Há pouco mais de 9 anos eu comecei a escrever por aqui, no início apenas para meus amigos mais próximos, com o objetivo de compartilhar os links interessantes que encontrava na web e contar algumas pequenas histórias sobre minhas experiências com smartphones e outros gadgets. No início era apenas uma forma de passar o tempo escrevendo sobre as coisas que gostava, mas após um ano a brincadeira ficou mais séria e surgiram convites para escrever para grandes marcas, publieditoriais e banners, que na época eram muito clicados e ajudavam a tornar o trabalho rentável o suficiente para me fazer deixar a carreira para me dedicar 100% do tempo para a internet.
Entretanto, após aproximadamente 6 anos surgiu uma boa oportunidade de voltar ao mercado em uma área muito interessante e comecei a me dedicar ao blog em tempo parcial e muito limitado, sendo que nesta mesma ocasião a receita com o trabalho começou a sofrer uma queda com a falta de interesse nos banners, o que me levou a reduzir o tempo de trabalho. Com o passar do tempo o blog ficou grande e muito pesado e os custos de sua hospedagem começaram a superar sua capacidade de gerar renda, deste modo acabei optando por deletar boa parte do conteúdo e recomeçar com um servidor mais barato apenas com um conteúdo mais selecionado, escolhido a dedo entre mais de 11.800 posts publicados.
Com o tempo resolvi dar vida ao antigo canal no YouTube e comecei a gravar mais vídeos, com resultados interessantes e um número de comentários e interações muito maior do que os encontrados aqui no blog, o que indica ao menos no meu caso que as coisas estão andando muito melhor no vídeo do que com os textos. Os vídeos são mais difíceis de fazer e editar, mas as coisas realmente estão mais divertidas! 😉
A parte boa desta história é o fato de que hoje sinto que o blog voltou às suas origens, ao tempo que eu podia compartilhar o que bem entendesse sem nenhuma cobrança de conteúdo original o tempo todo, me sinto mais tranquilo para escrever e indicar as leituras que eu encontrar por aí e achar que valem a leitura e o meu ponto de vista, sem a menor preocupação comercial ou com números. Hoje voltei ao blog de raiz, sem nenhuma preocupação com métricas e provavelmente vou acabar trocando o banner no Adsense na lateral da página principal por um belo blogroll com os endereços dos meus amigos.
É isso aí pessoal, hora de compartilhar e voltar a escrever como no início, hora de voltar às origens do blog, quando as coisas eram muito mais divertidas!
Rodrigo, sempre te acompanhaei desde o meu primeiro symbian o n95. Houve um tempo que checava seu blog ate umad 5 vezes por dia para ver o que tinha de novidade. Gosto de seu material e se ponto de vista, e considero sua opinião e avaliações muito válidas. Boa sorte na sua caminhada.
Olá, Rodrigo.
Sempre fui leitor no blog e conheci seu canal no youtube há pouco tempo.
Dois pontos me chamaram atenção: 1) focar mais no youtube que no blog e 2) abandonar o Adsense.
Eu sempre achei que o texto fosse mais simples, mais direto, mais prático. Mas parece que seus vídeos, curtos e objetivos, conseguem a mesma eficácia e agilidade que seus textos. Interessante.
Sobre o ponto 2, qual seria, hoje, a melhor forma de monetizar um site pequeno, que exige poucos recursos para se manter, basicamente custo de domínio/hospedagem e algumas horas mensais de um desenvolvedor?
Independente do canal (blog, youtube, etc.) acredito que boa parte do seu sucesso se deve a sua capacidade de comunicação, de fazer a mensagem chegar ao seu público.
Grande Rodrigo! Também sou leitor das antigas, coisa de 9 anos mais ou menos. Usava na época um Nokia 5310 Xpress Music (que gostava muito) e navegava no blog na telinha minúscula usando o Opera Mini em uma rede EDGE… Que bom que o tempo passou, a tecnologia evoluiu e continuamos tendo você como referência na área. Boa parte do meu interesse por tecnologia foi alimentado pelo seu blog. Parabéns!!!