Ontem eu encontrei uma triste notícia para os usuários do Windows Phone, foi publicada no blog do HERE um post informando que o consórcio alemão, atual dono dos aplicativos HERE, optou por não continuar o desenvolvimento da solução de mapas para Windows Phone e Windows 10. De acordo com o comunicado, para manter o HERE funcionando no Windows 10 Mobile foi necessário utilizar uma solução de contorno não especificada, e que não estará mais disponível após o dia 30 de junho. Desta forma, os aplicativos serão removidos da loja do Windows 10 já no dia 29 de março.
Segundo o Faixa Mobi, para que o HERE continuasse compatível com o Windows 10 seria necessário reescrever os aplicativos do zero, um esforço grande que a empresa não está disposta a fazer. Os aplicativos HERE continuarão funcionando normalmente em celulares com Windows Phone 8.1 e computadores com Windows 8. No entanto, novas funcionalidades não serão incluídas nestes aplicativos. Por fim, a empresa afirma que os mapas criados especificamente para Windows Phone não serão mais atualizados.
Uma grande perda que mais uma vez indica que o interesse dos desenvolvedores no Windows Phone está caindo a cada dia, sendo que em breve chegará a hora de seus usuários escolherem um novo sistema operacional, o que é realmente uma pena. Qual será o sistema escolhido por estes usuários? Acho que eu arriscaria o Android.
Ainda acho prematura sua opinião, Rodrigo!
A grande questão é que para funcionar no W10 de maneira satisfatória, os APPs devem ser em UWP.
Sendo UWP, tais APPs serão compatíveis com o Mobile tbm. Não acho que a plataforma irá morrer. Como usuário do Windows Phone, e atualmente no programa windows insider (com o windows 10 mobile em meu aparelho) não me vejo rumando para o Android! Mesmo nas últimas versões, o android não me empolgou!
“Solução de contorno”, ou gambiarra! rsrsrsrsrs…
A aplicação Here será substituída pelo Mapas cujo a base será o próprio Here, ledo engano achar que com isso alguém, como no meu caso, que goste do Windows vá pra o Robô ou Maça! Sem contar que Windows 10 está com uma interface muito bacana!