Horta urbana de Paraisópolis produz mais de 1,2 toneladas de hortaliças

Que projeto incrível encontrei em minhas buscas pela internet – projeto Horta AgroFavela-Refazenda, que fica localizado em um espaço de mais de 900 metros quadrados nos fundos de um galpão do G10 Favelas na entrada de Paraisópolis, que é a segunda maior favela de São Paulo.

Esse projeto social, tem 80% de seu custo subsidiado pelo Instituto Stop Hunger Brasil – organização mantida pelo Grupo Sodexo e parceria do Bistrô Mãos de Maria. E ainda, capacitam mulheres da comunidade para a produção de hortaliças nas lajes de suas casas. Parabéns a essa iniciativa tão nobre e importante em nossa cidade, onde temos tantas pessoas em condições de miséria agravadas ainda mais com a pandemia.

A Horta AgroFavela-Refazenda foi inaugurada em outubro/2020 e possui um jardim muito bem cuidado com centenas de vasos, canteiros e uma grande horta vertical com capacidade de produção de 960 pés de hortaliças. Importante ressaltar que a horta é totalmente orgânica, desta forma, todo o jardim possui vasos de flores estrategicamente escolhidos para servirem como repelentes naturais de insetos…não é o máximo?!

Como é a produção? Desde a inauguração em outubro/2020 até agosto/2021, foram produzidas 1 tonelada e 274 quilos de hortaliças, que beneficiaram 1.809 pessoas direta e 9.045 indiretamente.

Os legumes, verduras e frutas são destinados ao programa Marmitas de Maria. Este programa distribui cerca de 2 mil marmitas para a população da favela.

Como é gratificante saber da existência de ações como esta! Se toda a iniciativa privada disponibilizasse um percentual de seu orçamento para desenvolver projetos como esse, talvez não existissem pessoas passando fome em nosso país.

Acompanhe o vídeo do projeto Horta AgroFavela-Refazenda.

Via: Draft.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *