De acordo com um estudo elaborado pela Provokers em conjunto com a Box 1824, o consumo de conteúdo em vídeo feito para o digital está crescendo no Brasil, sendo que a audiência do audiovisual para a internet cresceu 135% nos últimos quatro anos. De acordo com os dados coletados nesta pesquisa, não só 43% dos entrevistados já não possuem assinatura de canais pagos como 74% destes não tem interesse em adquirir um serviço do tipo – e o aumento deste abandono é considerável se pensar que em 2015 34% do mesmo número de pessoas não tinha um pacote do tipo e, destes, somente 65% preferiam estar sem.
Outros pontos da pesquisa que merecem destaque:
- Apenas 18% dos consumidores declararam aos entrevistadores que dão atenção exclusiva ao conteúdo em seus televisores, uma queda de quase 25% em relação ao cenário visto três anos atrás.
- O YouTube é a plataforma de vídeos mais usada pelos entrevistados, com a preferência de 44%, contra 22% da Netflix, o segundo colocado.
- Mais da metade das pessoas hoje reconhece o YouTube como uma opção de entretenimento e que 9 a cada 10 pessoas usam a plataforma para fins educativos.
- A utilização do smartphone como meio para assistir vídeos online caiu nove pontos percentuais entre 2017 e 2018 no Brasil, passando de 84% para 75%.
- O hábito de assistir vídeos online em TVs inteligentes teve um incremento considerável, ao saltar de 10% para 29% na comparação ano a ano.
- 80% dos consumidores de vídeos online estão à procura de conteúdos que a TV não oferece
Vale a pena ler os links abaixo para conhecer mais detalhes desta pesquisa:
http://www.clubedecriacao.com.br/ultimas/video-viewers/
https://www.showmetech.com.br/lg-exibe-portfolio-para-america-latina-durante-a-innofest-2018/