Testes, experiências e o futuro do Blog

Este blog nasceu em 2007 e demorou por volta de 9 meses para se tornar rentável, se transformando em minha única fonte de renda por muitos anos, superando em no mínimo 100% meu antigo emprego de Advogado da área de Contratos do Grupo Pão de Açúcar, até o ano de 2012, quando comecei a trabalhar no UOL. No UOL, de forma bem resumida, entrei para uma área de Novos Negócios do PagSeguro como uma espécie de PO, que precisava ajudar em muitos aspectos do produto, pois a área tinha apenas 2 pessoas até o lançamento de uma versão funcional e o início de sua comercialização.

O UOL entrou na história, pois na época eu entrei com um salário idêntico ao que conseguia fazer mensalmente no Blog, o que somado aos benefícios foi excelente, mas em apenas 3 meses de empresa, o Uol Host que eu havia contratado para hospedar o meu blog conseguiu enfrentar problemas extremamente graves com a minha hospedagem, corrompendo os meus 3 backups do banco de dados e consequentemente, destruindo mais de 12 mil posts e uma receita muito boa em pouco tempo. Como reclamar ou processar se minha fonte de renda externa havia sido totalmente destruída e a única receita que restou era justamente paga pelo emprego na empresa que causou o estrago? O negócio foi engolir seco e focar no trabalho que eu tinha nas mãos no UOL!

Exatamente 1 ano depois eu consegui encontrar em um HD antigo um backup que restaurou 90% das publicações, mas como a indexação do Google se perdeu neste ano, recuperar o conteúdo teve mais valor sentimental pelas lembranças do que qualquer benefício prático ou financeiro, mas de qualquer forma, segui o jogo e fui aos poucos migrando para o YouTube, que hoje está maior do que o Blog esteve em seus bons tempos, tanto em seguidores e views quanto em receita, mas com um trabalho insano que consome cada dia da semana incluindo os finais de semana, o que nem sempre é muito confortável.

Hoje o Blog está com a hospedagem paga no confiável WordPress, mas eu deixo somente como um reforço extra para a divulgação dos vídeos do YouTube, pois ainda tenho pena de simplesmente deletar todo o seu conteúdo e seguir em frente. Depois de muito pensar sobre o assunto resolvi começar a apagar os posts mais antigos de notícias, deixando somente os reviews ou artigos mais pessoais e vou transformar este espaço em um lugar para testes, experiências e assuntos mais pessoais, ao melhor estilo “blog raíz” para ver o que acontece neste ano de trabalho. Se o trabalho for divertido e de alguma forma evoluir eu continuo com o blog por mais um ano, mas se não virar, vou transformar este espaço em uma página estática, com a característica de um antigo blog de um grande amigo, que se chamava “É por aqui que vai para lá”!

Agora vou seguir firme no trabalho de excluir posts antigos, o que deverá consumir um bom tempo, poios são mais de 14 mil posts para apagar, um a um, de forma totalmente manual, o que vai dar um trabalho enorme, mas também deixará tudo mais simples e leve por aqui para esta nova fase! Vamos ver onde este belo Blog, que mudou a minha vida em 2007 vai me levar em 2021!! Um grande abraço e nos vemos por aqui!

5 comentários em “Testes, experiências e o futuro do Blog

  1. Caramba Rodrigo, foi uma viagem no tempo este seu post. Eu te acompanho desde o começo, desde os velhos tempos de Nokia e lembrei destas etapas que relatou. Começamos na mesma época.

    Há algum tempo (não lembro quando) passei por este processo também de apagar notícias e outras postagens antigas no meu blog. Na verdade elas só foram escondidas para que eu possa ler em momentos de nostalgia.

    Te desejo muita sorte nesta sua nova fase e que o novo blog raiz tenha tanto sucesso quanto o canal no Youtube.

    1. Grande Alessandro! Na verdade, quando deixei a hospedagem do UOL Host eles ainda conseguiram errar feio no trabalho, pois todas as imagens ficaram lá e não havia nenhuma maneira de fazer o backup!! Já imaginou, anos de fotos que não podiam ser salvas nem via FTP? Depois de mese de tentativas acabei desistindo e precisei sair da hospedagem, que estava com um valor muito acima do mercado e com uma qualidade bem baixa, deixando o blog sem nenhuma foto e com estes links todos quebrados nos posts. Com os posts todos quebrados, acabei resolvendo desistir de tudo e recomeçar do ano de 2020 em diante. Obrigado pela força e vamos ver onde essa história vai dar!!

  2. Eu sigo o blog desde o início. Gosto muito de tecnologia e todos assuntos que tu comenta, mas admito que sou “raiz” e ainda te acompanho através do meu leitor de feed RSS. Eu ainda prefiro ler matérias do que assistir vídeos, mas sei que eu sou ultrapassado. A geração atual prefere ver/ouvir, e ainda acelera os vídeos 1,5x ou 2x hahaha
    Te desejo muito sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *