negativos, sendo que eu gostaria de compartilhar estas impressões de forma bem simples e rápida neste post. Começando pelos pontos negativos, precisei me acostumar com o risco de vírus novamente, o que não mudou muito a forma como eu uso o computador, até mesmo pelo fato de que eu normalmente não faço downloads estranhos, compro softwares originais e procuro manter sempre um bom anti vírus instalado. Alguns travamentos acontecem, até mesmo com o próprio pacote Office, o que não acontecia no Mac, mas não são tão comuns e eu aprendi a conviver com eles; a posição da câmera para vídeo conferência é estranha, no lado inferior esquerdo da tela, mas tudo é uma questão de posicionamento para as coisas não ficarem estranhas e para fechar o teclado e a parte interna do XPS 13 é feita de um material muito agradável ao toque e que não esquenta, mas fica muito marcado com a gordura e suor das mãos e precisa ser limpo constantemente.

Agora os pontos positivos estão na velocidade e performance da máquina, que são realmente impressionantes; a máquina é realmente muito leve e compacta, sendo que levar uma tela de 13″ polegadas em um note do tamanho do Macbook Air de 11″ é espetacular; o leitor de cartões de memória está facilitando muito a minha vida; o acessório tudo em um da Dell (USB, VGA, HDMI e rede) é muito compacto e ajuda muito na estrada ou no escritório; por fim, a tela com alta resolução comparável a retina dos computadores da Apple mas com o touch mudou a forma como uso o notebook, pois é muito bom poder contar com as opções do touchpad, mouse e ainda o toque na tela. A quantidade e variedade de apps e games é outro ponto que merece destaque, além da grande evolução do Windows desde a minha última máquina em 2008.

De uma forma geral estou muito satisfeito com a máquina e posso dizer tranquilamente que consigo passear entre os dois sistemas operacionais da Apple e Microsoft sem nenhum grande problema, o que aumenta as minhas possibilidades e permite que eu use o melhor que cada gadget pode oferecer. Respondendo a pergunta do título do post, a vida anda melhor do que eu poderia imaginar e com uma bela economia, ainda mais quando comparamos o preço do XPS 13 com uma máquina equivalente da Apple. Ainda gosto do meu Mac, mas nada como uma bela compra com um excelente custo x benefício!

18 comentários em “Como anda a vida com o Dell XPS 13?

  1. Rodrigo, só achei estranho a questão do travamento no office, pois, eu trabalho com planilhas pesadas e complexas, e raramente (não lembro a ultima) vez que deu algum travamento aqui. Só que uso um desktop DELL com Windows 7 e Office 2010. A questão de vírus, do Windows 7 em diante, ficou raro também eu pegar algum, tenho um antivirus free normal, mas tenho muito cuidado na navegação e o que abro. No geral minhas máquina são muito estáveis, principalmente a que uso da DELL.

    1. São alguns engasgos, mas acho que pode ser o Chrome com muitas abas abertas afetando outros programas ou até mesmo o anti-vírus, mas de uma forma geral está tudo bem! Vou testar somente o um free para ver como fica. Um abraço!

  2. Que bom que está gostando Rodrigo, já experimentei pouquissimos travamentos com o Office aqui no meu note Dell também. Referente ao anti-virus, sinceramente, não uso nenhum, a não ser o que vem instalado no Windows, desde 2010 que não sei o que é virus…

  3. O Office 2013 é um verdadeira tranqueira, estou testando o 2016 e gostando. Infelizmente o problema de travamento do Office ocorre no Win7, Win8 e 8.1 existem alguns procedimentos para fazer o regedit que melhora isso e está diretamente ligado à renderização gráfica do Office pelo que pude pesquisar. Tenho muita vontade de testar a plataforma Mac, mas os valores tornaram isso improvável. Estou feliz com meu Inspiron 15R SE.

    1. Por hora não está atrapalhando tanto assim, não é muito constante, deste modo ainda não vale o trabalho. Acho que vou esperar pelas atualizações! Um abraço!

  4. Rodrigo, pelo que entendi você ainda tem as duas máquinas. Uma outra opção seria instalar o windows no MacBook, chegou a pensar nessa escolha?

    1. Cheguei a pensar nesta possibilidade, mas fico um pouco desanomado pelo tamanho do HD SSD que tem 85GB de espaço livre e da memória RAM de 4GB, que pode deixar as coisas um pouco lentas. Abs!

  5. E pode compartilhar com a gente nota alguma redução mais sensível de desempenho com multiplos aplicativos abertos?

    No MAC I7 com 16GB de Memória memória SSD não consegui notar nenhuma redução e de desempenho com 3 skypes abertos + windows pelo parellels rodando o excel + varias janelas do chromre e safari ao mesmo tempo – Esquenta muito mas não senti cair o desempenho.

    Eu estou querendo um segundo PC, e estou considerando um segundo MAC ou o Dell XPS 15.

    1. Oi Lucas! Por hora não notei nenhum problema de performance mesmo quando estou exigindo um pouco mais da máquina. Acho que a combinação do SSD com o novo processador i7 com os 8GB de RAM deixou a máquina redonda! Um abraço!

  6. Legal Rodrigo, já estou um fã do seu site!

    Pois trata do mesmo assuntos que eu tenho interesse! Estou de olho num PC Dell XPS. Ele é realmente lindo!

    Mais umas perguntinhas se me permite.

    Ele tem a função Repouso? Volta a atividade rapidamente após sair do modo descanso?

    E o tempo de inicialização quando você liga?

    Pergunto porque o MAC é o primeiro computador com memória SSD I7 que tenho.

    E fico me perguntando até que ponto o bom desempenho desses itens que comentei vem da boa configuração (o que justificaria bem mais adquirir um Dell) ou da Marca no bom desempenho.

    Abraços!

  7. Mesmo sabendo que esse é um post patrocinado, pois o próprio perfil da Dell o mencionou no Twitter, fico deluz que tenha gostado. Mas você poderia ter substituído o Windows pelo GNU/Linux: além de evitar os travamentos, usaria um sistema seguro que não envia suas informações para grandes empresas ou para a NSA.

    1. Oi DarkUser, tudo bem? Este post não foi patrocinado, foi publicado e depois indicado pela Dell. Os meus posts patrocinados sempre estão acompanhados de uma indicação para que o leitor saiba o que está lendo. Muito obrigado pela dica, estou pensando em experimentar o Linux, mas como vou sair de férias e vou levar a máquina em 30 dias vou deixar para a volta. Um abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.