HERE abandona o Windows Phone

HERE_Drive_Lumia920

Ontem eu encontrei uma triste notícia para os usuários do Windows Phone, foi publicada no blog do HERE  um post informando  que o consórcio alemão, atual dono dos aplicativos HERE, optou por não continuar o desenvolvimento da solução de mapas para Windows Phone e Windows 10. De acordo com o comunicado, para manter o HERE funcionando no Windows 10 Mobile foi necessário utilizar uma solução de contorno não especificada, e que não estará mais disponível após o dia 30 de junho. Desta forma, os aplicativos serão removidos da loja do Windows 10 já no dia 29 de março.

Segundo o Faixa Mobi, para que o HERE continuasse compatível com o Windows 10 seria necessário reescrever os aplicativos do zero, um esforço grande que a empresa não está disposta a fazer. Os aplicativos HERE continuarão funcionando normalmente em celulares com Windows Phone 8.1 e computadores com Windows 8. No entanto, novas funcionalidades não serão incluídas nestes aplicativos. Por fim, a empresa afirma que os mapas criados especificamente para Windows Phone não serão mais atualizados.

Uma grande perda que mais uma vez indica que o interesse dos desenvolvedores no Windows Phone está caindo a cada dia, sendo que em breve chegará a hora de seus usuários escolherem um novo sistema operacional, o que é realmente uma pena. Qual será o sistema escolhido por estes usuários? Acho que eu arriscaria o Android.

 

3 comentários em “HERE abandona o Windows Phone

  1. Ainda acho prematura sua opinião, Rodrigo!

    A grande questão é que para funcionar no W10 de maneira satisfatória, os APPs devem ser em UWP.

    Sendo UWP, tais APPs serão compatíveis com o Mobile tbm. Não acho que a plataforma irá morrer. Como usuário do Windows Phone, e atualmente no programa windows insider (com o windows 10 mobile em meu aparelho) não me vejo rumando para o Android! Mesmo nas últimas versões, o android não me empolgou!

  2. A aplicação Here será substituída pelo Mapas cujo a base será o próprio Here, ledo engano achar que com isso alguém, como no meu caso, que goste do Windows vá pra o Robô ou Maça! Sem contar que Windows 10 está com uma interface muito bacana!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.