Samsung anuncia vencedores da 8ª edição do Solve For Tomorrow

Todos os dias eu recebo centenas de releases de imprensa, entretanto, algumas são realmente úteis e especiais, como é o caso do anúncio dos vencedores do prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa global da Samsung com foco na abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e o objetivo de desenvolver soluções inovadoras. Vale muito a pena conferir esta iniciativa da Samsung, que na minha opinião deveria ser seguida por muitas empresas no Brasil!!

A Samsung acaba de anunciar os projetos vencedores da 8ª edição do programa Solve For Tomorrow, programa global que desafia alunos e professores da rede pública de ensino a desenvolver soluções inovadoras por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e tem, no Brasil, a coordenação geral do Cenpec. Em uma cerimônia de premiação transmitida ao vivo no canal do YouTube da Samsung Brasil e do Prêmio Respostas para o Amanhã na manhã desta quinta-feira (18), foram declaradas ganhadoras as equipes do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, que apresentaram projetos para as áreas de sustentabilidade e saúde.

Os vencedores nacionais, selecionados por uma Comissão Avaliadora composta por representantes da Samsung, Cenpec, especialistas de universidades, instituições parceiras e profissionais na área de educação, ciências e tecnologia, foram os alunos da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha (São Carlos, SP), que desenvolveram um projeto de reaproveitamento de resíduos orgânicos para a criação de biogás. O segundo e terceiro lugar foram para as equipes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, na cidade de Crateús, e da Escola Dario Gomes de Lima, em Flores, Pernambuco, respectivamente.

Além disso, o grupo de alunos da Escola C E EF M Profis Jardim Porto Alegre, na cidade de Toledo, Paraná, recebeu a Menção Honrosa por seu projeto de sustentabilidade, desenvolvido para evitar o desperdício de frutos nos períodos pré e pós-colheita.

Pela votação do Júri Popular, que ocorreu entre 12 e 17 de novembro pelo site do programa, os três projetos mais votados foram das equipes da Escola EEB Bom Pastor (Chapecó, SC), que desenvolveu um protótipo para a recuperação pulmonar de pacientes que apresentaram sequelas respiratórias da Covid-19; da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Novo Hamburgo, RS), que apresentou um projeto em sustentabilidade, e da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Môsa da Silva (Ocara, CE), com um trabalho focado na área de agricultura.

“Estamos muito orgulhosos com o resultado da 8ª edição do Solve for Tomorrow no Brasil. Essa é uma iniciativa que estimula alunos e professores a desenvolverem soluções inteligentes e inovadoras para desafios reais de suas comunidades, por meio da experimentação científica e/ou tecnológica. E é muito gratificante ver o quanto eles evoluíram em criatividade, prática e, principalmente, em aprendizado”, conta afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil. “Essa é a segunda edição totalmente remota do programa e, mesmo assim, alcançamos um resultado surpreendente graças ao comprometimento de todos os envolvidos”.

“Ver projetos tão importantes com uma atuação cidadã é muito gratificante! Além disso, acompanhar o desenvolvimento dos estudantes, da ideia inicial até a prototipagem, passando pelos diferentes estágios da pesquisa e, sobretudo, o envolvimento e protagonismo deles (as), nos mostra que estamos no caminho certo para a promoção da equidade”, afirma Ana Cecília Arruda, coordenadora de programas e projetos do Cenpec.

Os projetos vencedores pelo Júri Popular foram contemplados com o Troféu “Projeto Vencedor pelo Júri Popular” e fones de ouvido Samsung Buds+ para cada um dos estudantes e seus respectivos professores orientadores. Já os projetos selecionados como Vencedores Nacionais, foram contemplados com uma Smart TV Samsung para suas respectivas escolas. Além de smartphones (1º lugar), tablets (2º lugar) e smartwatches Samsung (3º lugar) para cada aluno das equipes vencedoras. 

Todos os estudantes finalistas também receberam um notebook Samsung, assim como os professores semifinalistas.

Solve For Tomorrow

Programa de Cidadania Corporativa da Samsung, o Prêmio Respostas para o Amanhã, é uma iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow e está no Brasil desde 2014, envolvendo mais 165 mil estudantes, 22 mil professores e 5 mil escolas públicas em 8.113 projetos inscritos. Mesmo ocorrendo de forma totalmente remota pelo segundo ano consecutivo, a 8ª edição do programa registrou um aumento de 22% na participação de estudantes, 40% na de professores e 52% na de escolas em comparação a 2020.

O programa, que faz parte do conjunto de projetos capitaneado pela visão global da marca “Together for Tomorrow! Enabling People”, busca capacitar futuras gerações para alcançarem seu pleno potencial por meio da Educação. E conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Para mais informações, acesse o site https://respostasparaoamanha.com.br/ ou baixe o aplicativo do Respostas para o Amanhã na Play Store.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *