Puma e seu tênis biodegradável!

Encontrei uma matéria interessante a respeito de um novo lançamento da Puma em janeiro de 2022, que é o projeto piloto de um tênis de Suede biodegradável.

Em uma versão experimental, será enviado para 500 pessoas selecionadas na Alemanha e que utilizarão o tênis por seis meses para testar a durabilidade. Após este período enviam de volta à Puma para um processo industrial de biodegradação em um ambiente controlado…que demais! Tecnologia sendo utilizada para o bem! Que mais ações como essa se multipliquem!

Para a Puma, esse projeto piloto tem o objetivo de atender a demanda que cresce cada vez mais (ainda bem!!) para produtos sustentáveis. E ainda, as empresas também estão assumindo o compromisso de ações para garantir um futuro melhor, mais sustentável, como é o caso da Puma.

O tênis biodegradável foi batizado de RE:Suede. O modelo foi feito a partir de materiais sustentáveis, como camurça Zeology, TPE biodegradável e fibras de cânhamo. 

O desenvolvimento desse tênis é um projeto piloto que será testado por 500 pessoas selecionadas na Alemanha, mas já vem com a ambição de estabelecer novos padrões de sustentabilidade para o icônico tênis Suede. Projetado para ajudar no desafio de gerenciamento de resíduos na indústria de calçados, o projeto permitirá que a Puma assuma mais responsabilidade quando se trata de lidar com a vida útil de seus produtos. E tenho certeza de que todas as indústrias deveriam ter por obrigação a preocupação quando ao descarte de seus produtos, com soluções de reutilização e menor agressão ao meio ambiente.

As descobertas desse experimento ajudarão a Puma a avaliar o processo biodegradável e a desvendar pesquisas e desenvolvimentos essenciais para o futuro do consumo sustentável de calçados. 

O experimento RE:Suede é o primeiro programa circular a ser lançado sob o “Circular Lab” da Puma, novo hub de inovação comandado por especialistas em sustentabilidade e design, que trabalham para desenvolver o futuro dos programas de circularidade da marca. 

Desde 2012, o departamento de inovação da Puma tem trabalhado para abordar as limitações tecnológicas das coleções circulares, a fim de aplicar tais aprendizados no experimento RE:Suede. Segundo a Puma, a empresa tem como objetivo compartilhar os resultados e insights obtidos com esse experimento no setor, para alcançar um impacto ainda maior quando se trata de enfrentar o desafio da gestão de resíduos na indústria calçadista em geral.

Até 2025, a Puma pretende reduzir o desperdício, aumentando para 75% o nível de poliéster reciclado em seus produtos, estabelecendo esquemas de devolução de produtos em seus principais mercados e desenvolvendo opções de materiais reciclados para couro, borracha, algodão e poliuretano. 

Via: B9.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *